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Professor Marcio Juliano

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Apresentação em tema: "Professor Marcio Juliano"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Marcio Juliano
Tipos de pesquisa Professor Marcio Juliano

2 O que é “fazer” pesquisa?
É realizar uma atividade voltada para a solução de problemas teóricos ou práticos com o emprego de processos científicos. Se trata de usar o método científico na tentativa de encontrar uma resposta ou solução para uma dúvida ou problema previamente estabelecido.

3 Método científico Método: caminho para se chegar a um fim.
Conjunto de regras básicas para padronizar a produção de conhecimento (procedimentos, normas, formatação, ética, redação, sujeitos)

4 Método científico: Dimensões
Observação - Uma observação pode ser simples, isto é, feita a olho nu, ou pode exigir a utilização de instrumentos apropriados. Descrição - O experimento precisa ser replicável (capaz de ser reproduzido). Controle e Registro – Tudo o que for realizado deve ser previsto, controlado e devidamente registrado.

5 Conceito de pesquisa: Entende-se por trabalho científico original aquela pesquisa, de caráter inédito, que vise ampliar a fronteira do conhecimento ou que busque estabelecer novas relações de causalidade para fatos e fenômenos já conhecidos ou ainda que apresente atualização ou novas conquistas para o respectivo campo de conhecimento.

6 Tipos de pesquisa segundo...
Objetivo (metas, finalidades,resultado esperado) Coleta (modelo operativo) Fontes (Onde encontrar) Natureza (estatística ou interpretativa)

7 Tipos de pesquisas segundo os objetivos
Exploratória Descritiva Experimental Explicativa

8 Exploratória Usada para os problemas pouco explorados, tem por objetivo familiarizar-se com o fenômeno ou obter nova percepção do mesmo e descobrir novas idéias. Aproxima o problema e realiza descrições precisas da situação, procurando descobrir as relações existentes entre os elementos componentes da mesma. Chamado de pesquisa de base é empregada quando há poucos conhecimentos sobre o problema a ser estudado.

9 ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÕES EM PEQUENOS NEGÓCIOS: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA
METODOLOGIA Resumo O objetivo principal da pesquisa é identificar as estratégias de negociação utilizadas pelos tomadores do crédito nos pequenos negócios e levantar as principais dificuldades encontradas na obtenção de crédito pelos empreendedores que tentam sobreviver em um ambiente globalizado. Para a realização deste artigo foi utilizada a pesquisa exploratória, entrevistando empresários de cento e trinta e cinco pequenos negócios na cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, através de um questionário estruturado, no primeiro semestre de Constatou-se que os bancos cobram taxas e juros elevados, não atendem às necessidades desses negócios e não os vêem como clientes em potencial. Os pequenos negócios sobrevivem, negociando de tudo, em todos os momentos, geram empregos e renda ao País às custas de muita determinação e de empreendedores com intuição, extroversão, dispostos a assumir riscos, criativos e que valorizam o tempo. Conclui-se que as instituições financeiras são detentoras do poder nas negociações e que os pequenos empresários que não são considerados clientes em potencial pelos bancos comerciais, acabam por buscar alternativas de negociações para se manterem no mercado. Palavras-chave: Negociação, Estratégias de negociação, Pequenos Negócios.

10 ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÕES EM PEQUENOS NEGÓCIOS: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA
RESULTADO Resumo O objetivo principal da pesquisa é identificar as estratégias de negociação utilizadas pelos tomadores do crédito nos pequenos negócios e levantar as principais dificuldades encontradas na obtenção de crédito pelos empreendedores que tentam sobreviver em um ambiente globalizado. Para a realização deste artigo foi utilizada a pesquisa exploratória, entrevistando empresários de cento e trinta e cinco pequenos negócios na cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, através de um questionário estruturado, no primeiro semestre de Constatou-se que os bancos cobram taxas e juros elevados, não atendem às necessidades desses negócios e não os vêem como clientes em potencial. Os pequenos negócios sobrevivem, negociando de tudo, em todos os momentos, geram empregos e renda ao País às custas de muita determinação e de empreendedores com intuição, extroversão, dispostos a assumir riscos, criativos e que valorizam o tempo. Conclui-se que as instituições financeiras são detentoras do poder nas negociações e que os pequenos empresários que não são considerados clientes em potencial pelos bancos comerciais, acabam por buscar alternativas de negociações para se manterem no mercado. Palavras-chave: Negociação, Estratégias de negociação, Pequenos Negócios.

11 ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÕES EM PEQUENOS NEGÓCIOS: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA
Resumo O objetivo principal da pesquisa é identificar as estratégias de negociação utilizadas pelos tomadores do crédito nos pequenos negócios e levantar as principais dificuldades encontradas na obtenção de crédito pelos empreendedores que tentam sobreviver em um ambiente globalizado. Para a realização deste artigo foi utilizada a pesquisa exploratória, entrevistando empresários de cento e trinta e cinco pequenos negócios na cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, através de um questionário estruturado, no primeiro semestre de Constatou-se que os bancos cobram taxas e juros elevados, não atendem às necessidades desses negócios e não os vêem como clientes em potencial. Os pequenos negócios sobrevivem, negociando de tudo, em todos os momentos, geram empregos e renda ao País às custas de muita determinação e de empreendedores com intuição, extroversão, dispostos a assumir riscos, criativos e que valorizam o tempo. Conclui-se que as instituições financeiras são detentoras do poder nas negociações e que os pequenos empresários que não são considerados clientes em potencial pelos bancos comerciais, acabam por buscar alternativas de negociações para se manterem no mercado. Palavras-chave: Negociação, Estratégias de negociação, Pequenos Negócios. CONCLUSÃO

12 ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÕES EM PEQUENOS NEGÓCIOS: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA

13 Descritiva Descreve as características de uma população ou fenômeno, observando, registrando, analisando e correlacionando fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los. Procura descobrir, com a precisão possível, a freqüência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e características. Os dados por ocorrerem em seu habitat natural, precisam ser coletados e registrados ordenadamente para seu estudo propriamente dito.

14 PERFIL DO EXECUTIVO NO MERCADO GLOBALIZADO
Resumo Impulsionadas pela globalização, empresas transnacionais, instaladas no Brasil, estão colaborando para a formação de um novo perfil profissional para executivos brasileiros. As mudanças que derivam deste cenário passam a exigir dos profissionais conhecimentos e aptidões diferenciadas para a atuação no ambiente atual de negócios. O presente estudo busca traçar o perfil ideal do executivo em face das exigências do mercado globalizado, destacando-se os principais atributos que este profissional deve apresentar, segundo a visão de profissionais decisores das 500 maiores empresas do ranking da revista Exame (1997). Realizou-se uma pesquisa descritiva, a partir de duas etapas: uma exploratória, na qual se geraram os atributos a serem avaliados e uma quantitativa, para a mensuração do grau de importância de cada indicador arrolado. Os atributos referentes ao perfil do executivo no mercado considerados mais importantes são: integridade, visão estratégica, liderança, conhecimento das operações da empresa, capacidade de decisão, negociação e coordenação de trabalhos em equipe, foco nos resultados, ética no trato das questões profissionais e sociais, motivação, pró-atividade e habilidade para o trato interpessoal. Palavras-chaves: recursos humanos; globalização; executivos. OBJETIVO

15 PERFIL DO EXECUTIVO NO MERCADO GLOBALIZADO
Resumo Impulsionadas pela globalização, empresas transnacionais, instaladas no Brasil, estão colaborando para a formação de um novo perfil profissional para executivos brasileiros. As mudanças que derivam deste cenário passam a exigir dos profissionais conhecimentos e aptidões diferenciadas para a atuação no ambiente atual de negócios. O presente estudo busca traçar o perfil ideal do executivo em face das exigências do mercado globalizado, destacando-se os principais atributos que este profissional deve apresentar, segundo a visão de profissionais decisores das 500 maiores empresas do ranking da revista Exame (1997). Realizou-se uma pesquisa descritiva, a partir de duas etapas: uma exploratória, na qual se geraram os atributos a serem avaliados e uma quantitativa, para a mensuração do grau de importância de cada indicador arrolado. Os atributos referentes ao perfil do executivo no mercado considerados mais importantes são: integridade, visão estratégica, liderança, conhecimento das operações da empresa, capacidade de decisão, negociação e coordenação de trabalhos em equipe, foco nos resultados, ética no trato das questões profissionais e sociais, motivação, pró-atividade e habilidade para o trato interpessoal. Palavras-chaves: recursos humanos; globalização; executivos. METODOLOGIA

16 PERFIL DO EXECUTIVO NO MERCADO GLOBALIZADO
Resumo Impulsionadas pela globalização, empresas transnacionais, instaladas no Brasil, estão colaborando para a formação de um novo perfil profissional para executivos brasileiros. As mudanças que derivam deste cenário passam a exigir dos profissionais conhecimentos e aptidões diferenciadas para a atuação no ambiente atual de negócios. O presente estudo busca traçar o perfil ideal do executivo em face das exigências do mercado globalizado, destacando-se os principais atributos que este profissional deve apresentar, segundo a visão de profissionais decisores das 500 maiores empresas do ranking da revista Exame (1997). Realizou-se uma pesquisa descritiva, a partir de duas etapas: uma exploratória, na qual se geraram os atributos a serem avaliados e uma quantitativa, para a mensuração do grau de importância de cada indicador arrolado. Os atributos referentes ao perfil do executivo no mercado considerados mais importantes são: integridade, visão estratégica, liderança, conhecimento das operações da empresa, capacidade de decisão, negociação e coordenação de trabalhos em equipe, foco nos resultados, ética no trato das questões profissionais e sociais, motivação, pró-atividade e habilidade para o trato interpessoal. Palavras-chaves: recursos humanos; globalização; executivos. RESULTADOS

17 Perfil do executivo no mercado globalizado

18 PESQUISA EXPERIMENTAL
Verifica-se os fatos produzindo o fenômeno de forma controlada, possibilitando a repetição da experiência Caracteriza-se por manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo. A manipulação das variáveis proporciona o estudo das relações entre causas e efeitos de um determinado fenômeno. Criam-se situações de controle para evitar a interferência de variáveis intervenientes. Manipula-se a variável independente para ver o que acontece com a dependente

19 A GESTÃO DO CONHECIMENTO E SUA UTILIZAÇÃO NO ENVOLVIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM CONTACT CENTERS Resumo Este trabalho oferece uma alternativa para os problemas de elevados tempo de capacitação e turnover em contact centers, por meio da proposição e implementação de abordagem baseada na gestão do conhecimento empresarial para envolvimento dos funcionários na melhoria de seu processo de recrutamento e seleção. Em uma pesquisa experimental, intervencionista, com um componente de orientação crítica, estudou-se o caso de um contact center no Rio de Janeiro. À luz dos resultados obtidos, é possível afirmar que a gestão do conhecimento pode ser usada para o envolvimento dos funcionários e melhoria do processo de recrutamento e seleção em contact centers. Palavras-chave: gestão do conhecimento, contact centers, capacitação, turnover, recrutamento e seleção.

20 A GESTÃO DO CONHECIMENTO E SUA UTILIZAÇÃO NO
ENVOLVIMENTO DOS FUNCIONÁRIOS PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO EM CONTACT CENTERS Samuel Ribeiro Tavares1; Milton Vieira Júnior2 1Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP – Santa Bárbara d’Oeste – Brasil 2Universidade Nove de Julho – UNINOVE – São Paulo – Brasil

21 Explicativa Buscar os fatos que contribuem para ocorrência do fenômeno
Razões das coisas

22 O papel do controle interno na gestão dos gastos públicos municipais
A Administração Pública é todo o aparelhamento que o Estado coloca à disposição da comunidade com o fim de assegurar o bem-estar de todos, sendo que para poder satisfazer as necessidades da sociedade é imprescindível dispor de recursos, vez que é com a utilização destes que custeará os serviços prestados. Nessa ordem, o orçamento é peça fundamental para a boa gestão dos gastos públicos, e o sistema de Controle Interno contribui no monitoramento da execução dos programas neste contemplados. Deste modo, o orçamento constitui uma das ferramentas de que o Controle Interno se utiliza na avaliação do correto manejo das finanças de natureza pública. Este trabalho objetiva apresentar o Papel do Controle Interno na Gestão dos Gastos Públicos Municipais. A pesquisa classifica-se, quanto aos fins, como descritiva e explicativa, e insere-se, quanto aos meios, como bibliográfica e documental. Os resultados da pesquisa apontam que, embora a Administração Pública seja legalmente obrigada a manter sistemas de Controle Interno, ainda há, por falta de adequado cumprimento dos ordenamentos, significativa reprovação das contas de muitos municípios do Paraná, conforme mostra o apontamento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Palavras-chave: controle interno; administração pública; orçamento público. OBJETIVO

23 Tipos de pesquisas segundo os procedimentos de coleta
Experimento Levantamento Estudo de caso Documental Bibliográfica

24 Experimento Seleciona variáveis que influenciam o estudo
Define forma de controle (grupo teste grupo controle)

25 Levantamento Fazer uma investigação direta com pessoas para conhecer-lhes algo. Obter informações de um grupo significativo de pessoas e após análise dos dados projeta- se para o universo pesquisado.

26 Estudo de caso Estudo em profundidade , exaustivo ,radical de uns poucos objetos visando obter o máximo de informações que permitam o amplo conhecimento. É a pesquisa sobre um determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade que seja representativo de seu universo, para examinar aspectos variados da sua vida

27 Bibliográfica Cobrir uma ampla gama de fenômenos que o pesquisador não poderia contemplar diretamente. Desenvolvida exclusivamente a partir de fontes já elaboradas, procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos. Busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema. Serve como procedimento básico para o estudo bibliométrico, pelos quais se busca o domínio do “estado da arte” sobre determinado tema.

28 ASSÉDIO MORAL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
1. Objetivo A presente pesquisa visa analisar a revisão bibliográfica acerca do assédio moral. 2. Metodologia A presente pesquisa tem abordagem qualitativa. A coleta de dados foi baseada no levantamento bibliográfico online onde utilizamos os sites indexados na biblioteca virtual em saúde: Scielo (Scientific EletronicLibrary Online) e Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde),ocorrendo à coleta de dados em todo o mês de maio de Nosso critério de inclusão foi artigos na integra, nacionais e publicados de 1999 à Utilizamos as palavras-chaves: assedio moral. Para a análise quantitativa utilizamos algumas variáveis como: ano de publicação, profissão dos autores, revista de publicação. Já na analise qualitativa utilizados núcleos de sentidos.

29 ASSÉDIO MORAL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
3. Resultados e discussões Obtivemos o total 16 artigos, sendo o maior número de publicações no ano de 2007 com 5 artigos publicados e no ano de 2006 com 4 artigos, além disso não houve publicação nos anos de 1999, 2000, 2001, 2002, Em relação à profissão dos autores houve uma prevalência da área da psicologia com 9 artigos publicados, porém o que nos despertou atenção foram diferentes profissionais que evidenciaram tal fenômeno como, por exemplo, a área da administração e direito, no entanto 2 artigos não deixaram claro a profissão dos autores. Na área de enfermagem apenas uma pesquisa foi direcionada para tal fenômeno, onde a mesma retratava a violência moral sofrida pelos profissionais de enfermagem. De acordo com os artigos, o desenvolvimento do assedio moral acontece devido aos padrões que a sociedade impoe. A vitima de tal violência sofre conseqüências como baixo rendimento no trabalho, depressão, transtorno de ansiedade, podendo a vitima cometer suicídio e homicídio, sendo portanto um agravo à saúde.

30 Documental Semelhante a bibliográfica porém utiliza-se
fontes que não receberam tratamento analítico (documentos em arquivos, bibliotecas, fundações, livros e artigos não publicados).

31 Tipos de pesquisa segundo as fontes de informação
Campo (rua, empresa, escola) Laboratório (ambiente controlado) Bibliográfica (bibliotecas, anais de congressos, revistas acadêmicas, livros) Documental (arquivos, bibliotecas, fundações, livros e artigos não publicados)


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