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UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE BAURU/SP CURSO: PEDAGOGIA DIOMARA DIAS – RA: TUTORA: MÔNICA PRADO SPINELLI ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM: DISCIPLINAS: DIDÁTICA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE Bauru, 27 de outubro, 2015.

2 Desta forma serão elencados alguns passos para atender a que se propõe
INTRODUÇÃO O desafio profissional proposto, tem por objetivo, levantar os principais problemas que afetam a comunidade Boa Esperança causado por um córrego poluído que provoca doenças e transtornos a população. Além de propor soluções para a melhoria da qualidade de vida dos moradores. Desta forma serão elencados alguns passos para atender a que se propõe No primeiro passo, analisar os impactos causados pela poluição do córrego para a comunidade local. Apresentando possíveis soluções para a despoluição do córrego e desta forma melhorar a qualidade de vida da população ribeirinha. O segundo passo é necessário envolver a sociedade civil organizada com interesse comum de trabalhar para a melhoria da qualidade das águas do córrego e conseqüentemente da Comunidade Boa Esperança. Como terceiro passo, a escola deverá ser envolvida, uma vez que é espaço privilegiado do conhecimento e precisa mobilizar todo seu seguimento para que assumam a responsabilidade em parceria com a comunidade para transformação da realidade posta, com conhecimento que visem sanar os problemas.

3 Finalmente no quarto passo envolver as ações do poder público para que incluam proposituras de melhoria nas condições do córrego Boa Esperança, legitimadas no Plano Diretor do Município, por meio das representações da Associação de Pais e Mestre e outros órgãos colegiados, que representem os interesses e as necessidades da comunidade.

4 Impactos causados pela poluição do córrego no cotidiano.
Após analise dos problemas segue algumas mediadas adotadas para melhorias Impactos causados pela poluição do córrego no cotidiano. Medidas adotadas para a melhoria da qualidade das águas do córrego. Transbordamento do córrego em dias chuvosos. Não jogar lixo nas ruas e vias publica e terrenos baldios. Infestação de animais roedores, peçonhentos e insetos. Projeto para conscientizar sobre mudanças de hábitos como não jogar lixo e entulho diretamente no córrego e nas ruas. Uso de inseticidas natural. Doenças causadas por contaminação da água ou agente transmissor de água poluída. Não utilizar da água do córrego para ingestão banhos e atividades de lazer, ou seja brincadeiras.

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6 Definição dos Grupos da Sociedade Civil e Atividades Desenvolvidas
Grupo da Sociedade Civil Organizada Ações que podem ser desenvolvidas Associação dos Moradores Reuniões para discutir os problemas da comunidade votando medidas a serem apresentadas. Radio Comunitária Divulgar datas das reuniões da associação dos moradores e seus objetivos. Alertar a população dos riscos das enchentes.conscientizar sobre a destinação adequada do descarte correto do lixo. Agente Comunitário da Saúde Programa de Educação Ambiental: Realização de reuniões para a formação de Comissões Comunitárias, que são grupos que têm como principais funções: contribuir na elaboração dos projetos. Ações preventivas são promovidos eventos de capacitação dos agentes comunitários. Igreja Juntamente com os demais grupos formar uma corrente de conscientização dos moradores para posturas mais adequadas em relação a vida em comunidade, chamando para a reflexão do papel de cada um frente ao problema.

7 Propostas de ações apresentadas pela escola
Ações que podem ser desenvolvidas na escola Detalhamento das ações Envolver a Associação de Pais e Mestres e os órgãos colegiados da escola para o enfrentamento do problema com o córrego e possíveis soluções. O problema da comunidade afeta diretamente a escola assim é papel dos órgãos colegiados elaborarem documento legitimado em assembléias para serem entregues ao poder publico sobre estratégias que visam sanar os problemas apresentados pela poluição e enchente do córrego. Adoção de produtos de limpeza biodegradáveis. completat Coleta seletiva de lixo A.A.PM, deverá adquirir lixeiras seletivas dos lixo, para incentivar por meio de projeto a destinação adequada do mesmo possibilitando a reciclagem. Parcerias com iniciativa Privada O Grêmio Estudantil, poderá fazer parceria com empresas que recolham óleo de cozinha, pilhas e lâmpadas fluorescentes. Que além de preservar o ambiente gera recursos para escola. Palestras sobre

8 Leitura da Comunidade Destruição da mata ciliar.
Problemas, especificados e características da comunidade. Sugestão de melhorias que podem ser contempladas no Plano Diretor Municipal Destruição da mata ciliar. Recuperação da mata ciliar com plantio de arvores as margens do córrego. Terrenos públicos utilizados como lixões. Desenvolver projetos de hortas comunitárias, espaços de lazer e praças publicas. Assoreamento do córrego Drenagem periódica do córrego e recuperação através da recuperação da vida aquática. Falta de saneamento básico Presença de grandes terrenos baldios repletos de lixo, animais peçonhentos e mato alto. completar

9 TECNOLOGIA NAS ESCOLAS
Nos dias de hoje o acesso aos meios tecnológicos estão bem mais fáceis, graças a globalização que proporcionou um avanço para que todas as classes sociais tenham a possibilidade de se ingressar nesse meio. Na educação se tornou um grande auxílio para o educador, pois possibilita uma aula prática, dinâmica e interativa com os alunos. Embora exija um envolvimento e orientação por parte do professor, para disciplinar os alunos a utilizar de maneira certa e objetiva essas fontes na escola, que por natureza já são familiarizados com o mundo da tecnologia.

10 INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO Atualmente se tornou comum os alunos com necessidades especiais frequentarem as salas de aula de ensino regular. Isso é importante para que, “independentemente do tipo de deficiência e do grau de comprometimento, possam se desenvolver social e intelectualmente na classe regular” (BENITE, BENITE, PEREIRA, 2011). De certa forma, se não haver uma preparação, os professores estarão despreparados para atual realidade, isto é um grande desafio, no dia a dia do educador, pois lidar com estes, requer muito mais que conhecimento e orientação, os alunos necessitam muitas vezes de atendimentos de acordo com o tipo e grau de sua deficiência.

11 DESIGUALDADE NAS ESCOLAS
A educação não se constitui apenas com o empenho dos professores, ou com os avanços mundiais. Mais também alcança seus objetivos com uma administração, infraestrutura, materiais de apoio e um nível pedagógico que auxilie os alunos a desenvolver seus conhecimentos e habilidades. É nítido encontrar em diversos lugares no Brasil, várias escolas em níveis de desigualdade, onde sua estrutura física não condiz com um ambiente escolar, como é proposto pelo poder político-econômico, que muitas vezes esquecem que tem deveres e a sociedade tem direitos a serem respeitados. E esse desleixo com a educação implica em um péssimo currículo educacional para o próprio país.

12 E por fim para que ocorra o melhor aprendizado a família tem parte muito importante na educação de uma criança, ter uma boa base é indispensável para que em toda sua vida o educando saiba seus valores e também possa ter com quem compartilhar seus avanços e conquistas em meio a sociedade.

13 REFERÊNCIAS A importância da filosofia para a educação, DISPONÍVEL em: < > Acesso em : 29 mai A importância do Ensino e Aprendizado da Filosofia e Sociologia na educação, DISPONIVEL em:< Acesso em: 29 mai 2015

14 DOURADO, Luiz Fernandes e OLIVEIRA, João Ferreira de A Qualidade da educação: Perspectivas e desafios, DISPONÍVEL em:< >: Acesso em: 31 mai Revista Carta Capital (Impasses e Desafios para a Educação no século XXI), DISPONÍVEL em:< Acesso em: 31 mai 2015.

15 Dia a Dia Educação Portal da secretaria da educação Paraná, DISPINÍVEL em:< Acesso em 31 mai Educação Inclusiva, DISPONÍVEL em:< Acesso em: 31 mai de Fundamentos para uma Educação Inclusiva, DISPONÍVEL em:< Acesso em: 31 mai 2015.


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