A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mundos Virtuais Rafael Reis Nº 6495 Rui Sousa Nº 6127

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mundos Virtuais Rafael Reis Nº 6495 Rui Sousa Nº 6127"— Transcrição da apresentação:

1 Mundos Virtuais Rafael Reis Nº 6495 Rui Sousa Nº 6127
Free Powerpoint Templates

2 O que são? Um mundo virtual é uma comunidade online que toma a forma de um ambiente simulado por computador através do qual os utilizadores podem interagir entre si e usar e criar objectos. Free Powerpoint Templates

3 Como funcionam? Para interagirem com o mundo virtual, os utilizadores assumem a forma de avatares (representações gráficas do utilizador) que são visíveis aos outros utilizadores. Em geral, estes avatares são criados e customizados pelo próprio utilizador. Através do seu avatar, é possível manipular elementos virtuais, experienciando assim uma sensação de telepresença no mundo virtual. As regras destes mundos, como a gravidade, comunicação e acções, podem derivar do mundo real ou de um mundo de fantasia. Também funcionam como uma rede social, devido ao facto de ser possível comunicar com os outros utilizadores. Free Powerpoint Templates

4 Quando surgiram? Os primeiros surgiram com o desenvolvimento da Internet na década de 80. Basicamente estes mundos eram comunidades e salas de chat, dos quais algumas se tornaram em MUDs (Multi-User Dungeon), jogos de texto onde os utilizadores interagem em tempo real. O primeiro a surgir foi o MUD1, em 1978. Free Powerpoint Templates

5 Como eram os primeiros? Os primeiros mundos virtuais foram os MUDs, mundos virtuais com muitos jogadores a interagirem em tempo real. As primeiras versões eram baseadas em texto, oferecendo apenas uma representação gráfica muito limitada e, muitas vezes usavam uma interface de linha de comando. Os utilizadores interagiam com os objectos por comandos digitados e podiam ler ou ver a descrição do mundo e dos outros jogadores. Eventualmente estes jogos levaram à criação dos MMORPGs (massively multiplayer online role-playing games). Free Powerpoint Templates

6 Domínios de aplicação Social – Os utilizadores criam comunidades onde os seus membros, podem encontrar pessoas para interagirem, quer seja através de uma paixão, ou do desejo de compartilhar informações. Também podem conhecer novas pessoas e experimentar coisas novas. Médico - Mundos virtuais também podem ser usados para ajudar pessoas hospitalizadas (que sofrem de doenças dolorosas, por exemplo) a criar um ambiente confortável e seguro. Assim é lhes permitido experienciar e agir para além das restrições da sua doença ou alivio de stress. Free Powerpoint Templates

7 Domínios de aplicação Comércio - Muitas empresas e organizações estão-se a incorporar nos mundos virtuais como uma nova forma de publicidade. Há muitas vantagens em usar esses métodos de comercialização. Um exemplo disso seria a Apple criar uma loja online dentro de "Second Life". Isso permitiria aos usuários ver os produtos mais recentes sem terem de se dirigir a uma loja física. Entretenimento – Alguns mundos virtuais têm como objectivo o lazer e o prazer. Os utilizadores (jogadores) têm a possibilidade de desenvolver os seus avatares e podem competir uns contra os outros ou enfretarem desafios controlados pelo computador com ou sem a ajuda de outros utilizadores. Free Powerpoint Templates

8 Estatísticas Neste gráfico estão presentes o número de contas registadas em mundos virtuais nos últimos 3 anos e a respectiva faixa etária. (M) Free Powerpoint Templates

9 Privacidade Uma grande desvantagem dos mundos virtuais é a privacidade do utilizador. Muito adolescentes tendem a por as suas informações pessoais expostas a outras pessoas desconhecidas sem terem noção da gravidade da situação. Outras utilizadores com más intenções podem “roubar” estas informações e cometer fraudes em nome da vítima. Em casos mais extremos ocultar e mentir sobre a sua verdadeira entidade, trazendo por vezes complicações à vida real do utilizador. Free Powerpoint Templates

10 World of Warcraft Free Powerpoint Templates
Exemplo de um mundo virtual.

11 The Sims Online Free Powerpoint Templates Exemplo de um mundo virtual.

12 Cibertown Free Powerpoint Templates Exemplo de um mundo virtual.

13 Second Life Free Powerpoint Templates Exemplo de um mundo virtual.

14 Bibliografia Estatísticas virtual-worlds-accounts-1-4-billion-and-growing/ Free Powerpoint Templates

15 Conclusão Com passar do tempo notou-se um enorme desenvolvimento dos mundos virtuais. Passaram de simples interfaces simples a complexos mundos 3D. Têm-se notado um grande aumento de utilizadores nos últimos anos devido ao desenvolvimento da tecnologia. Cada vez mais pessoas de todas as idades, fazem uso desta ferramenta para se satisfazerem os seus desejos culturais, profissionais ou sociais. Free Powerpoint Templates


Carregar ppt "Mundos Virtuais Rafael Reis Nº 6495 Rui Sousa Nº 6127"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google