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Proposta de reforma do currículo da pós-graduação Alex Sandro Gomes Patrícia Tedesco CIn-UFPE.

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Apresentação em tema: "Proposta de reforma do currículo da pós-graduação Alex Sandro Gomes Patrícia Tedesco CIn-UFPE."— Transcrição da apresentação:

1 Proposta de reforma do currículo da pós-graduação Alex Sandro Gomes Patrícia Tedesco CIn-UFPE

2 Problemas do currículo atual  Responde às necessidades do esquema antigo de admissão de alunos sem orientador, tema de pesquisa e as vezes nem grande área de atuação definida  Pouca flexibilidade para atender necessidades muito variadas de alunos com formações e perfis muito desiguais  Básicas geralmente redundantes para formados do CIn (essencialmente conteúdo de nivelamento)  Leque de eletivas estreito e não cobrindo necessidades especializadas de muitos alunos (essencialmente conteúdo de básicas)  Defasado com princípios pedagógicos, conteúdo técnico e necessidades logísticas (docentes, salas) dos novos currículos da graduação

3 Problemas do currículo atual  Organização por grande área inadequada  Organização por grande área inadequada para crescente proporção de pesquisas trans-disciplinares  Só oferece conhecimento técnico da computação, sem nenhuma disciplina de formação humana, alunos que já sabem muito de computação  Enquanto selecionamos geralmente alunos que já sabem muito de computação, dificuldades em tornar-se pesquisadores e profissionais eficazes por carência metodologia científica, redação, inglês, pedagogia,,  No entanto têm dificuldades em tornar-se pesquisadores e profissionais eficazes por carência quase total de outro conhecimento e habilidades (metodologia científica, redação, inglês, pedagogia, administração, empreendedorismo, relações humanas, etc,)  Possibilidade muito limitada de credenciar conhecimento adquirido em disciplinas fora do CIn, ou de outra maneira que não seja via disciplinas formais

4 Princípios gerais da reforma  Reusar ao máximo nosso trabalho na elaboração e implementação dos novos currículos da graduação  Fornecer mais flexibilidade e possibilidade de personalização da formação ao aluno de pós  Incorporar disciplinas de formação humana e credenciamento de disciplinas e atividades extra- curriculares relevantes  Possivelmente sem precisar mudar formalmente nem o esquema de básicas e eletivas, nem sequer talvez a proporção das mesmas

5 Casamento da pós com as graduações  Casar ao máximo perfis e disciplinas de pós com perfis e disciplinas das graduações em ciência e engenharia da computação  Única saída prática para viabilizar:  Nossos recursos limitados em docentes e salas  Maior número de eletivas e perfis de graduação  Diversificar básicas da pós para atender às desigualdades na formação de graduação dos alunos da pós  Diversificar eletivas da pós para atender às necessidades especializadas ligadas a temas de pesquisa

6 Casamento da pós com as graduações  Disciplina é a mesma, as turmas são juntadas  Mas o aluno de pós:  Faz tarefas diferenciadas, ex, seminários, fichas de leitura, monografia, projetos e exercícios individuais no lugar de em grupo  É cobrado de assimilar o conteúdo de maneira mas profunda (provas podem ser diferentes para alunos de graduação e de pós)  É cobrado de assimilar autonomamente conteúdo fora do que é passado na sala de aula (tendências avançadas, contornos epistemológicos, etc.)  São apenas possibilidades que professor pode usar, sem nada de sistemático

7 Casamento da pós com as graduações perfil  Cada aluno de pós é associado a um perfil (iguais aos das graduações) no lugar de uma grande área para ele  O que é básico e eletivo para ele depende:  do perfil, no lugar da grande área  das potenciais lacunas ou obsolescência da sua graduação  De maneira geral: obrigatórias das graduações nivelamento da pós  Casar obrigatórias das graduações que são pré-requisitos para entrar no perfil com disciplinas de nivelamento da pós obrigatórias humanas das graduaçõesbásicas para qualquer perfil  Casar obrigatórias humanas das graduações com básicas para qualquer perfil eletivas das graduações que são pré ou co-requisitos de váriasbásicas de perfis  Casar eletivas das graduações que são pré ou co-requisitos de várias disciplinas dentro de um perfil com básicas de perfis da pós eletivas mais soltas da graduaçãoeletivas da pós  Casar eletivas mais soltas da graduação com eletivas da pós

8 Casamento da pós com as graduações  Possibilidade de aproveitamento de até 3 disciplinas de graduação como disciplina de pós  Criar disciplina de pós para cada disciplina de graduação  Aluno matricula-se na disciplina de pós casada com a de graduação  A nota obtida na graduação é copiada para pós  Ou ele faz apenas projetos, monografias ou seminários para melhorar nota de graduação

9 Exemplo: Perfil Entretenimento Digital  Básicas de formação humana (comuns a todos os perfis):  Metodologia e Expressão Técnico-Científica, Inglês Técnico, Informática e Sociedade, História e Futuro da Computação, Empreendimentos em Informática, Didática para Informática  Disciplina de nivelamento do perfil:  Processamento Gráfico, Sistemas Inteligentes, Introdução a Multimídia, Infra-Estrutura de Software  Básicas do perfil:  Computação Gráfica, Desenvolvimento de Jogos 2D, Sistemas Multimídia Distribuídos Sistemas Multimídia Distribuídos Programação com Componentes Desenvolvimento de Jogos 2D Computação Musical e Processamento de Som Convergência Digital Computação Gráfica Jogos Avançados Agentes Autônomos Aprendizagem de Máquina Realidade Virtual Sistemas Embutidos Infra-Estrutura de Software, Sistemas Inteligentes, Processamento Gráfico, Introdução à Multimídia

10 Regras de crédito: proposta 1 Flexibilidade controlada  Objetivo: encontrar compromisso entre  forçar o aluno a demonstrar conhecimento pré-requisito ao seu perfil  forçar o aluno a adquirir um mínimo de conhecimento não puramente técnico  fornecer flexibilidade  Cada aluno tem que pagar ou aproveitar:  Total de 6 disciplinas  No mínimo 2 básicas  No mínimo 1 básica de formação humana  No mínimo 2 eletivas  No máximo 3 aproveitadas da graduação  No máximo 2 eletivas fora do CIn  Aluno sem equivalência da sua graduação dos pré-requisitos do perfil tem que pagar:  No mínimo duas disciplinas de nivelamento dentro desses pré-requisitos  São disciplinas de pós que contam no seu total de 6 disciplinas

11 Regras de crédito: exemplo da flexibilidade controlada das regras  Aluno saindo do novo currículo do CIn tendo escolhido mesmo perfil na pós e na graduação  Re-aproveita: 2 básicas do perfil + 1 básica de formação humana  Paga: 2 eletivas do perfil + 1 eletiva fora do perfil  Aluno saindo do novo currículo do CIn tendo perfis diferentes na pós e na graduação:  Re-aproveita: 1 básica de formação humana  Paga: 2 básicas do perfil + 3 eletivas do perfil  Aluno com formação em computação consolidada mas grandes lacunas em formação humana:  Paga: 3 básicas de formação humana + 2 básicas do perfil + 1 eletivas  Aluno com formação fora da computação  Paga: 2 disciplinas de nivelamento pré-requisitos do seu perfil  Paga: 2 básicas do seu perfil + 1 básica humana + 1 eletiva do seu perfil

12 Regras de crédito: proposta 2 Liberada quase geral  Existem apenas disciplinas eletivas e de nivelamento  Formados em computação pagam 6 eletivas  3 das quais podem ser re-aproveitadas da graduação  Formados em outras áreas:  pagam no mínimo 2 disciplinas de nivelamento pré-requisitos do seu perfil  completam seus créditos com eletivas  as 2 disciplinas de nivelamento são disciplinas de pós que contam como crédito


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