A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de AGRONOMIA Disciplina: Introdução à Ciências Agrárias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de AGRONOMIA Disciplina: Introdução à Ciências Agrárias"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de AGRONOMIA Disciplina: Introdução à Ciências Agrárias
Aline Ferraz da Silva Profª Mestranda

2

3 Fonte:

4

5

6

7 LIVROS:

8 Ciência? Ciência é uma palavra que deriva do termo latino "scientia" cujo significado era conhecimento ou saber. Atualmente se designa por ciência todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática, baseado em princípios certos. A ciência, em geral, comporta vários conjuntos de saberes nos quais são elaboradas as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos. A metodologia é essencial na ciência, assim como a ausência de preconceitos e juízos de valor. A ciência tem evoluído ao longo dos séculos. Galileu Galilei é considerado o pai da ciência moderna.

9 Agrárias (o)?? Relativo às terras, ao campo, à agricultura: medida agrária;

10 Agricultura Do latim: “agri”(do campo) e “cultura” (cultivo, aproveitamento). Portanto, Agricultura consiste no cultivo ou aproveitamento dos campos. Definições: 1. A arte de cultivar os campos e domesticar os animais, com o fim puramente utilitário. 2. Arte de cultivar ou de melhorar o solo, de modo a fazê-lo produzir a > qtde possível de vegetais próprios ao uso do homem e dos animais domésticos.

11 Outras definições: 3. A arte de retirar do solo de maneira + econômica, a > qtd de materiais úteis ao homem. 4. O esforço do homem em tirar do solo, ou melhor da natureza, os elementos necessários à vida. 5. Arte de cultivar os campos ou o conjunto de operações que transformam o SOLO NATURAL para produção de vegetais úteis ao homem (AURÉLIO). A agricultura é a mais antiga das artes de cultivo da terra “tão velha quanto a existência do gênero humano”.

12 A VIDA, A EVOLUÇÃO E A AGRICULTURA
Para compreendemos o que é agricultura enquanto relação entre uma espécie exploradora e uma ou várias espécies exploradas vivendo num ecossistema cultivado artificialmente, não seria inútil lembrar brevemente algumas noções de ecologia.

13 ECOSSISTEMA Um ecossistema é um conjunto formado pelas interações entre componentes bióticos, como os organismos vivos: plantas, animais e micróbios, e os componentes abióticos, elementos químicos e físicos, como o ar, a água, o solo e minerais. Estes componentes interagem através das transferências de energia dos organismos vivos entre si e entre estes e os demais elementos de seu ambiente.

14 Fatores Bióticos Biótico (bio = vida)
Em ecologia, chamam-se fatores bióticos todos os elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam. Por exemplo, a existência de uma espécie em número suficiente para assegurar a alimentação de outra condiciona a existência e a saúde desta última. Muitos dos fatores bióticos podem traduzir-se nas relações ecológicas que se podem observar num ecossistema, tais como a predação, o parasitismo ou a competição. Fatores bióticos: produtores macroconsumidores microconsumidores.

15 Fatores Bióticos Fatores bióticos:
Produtores: São seres auto tróficos que produzem o seu próprio alimento matéria orgânica a partir da matéria inorgânica Ex. plantas e bactérias. Macro consumidores: São seres heterotróficos que se alimentam de matéria elaborada, ou seja alimentam- se dos seres produtores no caso dos herbívoros e de outros macro consumidores, ou seja os carnívoros. Micro consumidores: São seres decompositores que decompõem a matéria a matéria orgânica em matéria inorgânica devolvendo matéria ao seu seio para serem mais tarde capturadas pelos produtores de novo.

16 Composto Inorgânico Um composto inorgânico é a substância na qual os átomos de dois ou mais elementos são combinados. Alguns compostos são chamados de inorgânicos porque vêm de minerais e não de coisas vivas ou orgânicos. Compostos que contém carbono quase sempre são compostos orgânicos, mas exceções como o dióxido de carbono são inorgânicos.

17 Compostos Orgânicos São os restos, dos seres vivos (plantas, animais, etc). Também é matéria que deriva do que em algum momento foi um organismo vivo. É matéria decomposta ou em decomposição, composta essencialmente de compostos de carbono. Para que se forme matéria orgânica, o carbono se associa ao oxigênio e ao hidrogênio. Por vezes, outros elementos podem se associar aos compostos de carbono, como enxofre ou fósforo. O húmus é uma parte dos elementos não-vivos da matéria orgânica. Um exemplo de matéria orgânica é o nitrogênio. Basta que falte um dos três elementos referidos para já não ser matéria orgânica, é matéria mineral, um exemplo é a água (H2O). Os elementos vivos, cerca de 3%, da matéria orgânica são provenientes as raízes de plantas, minhocas, formigas, cupins, ácaros, bactérias e fungos. Os outros 94% são de elementos não-vivos como restos de plantas em diferentes estágios de decomposição e húmus. É dela que os seres vivos obtêm alimento. Outro nome que pode ser dado a matéria orgânica é húmus.

18 Fatores Abióticos Abiótico ( A =não, bio = vida)
Em ecologia, denominam-se fatores abióticos todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como a luz, a temperatura, o vento, etc. Fatores abióticos: substâncias inorgânicas - ciclos dos materiais compostos orgânicos - ligam o biótico-abiótico regime climático temperatura luz pH oxigênio e outros gases humidade solo

19 Fator limitante e valência ecológica
Todas as espécies de seres vivos encontram no meio onde vivem os recursos necessários à sua existência material: espaço, habitat, nutrição e possibilidade de expulsão dos dejetos de seu funcionamento vital.

20 Fator limitante e valência ecológica
Ora, todos os recursos de um meio, quaisquer que sejam, são limitados. E isso de tal maneira que entre as necessidades crescentes de uma espécie que se multiplica em um meio dado e os recursos limitados desse meio parece, necessariamente, nesse ou naquele momento, uma oposição.

21 Quando a densidade ocupacional dos locais ou dos abrigos se torna muito forte, quando as quantidades de água, de matérias minerais, de pastagem ou de presas disponíveis nesse ou naquele período crítico são totalmente consumidas ou se tornam muito raras para serem ainda acessíveis, então o crescimento dessa população se encontra bloqueado.

22 O mesmo acontece quando os dejetos expelidos por essa ou outras espécies obstruem os locais que elas ocupam, reduzem ou poluem suas fontes de provisão. É chamado de fator limitante o elemento do meio que determina a densidade máxima que a população de uma espécie pode atingir sustentavelmente em um dado local. Evidentemente, os fatores que limitam o desenvolvimento de uma espécie variam de uma espécie para outra e, para a mesma espécie, variam de um meio para outro.

23

24

25

26

27

28

29

30 E que nos encantemos pelas palavras!


Carregar ppt "Curso de AGRONOMIA Disciplina: Introdução à Ciências Agrárias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google