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Empreendedorismo: Quem, O quê, Por quê?

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo: Quem, O quê, Por quê?"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo: Quem, O quê, Por quê?
Aline de Sousa Martins Monique Mitiko R. Chinen Thais Moura Martins dos Santos

2 Agenda 1. Definição de Empreendedorismo
2. A importância das atividades dos Empreendedores 3. Perspectiva processual do Empreendedorismo 4. Empreendedorismo: interseção entre pessoas e oportunidades 5. Empreendedorismo: fontes de conhecimento 6. Descrição dos métodos qualitativos 7. O papel da teoria no campo do empreendedorismo

3 1.Definição de Empreendedorismo
Área de negócios Oportunidades Criar algo novo Desenvolvimento de coisas novas Produção de efeitos

4 Agenda 2. A importância das atividades dos Empreendedores

5 2. A importância das atividades dos empreendedores
Contribuição para o desenvolvimento econômico da sociedade. Possíveis causas: mídia com relatos de empreendedores de sucesso Mudança de “contrato de vínculo empregatício” Mudança nos valores básicos

6 Agenda 3. Perspectiva processual do Empreendedorismo

7 3. Perspectiva processual do empreendedorismo
Decisão de ir em frente, reunião dos recursos Lançar um novo empreendimento Reconhecimento oportunidade Empreendedorismo Construir o sucesso Colher as recompensas

8 Níveis de análise: Micro e Macro
3. Perspectiva processual do empreendedorismo Níveis de análise: Micro e Macro Contexto econômico, tecnológico e social Concentração estudos no indivíduo empreendedor Empreendedorismo Reconhecimento da Oportunidade: -Idéias de pessoas específicas; -Estrutura de conhecimento existentes; -Histórias de vida única; -Estado atual tecnológico; -Período histórico;

9 3. Perspectiva processual do empreendedorismo
Estudos e Pesquisas Nível Grupal: Alunos incentivados por amigos e família e expostos ao ambiente empreendedor, apresentam maior probabilidade para o sucesso; Nível Social: Histórico social e econômico e/ou moram em países com políticas governamentais favoráveis a criação de novos negócios; “Os fatores de nível individual, grupal e social influenciam todas as ações e decisões tomadas pelos empreendedores em todas as fases do processo empreendedor.”

10 Todas as fases são influenciadas por esses três níveis de variáveis
3. Perspectiva processual do empreendedorismo Variáveis de nível individual Variáveis de nível grupal Variável de nível social Todas as fases são influenciadas por esses três níveis de variáveis Idéia p/ novo produto ou serviço e reconhecimento de oportunidades Decisão inicial de prosseguir Reunião dos recursos necessários Lançamento real do novo empreendimento Construção de um negócio de sucesso Colheita das recompensas (saída dos fundadores)

11 Agenda 4. Empreendedorismo: interseção entre pessoas e oportunidades

12 4. Empreendedorismo: interseção entre pessoas e oportunidades
“A interseção entre oportunidades valiosas e indivíduos empreendedores é a essência do empreendedorismo” Oportunidade Economia, Tecnologia, Sociais Reconhecimento do Indivíduo motivad0 Análise dos Riscos & Benefícios

13 Agenda 5. Empreendedorismo: fontes de conhecimento

14 5. Empreendedorismo: fontes de conhecimento
Empreendedorismo tema altamente discutido, Inúmeros auto-intitulados e peritos no assunto; Informações coletadas conforme regras e métodos de estudos utilizadas para ciências físicas até a administração; Gerar fontes confiáveis com base nos métodos mais utilizados por outras áreas; Formas para conhecimento: Observação, Reflexão e Experimentação;

15 Agenda 6. Descrição dos métodos qualitativos

16 6. Descrição de Observação Sistemática
Observar aspectos, manter registros do que se percebe para chegar a conclusões sobre tópicos que deseja estudar e entender; Estuda-se uma hipótese como uma previsão ou explicação ainda não testada para uma série de fatos; Por meio da observação sistemática podemos coletar e analisar os dados para escolher a melhor explicação para a hipótese considerada.

17 6. Descrição de Experimentação
Experimentação: Método não tão eficaz para se estudar empreendedorismo. É possível usá-la em pesquisas relacionadas ao comportamento de indivíduos.

18 6. Descrição do Método de Caso
Reflexão (método de caso): Envolve a coleta de dados sobre uma organização ou sobre pessoas específicas; Informações são utilizadas para se chegar a conclusões sobre quais fatores influenciaram resultados importantes; Caso vilarejo do Sri Lanka (análise para identificar fatores responsáveis pelo sucesso/insucesso dos habitantes); Os métodos qualitativos permitem capturar a complexidade do processo empreendedor.

19 Agenda 7. O papel da teoria no campo do empreendedorismo

20 7. O papel da teoria no campo do empreendedorismo
Estrutura para explicar diversos eventos ou processos: Por que? Como? Etapas do processo: Confiança aumenta Previsões são contrariadas A teoria é modificada A teoria é rejeitada Realizada pesquisa para testar previsões Previsões são confirmadas Teoria sobre algum aspecto Previsões Confiança diminui

21 7. O papel da teoria no campo do empreendedorismo
As teorias nunca são comprovadas de forma final, definitiva. A pesquisa é realizada para coletar evidências e não provar uma teoria. Se um pesquisador tentar “provar” sua teoria poderá perder sua objetividade, pois pode projetar para que a balança pese a favor da teoria.


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