A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATUALIZAÇÃO DO V PLANO DIRETOR EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE Mateus Batistella Chefe-Geral ATUALIZAÇÃO DO V PLANO DIRETOR EMBRAPA MONITORAMENTO POR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATUALIZAÇÃO DO V PLANO DIRETOR EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE Mateus Batistella Chefe-Geral ATUALIZAÇÃO DO V PLANO DIRETOR EMBRAPA MONITORAMENTO POR."— Transcrição da apresentação:

1 ATUALIZAÇÃO DO V PLANO DIRETOR EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE Mateus Batistella Chefe-Geral ATUALIZAÇÃO DO V PLANO DIRETOR EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE Mateus Batistella Chefe-Geral Campinas, 30 de julho de 2010. (Reunião Geral)

2 OS – Grupo de Trabalho

3 Histórico da Construção Discussões e Elaboração do PDU – 2008/2011 Aprovação do PDU pela Diretoria Inclusão no SIDE Acompanhamentos Histórico da Atualização  Discussões e Atualização do PDU – 2008/2011  Aprovação das Atualizações pela Diretoria  Inclusão no SIDE  Acompanhamentos

4 Estrutura do PDE / PDU (Cristina Criscuolo) A importância estratégica da Agricultura Análise prospectiva: Tendências, Cenários e Implicações para a Agricultura Brasileira e para a Embrapa Parte I: A Estratégia de Longo Prazo – 2008-2023 Parte II: A Estratégia de Médio Prazo – 2008-2011

5 Parte I: A Estratégia de Longo Prazo – 2008-2023 Missão Valores Visão da Embrapa – o horizonte 2023 Posicionamento Estratégico Os desafios científicos e tecnológicos: desdobramentos dos objetivos estratégicos em estratégias associadas Os desafios institucionais e organizacionais: desdobramentos das diretrizes em estratégias associadas

6 Parte II: A Estratégia de Médio Prazo – 2008-2011 Estratégias Prioritárias Estratégias e Subestratégias associadas aos objetivos estratégicos Estratégias e Subestratégias associadas às diretrizes estratégicas

7 O Posicionamento estratégico

8 Estrutura do PDU A importância estratégica da Embrapa Monitoramento por Satélite Análise estratégica: tendências, oportunidades e ameaças Formulação estratégica: missão, visão de futuro e valores Objetivos científicos e desafios institucionais: - Diferenças entre a versão interna e versão externa do documento;

9 Objetivos Científicos 1) Objetivo (alinhado ao PDE) 2) Estratégia 3) Contribuições 4) Metas 5) Indicadores Desafios Institucionais 1) Diretriz (alinhada ao PDE) 2) Estratégia 3) Contribuições 4) Metas 5) Indicadores

10 Missão Viabilizar soluções de PD&I, baseadas em geotecnologias e geoinformação, para a gestão territorial e a sustentabilidade da agricultura. Visão de Futuro Ser um centro de excelência na geração de conhecimento e inovação para o monitoramento da agricultura por meio de geotecnologias e geoinformação. Área de atuação A Embrapa Monitoramento por Satélite atua em pesquisa e desenvolvimento de sistemas de gestão territorial para a agricultura. Síntese do PDU (2008-2011) (Cláudio Bragantini)

11 A Embrapa Monitoramento por Satélite atua em quatro dos grandes objetivos do Plano Diretor a Embrapa (V PDE): 1. Garantir a competitividade e sustentabilidade da agricultura brasileira; 2. Atingir um novo patamar tecnológico competitivo em agroenergia e biocombustíveis; 3. Intensificar o desenvolvimento de tecnologias para o uso sustentável dos biomas e integração produtiva das regiões brasileiras; 4. Contribuir para o avanço da fronteira do conhecimento e incorporar novas tecnologias

12 Objetivo 1: Garantir a competitividade e sustentabilidade da agricultura brasileira Estratégias: 1 - Aprimorar normas e mecanismos de garantia da qualidade, segurança e rastreabilidade de produtos da agricultura. 2 - Pesquisas orientadas para saltos de produtividade, melhoria da qualidade e aumento do valor agregado de produtos com vistas à competitividade e sustentabilidade da agricultura. 3 - Adaptação dos sistemas produtivos e mitigação dos impactos previstos com as mudanças climáticas 4 – Desenvolver tecnologias e processos para produção e agroindustrialização de alimentos seguros, diversificados e nutritivos.

13 Objetivo 2: Atingir um novo patamar tecnológico competitivo em agroenergia e biocombustíveis: Estratégias: 1 - Zoneamento e avaliação de impactos ecológico-econômico-social para a identificação de áreas competitivas e sustentáveis à produção de agroenergia. 2 - Desenvolver tecnologias e sistemas de produção visando o aproveitamento de áreas degradadas para a produção de bioenergia.

14 Objetivo 3: Desenvolvimento de tecnologias para o uso sustentável dos biomas e integração das regiões brasileiras: Estratégias: 1 - Desenvolver modelos que viabilizem a remuneração dos serviços ambientais. 2 - Sistemas de produção com balanços ambientais mais favoráveis. 3 - Assegurar a sustentabilidade sócioeconômico- ambiental dos sistemas de produção para conservação da biodiversidade e dos recursos naturais. 4 - Sistemas integrados de produção em áreas degradadas para melhorar a produtividade e eficiência. 5 - Balanço energético e de carbono, estudos de ciclo de vida e de mecanismo de desenvolvimento limpo.

15 Objetivo 4: Avanço da fronteira do conhecimento e incorporar novas tecnologias: Estratégias 1 - Desenvolver pesquisas em novos conceitos e dispositivos de medição, eletrônica embarcada, simulação, modelagem e previsão de desempenho de sistemas. 2 - Intensificar PD&I em temas de ciência e tecnologia estratégicos para o Brasil.

16 Observações da Sede (Édson Bolfe) Metas planejadas que não explicitam o produto a ser alcançado… Metas sem descrição e planejadas sem correspondente programada… Contribuição muito genérica sem especificar o desafio a ser enfrentado…

17 RESULTADOS DESAFIOS ORGANIZACIONAIS E INSTITUCIONAIS (Publicações, Mídia, Parcerias, Clima Organiz...) DESAFIOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS (Zoneamentos, Monitoramentos, Software...) BENEFÍCIOS PARA O PÚBLICO ALVO (Prêmios, Relatórios de Impactos, SAC...) Planejado X Realizado (Édson Bolfe)

18 Desafios Científicos e Tecnológicos Antes da Atualização do PDU

19 Desafios Científicos e Tecnológicos Pós Atualização do PDU

20 Desafios Organiz. e Instit. (2008)

21 Desafios Organiz. e Instit. (2009)

22 Desafios Organiz. e Instit. (2010)

23 Metodologia de Atualização (André Furtado) 1.Comissão : 4 Analistas e 6 Pesquisadores, com a assessoria de Maria Cristina Sartorio. 2.16 reuniões (Gerais e Sub-Grupos). 3.Preparação do material para as reuniões. 4.Após a análise da documentação enviada pela Sede para a Unidade foram definidos 3 grupos de trabalho e uma metodologia.

24 Supervisores das áreas

25

26 Objetivos do PDE Alterações nos Desafios Científicos e Tecnólogicos (Daniel Victoria e Célia Grego)

27 Objetivos aliados a estratégias e contribuições do PDU

28 Contribuições devem apresentar metas qualificadas, quantificadas e com prazo (1.4.1.1) *Descrição a definir (Base de Dados Organizada - Valor: 1.0 Ano: 2016)

29 Objetivo 1: Originalmente 4 contribuições, 30 metas Atualizado: 6 contribuições com 34 metas, em sua maioria ligadas à projetos

30 Metas e projetos atrelados ao Obj. 1; estratégia 1

31 Projetos do Objetivo 1

32 Exemplos de Metas Finalísticas do projeto Aftosa

33 No exemplo apresentado, a unidade atende a 3 estratégias da diretriz 2 do PDE. Alterações nos Desafios Organizacionais e Institucionais (Carolina Marra e Anderson Soares)

34 Não houve necessidade de alteração em nenhumas das contribuições.

35

36 Detalhamento anual das metas relacionadas a contratação de funcionários e colaboradores (bolsistas/estagiários), capacitações de curta duração e capacitações de liderança; Criação de metas anuais relacionadas a melhoria do clima organizacional e capacitação (pós- graduação)

37 Plenária Final e Encerramento (Édson Bolfe, Cristina Criscuolo e Mateus Batistella)


Carregar ppt "ATUALIZAÇÃO DO V PLANO DIRETOR EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE Mateus Batistella Chefe-Geral ATUALIZAÇÃO DO V PLANO DIRETOR EMBRAPA MONITORAMENTO POR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google