A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORÇAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORÇAS."— Transcrição da apresentação:

1 FORÇAS

2 Forças São Grandezas Vetoriais. Resultam da Interação entre os corpos.
Podem causar deformações ou alteração do estado de repouso ou movimento. São Grandezas Vetoriais. Unidades SI – N (Newton)

3 Forças de Contato Forças à Distância

4 Forças Fundamentais da Natureza
Forças de Contacto – Não são forças fundamentais. São o resultado de forças eletromagnéticas entre partículas dos corpos em contacto. A nível microscópico, não estão rigorosamente em contacto.

5 Força Interação Efeito
Gravitacional Interatua entre todas as massas Mantém os planetas nas suas órbitas em torno do Sol Eletromagnética Interatua entre todas as cargas elétricas Mantém os átomos agregados uns aos outros e os eletrões nas suas órbitas em torno do núcleo Nuclear Forte Interatua entre quarks Mantém a agregação nuclear Nuclear Fraca bosões É responsável pela radioatividade

6 Terceira Lei de Newton Lei do Par Ação-Reação
Uma força traduz uma interação entre 2 corpos. Não há forças isoladas. As forças atuam sempre aos pares, par ação-reação

7 Características das Forças do Par Ação-Reação

8 Lei da Gravitação Universal
Dois corpos atraem-se exercendo, um sobre o outro, uma força que é diretamente proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa. Constante Gravitacional Universal G=6,67x10-11 Nm2/Kg2

9 Porque razão não caem os satélites para a terra, se há força gravítica?
Se largamos uma maçã ela cai na vertical. Mas se a largamos com velocidade inicial ela cai mais adiante…

10 No fundo, está sempre a cair.
Quanto maior o impulso inicial, maior a distância a que cai um projétil. Se a velocidade inicial for suficientemente, o projétil nunca cai na terra (porque esta é curva). Acaba por voltar ao mesmo sítio, com a mesma velocidade, entra em órbita. No fundo, está sempre a cair.

11 Todos os planetas e satélites tiveram velocidades iniciais adequadas para permanecerem em órbita.

12 Questão Considere uma pessoa com uma massa de 75 kg.
A. Calcule o peso dessa pessoa quando se encontra superfície de Marte. Dados: G = 6,67 x N.m2.kg 2 Massa de Marte = 6,5 x 1023 kg Raio de Marte = 3398 km B. Compare o peso da pessoa em Marte com o seu peso à superfície da Terra sabendo que a massa da Terra é 9,20 vezes maior do que a de Marte e o diâmetro da Terra é 1,887 vezes maior do que a de Marte.

13 Efeito das forças sobre a velocidade
Como é que uma força modifica o movimento de um corpo? A velocidade de um corpo é alterada sempre que exista uma força a atuar sobre ela.  Se a velocidade é nula, a aplicação de uma força faz mover o corpo.

14  Se for aplicada uma força com a direção da velocidade, esta faz variar o seu módulo (aumenta e diminui), sempre em movimento retilíneo.

15  Se a força aplicada não tem a direção da velocidade, faz mudar a sua direção.
Uma força que atua perpendicularmente à velocidade é um caso particular. Ela só faz variar a direção da velocidade e não o seu módulo.

16 Aceleração Mede a variação da Velocidade
Uma força faz variar a velocidade: Se a velocidade aumenta: Movimento acelerado. Se a velocidade diminui: Movimento retardado Unidades SI (a): ms-2

17 A aceleração indica como a velocidade está a variar…
Movimento retilíneo pode ou não ter aceleração. Movimento curvilíneo tem sempre aceleração. Aceleração – Variação da velocidade num dado instante.

18 Movimentos Retilíneos
Podem ou não ter aceleração a (quando existe) e v têm sempre a mesma direção Só há aceleração se variar o módulo da velocidade pois a direção de v não varia Movimento Retilíneo Acelerado a e v têm o mesmo sentido (a e v têm o mesmo sinal) a>o e v>0 sentido positivo a<o e v<0 sentido negativo Retardado a e v têm sentidos contrários (a e v têm sinal contrário) a>o e v<0 a<o e v>0 Movimentos Curvilíneos Têm sempre aceleração a e v têm sempre direções diferentes Há aceleração mesmo quando o módulo da velocidade não varia, pois a direção varia sempre

19 Gráficos v(t) e a(t) O declive da reta tangente ao gráfico v(t) num dado ponto indica o valor da projeção escalar da aceleração.

20

21 Segunda Lei de Newton Lei Fundamental da dinâmica
Quando uma força atua sobre um corpo, provoca neste uma variação da velocidade, ou seja, uma aceleração. Segunda Lei de Newton Lei Fundamental da dinâmica Quando sobre um corpo de massa m atua uma resultante de forças Fr, ele adquire uma aceleração tal que: Fr=mxa             (a tem a mesma direção e sentido de Fr)

22 Segunda Lei de Newton Lei Fundamental da dinâmica

23 Segunda Lei de Newton Lei Fundamental da dinâmica

24 Aceleração da Gravidade
g=GxM/r2 g = 9,8m/s2 P=gxm

25 Primeira Lei de Newton Lei da Inércia
Se a Fr=0, então a=0 Quando a resultante das forças a atuar sobre um corpo for zero, a sua velocidade é constante.

26 Primeira Lei de Newton Lei da Inércia
Se a força resultante que atua sobre um corpo for nula, o corpo permanecerá em repouso se estiver inicialmente em repouso, ou terá movimento retilíneo uniforme, se estiver em movimento. A primeira lei é um caso particular da segunda lei (Fr=0).

27 Lei da Inércia

28 Inércia Inércia: Propriedade de um corpo que mede a sua oposição à alteração da sua velocidade. Quanto maior a massa, maior a inércia.

29 Inércia

30


Carregar ppt "FORÇAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google