Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Composição fotográfica III
Prof. Marcos Corrêa – FAP – Nov. 2009 Composição fotográfica III
2
A leitura de uma foto Cultura Ocidental – Leitura Esquerda / Direita.
Cultura Oriental - Regra contemplativa. Leitura no Sentido Horizontal “Z” (itinerário de decodificação) – complexo Vestergaard/Schroder (VESTERGAARD, TORBEN; SCHRODER, Kim. In:A Linguagem da Propaganda. São Paulo: Martins Fontes )
4
Regra dos terços e perspectiva
Perspectiva É um aspecto da percepção visual do espaço e dos objetos nele contidos pelo olho humano. Depende de um determinado ponto de vista e das condições do observador. A perspectiva, neste caso, corresponde a como o ser humano apreende visualmente seu ambiente. HORIZONTAIS / VERTICAIS / DIAGONAIS e ‘EM CURVAS’
5
A Perspectiva A perspectiva é um importante procedimento para se criar sensação de tridimensionalidade fotográfica. (Elas criam ao mesmo tempo a sensação de profundidade e movimento. Algumas vezes podem causar a sensação de vertigem pois ‘quebram’ as linhas estabelecidas)
9
(continuação) Horizontais – Estáticas (expressam tranquilidade, paz, harmonia) Transmitem também a profundidade uma vez que raramente trabalham com elementos sobrepostos ou superpostos.
13
(continuação) Verticais – Dinâmicas (quebram a profundidade e expressam dinamismo ou movimento) Normalmente são aplicadas para quebrar as linhas horizontais existentes na composição fotográfica.
17
(continuação) Curvas – Elegância, sensualidade, graça (contribuem para o movimento interno da imagem)
24
(continuação) Diagonais – Movimento (normalmente direcionam o olhar da fotografia para um ponto de interesse específico ou, em outra instância, externalizam a imagem, dão a ela continuidade em outro plano)
30
Imagem Centrífuga e Centrípeta
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.