A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Ft. Esp. Sheila Bezerra Costa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Ft. Esp. Sheila Bezerra Costa"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Ft. Esp. Sheila Bezerra Costa
Primeiros Socorros Professora: Ft. Esp. Sheila Bezerra Costa

2 Primeiros Socorros 1. EMENTA
Conhecimentos básicos em primeiros socorros – Cinemática do trauma – Anatomia e fisiologia – Atendimento inicial ao acidentado – Ferimentos Hemorragias e choque –Choque Elétrico –Traumatismos – Afogamento – Queimaduras – Parto de Emergência – Intoxicação e envenenamento –Acidentes com animais peçonhentos – Reanimação cardio-pulmonar – Transporte de vítimas – Emergências clínicas – Protocolo de atendimento pré hospitalar

3 Primeiros Socorros 2. OBJETIVOS - GERAL
Possibilitar ao aluno a capacidade de intervir em situações de problemas, sabendo como atuar, tornando-se apto a diminuir o sofrimento de vítimas de acidentes, podendo até salvar vidas. ESPECÍFICOS Reconhecer situações de problemas Identificar as condições do paciente; Saber a técnica necessária para suprir as necessidades da vítima; Diferenciar os variados tipos de acidentes; Entender a importância de ser um PRESTADOR DE SOCORRO

4 Primeiros Socorros 3. AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma contínua, através da observação do professor quanto a participação e envolvimento dos alunos nas diversas atividades em sala de aula, tais como: Exercícios de avaliação individuais e grupais nas quais será observada a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe, como também sua capacidade de expressar seus pensamentos e idéias em textos escritos. Avaliação Teórica.

5 Obrigação moral e Obrigação legal!!

6 Primeiros Socorros CONSTITUIÇÃO:
Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: Da Saúde Art A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

7 Primeiros Socorros CÓDIGO PENAL:
Art Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte. Importante: O fato de chamar o socorro especializado, nos casos em que a pessoa não possui um treinamento específico ou não se sente confiante para atuar, já descaracteriza a ocorrência de omissão de socorro.

8 O que são primeiros Socorros?
São os cuidados imediatos prestados a uma pessoa, cujo estado físico, psíquico e ou emocional coloquem em perigo sua vida ou sua saúde, com o objetivo de manter suas funções vitais e evitar o agravamento de suas condições (estabilização), até que receba assistência médica especializada. Quem atende a vítima deve avaliar a situação e a vitima, garantir sua segurança, a segurança do local e prestar os primeiros-socorros. A função de quem socorre é: • Observar a situação para não se tornar uma vítima também; • Manter a pessoa viva até a chegada do socorro especializado; • Evitar causar outras lesões ou agravar as já existentes.

9 Prestador de socorro = Socorrista ???

10 Prestador de socorro: Pessoa leiga, mas com o mínimo de conhecimento capaz de prestar atendimento à uma vítima até a chegada do socorro especializado. Socorrista: Titulação utilizada dentro de algumas instituições, sendo de caráter funcional ou operacional, tais como: Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha Brasileira, Brigadas de Incêndio, SAMU, Resgate e etc.

11 Pergunta... Imagine que você está no local de um grave acidente. Você saberia como ajudar um alguem que necessite de cuidados imediatos?

12 MANTER A CALMA! EVITAR O PÂNICO!
PRIMEIROS SOCORROS MANTER A CALMA! EVITAR O PÂNICO!

13 Conhecendo algumas palavras e frases...
Urgência: Estado grave, que necessita atendimento médico, embora não seja necessariamente emergência. Exemplos: contusões leves, entorses, hemorragia classe I, etc. Emergência: Estado que necessita de encaminhamento rápido ao hospital. O tempo gasto entre o momento em que a vítima é encontrada e o seu encaminhamento deve ser o mais curto possível. Exemplos: hemorragias de classe II, III e IV, parada cardíaca, respiratória, traumatismo craniano, fratura exposta,etc. Serviços de Atendimento pré-hospitalar (APH): o atendimento pré-hospitalar envolve um conjunto de procedimentos no local da ocorrência e durante o transporte da pessoa ou vítima. Neste atendimento a equipe especializada realiza o suporte básico de vida. O objetivo deste serviço é manter a pessoa com vida o mais tempo possível até a sua chegada ao hospital. Estes serviços são: o resgate e o SAMU

14 Conhecendo algumas palavras e frases...
Resgate (193): para retirar de algum lugar, por exemplo: água, deslizamentos, ferragens; SAMU (192): Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – tem como finalidade prestar o socorro em casos de emergência. È um serviço que funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. Incidente: Fato ou evento desastroso do qual não resultam pessoas mortas ou feridas, mas que pode oferecer risco futuro. Acidente: Fato ou evento desastroso do qual resultam pessoas mortas ou feridas

15 Conhecendo algumas palavras e frases...
Suporte básico de vida: O Suporte Básico de Vida (SBV) mantém as funções vitais de respiração e circulação da pessoa. Sem respirar e/ou sem a circulação do sangue a pessoa morre em minutos. As manobras de SBV podem ser realizadas por qualquer pessoa treinada, não havendo necessidade de ser um profissional da área de saúde. Equipamento de Proteção individual (EPI): são equipamentos que protegem a saúde do socorrista, reduzindo os riscos de contaminação por líquidos corpóreos (sangue, urina, fezes, saliva, vômito) da vítima a ser atendida. Os materiais mais comuns são: luvas, óculos, máscaras e roupas adequadas.

16 Conhecendo algumas palavras e frases...
Sinal: É a informação obtida a partir da observação da vítima. Sintoma: É informação a partir de uma relato da vítima. Sinais vitais: são indicadores do estado de saúde da pessoa e são verificados durante o APH.

17 IMPORTANTE!!! Toda pessoa que for realizar o atendimento pré hospitalar (APH), deve antes de tudo, atentar para a sua própria segurança. O impulso de ajudar a outras pessoas, não justifica a tomada de atitudes inconseqüentes, que acabem transformando-o em mais uma vítima. Quando se está lidando com vidas, o tempo é um fator que não deve ser desprezado em hipótese alguma. A demora na prestação do atendimento pode definir a vida ou a morte da vítima, assim como procedimentos inadequados.

18 Segurança do Local da Cena:
Manter a segurança no local de atendimento previne que outros acidentes aconteçam, inclusive com você. Como manter a segurança: • Evitar contato direto com substâncias que possam transmitir doenças infecciosas como sangue, urina, fezes, vômito, saliva, muco, esgoto, água, roupas ou superfícies contaminadas. Para tanto, o socorrista deve utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI). • Evitar ou eliminar os agentes causadores de lesões ou agravos à saúde, como fogo, explosão, eletricidade, fumaça, água, gás tóxico, tráfego (colisão ou atropelamento), queda de estruturas, ferragens cortantes e materiais perigosos. • Para que o socorro siga de forma segura, antes mesmo de se examinar a vítima, o local deve ser cuidadosa e sistematicamente avaliado. Por isso é fundamental fazer a "avaliação da cena".

19 Remoção e Resgate de Vítimas
Como regra básica, não se deve mover uma vítima do local do acidente até que todo o processo de remoção tenha sido devidamente organizado. No entanto a remoção deverá ser feita se: Houver perigo de incêndio ou incêndio; Houver materiais perigosos ou explosivos; O local do acidente oferecer perigo a vítima ou ao socorrista; A ambulância não puder chegar ao local.

20 Avaliação da Vítima A avaliação da vítima é dividida entre primária e secundária. É por meio destas avaliações que identificamos as condições da vítima. Avaliação primária A avaliação primária deve ser cuidadosa e respeitar uma ordem, como podemos ver abaixo: 1. Ver se a vítima está consciente, ou seja, se responde – chame-a, sem movimentá-la; 2. Se ela não responde, veja se ela respira (ver, ouvir e sentir os movimentos respiratórios) com cuidado para não desalinhar a coluna cervical; 3. Avaliar a circulação (pulso); 4. Avaliar se há sangramentos.

21 Avaliação secundária Somente após completar todos os passos da avaliação primária é que se parte para a avaliação secundária: • Observe a vítima da cabeça aos pés, veja se há algo errado, por exemplo: • Confusão mental (a vítima não dá respostas adequadas às perguntas); • Queimaduras; • Fraturas; • Objetos encravados.

22 Protocolo EXAME PRIMÁRIO ... Segurança do local.
... Controle Cervical e Responsividade. A  Vias Aéreas B  Respiração C  Circulação D  Exame Neurológico E  Exposição da Vítima

23 SINAIS VITAIS Os sinais vitais são indicadores das funções vitais do corpo e podem orientar o diagnóstico inicial e acompanhar a evolução do quadro clínico da vítima.

24 SINAIS VITAIS TEMPERATURA - A temperatura reflete o balanceamento entre o calor produzido e o calor perdido pelo corpo. RESPIRAÇÃO - A finalidade é a troca gasosa entre o sangue e o ar dos pulmões. A avaliação da respiração como sinal vital inclui: a freqüência (movimentos respiratórios por minuto), caráter (superficial e profunda) e ritmo (regular e irregular). Método de verificação: ver, ouvir e sentir. PULSO - O pulso é causado pela pressão do sangue contra a parede arterial em cada batimento cardíaco. O pulso é tomado onde uma artéria possa ser comprimida contra um osso. Verifica-se a : Freqüência, ritmo e volume

25 EXAME SECUNDÁRIO Verificar sinais vitais e iniciar o exame corporal pela região posterior e anterior do pescoço (região cervical), observando o alinhamento da traqueia (colocar o colar cervical). Verificar se no crânio há afundamentos ou escalpes (couro cabeludo e testa);

26 Exame físico detalhado
Examinar o ombro (clavícula e escápula); Examinar o tórax, procurando por fraturas e ferimentos; Observar a expansão torácica durante a respiração;

27 Exame físico detalhado
Examinar os quatro quadrantes do abdome, procurando ferimentos, regiões dolorosas e enrijecidas; Examinar a região anterior e lateral da pelve e a região genital;

28 Exame físico detalhado
Examinar os membros inferiores (uma de cada vez), as pernas e os pés (pesquisar a presença de pulso distal, motricidade, perfusão e sensibilidade);

29 CONFIANÇA E CALMA REGRA
Não piore a situação, ao exagerar na sua reação você acaba amedrontando a vítima . Fique calmo e tranqüilize a vítima: Respire fundo e Sente-se calmamente com a vítima e fique falando com ela e assegurando que ajuda está a caminho. REGRA “VOCÊ É O ESPELHO DA VÍTIMA. FIQUE CALMO E ELA FICARÁ TAMBÉM.”

30

31 Contato!! Facebook: Sheila Bezerra Costa


Carregar ppt "Professora: Ft. Esp. Sheila Bezerra Costa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google