A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO III - OBJETIVOS Determinar se é necessário referir urgentemente ao hospital Determinar os tratamentos necessários Para pacientes que precisam ser.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO III - OBJETIVOS Determinar se é necessário referir urgentemente ao hospital Determinar os tratamentos necessários Para pacientes que precisam ser."— Transcrição da apresentação:

1 AIDPI - ATENÇÃO INTEGRADA ÀS DOENÇAS PREVALENTES NA INFÂNCIA MÓDULO III

2 MÓDULO III - OBJETIVOS Determinar se é necessário referir urgentemente ao hospital Determinar os tratamentos necessários Para pacientes que precisam ser referidos urgentemente: Identificar os tratamentos prévios urgentes; Explicar à mãe sobre a necessidade de referir ao hospital; Fazer o encaminhamento para a referência; .

3 DETERMINAR SE É NECESSÁRIO REFERIR URGENTEMENTE AO HOSPITAL
REFERIR – COMPLICAÇÕES GRAVES: Pneumonia grave ou doença muito grave; Desidratação grave; Diarréia persistente grave; Doença febril muito grave; Mastoidite; Desnutrição grave; Anemia grave OBS: Criança cuja única classificação seja DESIDRATAÇÃO GRAVE, e se o seu serviço tiver condições de prestar-lhes a assistência necessária, ela não precisa ser obrigatoriamente referida ao hospital.

4 A CRIANÇA COM DIARRÉIA COM DESIDRATAÇÃO GRAVE
Dois dos sinais que se seguem: Se a criança não se enquadrar em ne- Letárgica ou inconsciente nhuma outra classificação grave: Olhos fundos Inicie terapia endovenosa( Plano C) ou Não consegue beber ou bebe muito mal Se a criança se enquadrar em Sinal da Prega: volta muito lentamente outra classificação de risco: DESIDRATAÇÃO - Referir URGENTEMENTE ao GRAVE hospital, com a mãe administrando goles frequentes de SRO durante o trajeto - Recomendar a mãe a continuar a amamentação ao peito. Se a criança tiver 2 anos ou mais e na sua região houver casos de cólera, administrar um antibiótico para o cólera.

5 DECISÕES ENVOLVIDAS NO PLANO C
Pode aplicar líquidos por via intravenosa (IV) imediatamente SIM Dê líquido IV no seu serviço de saúde NÃO Há tratamento disponível próximo (há uns 30 minutos) SIM Referir urgentemente ao hospital NÃO Tem treinamento para usar a SNG para reidratação SIM Dar SRO pela boca ou SNG NÃO A criança consegue beber? SIM NÃO Referir URGENTEMENTE ao hospital para receber tratamento IV ou por SNG

6 IDENTIFICAR OS TRATAMENTOS PARA OS DOENTES QUE NÃO PRECISAM SER REFERIDOS COM URGÊNCIA AO HOSPITAL
Rever o quadro avaliar e classificar para encontrar os tratamentos que são necessários para cada uma das classificações da criança. Fazer uma lista com tratamentos necessários no verso do Formulário de resgistro.

7 QUANDO RETORNAR IMEDIATAMENTE
Recomendar à mãe que retorne imediatamente se a criança apresentar qualquer um dos sinais abaixo: Qualquer criança doente: Não consegue beber nem mamar no peito; Piora do estado geral; Aparecimento ou piora da febre. Se a criança estiver com TOSSE OU Dificuldade para respirar DIFICULDADE PARA RESPIRAR, Respiração rápida regressar, se apresentar piora da: Se a criança estiver com diarreia, Sangue nas fezes regressar também se apresentar: Dificuldade para beber

8 IDENTIFICAR O TRATAMENTO URGENTE ANTES DE REFERIR AO HOSPITAL
Administrar um antibiótico recomendado; Administrar vitamina A; Tratar a criança para prevenir a hipoglicemia; Administrar antitérmico/analgésico para a febre alta (38,5C ou mais) ou dor; Dar solução de SRO para que a mãe administre doses frequentes durante o trajeto para o hospital OBS: Não adie a referência ao hospital para administrar tratamentos que não são urgentes como por exemplo, a limpeza do ouvido com mechas ou o tratamento de administração de ferro por via oral.

9 COMO REFERIR A CRIANÇA AO HOSPITAL
Explique ã mãe a necessidade de referir a criança ao hospital e obtenha sua aprovação para levar a criança. Caso você suspeite que ela não quer levá-la averigüe porque. Possíveis razões: Vê o hospital como um lugar de morte; Não acha que o hospital vai ajudar seu filho; Não pode deixar sua casa para atender a criança durante o período de internação no hospital porque: não há ninguém para tomar conta de seus outros filhos; não pode deixar de trabalhar; pode perder o emprego. Não tem dinheiro para pagar o transporte, a conta do hospital, medicamentos ou alimentação para ela durante o período de internação 2. Tranquilize a mãe e ajude-a a resolver seus problemas

10 COMO REFERIR A CRIANÇA AO HOSPITAL
3. Escreva uma nota de encaminhamento da criança para que a mãe possa apresentá-la no hospital, diga-lhe que a entregue ao profissional de saúde no hospital. Escreva: O nome e a idade da criança; A data e a hora da referência da criança; A descrição dos problemas da criança, a razão pela qual referiu a criança ao hospital (sintomas e sinais que levam a classificação grave); O tratamento que você já administrou Qualquer outra informaçào que o profissional de saúde necessite saber para atender a criança com o tratamento inicial da doença ou vacinas que sejam necessárias. Seu nome e o nome do seu serviço de saúde 4. Dê todas as informações necessárias para a mãe cuidar da criança durante o trajeto.

11 EXEMPLO DE ENCAMINHAMENTO
EXEMPLO DE NOTA DE ENCAMINHAMENTO Raul Silva, 18 meses de idade Temperatura: 37,5C Peso: 6Kg Referido ao hospital por ter: Desidratação grave Desnutrição grave Também tem tosse – não tem respiração rápida nem retração subcostal Tratamento dado no serviço de saúde C.S. n: Vitamina A UI SRO: para que a mãe dê no trajeto para o hospital Necessita vacina antisarampo. Ana Maria COREN –

12 FIM!


Carregar ppt "MÓDULO III - OBJETIVOS Determinar se é necessário referir urgentemente ao hospital Determinar os tratamentos necessários Para pacientes que precisam ser."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google