A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O aluno com diabetes Como contribuir para atender as necessidades do aluno com Diabetes Maria Fátima Soares Guedes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O aluno com diabetes Como contribuir para atender as necessidades do aluno com Diabetes Maria Fátima Soares Guedes."— Transcrição da apresentação:

1 O aluno com diabetes Como contribuir para atender as necessidades do aluno com Diabetes Maria Fátima Soares Guedes

2 O que é Diabetes Doença crônica que leva ao aumento da glicemia (açúcar no sangue por ausência da produção ou falha na ação da insulina, hormônio responsável pela entrada da glicose (açúcar) nas células do organismo.

3 Classificação TIPO 1.Crianças e jovens.Início abrupto..Tendência à cetose TIPO 2. Maior incidência após os 40 anos OUTROS. Início insidoso, podendo permanecer por longo.Associados a : tempo assintomático.. Defeitos genéticos. 60% a 90% dos pacientes obesos. Doenças pancreáticas. Cetose rara. Endocrinopatias. Aids. Hepatite C DIABETES GESTACIONAL. Mody. LADA. Induzido por drogas

4 Sintomas Muita fome Muita sede Urina frequente Cansaço Alterações visuais Irritabilidade Emagrecimento

5 Complicações

6 Monitorização da Glicemia Alimentação do aluno na escola

7 Informações necessárias do aluno diabético para a escola

8 Aplicação de Insulina Algumas crianças precisam realizar aplicações de insulina nos períodos que estão na escola. Se ela for capaz de realizar a aplicação sozinha, é necessário que ela seja supervisionada por algum responsável. Do contrário, a aplicação deve ser realizada por alguém capacitado. Sempre que houver a houver a necessidade de aplicações extras de insulina a família deverá comunicar à escola e vice-versa.

9 O aluno diabético participante Aulas de Educação Física. É benéfica pois controla o peso. Ajuda na utilização da insulina pelo organismo, traz bem estar e favorece a sociabilização.. Aconselhável medir a glicemia antes de iniciar a atividade e fazer um lanchem para evitar a hipoglicemia. O professor deve saber que o aluno tem hipoglicemia Nas festa e passeios escolares

10 Complicações mais comuns que o aluno diabético pode apresentar na escola. Hipoglicemia: queda do açúcar no sangue sintomas: tremor, tontura, sonolência, irritabilidade, cansaço, suor, fome, palpitação e até perda de consciência.. Hiperglicemia : alto nível de açúcar no sangue sintomas : visão embaçada, náuseas, vômitos, urina excessiva, sede intensa e hálito semelhante a cheiro de maça.

11 Como os profissionais da escola podem atuar nessas complicações Hiperglicemias Permitir maior uso da água para hidratação e, consequentemente, ida mais frequentes ao banheiro. Deve ser tratado com naturalidade pois qualquer atitude de reprovação ou de gozação pode causar outros problemas. Hipoglicemias Oferecer carboidratos de ação rápida como uma colher de açúcar refinado ou um copo de suco de frutas ou refrigerante não dietético ou light. Se após 15 minutos permanecer com os sintomas repetir o processo. Jamais colocar alimento na boca do aluno inconsciente. Também pode esfregar um pouco de açúcar na parte interna da bochecha

12 O que os profissionais da escola devem fazer quando não conseguem identificar o mal estar do aluno com diabetes O primeiro passo é medir a glicemia, se tiver abaixo de 60 mg/dl, significa que está muito baixa, devendo ser considerada hipoglicemia. Sempre orientar o aluno a anotar o valor da glicemia no diário de controle. Quando não tiver disponível um glicosímetro, tratar como hipoglicemia, pois há risco de desmaio e comunicar imediatamente o responsável. Se a pessoa estiver inconsciente é importante procurar ajuda médica imediatamente.

13 O que mais que a escola pode fazer pelo aluno diabético Todos os funcionários devem apoiá-lo, integrá-lo socialmente, colaborar para a manutenção de sua saúde e promover condições para o desenvolvimento de todas as suas capacidades no ambiente escolar da mesma forma com os demais alunos, apenas observando suas especificidades. Muitas crianças se sentem envergonhadas pelo fato de terem diabetes, encorajem-nas a conversar com os colegas sobre o assunto, mas respeitem a privacidade delas se elas se negarem.

14 Obrigada!!!


Carregar ppt "O aluno com diabetes Como contribuir para atender as necessidades do aluno com Diabetes Maria Fátima Soares Guedes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google