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Estratégias de Liderança Corporativa

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Apresentação em tema: "Estratégias de Liderança Corporativa"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Liderança Corporativa
“Sábio é aquele que reconhece que tem muito a aprender”

2 O Exercício da Liderança

3 O Exercício da Liderança
Perfil Estilo Situação

4 O Exercício da Liderança
Prover Direção - Lucas Liderar Corajosamente -Priscila Influenciar Outros - Edmar Incentivar o Trabalho em times - Rose Motivar Outros - Ilma Orientar e Desenvolver Outros - Katy Liderar Mudanças - Marta

5 Liderança - Prover Direção
Desenvolva uma Visão Comum; Defina Prioridades; Esclareça papéis e responsabilidades; Conecte objetivos pessoais aos objetivos do Time; Faça com que os objetivos e estratégias da equipe sejam claros para outras pessoas que são importantes para o sucesso da sua equipe. A atitude de manter outros informados deve ser um processo e não um evento isolado.

6 Liderança - Liderar Corajosamente
Esclareça o que é importante para você; Se posicione sobre seus valores; Persista naquilo que julga importante; Mantenha uma posição firme para solução de problemas; Enfrente os problemas de frente prontamente; Seja decisivo; Desafie outros a fazerem duras escolhas;

7 Liderança - Influenciar Outros
Melhore a liderança através do Feedback; Torne-se mais assertivo; Firme Forneça razões convincentes nas discussões de ideias; Aceite o suporte de outros; Negocie com persuasão; Leve outros à tomadas de decisões; Demonstre atenção e respeito quando em grupo; Influencie nas decisões superiores...

8 Liderança - Incentivar o Trabalho em Time
Criando um ambiente direcionado ao trabalho em Time: Reconheça o impacto da Liderança no trabalho time; Construa um ambiente voltado ao trabalho em times; Construindo suas próprias habilidades de Liderança: Valorize a contribuição de todos os membros do time; Aumente a interdependência dentro do time; Incentive a interação entre os membros do time;

9 Liderança - Incentivar o Trabalho em Time
Continuação Desencoraje o pensamento “Nós vs. Eles”; Envolva outros nas definições de planos e decisões; Agradeça e celebre as realizações; Avalie sua efetividade como membro do time;

10 Liderança - Incentivar o Trabalho em Time
Desenvolvendo solução de problemas em Times e Habilidades de Tomadas de Decisões. Melhore seu processo de tomadas de decisões em times; Se aprofunde em informações antes de tomar decisões; Melhore sua habilidade de facilitador de grupos;

11 Liderança - Motivar Outros
Estabeleça altos padrões de desempenho; Ressalte a importância do trabalho das Pessoas; Demonstre confiança na competência das Pessoas; Incentive as Pessoas a se superarem; Crie um ambiente de trabalho agradável; Aplicar a Dinâmica do verde vermelho e trabalhar a motivação/controle da liderança antes de mostrar as transparências “Motivar Outros”.

12 Liderança - Motivar Outros
Enriqueça o trabalho das Pessoas; Reconheça as Pessoas pelas realizações positivas; Individualize a sua abordagem para motivar; Crie um ambiente de alto desempenho; Demonstre seu entusiasmo pelos objetivos propostos;

13 Liderança - Orientar e Desenvolver Outros
Desenvolva seus funcionários Identifique os pontos fortes e as necessidades de desenvolvimento; Promova um ambiente desafiador que possa desenvolver habilidades; Prepare as pessoas para representá-lo; Recomende vídeos e livros e programas de treinamentos especializados; Prepare um efetivo plano de desenvolvimento;

14 Liderança - Orientar e Desenvolver Outros
Forneça Feed back Estabeleça um ambiente que permita troca de experiências e feedback constante; Forneça feedback positivo; Cuidado com críticas prematuras; Providencie críticas construtivas; Enderece problemas de desempenho Analise problemas de desempenho; Oriente as pessoas com problemas de desempenho;

15 Liderança - Orientar e Desenvolver Outros
Prepare as pessoas para o crescimento Desenvolva novas habilidades; Demonstre interesse pela carreira das Pessoas; Providencie informações sobre as oportunidades de carreira; Melhore o nível de exposição dos funcionários dentro do Time.

16 Liderança - Liderar Mudanças
Entenda o processo de mudanças; Avalie suas próprias reações às mudanças; Entenda e enderece as resistências às mudanças; Conheça os passos do processo de mudança; Planeje as mudanças; Obtenha o comprometimento de pessoas chave; Prepare as mudanças;

17 Liderança - Liderar Mudanças
Envolva outros no processo de mudança; Comunique as mudanças; Acompanhe as mudanças realizadas; Motive as pessoas a serem bem vindas às mudanças; Estimule outros a fazerem mudanças e melhorias;

18 Liderança - Liderar Mudanças Requisitos básicos
Visão Auto conhecimento Percepção Mudança Predisposição Inovação Predisposição à mudança: Atitude favorável; disponibilidade para mudar;abrir mão daquilo que lhe é familiar;comprometimento com a mudança. Criatividade Determinação Imaginação Flexibilidade

19 Mudar... um Imperativo O que está mudando no mundo? O que está mudando
na sua vida? O que está mudando no seu lar? O que está mudando em você? # Reflexão individual. Discussão em grupo

20 O Processo de mudança Grupo Indivíduo Conscientização Conhecimento
# Iniciar com a História do homem que queria mudar o mundo...Pais...Cidade...Rua...Familia...Próprio...Mostrar a transparência. Conhecimento da mudança. Consciência da mudança. Predisposição à mudança: Atitude favorável, disponibilidade para mudar, crescer e abrir mão daquilo que lhe é familiar; Comprometimento com a mudança Conhecimento

21 Liderança – Mudanças “Lidando com as Resistências”
Reflexões Em Seu Projeto de Vida... Você Encontrou Alguma Resistência? Por Que as Pessoas Resistem À Mudança?

22 Liderança - Três Tipos de Resistências
Cultural / Religiosa Técnica / Profissional Política Solicite exemplos de barreiras Culturais, Técnicas ou Políticas Pergunte como lidar com estes tipos de barreiras.

23 Liderança - Faces da Resistência
DÊ-ME MAIS DETALHES: A pessoa vive pedindo mais e mais informações. Não importa a quantidade de detalhes, nunca é suficiente. Dica: Quando você começa a ficar impaciente com as perguntas, embora você seja capaz de respondê-las. VOCÊ É INUNDADO COM DETALHES: Você faz uma pergunta simples, e dez minutos depois, você tem cada vez mais informações que entende cada vez menos. Dica: Quando você começa a ficar entediado ou confuso sobre o que isto tudo tem a ver com o problema em questão.

24 Liderança - Faces da Resistência
TEMPO: “O tempo não é suficiente.” Todos estão ocupados agora, ninguém tem tempo Dica: O tempo para se começar uma ação está no futuro. IMPRATICABILIDADE: Você é constantemente lembrado de que as pessoas vivem no “mundo real” e que enfrentam problemas do “mundo real”. Dica: A intensidade de ênfase sobre “praticabilidade.”

25 Liderança - Faces da Resistência
NÃO ESTOU SURPRESO: Você acabou de transmitir uma mensagem inovadora, ou uma série delas, e a primeira reação é, “Não estou surpreso,” Dica: Quando fica claro que o objetivo é minimizar ou diminuir a importância do fato. ATAQUE: Com palavras ásperas, face enrubescida, punhos fechados, o dedo apontado para, você, frases curtas, etc. Nossa reação é normalmente sair do local ou devolver o ataque (levando para o lado pessoal). Dica: Qualquer um dos comportamentos acima.

26 Liderança - Faces da Resistência
CONFUSÃO: É normal que haja alguma confusão em nossas interações. Quando as coisas se tornam claras para você e a outra pessoa afirma estar confusa ou insiste que não entende, isto pode ser uma resistência em vez do desejo de entendimento. Dica: Você explicou duas ou três vezes e a pessoa ainda não entendeu. SILENCIO: A maior resistência! A pessoa pode dizer que não tem nada a acrescentar ao que você está propondo. “Continue, se tiver alguma dúvida, eu falo.” O silencio não é consentimento e pode implicar num bloqueio. Se você acha que sua apresentação foi uma maravilha porque nenhuma objeção foi levantada, desconfie. Você deve esperar algum tipo de reação ou sinais entusiasmo e reconhecimento. Dica: Há poucos (ou nenhum) sinais de vida. Quase não há reações .As pessoas são passivas.

27 Liderança - Faces da Resistência
INTELECTUALIZAÇÃO: Gastar energia considerando teorias é uma maneira de suavizar a situação. Pode ocorrer quando a pessoa desvia o rumo da discussão sobre como proceder e começa a explorar teorias sobre a razão das coisas serem como são. Dica: Quando isto começa num momento tenso ou numa reunião tensa. MORALIZAÇÃO: Falar sobre como as coisas deveriam ser. Esta é uma maneira de tentar colocar-se sobre um pedestal para evitar sentir algum desconforto. Em vez de enfrentar o conflito, a pessoa esconde-se numa posição moralista. Dica: “essas pessoas”; “deveria”; “elas precisam entender”

28 Liderança - Faces da Resistência
CONCORDÂNCIA: Muito difícil detectar este tipo de resistência. A pessoa concorda totalmente com você e deseja ansiosamente saber o que fazer a seguir. Quase sempre há alguma resistência que precisa ser resolvida. Se isto não for feito abertamente, poderá resultar em algo não produtivo. Dica: Existe uma ausência quase total de qualquer reserva à sua idéia. “Não é apresentada nenhuma implicação e o que você decidir está ótimo” METODOLOGIA: A primeira onda de perguntas será sobre os métodos de coleta de dados. Existirão muitas perguntas detalhadas sobre cada passo. Isto pode representar uma necessidade legítima por informações durante os primeiros minutos, mas à medida que o tempo passa, pode tornar-se uma forma de resistência. Dica: Perguntas repetitivas sobre o método ou sugestões alternativas.

29 Liderança - Lidando com a Resistência
1. Reconheça o tipo de resistência e responda demonstrando confiança e assertividade. Ouça com empatia envolvendo a pessoa numa discussão calma sobre suas questões, para que você possa ajudá-la a vencer sua própria resistência. 3. Se suas abordagens não forem suficientes, enfrente a resistência diretamente. Como Líder que passos você seguiria para lidar com a Resistência? Levantar no quadro ou solicitar para que eles preencham em uma folha. Em seguida explorar a transparência.


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