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DTCC Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso

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Apresentação em tema: "DTCC Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso"— Transcrição da apresentação:

1 DTCC Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso
PTCC Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso DTCC Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso 2011 Profª Erica G. B. F. Bortolotti

2 TCC É uma atividade obrigatória que sistematiza o conhecimento sobre um objeto de estudo relacionado ao curso. Desenvolvido sob orientação e avaliação em forma de monografia; Professor orientador;

3 Objetivos do TCC Promover a interação da teoria e da prática, do trabalho e da educação; Promover a efetiva interdisciplinaridade no desenvolvimento do trabalho; Proporcionar experiências práticas específicas aos alunos por meio do desenvolvimento de projetos; Planejar, elaborar e desenvolver projetos que promovam a sustentabilidade e a educação ambiental.

4 Características fundamentais do TCC
Conteúdos disciplinares ganham significado Autenticidade Significado Rigor Acadêmico Aprendizagem aplicada Resolução de Problemas Exploração Ativa (pesquisa) Conexões com a área profissional

5 TCC e o Histórico Escolar
100 horas 120 horas Ficha de Avaliação individual anexada ao prontuário do aluno.

6 Avaliação Processo (PTCC): Desenvolvimento Frequência
Formatação do trabalho (planejamento) Envolvimento Trabalho em grupo Diário de Bordo Cronograma e Prazos Banca de Aprovação Apresentação Oral

7 Avaliação Produto (DTCC) - Desenvolvimento do trabalho
Formatação do trabalho (final) Resultado do projeto e EA Diário de Bordo Cronograma e Prazos Apresentação oral e banner Mostra de Projetos

8 Diário de Bordo Cada grupo terá um diário (caderno de anotações)
Resgitrar: Como surgiu a ideia do projeto Fases do planejamento Hipóteses Pesquisas Dificuldades encontradas Testes Resultados obtidos Entrevistas, visitas

9 A importância dos registros

10 Formatação letra: Times New Roman ou Arial
tamanho: Títulos14 e negrito e texto 12 folha: A4 Impressão frente-verso (preferível) Formatação do texto: Justificado Formatação entre linhas: 1,5 Margens: Superior e esquerda: 3cm e Direita e inferior: 2cm.

11 Conteúdo Básico do Plano Projeto
Capa Folha de Rosto Folha de Aprovação Sumário Lista de Tabelas, Figuras e Siglas (opcional) 1. Introdução 2. Pesquisa Bibliográfica 3. Fundamentação Teórica 4. Relevância do trabalho 5. Hipótese 6. Objetivos (Geral e Específico) 7. Materiais 8. Métodos 9. Custos 10. Educação Ambiental ou Meio Ambiente 11. Resultados Esperados 12. Cronograma 13. Bibliografia 14. Referências Bibliográficas 15. Apêndice 16. Anexo

12 Indicar em negrito o coordenador do grupo.
Capa Indicar em negrito o coordenador do grupo.

13 Folha de Rosto Exemplo:
PTCC apresentado como exigência para obtenção do Título de Técnico em Meio Ambiente à Escola Técnica Conselheiro Antônio Prado- ETECAP, na Área de Meio Ambiente, sob a Orientação da Professora Erica G. B. F. Bortolotti (e eventualmente outros).

14 Folha de Aprovação

15 Sumário

16 1. Introdução É o primeiro item a aparecer no documento, mas o último a ser escrito. Descreve de modo sucinto o projeto como um todo, dando uma boa imagem geral do que virá a seguir e do que se pretende realizar.

17 2. Pesquisa Bibliográfica
Neste item deve constar o que já tem sobre o assunto, colocando-se a referência do autor ou fonte de pesquisa.

18 3. Fundamentação Teórica
Os projetos podem envolver diversos temas. Alguns necessitam de uma pesquisa, aprofundamento sobre a técnica, construção, etc. Por exemplo, se o tema escolhido for “Fogão Solar”, será necessário um embasamento teórico sobre o princípio de funcionamento deste. Se a pesquisa apresentar reportagens ou artigos, coloca-se em anexo. São importantes neste item as Referências Bibliográficas.

19 4. Relevância do Trabalho (Justificativa)
Por que fazer esse projeto? O que você quer provar? O que deseja melhorar? Deve ser um problema autêntico ou uma questão significativa

20 5. Hipótese Uma suposição ou uma provável e provisória resposta ao problema levantado ou ainda algumas alternativas de solução. Como acha que vai resolver o problema levantado? Exemplo: Acredita-se que aumentando a superfície de reflexão no forno solar, aquecerá mais rápido os alimentos. A hipótese dever ser breve e objetiva, normalmente um único parágrafo.

21 6. Objetivos Objetivo Geral
Deve estar claramente relacionado com as necessidades e com os problemas observados no contexto onde o projeto estiver inserido. É preciso dizer o que se quer ver ao final do projeto.

22 6. Objetivos Objetivos Específicos
Referem-se a obtenção de resultados intermediários que propiciem o alcance do objetivo geral. Está diretamente relacionado às atividades que serão realizadas.

23 6. Objetivos - Exemplo Objetivo Geral
Fornecer energia elétrica para a iluminação do Jardim das Borboletas por meio de uma fonte eólica, renovável, como uma alternativa para amenizar a poluição ambiental, com o propósito de promover a Educação Ambiental. Objetivos Específicos Construir um gerador eólico aproveitando um mostruário de roupas e uma lonita para iluminar o Jardim das Borboletas; Elaborar oficinas sobre energias limpas para proporcionar a EA.

24 Quantidade/descrição
7. Materiais Material Quantidade/descrição Caixa de papelão com tampa 1 (17,5 x 12,0 x 9) Jornal 20 folhas Vidro 1 (17,5 x 12,0) Ripas de fórmica 2 ripas de 8cm x 2 cm Chapa de metal preta 1 (6 cm x 4cm) Fita Adesiva 1 rolo Papel contac preto 2 metros Cola branca 1 tubo de 40g Papel laminado 4 folhas

25 8. Métodos A metodologia explica como seu experimento será executado, como cada atividade será desenvolvida e como vai testar sua hipótese. Deve apresentar a descrição detalhada dos métodos, e das técnicas a serem empregados (significa informar “como” será realizada cada atividade.

26 9. Custos Neste item, relacionar os custos do projeto, de acordo com cada material utilizado e também o custo total.

27 10. Educação Ambiental Descrever neste item como será a EA.
Qual o público-alvo? Quais atividades serão realizadas? Listar também materiais e métodos.

28 10. Meio Ambiente Descrever a preocupação em relação ao Meio Ambiente e a Sustentabilidade. O que pretende ser realizado para evitar ou minimizar os impactos gerados na execução do projeto? Pode ser realizada também alguma atividade de conscientização.

29 11. Resultados Esperados O que se espera obter no final do projeto, de acordo com os objetivos, seja o desenvolvimento de produtos, melhorias ou benefícios desejáveis, educação ambiental, entre outros.

30 12. Cronograma Ano 2010 2011 Atividades Ago Set Out Nov Dez Fev Mar
Abr Maio Jun Jul Planejamento x Apresentação para banca de aprovação Definição do cronograma Construção do forno e fogão Testes Atividade de EA Tabulação de resultados Mostra de projetos Entrega final do TCC

31 13. Bibliografia Na bibliografia é relacionado tudo o que foi pesquisado, mas não necessariamente utilizado, citado no texto.

32 14. Referências Bibliográficas
LIVROS: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo. Local: Editora, data. Exemplo: VASCONCELLOS, Marco Antonio S., GARCIA, Manuel E. Fundamentos da Economia. São Paulo: Saraiva, 2000. SITES: Deverá constar nesse tipo de bibliografia o tema procurado pelo grupo e a página acessada. Tema: Empreendedorismo. Acesso em 17/08/2009

33 Exemplo de Citação das Referências Bibliográficas
Os compostos orgânicos degradáveis liberados no processo de decomposição dos corpos estimulam a atividade microbiana no solo sob áreas de sepultamentos, além de aumentarem o teor de compostos de nitrogênio e fósforo, no solo, o de sais (elevação da condutividade elétrica) e o índice de acidez. [1]. Figura 1. O risco de contaminação de águas subterrâneas pelo necrochorume formado pela decomposição dos corpos também está associado às características do solo e à distância das covas para o lençol freático [2]. No Item Referências Bibliográficas (final do plano) [1] SILVA, Robson W. C e FILHO, Walter M. Cemitérios: Fonte de Contaminação. Ciência Hoje. Vol.44. [2] Tema: Contaminação por Cemitérios. Site: Acessado em: 20/10/2010.

34 15. Apêndice Apêndice é o material produzido pelo aluno.
Ex: questionários, desenhos, croquis etc.

35 16. Anexo Anexo é material de terceiros: mapas, fotos, dados de pesquisa, artigos, reportagens etc.

36 Projeto Final - TCC Capa Folha de Rosto Folha de Aprovação
Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo Sumário Lista de Tabelas, Figuras e Siglas (opcional) 1. Introdução 2. Pesquisa Bibliográfica 3. Fundamentação Teórica 4. Relevância do trabalho 5. Hipótese 6. Objetivos (Geral e Específico) 7. Materiais 8. Métodos 9. Custos 10. Educação Ambiental ou Meio Ambiente 11. Cronograma 12. Resultados e Discussão 13. Conclusão 14. Comentários, Críticas e Sugestões (opcional) 15. Bibliografia 16. Referências Bibliográficas 17. Apêndice (PTCC) 18. Anexo

37 Dedicatória Agradecimentos Dedicatória
Homenagem ou dedicatória do trabalho a outras pessoas, como amigos, parentes etc Exemplo: Aos meus pais_________________ Que jamais deixaram de incentivar, por menor que fosse a contribuição. Que sempre souberam que a única forma de conhecer é descobrir, e que fazer descobrir é a única forma de ensinar. Agradecimentos Agradecimento Registro de agradecimento àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho, restringindo-se ao mínimo necessário. Exemplo: A realização deste trabalho só foi possível graças à colaboração de muitas pessoas. Manifestamos nossa gratidão à todas elas e de forma especial: colegas; funcionários professores etc

38 Palavras-Chave: mínimo 3 e máximo 5.
Epígrafe Epígrafe Citação de um pensamento que, de certa forma, embasou a gênese da obra. Exemplo: O pensamento é uma gota. O que ignoramos é um oceano. Isaac Newton ( ) Resumo Síntese trabalho, destacando-se a natureza do estudo, a importância, objetivos, os principais resultados encontrados e conclusões mais importantes. Deve ser escrito em texto corrido ( único parágrafo), mínimo 150 e no máximo 300 palavras. Palavras-Chave: mínimo 3 e máximo 5.

39 Exemplo de Resumo As orquídeas são espécies naturais que sempre encantaram o ser humano. Compõem a família Orchidaceae, com um total estimado de mais de espécies. Podem crescer no chão (terrestres), nas rochas (ripícolas), sobre árvores (epífitas) e em vegetais em decomposição (saprófitas). Produzem uma flor composta de três sépalas, duas pétalas e um labelo. O labelo é uma pétala modificada e sempre mais vistosa e colorida. A beleza dessas flores despertam sempre a sensibilidade de pessoas das mais diferentes idades. Em 2008, um grupo de alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente da ETECAP construiu o Orquidário da Escola, que recebeu a denominação em homenagem ao querido Professor de Física Iberê Carolino (falecido em 16 de Abril de 2010), que muito ajudou na sua estrutura. Os objetivos do projeto são: aproximar as orquídeas da comunidade escolar e dos visitantes; pesquisar e ensinar técnicas de manejo e cultivo; catalogar; controlar pragas; realizar um trabalho de Educação Ambiental. Cada espécie adquirida é identifica e catalogada, com regas apropriadas no período da manhã ou tarde, duas ou três vezes por semana, e adubação a cada três meses. Ao fim do período de floração, as flores secas são retiradas manualmente, podando-se a haste com tesoura esterilizada. Uma divisão da planta é promovida quando a raiz desta todo o vaso. Atualmente o Orquidário conta com mais de 90 vasos, organizados em conformidade com o gênero (Epdendrum, Dendobrium, Catlleya, Ludsia, Arundina, Laelia, Odontolossum, Oncidium e Micro-orquídeas). PALAVRAS-CHAVE: orquidário; orquídea; epífita; rupícula; saprófita.

40 Resultados e Discussão
Trabalho técnico e da EA Gráficos, tabelas

41 Conclusão (ões) Concluir o projeto como um todo, ressaltando se os objetivos foram atingidos e se a hipótese estava certa. Este item, não deve ser uma introdução. Deve ser escrito de modo claro, objetivo e de maneira sintética, evitando reproduzir resultados.

42 Mostra de Projetos Apresentação final do TCC
Pensar em coisas criativas e atrativas Elaborar banner 3 avaliadores Menções e comentários no ARQUIVO DO ALUNO Dia 11/06 Sábado 7h00-13h00

43 Rua Barão de Jaguara, 1158-Centro
Banner Papel Digital Rua Barão de Jaguara, 1158-Centro Cep Campinas/SP Fone:

44 Modelo Pôster/Banner (Sugestão)
Tamanho: 90 x60 cm

45 Avaliação Mostra Criatividade
Relevância (importância social, econômica ou ambiental, para a escola ou comunidade) 3. Apresentação Oral (clareza e objetividade) 4. Apresentação Visual (banners, cartazes, folders, stand) 5. Aplicação de Conhecimentos (biologia, física, química, matemática, outros) 6. Educação Ambiental (se o projeto proporciona EA, mudança de hábito e reflexão) 7. Diário de Bordo (anotações, comentários relevantes, informações técnicas, pesquisa)


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