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Como canalizar a notícia de empresa sem identidade jornalística.

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Apresentação em tema: "Como canalizar a notícia de empresa sem identidade jornalística."— Transcrição da apresentação:

1 Como canalizar a notícia de empresa sem identidade jornalística

2 Definição das formas Conteúdo apresentado nem sempre assume um caráter jornalístico ( ver na aula 2 o conceito de notícia sob a perspectiva dos veículos) Assim, necessidade de se delinear o campo da notícia empresarial/organizacional sob o aspecto da forma.

3 Entender a forma Conhecer os canais 1 – jornais, revistas e boletins Natureza técnica, permite que sejam designados veículos principais de jornalismo empresarial/organizacional. 2 – relatórios folhetos e folders, manuais, circulares, etc.. Objetivos diferentes / não assumem características jornalísticas – veículos gráficos de interesse permanente. Importante: distinguir os grupos de publicações – diferença entre notícia empresarial e mensagem empresarial

4 Conhecendo os canais e os públicos Canais para públicos interno e externo Interesses comuns (quando existe) promovem um terceiro tipo de canal jornalístico: publicações mistas. Público interno: empresas usam mais veículos não- jornalísticos (relatórios, balanços, folhetos, etc..) – Mas são os canais jornalísticos os mais apropriados para a comunicação da empresa com a comunidade.

5 A mensagem na publicação interna Envolver áreas do jornalismo, educação, recursos humanos e meio ambiente, entre outras. 1 – Matérias institucionais Normas, regulamentos, portarias, avisos, produtos, serviços, projetos de expansão, etc. 2 – Matérias de motivação Planos assistenciais, benefícios, promoções, prêmios de produtividade, plano de sugestões. 3 – Matérias de orientação profissional Segurança no trabalho, higiene, saúde, programas de treinamento 4 – Matérias associativas Esportes, festas, concursos, bailes, nascimento, etc. 6 – Entretenimento Cruzadas, quadrinho, curiosidades, piadas, etc. 7 – Matérias operacionais Processos de fabricação, inovações tecnológicas, etc. 8 – Família do trabalhador Perfil do empregado, concursos, etc

6 Publicações externas Objetivo: melhorar suas relações (em vários níveis) com os seus diversos públicos externos. Públicos diferentes = dificuldade de sistematização dentro do jornalismo (muitas matérias promocionais) Veículos de utilidade e/ou prestação de serviços, tendendo à neutralidade – matérias nem sempre estão relacionadas à organização – notícia assume diferentes formas: matérias de política institucional; matérias operacionais; motivação; entretenimento, etc. (alguns casos). –Ex.: revistas de companhias aéreas, laboratórios farmacêuticos, entre outras

7 Problemas comuns Indefinição dos objetivos Indefinição de responsabilidade Dimensão da empresa/organização (como atender a públicos de unidades diferentes de uma mesma organização?) Linguagem Seleção dos meios (qual o melhor canal que se adapta à organização) Publicidade (tema polêmico – desaconselhável sob todos os aspectos)

8 Planejamento técnico Definição de objetivos e característica de público. Definição do tipo de veículo Definição do formato e tamanho Definição de periodicidade e tiragem Tipos de papel e impressão Estrutura de distribuição e circulação

9 Definição de objetivos e característica de público Depois de conhecer o tipo de mensagem, busca-se a melhor maneira de transmiti-la. Necessidades a serem conhecidas: Público Nível cultural Padrão socioeconômico Faixas etárias predominantes Padrões de vida comunitária e associativa Caracterização profissional

10 Definição do tipo de veículo Relatórios Circulares Boletins Folhas soltas Folders Folhetos Jornais Revistas Manuais Apostilas

11 Relatórios Grande número de páginas Resultado do trabalho na primeira página Texto em ordem cronológica Linguagem mais técnica e estatística Grande utilização de gráficos Público: especializado

12 Circulares Formato e tamanho menores que o relatório linguagem técnica e estatística (nível mais baixo que no relatório) Mais de uma cor Resumo de relatórios ou pesquisas Objetivo: comunicação de orientação – práticas recomendadas Público: técnico

13 Boletins Veículo da área jornalística Poucas páginas Linguagem média Utiliza-se fotos Logotipo definido Impresso em uma só cor Filtração de resultados de pesquisas (texto- resumo, escrito em ordem cronológica decrescente)

14 Folhas soltas Uma página Linguagem média Veicular avisos e fatos de primeira hora Matérias curtas, objetivas, alto conteúdo Escritas em ordem cronológica decrescente Impressão simples Logotipo definido

15 Folhetos Formato pequeno Tamanho pequeno Logotipo definido Impresso em mais de uma cor Texto objetivo Linguagem média, podendo chegar a níveis mais baixos Divulgar fatos, avisos de primeira mão, recomendações práticas Técnicas mista de redação, de acordo com a matéria Público: técnicos, agricultores, cooperativistas, etc..

16 Folders Menor formato entre os veículos / ou não Logotipo definido desdobrável Sobreposição de imagem visual à linguagem escrita Texto apoiando imagem Presta-se a recomendações de práticas Impresso em mais de uma cor Linguagem de rápida Ordem didática, cronológica e crescente

17 Jornais Nos formatos tablóide, carta, ofício ou A4 (fechado formatro– características mais jornalistas Objetivos múltiplos Avisos de primeira mão Comentários explicativos Artigos assinados; 30% a 40% com ilustrações e fotos Boa determinação de matérias por página Impresso em rotativa (tablóide) ou offset Técnicas redacionais mistas

18 Revistas Veículo mais sofisticado Grande apoio de imagem visual Formato 8 fechado (carta, ofício ou A4) Adequado às grandes reportagens e matérias explicativas Matérias informativas (avisos) Matérias opinativas (artigos assinados, crônicas e editoriais) Grande poder de permanência junto ao público Vantagem: atender a públicos diferentes Perigo: grande exagero na sofisticação e nos recursos gráficos.

19 Manuais Grande volume de textos Poucos recursos gráficos Matérias de orientação Veículo mais didático entre todos Formato diversos Sem periodicidade definida Linguagem numerada (1. 2. 3.) Perigo: pouca acessibilidade em função dos seus parcos recursos de apresentação Vantagem: concentração de resumos e resultados, dentro de uma apresentação cronológica

20 Apostilas Matérias de ensinamento e orientação Matérias ilustradas Parcos recursos de impressão Interesse permanente Pouca preocupação com a linguagem Textos técnicos detalhados Sem limite de páginas Formato padrão – ofício Público: equipes de treinamento

21 Bibliografia REGO, Francisco Galdêncio Torquato. Comunicação Empresarial/Comunicação Institucional. São Paulo: Summus Editorial, 1987..


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