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Rede de Formação Bíblico-ministerial V encontro

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Apresentação em tema: "Rede de Formação Bíblico-ministerial V encontro"— Transcrição da apresentação:

1 Rede de Formação Bíblico-ministerial V encontro

2 Rede de Formação Bíblico-ministerial

3 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
O resgate do protagonismo dos leigos na Igreja certamente foi fundamental para que fosse revisto o conceito de ministérios que perdurou por longos séculos na Igreja, resgatando a teologia do sacerdócio batismal (comum) e redimensionando o sacerdócio ministerial (bispos e padres), bem como recuperando a riqueza do diaconado permanente e sua missão no contexto eclesial.

4 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
A teologia dos ministérios eclesiais se desenvolveu principalmente depois do Concílio Vaticano II com uma nova abordagem da eclesiologia, agora não mais centrada na estrutura hierárquica e piramidal da Igreja, mas sim, tendo a Igreja como Povo de Deus, onde todos, dentro da sua especificidade, colaboram com a missão da Igreja de levar a salvação a todos os homens e mulheres desta terra.

5 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
O que é eclesiologia ? O termo grego ’ekklesía, do qual deriva o termo ecclesia, de que provém igreja, na Septuaginta traduz sempre a expressão qahal, que significa “aviso de convocação” e “assembléia reunida”. Esse termo foi introduzido na época do Deuteronômio, por volta do século VII a.C., com uma fórmula significativa: “O dia da assembléia”(Dt 4,10; 9,10; 18,16), que Moisés pronuncia como lembrança do dia em que o Senhor lhe ordenara que convocasse o povo em assembléia (qahal = ’ekklesía) para a celebração da aliança.

6 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
O que é eclesiologia ... Essa assembléia, além disso, aparece com o determinativo Kuríou (Dt 23,1-8). É nessa linha que se encontra no discurso de Estevão em At 7,38 para indicar a assembléia do Sinai. No Novo Testamento, a freqüência do termo igreja se tornará progressiva, pelo uso evangélico 13 exclusivo presente em Mt 16,18; 18,17, até às mais de cem vezes – 144 exatamente – em que é utilizada no restante do Novo Testamento.

7 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
O que é eclesiologia ... Ora, o termo grego ’ekklesía pode ser entendido tanto em sentido ativo como em sentido passivo, como prova a sua dupla tradução: de um lado, a igreja como convocação e, de outro, como congregação. Ambas as definições se encontram amplamente na patrística, e Santo Isidoro de Sevilha as tornou clássicas no Ocidente com esta formulação: Ecclesia convocans et congregans – convocação divina –, Ecclesia convocata et congregata – comunidade dos convocados (Etym. 8,1);

8 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
O que é eclesiologia ... S. Beda, jogando com o seu duplo significado, diz: “A Igreja gera constantemente a Igreja” (Expl. Ap I,2). S. Cipriano distingue entre a Igreja “mãe” e a Igreja “fraternidade” (Ep. 46,2). Ambas as dimensões se complementam para descrever aquilo que a Igreja é como “uma realidade complexa e análoga ao mistério do Verbo encarnado” (cf. LG 8).

9 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
O que é eclesiologia ... A Ecclesia de Trinitate (cf. LG 4), cuja missão ministerial tem origem na mesma Trindade, é ao mesmo tempo e sob outro aspecto Ecclesia ex hominibus, como “Igreja terrena” que entra na história dos homens (cf. LG 8,9).

10 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
O que é eclesiologia ... A Igreja, nessa perspectiva, é ao mesmo tempo um ovil e um rebanho, é mãe e povo, é materno e fraternidade reunida. Parafraseando diversas citações patrísticas, pode-se falar, no primeiro sentido, da Ecclesia mater congregans; no segundo, da Ecclesia fraternitas congregata.

11 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
O que é eclesiologia ? A Igreja de Cristo sacramento da unidade dos homens em Deus, é um Mistério sobrenatural: nela se atua um desígnio do Pai celeste, que é o de convocar os homens para uma grande comunidade de irmãos do Cristo Jesus. Prenunciada desde o princípio do mundo, ela foi concretizada pela ação redentora do Espírito Santo, desde Pentecostes.

12 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
Sendo uma presença germinal do Reino de Deus no mundo e na História, constitui o Corpo Místico de Cristo, onde a humanidade é vivificada sobrenaturalmente. Ao mesmo tempo que realidade espiritual e mística, é também possuidora de uma estrutura visível e hierárquica, que subsiste na Igreja católica, apostólica, romana. Peregrinando na História até ao dia de sua consumação, é chamada a prolongar a imagem e a missão do Cristo Servidor e Redentor.

13 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
Eclesiologia e o Povo de Deus “O Concílio descreveu de diversos modos a Igreja como povo de Deus, corpo de Cristo, esposa de Cristo, templo do Espírito Santo, família de Deus. Essas descrições se completam mutuamente e devem ser compreendidas à luz do mistério de Cristo e da Igreja em Cristo” (II. 3, EV 9, 1790). Enquanto Povo de Deus no Cristo Jesus, a Igreja consta dos homens que crêem em Cristo e exprimem no Batismo sua adesão a ele. Todos os fiéis participam do sacerdócio, do profetismo e da realeza do Cristo Jesus. Destinando-se a abrigar o inteiro e variegado gênero humano, o Povo de Deus tem, plenamente incorporados a si, os fiéis católicos (e em desejo os catecúmenos) quando, além dos sinais da fé (e comunhão eclesiástica), possuem o Espírito Santo.

14 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
Os cristãos não-católicos estão imperfeitamente incorporados, do ponto de vista dos sinais da fé. Os não-cristãos estão ordenados, por diversas razões, ao mesmo Povo de Deus. Sendo do desígnio divino que todos os homens se incorporem perfeitamente ao Povo de Deus em marcha, compete à Igreja Católica uma tarefa essencialmente missionária de atração dos homens à plenitude dos sinais da fé.

15 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
A Igreja, na terra, está ainda em caminho, não atingiu sua perfeição. Desde já, porém, comunga com os fiéis da Igreja celeste, aos quais venera como exemplares e amigos; e também com os defuntos que morreram em Cristo, e ainda necessitam de sufrágios.

16 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
Onde acontece a ação ministerial? 1) Relação acontecimento salvífico: continuidade histórica: em sua missão a Igreja dá continuidade à missão salvífica de Jesus Cristo. Ela é a mediação fundamental e cumpre esta missão através dos ministérios;

17 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
Onde acontece a ação ministerial ... 2) Relação missão – dimensões da missão: a diversidade de dimensões da missão de Jesus Cristo exige de igual modo a diversidade de ministérios;

18 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
Onde acontece a ação ministerial... 3) Relação Espírito Santo – dons e carismas do Espírito: o Espírito Santo é a alma da missão da Igreja. Ele é princípio de unidade e ao mesmo tempo de diversidade. Todo ministério nasce de um carisma e supõe um carisma que nem sempre é idêntico;

19 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
Onde acontece a ação ministerial 4) Relação “alguns” – “todos”: desde cedo no Novo Testamento aparece “alguns” que receberam uma missão específica em relação a “todos”, mas não significa exclusividade, pelo contrário, pressupõe a diversidade ministerial;

20 TEOLOGIA DOS MINISTÉRIOS
Somos chamados a contemplar, nos ROSTOS SOFREDORES de nossos irmãos, o ROSTO DE CRISTO que nos chama a servi-lo neles. Estes rostos interpelam a essência do ser da Igreja, da pastoral e de nossas atitudes cristãs.

21 A nossa carta sois vós, uma carta escrita nos corações, conhecida e lida por todos os homens. Vós sois a carta de Cristo, confiada ao nosso ministério, escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo; não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne que são os vossos corações. (2Cor 3,2-3)

22 Avaliação da fase O que foi bom? O que poderia ser melhor? Sugestões

23 Rede de Formação Bíblico-ministerial

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