A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão de Conteúdos do Primeiro Bimestre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão de Conteúdos do Primeiro Bimestre"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão de Conteúdos do Primeiro Bimestre
Sétima Série Ciências 2011

2 Unidade 1: Origem da espécie humana
Teoria Criacionista A origem da vida e do ser humano são criação divina, ou seja, todos os seres vivos, inclusive nós, teríamos sido criados à imagem e à semelhança de Deus, segundo o livro do Gênesis. Entretanto, nosso enfoque será de acordo com a perspectiva da Ciência.

3 Teoria Evolucionista Descreve que todas as espécies que hoje existem tiveram, em um passado distante, um ancestral comum. A partir deste, inúmeras transformações vieram originando um enorme número de espécies diferentes.

4

5 Darwin e Wallace Características biológicas dos seres vivos passam por muitas transformações causadas por fatores de ordem natural; Organismos vivos estão sendo constantemente desafiados pelas condições ambientais em que vivem e somente os mais adaptados sobrevivem.

6 Atualmente... ... A ciência admite que os seres humanos e certos primatas, conhecidos como pongídeos (chimpanzé, gorila e orangotango), têm um ancestral comum na sua história evolutiva.

7

8 Hominídeos Australopithecus: primeiros bípedes Homo habilis:
Primeiros a fazer ferramentas

9 Hominídeos Homo erectus: dominou o fogo.
Homo sapiens neanderthalensis: Usava vestimentas

10 Hominídeos Homo sapiens sapiens: Ser humano atual.
Surgiu há mais ou menos 50 mil anos. Mudanças passaram a ser de ordem cultural e não mais biológicas.

11 Seres humanos atuais Vertebrados (possuem coluna vertebral).
Heterótrofos (não produzem o próprio alimento). Homeotérmicos (corpo mantém temperatura constante independente das condições externas). Vivíparos (embrião dentro do organismo da fêmea durante a gestação). Mamíferos (possuem pelos no corpo e glândulas mamárias).

12 Unidade 2 Reprodução Humana e Saúde
Fases da vida: Infância Puberdade Idade Adulta Velhice

13 Puberdade Fase em que há um conjunto de transformações fisiológicas e anatômicas que anuncia o amadurecimento sexual e o início da adolescência. Início depende do indivíduo (entre 11 e 14 anos) Começam a aparecer as características sexuais secundárias.

14

15 Mudanças corporais determinadas por hormônios:
Hipófise inicia a produção de FSH (hormônio folículo-estimulante) e LH (hormônio luteinizante), que atuam nos testículos e ovários fazendo com que estes órgãos produzam hormônios sexuais. Hormônios sexuais femininos: progesterona e estrogênios. Hormônio sexual masculino: testosterona.

16 Sistema Reprodutor Feminino

17 Ao nascimento: 400 mil células reprodutivas.
Sob estímulo de hormônios da hipófise, a cada mês, geralmente um único ovócito é liberado e amadurece na tuba uterina, torna-se um óvulo e pode ser fecundado. Enquanto isso, o endométrio se torna espesso por ação da progesterona. Se fecundado, o embrião fixa-se no endométrio e inicia seu desenvolvimento. Se não fecundado, óvulo morre e é reabsorvido pelo organismo. Duas semanas depois, o endométrio espesso se desprende e rompe vasos sanguíneos, formando a menstruação.

18 A menstruação pode durar de 2 a 5 dias e ocorre a cada 28 a 30 dias.
Após cerca de 14 dias do início da menstruação, a mulher ovula. O período fértil compreende o período de 3 dias antes a 3 dias depois da ovulação.

19

20 Sistema Reprodutor Masculino
Esperma é uma mistura de espermatozoides com líquidos produzidos pelas glândulas do sistema genital masculino. Quando excitado, o pênis se torna duro e facilita a penetração na vagina e a saída de sêmen.

21 Como acontece uma gravidez
Relação Sexual. Espermatozoides deixados na vagina. Seguem pelo útero e tuba uterina. Fecundação: UM espermatozóide entra no óvulo.

22 A célula resultante da fecundação é a célula-ovo ou zigoto
A célula resultante da fecundação é a célula-ovo ou zigoto. Começa então seu desenvolvimento e em 40 semanas o bebê está pronto para nascer!

23 Gêmeos

24 Métodos Anticoncepcionais
Métodos de barreira – previnem a entrada de espermatozoides no útero, como os preservativos masculino e feminino e o diafragma. As camisinhas masculina e feminina são os únicos métodos anticoncepcionais que também previnem contra transmissão de DSTs!

25 Métodos hormonais – anticoncepcionais orais ou injetáveis com o objetivo de impedir a ovulação, como as pílulas, injeções ou implantes e as pílulas do dia seguinte.

26 Métodos que impedem a implantação do ovo no útero – é o caso do DIU (dispositivo intrauterino).
Métodos comportamentais – eles impedem a fecundação sem uso de métodos artificiais, mas são pouco seguros, como a tabelinha e o método da temperatura.

27 Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
AIDS ou SIDA (síndrome da imunodeficiência adquirida): Causada pelo vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana). Vírus ataca células do sistema imunológico, impedindo-o de realizar sua função, que pe defender o organismo de agressões externas. Nem todo mundo que tem HIV tem AIDS. As doenças oportunistas são as responsáveis pela morte dos indivíduos. Tem tratamento mas não tem cura.

28 Sífilis: Causada por uma bactéria. Três estágios – primário, secundário e terciário. No primário, manifesta-se como feridas na região genital, que somem rapidamente, No secundário aparecem manchas avermelhadas na pele. Quando não tratada adequadamente, chega ao estágio terciário depois de alguns anos, podendo levar o indivíduo à morte. Tem tratamento e cura. Gonorréia: Homes têm corrimento amarelado e ardor ao urinar. Mulheres normalmente não têm sintomas. Herpes Genital: Causada por um vírus. Surgimento de pequenas bolhas nos órgãos sexuais. Tem tratamento pouco eficaz e não tem cura.


Carregar ppt "Revisão de Conteúdos do Primeiro Bimestre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google