A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário elaborado para a Disciplina de Coordenação Pedagógica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário elaborado para a Disciplina de Coordenação Pedagógica"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário elaborado para a Disciplina de Coordenação Pedagógica
Docente Responsável: Ricardo Ribeiro Discentes: Gisele Aparecida de Souza Mariana de Cássia Assumpção Curso de Pedagogia – Noturno – 4º ano Universidade Estadual Paulista - Campus de Araraquara.

2 PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA

3 AUTORA: Ilma Passos Alencastro Veiga Texto encontra-se neste livro

4 Formação acadêmica de Ilma Passos Alencastro Veiga
Possui Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Goiás (1961); Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1967); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1973); Doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988); É professora Titular Emérita e pesquisadora associada sênior da Universidade de Brasília; É professora do Centro Universitário de Brasília onde coordena a Assessoria Pedagógica da Diretoria Acadêmica.

5 Algumas obras de Ilma Passos Alencastro Veiga
A Aventura de Formar Professores. 2. ed. Campinas -SP: Papirus, 2010. A aula: Gênese dimensões, princípios e práticas. Campinas- SP: Papirus, 2008. Quem sabe faz a hora de construir o Projeto Político-Pedagógico. Campinas - SP: Papirus, 2007.  Lições de Didática. 2. ed. Campinas - SP: Papirus, 2006.

6 Idéias Preliminares Projeto Político-Pedagógico desponta como um frutífero objeto de estudo no âmbito educacional visando, pois a melhoria da qualidade de ensino; Objetivo do texto = Refletir acerca do Projeto Político-Pedagógico, o qual outra coisa não é senão a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo; Escola; Esferas administrativas.

7 Conceituando o Projeto Político-Pedagógico
No sentido etimológico a palavra “projeto” vem do latim “projectu” que significa “lançar para diante”; Planejar, intentar, fazer, realizar, antever um futuro diferente do presente; Segundo, Gadotti (1994, p.579): Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas com o futuro (...) As promessas tornam visíveis o campo da ação possível, comprometendo seus atores e autores. Fundamentando a concepção de que ele é construído e vivenciado em todos os momentos por todos os envolvidos.

8 Por que político e pedagógico?
É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade; É pedagógico no sentido de definir as ações educativas necessárias às escolas cumprirem sues propósitos e sua intencionalidade; Corroborando com tais idéias, Saviani afirma que: “A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica”. (SAVIANI, 1983, p. 93)

9 Prática social Prática pedagógica
E mais... Visão de totalidade; Descentralização: Estado promove a assistência técnica e financeira; Autonomia relativa da escola e sua identidade; Vivência democrática = participação dos membros da comunidade. Prática social Prática pedagógica Teoria Pedagógica Projeto Político-Pedagógico

10 Princípios Norteadores do Projeto Político-Pedagógico
Tal perspectiva acerca do projeto político-pedagógico baseia-se nos princípios da escola democrática, pública e gratuita, quais sejam; Igualdade de acesso e permanência; Mais uma vez, bebemos de Saviani para assegurarmos que: (...) Só é possível considerar o processo educativo em seu conjunto sob a condição de se distinguir a democracia como possibilidade no ponto de partida e democracia como realidade no ponto de chegada. (SAVIANI, 1982, p.63)

11 Princípios Norteadores do Projeto Político-Pedagógico
Qualidade para todos; Duas dimensões indissociáveis de qualidade; Formal ou técnica, que segundo Demo (1994, p.14): “significa a capacidade de manejar meios, instrumentos, formas, técnicas.”; Política, que está voltada para os fins, valores e conteúdos e consiste, à luz deste mesmo teórico, na: “competência humana em termos (...) de se fazer e de fazer história.”

12 Princípios Norteadores do Projeto Político-Pedagógico
Gestão Democrática Propõe uma ruptura histórica na prática administrativa da escola; Exige a compreensão dos problemas postos pela prática pedagógica; Implica o repensar da estrutura de poder da escola; Participação coletiva: dos representantes de diferentes segmentos da escola nas decisões/ações administrativo-pedagógicas.

13 Princípios Norteadores do Projeto Político-Pedagógico
Liberdade/Autonomia Autonomia = Regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa sem imposições externas; Liberdade = Deve ser pensada na relação entre os atores educativos, mas também destes com o contexto social mais amplo. Segundo Agnes Heller (1982, p.155): (...) a liberdade é uma relação e, como tal, deve ser continuamente ampliada. O próprio conceito de liberdade contém o conceito de regra (...) de intervenção recíproca. Com efeito, ninguém pode ser livre se, em volta dele, há outros que não o são!

14 Princípios Norteadores do Projeto Político-Pedagógico
Valorização do Magistério Condições materiais de trabalho (recursos didáticos, físicos, dedicação integral à escola, redução do número de alunos em sala) = Valorização do trabalho pedagógico; Formação inicial e continuada = Direito do professorado; Cabe a escola proceder ao levantamento de necessidade de formação continuada, elaborando um programa de formação com o apoio dos órgãos centrais .

15 Construindo o Projeto Político-Pedagógico
A construção do projeto político-pedagógico é um instrumento de luta, é uma forma de contrapor-se a fragmentação do trabalho pedagógico e sua rotinização, à dependência e aos efeitos negativos do poder autoritário e centralizador dos órgãos da administração central; O projeto político-pedagógico se dá pela reflexão de sete elementos básicos, os quais constituem o alicerce à sua construção:

16 Construindo o Projeto Político-Pedagógico
Finalidades da escola O que a escola persegue haja vista a legislação oficial? O que a escola almeja quanto à formação cultural do alunado (compreensão do funcionamento do sociedade)? O que a escola pretende em relação à formação política e social (atuação do sujeito; cidadania)? O que a escola procura no que tange à formação profissional dos alunos? O que a escola busca no que se refere à formação humana?

17 Construindo o Projeto Político-Pedagógico
Estrutura Organizacional Administrativa = locação e gestão de recursos (físicos, materiais e humanos); Pedagógica = determina a anterior e se refere às interações políticas, ensino-aprendizagem, currículo. A questão precípua que aqui se esboça é, justamente, a intenção política e a demarcação das finalidades da escola. Os porquês e para quês.

18 Construindo o Projeto Político-Pedagógico
Currículo Refere-se a organização do conhecimento escolar e, sobretudo, do processo de produção deste conhecimento; Não é neutro, mas sim ideológico expressando uma cultura; Determinado pela sociedade “Currículo-integração”, proposto por Bernstein (1989) Controle social (contestação e resistências), o qual é instrumentalizado pelo currículo oculto

19 Construindo o Projeto Político-Pedagógico
Tempo escolar Calendário escolar e horário escolar (segmentação, controle hierárquico); Faz-se necessário que a escola reformule seu tempo, estabelecendo períodos de estudo e reflexão de equipes de educadores; É preciso tempo para que: educadores aprofundem seu conhecimento sobre os alunos; acompanhemos e avaliemos o projeto político-pedagógico em ação; os alunos organizem e criem seus espaços para além da sala de aula.

20 Construindo o Projeto Político-Pedagógico
O processo de decisão Coletiva; Revisão das atribuições gerais e específicas; Descentralização deste processo; Paro (1993, p.34) sugere processos eletivos de escolha de dirigentes, colegiados, associação de pais, grêmio estudantil.

21 Construindo o Projeto Político-Pedagógico
As relações de trabalho Atitudes solidárias, de reciprocidade e participação coletiva; Gera conflito de interesses; Possibilidade de práticas emancipatórias.

22 Construindo o Projeto Político-Pedagógico
A avaliação Ato dinâmico que qualifica e oferece subsídios ao projeto político-pedagógico; Imprime uma direção às ações dos partícipes educativos; Três momentos no processo de avaliação: descrição e problematização da realidade escolar; compreensão crítica de tal realidade; proposição de alternativas de ação, momento de criação coletiva.

23 Algumas conclusões Gerar condições para outra forma de organização do trabalho pedagógico; Dinâmica Intra – Inter, por meio de um empenho coletivo e de propostas inovadoras; Reflexão do cotidiano; Continuidade das ações, descentralização, democratização nas escolhas e de avaliação; Movimento de resistência pra ampliar as possibilidade de mudança dentro e fora da escola.

24 Sugestão de Livro 1984 – George Orwell


Carregar ppt "Seminário elaborado para a Disciplina de Coordenação Pedagógica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google