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CC Vocacional em Saúde Saberes e Práticas

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Apresentação em tema: "CC Vocacional em Saúde Saberes e Práticas"— Transcrição da apresentação:

1 CC Vocacional em Saúde Saberes e Práticas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA PRO-REITORIA DE GESTÃO ACADÊMICA CC Vocacional em Saúde Saberes e Práticas Profª Mª Helena Piza-Figueiredo

2 Vamos nos conhecer? Minha formação; Qual o seu nome? Pq optei pelo CC
Campo da Saúde?

3 Pequeno Texto O que é saúde pra você?
Façam um pequeno texto respondendo a seguinte questão: O que é saúde pra você?

4 O que vocês acham que iremos tratar neste componente?
Vamos conhecer o CC? O que vocês acham que iremos tratar neste componente?

5 Ementa Delimitação, em perspectiva histórica, do campo da Saúde, seus Saberes e Práticas. Conceito ampliado de saúde. Conceito de território e suas aplicações à saúde. Transição epidemiológica e situação de saúde na população brasileira, na Bahia e no Sul da Bahia. Práticas de pesquisa e de intervenção em Saúde. Organização do trabalho em saúde.

6 Objetivos Problematizar e explicar a noção ampliada de território e saúde; Descrever a evolução histórica do conceito de saúde; Conhecer os modelos de determinação dos processos Saúde-Enfermidade-Cuidado; Conhecer o perfil epidemiológico e as necessidades de saúde da população brasileira em um contexto de transição tecnológica; Conhecer a realidade sanitária do território local;

7 Objetivos Desenvolver raciocínio sistêmico e visão holística para a compreensão da Saúde como objeto complexo, seja da pesquisa ou de intervenção, utilizando uma abordagem ecológica. Conhecer a organização do trabalho em saúde nas sociedades contemporâneas, com foco no trabalho coletivo;

8 Objetivos Desenvolver a capacidade de comunicação e expressão (verbal e não verbal) em língua portuguesa com pessoas e grupos de distintas inserções sociais e culturais; Desenvolver a escuta ativa e valorizar a diversidade de pontos de vista e a multiplicidade de perspectivas profissionais;

9 Metodologia/Tecnologias
Dinâmicas de grupo Videoaulas para exposição de temas; Rodas de conversa e debate. Construção de linha do tempo com os conceitos de saúde em seus contextos históricos. Situações problema para discussão em grupo, de forma a promover aproximações com o conceito ampliado de saúde e o conceito de território.

10 Metodologia/Tecnologias
Projeto de pesquisa para conhecimento do território, a partir de uma abordagem ecológica da saúde. Entrevistas e rodas de conversa com representantes da secretaria de saúde para conhecer a organização do trabalho em saúde.

11 Unidades de Ensino Módulo 1 – Saúde e território
Delimitação, em perspectiva histórica, do campo da Saúde, seus Saberes e Práticas. Conceito ampliado de saúde. Conceito de território e suas aplicações à saúde. Módulo 2 – Saúde no território Transição epidemiológica e situação de saúde na população brasileira, na Bahia e no Sul da Bahia. Práticas de pesquisa e de intervenção em Saúde. Módulo 3 – Saúde a partir do território Práticas de pesquisa e de intervenção em Saúde. Organização do trabalho em saúde.

12 Avaliação processual Frequência Linha do tempo
Fotos de determinantes de saúde e doença no território Conceito de Saúde (são 2 momentos) Casos: Eliete, Ismênia e Vera Avaliação interpares Seminário Carta para a Prefeitura/Conselho Municipal de Saúde

13 Como será a nota Participação em sala de aula: Os itens 1, 2, 3 e 8, que resultará no aumento de uma das notas, caso seja necessário; Nota 1: Os itens 4 e 5, valendo até dois pontos cada atividade; Nota 2: Os itens 6, que terá peso 4; e o item 7 que terá peso 6. Média: N1 +N2 = Nota final 100

14 Leitura para a próxima aula
BATISTELLA, C. Saúde, Doença e Cuidado: complexidade teórica e necessidade histórica in: Fonseca, A.F. (Org.). O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSJV, FIOCRUZ, 2007b, p Disponível em:

15 Divisão dos grupos para tarefa da próxima aula
Grupo 1: As Interpretações Mágico – Religiosas Grupo 2: As Primeiras Explicações Racionais: a medicina hipocrática Grupo 3: Saúde e Doença na Idade Média: entre o castigo e a redenção

16 Divisão dos grupos para tarefa da próxima aula
Grupo 4: Renascimento: novos olhares Grupo 5: O Surgimento da Medicina Social A Era Bacteriológica e a Discussão da Causalidade, A Unicausalidade Grupo 6: O Modelo de Explicação Multicausal e A Produção Social da Saúde e da Doença

17 Boa leitura e até a semana que vem!!!


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