A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguística Aprofundamentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguística Aprofundamentos"— Transcrição da apresentação:

1 Linguística Aprofundamentos
UNIESP Prof. Ivo

2 O Que é Linguística? Linguística é o estudo científico da linguagem verbal humana. Um lingüista é alguém que se dedica a esse estudo; A maior parte do trabalho feito atualmente sob o nome de lingüística é puramente descritivo. Os seus autores estão procurando clarificar a natureza da linguagem sem usar juízos de valor ou tentar influenciar o seu desenvolvimento futuro. Há, também, alguns profissionais (e mesmo amadores) que procuram estabelecer regras para a linguagem, sustentando um padrão particular que todos deveriam seguir.

3 Áreas da Linguística (1)
fonética, o estudo dos diferentes sons empregados em linguagem; fonologia, o estudo das unidades maiores como sílabas, sua acentuação e entonação; morfologia, o estudo da estrutura interna das palavras; sintaxe, o estudo de como a linguagem combina palavras para formar frases gramaticais. semântica, o estudo dos sentidos das frases e das palavras que a integram;

4 Áreas da Linguística (2)
lexicologia, estudo do conjunto das palavras de um idioma, para a elaboração de dicionários e enciclopédias; terminologia, estudo que se dedicada ao conhecimento e análise dos léxicos especializados das ciências e das técnicas; estilística, o estudo do estilo na linguagem; pragmática, estudo de como as oralizações são usadas nos atos comunicativos; filologia, estudo dos textos e linguagens antigas.

5

6 Linguagem Falada e Escrita
Alguns lingüistas entendem que a fala é um objeto de estudo mais importante do que a escrita, por ser uma característica universal dos seres humanos (muitas culturas não possuem a escrita). O fato de as pessoas aprenderem a linguagem oral mais facilmente e mais precocemente do que a linguagem escrita também é outro fator; Na lingüística computacional, os modelos computadorizados são usados para estudar milhares de exemplos da língua escrita.

7 Linguistas (1) Ferdinand de Saussure ( ), cujas aulas de lingüística geral, publicadas postumamente, tiveram grande influência na década de 1920 em diante; esse enfoque foi chamado de “análise estruturalista”; Durante a Segunda Guerra Mundial, Leonard Bloomfield e colegas desenvolveram nos EUA material de ensino para uma variedade de línguas cujo conhecimento era necessário para o esforço de guerra.

8 Linguistas (2) Noam Chomsky desenvolveu um modelo formal de linguagem, conhecido como gramática generativa, que é dominante desde Para ele, haveria uma estrutura universal subjacente a todas as línguas, e a “competência linguística” seria inata; A lingüística cognitiva (George Lakoff e outros) faz um estudo da língua baseado na percepção e conceitualização humana do mundo, se opondo ao estruturalismo, que focaliza o sistema de sons e a gramática.

9 Análise de Estrutura Gramatical

10 A Semiótica de C. S. Peirce
Charles Sanders Peirce ( ) criou a Semiótica ou ciência dos signos. Para ele, o Homem significa tudo que o cerca numa concepçao triádica (firstness, secondness e thirdness); Pierce concluiu que tudo o que parece a consciência, assim o faz numa gradação de três propriedades que correspondem aos três elementos formais de toda e qualquer experiência. Essas categorias foram denominadas: Qualidade, Relação e Representação.

11 Tríade Semiótica Significante

12 Tipos de Signo, segundo Peirce:
O ícone, que mantém uma relação de proximidade sensorial ou emotiva entre o signo, representação do objeto, e o objeto dinâmico em si - exemplo: pintura, fotografia, o desenho de um boneco; O índice, ou parte representada de um todo anteriormente adquirido pela experiência subjetiva ou pela herança cultural. Tem uma ligação física com seu objeto, como uma pegada é um "indício" de quem passou; O símbolo, que de forma arbitrária estabelece uma relação convencionada entre o signo e o objecto - exemplo: o termo cadeira.

13 Funções da Linguagem Roman Jacobson, nascido em Moscou em 1896, distinguiu funções da linguagem: a emotiva, que traduz um sentimento do emissor; a injuntiva, relativa ao destinatário; a referencial, relativa àquilo de que se fala; a fática, relativa ao canal da comunicação; a metalinguística, relativa ao código; a poética, relativa à relação de significação.

14 Linguística e Semiótica
Embora a língua seja considerada o caso paradigmático de sistema de signos, grande parte da pesquisa semiótica se concentra na comunicação não-verbal. Objetos de estudo - como um filme, uma mensagem publicitária - são encarados como textos que transmitem significados, sendo esses significados tomados como derivações da interação ordenada de elementos portadores de sentido, os signos, de maneira análoga aos elementos portadores de significado numa língua; Os semioticistas se voltam cada vez mais para o estudo da cultura popular, sendo hoje em dia comum o tratamento semiótico das novelas de televisão e da música popular.

15


Carregar ppt "Linguística Aprofundamentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google