A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 2: SIG / SAD / SAE."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Prof. Gutierre Andrade

2 INTRODUÇÃO Sistemas de Processamento de Transações (SPT);
Sistema de Informação Gerencial (SIG); Sistemas de Apoio a tomada de Decisão (SAD); Sistemas Especialistas; Sistemas Colaborativos;

3 Tipos de Sist. De Informação
Sistemas de Processamento de Transações (SPT) Entender um sistema de processamento de transações é entender as operações e funções básicas da empresa, divididas de acordo com a estrutura organizacional da mesma. Uma transação é qualquer troca relacionada com negócios, pagamento a empregados, vendas a clientes e pagamento a fornecedores.

4 Tipos de Sist. De Informação
Exemplo de um SPT para folha de pagamento.

5 Tipos de Sist. De Informação
Sistema de Informação Gerencial (SIG) Um SIG é um agrupamento organizado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos usados para oferecer informações de rotina aos gerentes e administradores sobre os SPT, através de relatórios impressos. Os departamentos de marketing, produção, finanças e outras áreas funcionais são apoiados por um banco de dados comum.

6 Tipos de Sist. De Informação
Exemplo: Dizer que se deve repor estoque quanto este atingir níveis inferiores a 100 unidades de um item é aderir a uma regra quantitativa que dentro de determinada logística pode trazer resultados. Exemplo: Um relatório resumido dos custos totais de folha de pagamento poderia ajudar um gerente de contabilidade a prever futuros custos na folha de pagamento. Esse mesmo relatório poderia ser útil ao gerente de produção para ajudar a monitorar e controlar o custo de trabalho e tarefas.

7 Tipos de Sist. De Informação
Sistemas de Apoio a tomada de Decisão (SAD) Um SAD vai além de um sistema de informação gerencial, que apenas emitem relatórios sobre os resultados e transações. Um SAD apoia a decisão de problemas específicos, não-estruturados (difícil de serem quantificados), complexo e a informação necessária à melhor decisão é difícil de ser obtida e usada.

8 Tipos de Sist. De Informação
Exemplo: A determinação do programa de treinamento apropriado de um novo empregado, a decisão de se começar uma nova linha de produto e a comparação dos benefícios e vantagem da instalação de sistemas de controle de poluição.

9 Tipos de Sist. De Informação
Componentes do SAD

10 Tipos de Sist. De Informação
Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE) SAE servem as necessidades de informação ao nível de estratégico da organização; SAE direcionam tomadas de decisão não estruturadas através de gráficos e comunicações avançadas;

11 Tipos de Sist. De Informação
Sistemas de Apoio ao Executivo (SAE) Exemplo: Projeções Previsões Planejamentos a longo prazo

12 Tipos de Sist. De Informação
Sistemas Colaborativos A meta dos sistemas colaborativos é auxiliar a comunicação e o trabalho de pessoas, equipes ou grupos independente do espaço geográfico. Baseia-se no desenvolvimento de Groupware. Groupware em sua definição mais geral é um conjunto de softwares, dispositivos e procedimentos que permite a múltiplos usuários compartilharem informações entre si e a trabalharem juntos em múltiplos projetos.

13 Tipos de Sist. De Informação
Ferramentas de groupware: Ferramentas de comunicação eletrônica; Ferramentas de conferência eletrônica; Ferramentas de administração do trabalho de colaboração.

14 Tipos de Sist. De Informação
Ferramentas de comunicação eletrônica: Correio Eletrônico; Correio de voz; Fax; Editoração de páginas na rede.

15 Tipos de Sist. De Informação
Ferramentas de comunicação eletrônica: Correio Eletrônico; Correio de voz; Fax; Editoração de páginas na rede.

16 Tipos de Sist. De Informação
Ferramentas de conferência eletrônica: Conferência por dados; Conferência por voz; Videoconferência; Fóruns de discussão; Sistema de bate-papo; Sistemas de reunião eletrônica.

17 Tipos de Sist. De Informação
Ferramentas de administração do trabalho de colaboração Agenda e Programação; Gerenciamento de atividades de projeto; Sistema de fluxo de trabalho; Gerenciamento do documento.

18 Tipos de Sist. De Informação

19 Dúvidas?


Carregar ppt "Capítulo 2: SIG / SAD / SAE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google