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PublicouNathan Felgueiras de Figueiredo Alterado mais de 8 anos atrás
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Proposta de reforma do currículo da pós-graduação Alex Sandro Gomes Patrícia Tedesco CIn-UFPE
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Problemas do currículo atual Responde às necessidades do esquema antigo de admissão de alunos sem orientador, tema de pesquisa e as vezes nem grande área de atuação definida Pouca flexibilidade para atender necessidades muito variadas de alunos com formações e perfis muito desiguais Básicas geralmente redundantes para formados do CIn (essencialmente conteúdo de nivelamento) Leque de eletivas estreito e não cobrindo necessidades especializadas de muitos alunos (essencialmente conteúdo de básicas) Defasado com princípios pedagógicos, conteúdo técnico e necessidades logísticas (docentes, salas) dos novos currículos da graduação
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Problemas do currículo atual Organização por grande área inadequada Organização por grande área inadequada para crescente proporção de pesquisas trans-disciplinares Só oferece conhecimento técnico da computação, sem nenhuma disciplina de formação humana, alunos que já sabem muito de computação Enquanto selecionamos geralmente alunos que já sabem muito de computação, dificuldades em tornar-se pesquisadores e profissionais eficazes por carência metodologia científica, redação, inglês, pedagogia,, No entanto têm dificuldades em tornar-se pesquisadores e profissionais eficazes por carência quase total de outro conhecimento e habilidades (metodologia científica, redação, inglês, pedagogia, administração, empreendedorismo, relações humanas, etc,) Possibilidade muito limitada de credenciar conhecimento adquirido em disciplinas fora do CIn, ou de outra maneira que não seja via disciplinas formais
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Princípios gerais da reforma Reusar ao máximo nosso trabalho na elaboração e implementação dos novos currículos da graduação Fornecer mais flexibilidade e possibilidade de personalização da formação ao aluno de pós Incorporar disciplinas de formação humana e credenciamento de disciplinas e atividades extra- curriculares relevantes Possivelmente sem precisar mudar formalmente nem o esquema de básicas e eletivas, nem sequer talvez a proporção das mesmas
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Casamento da pós com as graduações Casar ao máximo perfis e disciplinas de pós com perfis e disciplinas das graduações em ciência e engenharia da computação Única saída prática para viabilizar: Nossos recursos limitados em docentes e salas Maior número de eletivas e perfis de graduação Diversificar básicas da pós para atender às desigualdades na formação de graduação dos alunos da pós Diversificar eletivas da pós para atender às necessidades especializadas ligadas a temas de pesquisa
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Casamento da pós com as graduações Disciplina é a mesma, as turmas são juntadas Mas o aluno de pós: Faz tarefas diferenciadas, ex, seminários, fichas de leitura, monografia, projetos e exercícios individuais no lugar de em grupo É cobrado de assimilar o conteúdo de maneira mas profunda (provas podem ser diferentes para alunos de graduação e de pós) É cobrado de assimilar autonomamente conteúdo fora do que é passado na sala de aula (tendências avançadas, contornos epistemológicos, etc.) São apenas possibilidades que professor pode usar, sem nada de sistemático
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Casamento da pós com as graduações perfil Cada aluno de pós é associado a um perfil (iguais aos das graduações) no lugar de uma grande área para ele O que é básico e eletivo para ele depende: do perfil, no lugar da grande área das potenciais lacunas ou obsolescência da sua graduação De maneira geral: obrigatórias das graduações nivelamento da pós Casar obrigatórias das graduações que são pré-requisitos para entrar no perfil com disciplinas de nivelamento da pós obrigatórias humanas das graduaçõesbásicas para qualquer perfil Casar obrigatórias humanas das graduações com básicas para qualquer perfil eletivas das graduações que são pré ou co-requisitos de váriasbásicas de perfis Casar eletivas das graduações que são pré ou co-requisitos de várias disciplinas dentro de um perfil com básicas de perfis da pós eletivas mais soltas da graduaçãoeletivas da pós Casar eletivas mais soltas da graduação com eletivas da pós
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Casamento da pós com as graduações Possibilidade de aproveitamento de até 3 disciplinas de graduação como disciplina de pós Criar disciplina de pós para cada disciplina de graduação Aluno matricula-se na disciplina de pós casada com a de graduação A nota obtida na graduação é copiada para pós Ou ele faz apenas projetos, monografias ou seminários para melhorar nota de graduação
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Exemplo: Perfil Entretenimento Digital Básicas de formação humana (comuns a todos os perfis): Metodologia e Expressão Técnico-Científica, Inglês Técnico, Informática e Sociedade, História e Futuro da Computação, Empreendimentos em Informática, Didática para Informática Disciplina de nivelamento do perfil: Processamento Gráfico, Sistemas Inteligentes, Introdução a Multimídia, Infra-Estrutura de Software Básicas do perfil: Computação Gráfica, Desenvolvimento de Jogos 2D, Sistemas Multimídia Distribuídos Sistemas Multimídia Distribuídos Programação com Componentes Desenvolvimento de Jogos 2D Computação Musical e Processamento de Som Convergência Digital Computação Gráfica Jogos Avançados Agentes Autônomos Aprendizagem de Máquina Realidade Virtual Sistemas Embutidos Infra-Estrutura de Software, Sistemas Inteligentes, Processamento Gráfico, Introdução à Multimídia
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Regras de crédito: proposta 1 Flexibilidade controlada Objetivo: encontrar compromisso entre forçar o aluno a demonstrar conhecimento pré-requisito ao seu perfil forçar o aluno a adquirir um mínimo de conhecimento não puramente técnico fornecer flexibilidade Cada aluno tem que pagar ou aproveitar: Total de 6 disciplinas No mínimo 2 básicas No mínimo 1 básica de formação humana No mínimo 2 eletivas No máximo 3 aproveitadas da graduação No máximo 2 eletivas fora do CIn Aluno sem equivalência da sua graduação dos pré-requisitos do perfil tem que pagar: No mínimo duas disciplinas de nivelamento dentro desses pré-requisitos São disciplinas de pós que contam no seu total de 6 disciplinas
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Regras de crédito: exemplo da flexibilidade controlada das regras Aluno saindo do novo currículo do CIn tendo escolhido mesmo perfil na pós e na graduação Re-aproveita: 2 básicas do perfil + 1 básica de formação humana Paga: 2 eletivas do perfil + 1 eletiva fora do perfil Aluno saindo do novo currículo do CIn tendo perfis diferentes na pós e na graduação: Re-aproveita: 1 básica de formação humana Paga: 2 básicas do perfil + 3 eletivas do perfil Aluno com formação em computação consolidada mas grandes lacunas em formação humana: Paga: 3 básicas de formação humana + 2 básicas do perfil + 1 eletivas Aluno com formação fora da computação Paga: 2 disciplinas de nivelamento pré-requisitos do seu perfil Paga: 2 básicas do seu perfil + 1 básica humana + 1 eletiva do seu perfil
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Regras de crédito: proposta 2 Liberada quase geral Existem apenas disciplinas eletivas e de nivelamento Formados em computação pagam 6 eletivas 3 das quais podem ser re-aproveitadas da graduação Formados em outras áreas: pagam no mínimo 2 disciplinas de nivelamento pré-requisitos do seu perfil completam seus créditos com eletivas as 2 disciplinas de nivelamento são disciplinas de pós que contam como crédito
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