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DTCC Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso PTCC Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso 2011 Profª Erica G. B. F. Bortolotti.

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1 DTCC Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso PTCC Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso 2011 Profª Erica G. B. F. Bortolotti

2 TCC É uma atividade obrigatória que sistematiza o conhecimento sobre um objeto de estudo relacionado ao curso. Desenvolvido sob orientação e avaliação em forma de monografia; Professor orientador;

3 Objetivos do TCC Promover a interação da teoria e da prática, do trabalho e da educação; Promover a efetiva interdisciplinaridade no desenvolvimento do trabalho; Proporcionar experiências práticas específicas aos alunos por meio do desenvolvimento de projetos; Planejar, elaborar e desenvolver projetos que promovam a sustentabilidade e a educação ambiental.

4 Características fundamentais do TCC Autenticidade Significado Rigor Acadêmico Aprendizagem aplicada Resolução de Problemas Exploração Ativa (pesquisa) Conexões com a área profissional Conteúdos disciplinares ganham significado

5 TCC e o Histórico Escolar Histórico Escolar: –100 horas –120 horas Ficha de Avaliação individual anexada ao prontuário do aluno.

6 Avaliação Processo (PTCC): – Desenvolvimento – Frequência – Formatação do trabalho (planejamento) – Envolvimento – Trabalho em grupo –Diário de Bordo – Cronograma e Prazos – Banca de Aprovação – Apresentação Oral

7 Avaliação Produto (DTCC) - Desenvolvimento do trabalho – Formatação do trabalho (final) – Resultado do projeto e EA – Diário de Bordo – Cronograma e Prazos – Apresentação oral e banner – Mostra de Projetos

8 Diário de Bordo Cada grupo terá um diário (caderno de anotações) Resgitrar: – Como surgiu a ideia do projeto – Fases do planejamento – Hipóteses – Pesquisas – Dificuldades encontradas – Testes – Resultados obtidos – Entrevistas, visitas

9 A importância dos registros

10 Formatação letra: Times New Roman ou Arial tamanho: Títulos14 e negrito e texto 12 folha: A4 Impressão frente-verso (preferível) Formatação do texto: Justificado Formatação entre linhas: 1,5 Margens: Superior e esquerda: 3cm e Direita e inferior: 2cm.

11 Conteúdo Básico do Plano Projeto Capa Folha de Rosto Folha de Aprovação Sumário Lista de Tabelas, Figuras e Siglas (opcional) 1. Introdução 2. Pesquisa Bibliográfica 3. Fundamentação Teórica 4. Relevância do trabalho 5. Hipótese 6. Objetivos (Geral e Específico) 7. Materiais 8. Métodos 9. Custos 10. Educação Ambiental ou Meio Ambiente 11. Resultados Esperados 12. Cronograma 13. Bibliografia 14. Referências Bibliográficas 15. Apêndice 16. Anexo

12 Capa Indicar em negrito o coordenador do grupo.

13 Folha de Rosto Exemplo: PTCC apresentado como exigência para obtenção do Título de Técnico em Meio Ambiente à Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado- ETECAP, na Área de Meio Ambiente, sob a Orientação da Professora Erica G. B. F. Bortolotti (e eventualmente outros).

14 Folha de Aprovação

15 Sumário

16 1. Introdução É o primeiro item a aparecer no documento, mas o último a ser escrito. Descreve de modo sucinto o projeto como um todo, dando uma boa imagem geral do que virá a seguir e do que se pretende realizar.

17 2. Pesquisa Bibliográfica Neste item deve constar o que já tem sobre o assunto, colocando-se a referência do autor ou fonte de pesquisa.

18 3. Fundamentação Teórica Os projetos podem envolver diversos temas. Alguns necessitam de uma pesquisa, aprofundamento sobre a técnica, construção, etc. Por exemplo, se o tema escolhido for Fogão Solar, será necessário um embasamento teórico sobre o princípio de funcionamento deste. Se a pesquisa apresentar reportagens ou artigos, coloca-se em anexo. São importantes neste item as Referências Bibliográficas.

19 4. Relevância do Trabalho (Justificativa) -Por que fazer esse projeto? -O que você quer provar? -O que deseja melhorar? -Deve ser um problema autêntico ou uma questão significativa

20 5. Hipótese Uma suposição ou uma provável e provisória resposta ao problema levantado ou ainda algumas alternativas de solução. Como acha que vai resolver o problema levantado? Exemplo: Acredita-se que aumentando a superfície de reflexão no forno solar, aquecerá mais rápido os alimentos. A hipótese dever ser breve e objetiva, normalmente um único parágrafo.

21 6. Objetivos Objetivo Geral Deve estar claramente relacionado com as necessidades e com os problemas observados no contexto onde o projeto estiver inserido. É preciso dizer o que se quer ver ao final do projeto.

22 6. Objetivos Objetivos Específicos Referem-se a obtenção de resultados intermediários que propiciem o alcance do objetivo geral. Está diretamente relacionado às atividades que serão realizadas.

23 6. Objetivos - Exemplo Objetivo Geral –Fornecer energia elétrica para a iluminação do Jardim das Borboletas por meio de uma fonte eólica, renovável, como uma alternativa para amenizar a poluição ambiental, com o propósito de promover a Educação Ambiental. Objetivos Específicos –Construir um gerador eólico aproveitando um mostruário de roupas e uma lonita para iluminar o Jardim das Borboletas; –Elaborar oficinas sobre energias limpas para proporcionar a EA.

24 7. Materiais MaterialQuantidade/descrição Caixa de papelão com tampa1 (17,5 x 12,0 x 9) Jornal20 folhas Vidro1 (17,5 x 12,0) Ripas de fórmica2 ripas de 8cm x 2 cm Chapa de metal preta1 (6 cm x 4cm) Fita Adesiva1 rolo Papel contac preto2 metros Cola branca1 tubo de 40g Papel laminado4 folhas

25 8. Métodos A metodologia explica como seu experimento será executado, como cada atividade será desenvolvida e como vai testar sua hipótese. Deve apresentar a descrição detalhada dos métodos, e das técnicas a serem empregados (significa informar como será realizada cada atividade.

26 9. Custos Neste item, relacionar os custos do projeto, de acordo com cada material utilizado e também o custo total.

27 10. Educação Ambiental Descrever neste item como será a EA. Qual o público-alvo? Quais atividades serão realizadas? Listar também materiais e métodos.

28 10. Meio Ambiente Descrever a preocupação em relação ao Meio Ambiente e a Sustentabilidade. O que pretende ser realizado para evitar ou minimizar os impactos gerados na execução do projeto? Pode ser realizada também alguma atividade de conscientização.

29 11. Resultados Esperados O que se espera obter no final do projeto, de acordo com os objetivos, seja o desenvolvimento de produtos, melhorias ou benefícios desejáveis, educação ambiental, entre outros.

30 12. Cronograma Ano AtividadesAgoSetOutNovDezFevMarAbrMaioJunJul Planejamentoxxx Apresentação para banca de aprovação x Definição do cronograma x Construção do forno e fogão xx Testesx Atividade de EAx Tabulação de resultadosx Mostra de projetosx Entrega final do TCCx

31 13. Bibliografia Na bibliografia é relacionado tudo o que foi pesquisado, mas não necessariamente utilizado, citado no texto.

32 14. Referências Bibliográficas LIVROS: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo. Local: Editora, data. Exemplo: VASCONCELLOS, Marco Antonio S., GARCIA, Manuel E. Fundamentos da Economia. São Paulo: Saraiva, SITES: Deverá constar nesse tipo de bibliografia o tema procurado pelo grupo e a página acessada. Exemplo: Tema: Empreendedorismo. em 17/08/2009

33 Exemplo de Citação das Referências Bibliográficas Os compostos orgânicos degradáveis liberados no processo de decomposição dos corpos estimulam a atividade microbiana no solo sob áreas de sepultamentos, além de aumentarem o teor de compostos de nitrogênio e fósforo, no solo, o de sais (elevação da condutividade elétrica) e o índice de acidez. [1]. Figura 1. O risco de contaminação de águas subterrâneas pelo necrochorume formado pela decomposição dos corpos também está associado às características do solo e à distância das covas para o lençol freático [2]. No Item Referências Bibliográficas (final do plano) [1] SILVA, Robson W. C e FILHO, Walter M. Cemitérios: Fonte de Contaminação. Ciência Hoje. Vol.44. [2] Tema: Contaminação por Cemitérios. Site: Acessado em: 20/10/2010.

34 15. Apêndice Apêndice é o material produzido pelo aluno. Ex: questionários, desenhos, croquis etc.

35 16. Anexo Anexo é material de terceiros: mapas, fotos, dados de pesquisa, artigos, reportagens etc.

36 Projeto Final - TCC Capa Folha de Rosto Folha de Aprovação Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo Sumário Lista de Tabelas, Figuras e Siglas (opcional) 1. Introdução 2. Pesquisa Bibliográfica 3. Fundamentação Teórica 4. Relevância do trabalho 5. Hipótese 6. Objetivos (Geral e Específico) 7. Materiais 8. Métodos 9. Custos 10. Educação Ambiental ou Meio Ambiente 11. Cronograma 12. Resultados e Discussão 13. Conclusão 14. Comentários, Críticas e Sugestões (opcional) 15. Bibliografia 16. Referências Bibliográficas 17. Apêndice (PTCC) 18. Anexo

37 Dedicatória Homenagem ou dedicatória do trabalho a outras pessoas, como amigos, parentes etc Exemplo: Aos meus pais_________________ Que jamais deixaram de incentivar, por menor que fosse a contribuição. Que sempre souberam que a única forma de conhecer é descobrir, e que fazer descobrir é a única forma de ensinar. Agradecimentos Agradecimento Registro de agradecimento àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho, restringindo-se ao mínimo necessário. Exemplo: A realização deste trabalho só foi possível graças à colaboração de muitas pessoas. Manifestamos nossa gratidão à todas elas e de forma especial: -colegas; -funcionários -professores etc

38 Epígrafe Citação de um pensamento que, de certa forma, embasou a gênese da obra. Exemplo: O pensamento é uma gota. O que ignoramos é um oceano. Isaac Newton ( ) Resumo Síntese trabalho, destacando-se a natureza do estudo, a importância, objetivos, os principais resultados encontrados e conclusões mais importantes. Deve ser escrito em texto corrido ( único parágrafo), mínimo 150 e no máximo 300 palavras. Palavras-Chave: mínimo 3 e máximo 5.

39 Exemplo de Resumo As orquídeas são espécies naturais que sempre encantaram o ser humano. Compõem a família Orchidaceae, com um total estimado de mais de espécies. Podem crescer no chão (terrestres), nas rochas (ripícolas), sobre árvores (epífitas) e em vegetais em decomposição (saprófitas). Produzem uma flor composta de três sépalas, duas pétalas e um labelo. O labelo é uma pétala modificada e sempre mais vistosa e colorida. A beleza dessas flores despertam sempre a sensibilidade de pessoas das mais diferentes idades. Em 2008, um grupo de alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da ETECAP construiu o Orquidário da Escola, que recebeu a denominação em homenagem ao querido Professor de Física Iberê Carolino (falecido em 16 de Abril de 2010), que muito ajudou na sua estrutura. Os objetivos do projeto são: aproximar as orquídeas da comunidade escolar e dos visitantes; pesquisar e ensinar técnicas de manejo e cultivo; catalogar; controlar pragas; realizar um trabalho de Educação Ambiental. Cada espécie adquirida é identifica e catalogada, com regas apropriadas no período da manhã ou tarde, duas ou três vezes por semana, e adubação a cada três meses. Ao fim do período de floração, as flores secas são retiradas manualmente, podando-se a haste com tesoura esterilizada. Uma divisão da planta é promovida quando a raiz desta todo o vaso. Atualmente o Orquidário conta com mais de 90 vasos, organizados em conformidade com o gênero (Epdendrum, Dendobrium, Catlleya, Ludsia, Arundina, Laelia, Odontolossum, Oncidium e Micro-orquídeas). PALAVRAS-CHAVE: orquidário; orquídea; epífita; rupícula; saprófita.

40 Resultados e Discussão Trabalho técnico e da EA Gráficos, tabelas

41 Conclusão (ões) Concluir o projeto como um todo, ressaltando se os objetivos foram atingidos e se a hipótese estava certa. Este item, não deve ser uma introdução. Deve ser escrito de modo claro, objetivo e de maneira sintética, evitando reproduzir resultados.

42 Mostra de Projetos Apresentação final do TCC Pensar em coisas criativas e atrativas Elaborar banner 3 avaliadores Menções e comentários no ARQUIVO DO ALUNO Dia 11/06 Sábado 7h00-13h00

43 Banner Papel Digital Rua Barão de Jaguara, 1158-Centro Cep Campinas/SP Fone:

44 Modelo Pôster/Banner (Sugestão) Tamanho: 90 x60 cm

45 Avaliação Mostra 1.Criatividade 2.Relevância (importância social, econômica ou ambiental, para a escola ou comunidade) 3. Apresentação Oral (clareza e objetividade) 4. Apresentação Visual (banners, cartazes, folders, stand) 5. Aplicação de Conhecimentos (biologia, física, química, matemática, outros) 6. Educação Ambiental (se o projeto proporciona EA, mudança de hábito e reflexão) 7. Diário de Bordo (anotações, comentários relevantes, informações técnicas, pesquisa)


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