A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Claudinei Sousa Lima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Claudinei Sousa Lima"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Claudinei Sousa Lima
Tecido Nervoso Prof. Claudinei Sousa Lima

2 Tecido Nervoso Compreende mais de um trilhão de neurônios com múltiplas interconexões, que forma um sistema complexo de comunicação neuronal no interior do corpo. Certos receptores produzidos nas terminações dos neurônios, são especializados em receber tipos diferentes de estímulo e traduzi-lo em impulso nervoso que podem ser conduzidos aos centros nervosos, para serem interpretados e iniciar respostas motoras.

3 Neurônios e Células da Neuróglia

4 Neurônio Neurônio é a unidade morfológica e fisiológica do sistema nervoso. É uma célula composta de um corpo celular, onde está o núcleo, e de finos prolongamentos celulares, que podem ser dendritos ou axônios. dendritos são prolongamentos geralmente muito ramificados e que atuam como receptores de estímulos. axônios atuam como condutores dos impulsos nervosos e só possuem ramificações na extremidade.

5 Neurônios - são células responsáveis pela recepção e pela transmissão do impulso nervoso para e a partir do SNC. Células da Glia - cuja função é a proteção e a sustentação metabólica e mecânica dos neurônios.

6 Corpo celular É a região do neurônio que contém o núcleo grande e o citoplasma perinuclear. O citoplasma possui abundante retículo endoplasmático rugoso, presença de muitos polirribossomos, denominados corpúsculos de Nissi. Apresenta um complexo de Golgi bem desenvolvido e muitas mitocôndrias.

7 Corpo celular

8 Dendritos São as terminações sensoriais dos neurônios.
A maioria dos neurônios possuem múltiplos dendritos.

9 Dendritos

10 Axônio Nasce do corpo celular no cone de implantação como um processo único e delgado que se estende por distâncias maiores do corpo celular do que dos dendritos. Podendo chegar a um metro. Na extremidade distal do axônio encontram-se os chamados botões terminais que fazem sinapse com outros neurônios ou com um órgão efetor.

11 Axônio

12

13 Regiões do Neurônio Região interativa e receptiva Região condutiva

14 Integração neuronal

15 Axônio colateral Botões terminais Axônio colateral

16 Classificação dos Neurônios
Segundo o número de dendritos os neurônios podem dividir-se em: Neurônio mono ou unipolar: Um só axônio, nenhum dendrito, presente nos órgãos dos sentidos. Os receptores sensoriais ocupam o lugar dos dendritos. Neurônio bipolar: Um axônio, uma dendrito. Presente também nos órgãos dos sentidos. Neurônio pseudomonopolar: Dendrito e axônio se fusionam perto do corpo neuronal. Neurônio multipolar: Várias dendritos, um axônio. Predomina no sistema nervoso central.

17 Tipos de neurônios

18 Tipos de Neurônios Neurônios aferentes (sensitivo): normalmente situados no epitélio da superfície do animal, apresentando a característica de irritabilidade, detectando as modificações do meio ambiente, tanto interno como externo, ou seja, são sensíveis aos estímulos externos ou internos. Neurônios eferentes ou motores: são especializados na condução do impulso nervoso ao órgão efetuador, que pode ser um músculo ou uma glândula, no caso dos mamíferos. Neurônio de associação: faz sinapse com o axônio do neurônio aferente de um determinado segmento do animal, passando pela corda ventral do animal e fazendo sinapse com o neurônio motor do segmento vizinho, permitindo que um estímulo recebido em um segmento provoque resposta em outro. A concentração dos neurônios de associação aumentou consideravelmente o número de sinapses, permitindo a formação dos gânglios cerebróides nos invertebrados e do encéfalo nos vertebrados.

19 Diferenças funcionais entre neurônios

20

21 Tipos de Sinapses Sinapses Neuromusculares: é a ligação entre as terminações axônicas e as células musculares e nestas ocorre liberação da substância neurotransmissora acetilcolina que estimula a contração muscular. Sinapses Elétricas: ocorrem no sistema nervoso central, atuando na sincronização de certos movimentos rápidos em alguns tipos de neurônios, pois neste o potencial de ação se propaga diretamente do neurônio pré-sináptico para o pós-sináptico, sem intermediação de neurotransmissores.

22 Sinapse Química Tanto nos gânglios do SNA simpático como nos do parassimpático ocorrem sinapses químicas entre os neurônios pré-ganglionares e os pós-ganglionares. Nos dois casos, a substância neurotransmissora da sinapse é a acetilcolina. SNA parassimpático: o neurotransmissor é a acetilcolina, como nas sinapses ganglionares. SNA simpático: o neurotransmissor é, com poucas exceções, a noradrenalina.

23 Sinapse Química

24 Sinapse Elétrica

25 Condução do impulso nervoso
O percurso do impulso nervoso no neurônio é sempre no sentido dendrito --> corpo celular --> axônio.

26 Condução do impulso nervoso

27 Mielinização

28 Neurônio mielinizado O axônio é envolvido por um tipo celular denominado célula de Schwann. Células de Schwann: determinam a formação da bainha de mielina (invólucro lipídico), que atua como isolante térmico e facilita a transmissão do impulso nervoso. Nódulo de Ranvier: região de descontinuidade da bainha de mielina, localizada entre uma célula de Schwann e outra, que acarreta a existência de uma constrição (estrangulamento). Neurilema: A parte celular da bainha de mielina, onde estão o citoplasma e o núcleo da célula de Schwann.

29 Neurônio mielinizado

30 Astrócitos São as maiores células da neuróglia, podendo ser de 2 tipos os protoplasmáticos e os fibrosos. São encarregados de formar a barreira hematoencefálica, e ajudam na cicatrização de áreas danificadas. Participam ainda da nutrição dos neurônios.

31

32 Células ependimárias São células que revestem os ventrículos cerebrais e ainda facilitam o movimento do líquido cefalorraquidiano (LCR). Formam o plexo coróide que secreta o LCR.

33 Micróglia São células encarregadas em fagocitar partículas dentro do sistema nervoso desempenhando papel semelhante aos macrófagos.

34 Oligodendrócitos São células responsáveis pela produção e manutenção da bainha de mielina nos axônios do sistema nervoso central. Um único oligodendrócito pode envolver muitos axônios.

35 Célula de Schwann O prolongamento do neurolemócito (célula de Schwann) forma a bainha de mielina de um axônio no sistema nervoso periférico. Os corpos celulares neuronais no interior dos gânglios são circundados por gliócitos ganglionares


Carregar ppt "Prof. Claudinei Sousa Lima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google