A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E-commerce Carlos Freire.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E-commerce Carlos Freire."— Transcrição da apresentação:

1 E-commerce Carlos Freire

2 História

3 Surgimento do comércio
Feudalismo Feiras Renascença

4 Surgimento do comércio
Período das Grandes Navegações Descoberta do Caminho das Índias Descoberta das Américas

5 Surgimento do comércio

6 História do comércio Revolução Industrial – Capitalismo Grandes Navegações – Novos Mercados – Mais riquezas Comércio entre as nações

7 História do comércio Comércio atual Zonas Comerciais Grandes Shoppings Grandes redes varejistas

8 História do comércio Catálogos Globalização Empresas e marcas mundiais Franquias Comércio eletrônico

9 Internet 1960 – Começou a ser idealizada pelo Departamento de Defesa dos USA que desenvolveu uma rede de computadores batizada de Arpanet.

10 O Objetivo era interligar pontos estratégicos, bases militares e centros de pesquisas e de tecnologia, com segurança para evitar ataques externos.

11 A grande evolução em relação às redes já existentes residia no fato de não haver uma central, todos os nós da rede tinham a mesma importância possibilitando que os dados fossem transmitidos em qualquer sentido. Estava-se em plena Guerra Fria.

12 Pouco tempo depois quatro universidades e outras instituições que trabalhavam também com projetos de defesa, conectaram-se à rede e, em 1975, existiam cerca de 100 sites. A troca de mensagens e arquivos já era uma realidade.

13 No mesmo ano, 1975, foi criada a Telenet, primeiro serviço comercial norte-americano de acesso à rede.

14 Em 1983, uma mudança de tecnologia que mudou a linguagem de NCP (Network Control Protocol) para TCP/IP linguagem utilizada até hoje, possibilitou um grande crescimento da rede que passou a se chamar Internet.

15 Em 1991 foi criado o sistema de hipertexto world wide web (www) , que facilitou a nevegação pela rede.

16 Nessa época, 1991, a rede contava com aproximadamente 50 mil redes internacionais, 50% delas nos USA. Em julho de 1995 a rede contava com mais de 6 milhões de computadores conectados à Internet e ainda sistemas portáteis e desktops que ficavam online por alguns momentos. Era a segunda geração da web.

17 Em 1994 foi criado o Yahoo!; 1997 o Google; 1998 o MSN; 2009 o Bing. A velocidade das transformações e do surgimento de novidades era impressionante.

18 No Brasil a Internet chegou em 1989 quando uma rede conectou a FAPESP ( Fundação de Amparo à Pesquisa SP) ao Fermilab (Laboratório de Física de Altas Tecnologias de Chicago/ EUA) para troca de arquivos e correios eletrônicos.

19 No mesmo ano, 1989, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) colocou no ar a rede Alternex. Em 1991 essa rede foi liberada para ONGs, universidades e setores ligados à atividade acadêmica.

20 Ainda em 1989 o Ministério de Ciência e Tecnologia inaugurou a RNP – Rede Nacional de Pesquisa que foi fundamental para a implantação da Internet no Brasil, tanto no aspecto da tecnologia, quanto na capacitação de recursos humanos, políticas de preço, gestão e uso.

21 Finalmente, em 1995, por iniciativa dos Ministérios das Telecomunicações e de Ciência e Tecnologia deu-se a abertura da Internet para o setor privado e exploração comercial.

22 O Crescimento foi muito rápido, passando de 100 mil usuários, em 1996, para um milhão de pessoas em 1998. Em um período de 10 anos o Brasil chegou a 67,5 milhões de usuários.

23 Nessa época, relatórios da ITU (União Internacional de Telecomunicação) apontava para 1,7 bilhão de internautas no mundo (26% da população mundial). O relatório atual dá conta de quase 3 bilhões de usuários, 40% da população mundial.

24 Três gerações de Internet:
1a geração – Internet 1.0 Internet como surgiu, com sites estáticos e pouca interatividade.

25 2a geração – Internet 2.0 A Era Social, internet interativa, surgimento dos blogs, redes sociais, conteúdo produzido pelos próprios internautas.

26 3a geração – Internet 3.0 Estamos vivendo essa transição, caracterizada pela informação de forma organizada o que possibilitará que não só os humanos, mas as máquinas possam entender e responder a pesquisas e perguntas. Também é conhecida como Web Semântica ou Web Inteligente.

27 3a geração – Internet 3.0 Outra característica da Internet 3.0 é que a navegação deixa rastros que passam a ser utilizados para apresentar aos usuários informações ligadas àquilo que ele pesquisou.

28 Se fizermos uma pesquisa de viagem nas férias, ou mesmo comentarmos isso nas redes sociais, passaremos a receber ofertas de agências de viagens. É importante ler os contratos de todas as redes em que nos cadastramos, para saber ao que estaremos expostos.

29 Já se fala em Web 4.0 que será caracterizada por redes fechadas, dentro da rede global, o Facebook já é um exemplo. Outra característica é a Internet restrita, como já ocorre em países como China, Arábia Saudita e Egito. Sites destinados apenas a locais específicos.

30 Outra tendência é a de sites e portais começarem a cobrar pelo acesso.
Crescimento dos aplicativos, que já é uma realidade. Pequenos feudos baseados em sistemas operacionais específicos: OSX, Android, WindowsPhone.

31 A atividade do Marketing também passou por grandes transformações em função do surgimento da Internet. Pontos positivos e pontos negativos são identificados em relação a essa nova situação.

32 A evolução da Internet no Brasil:
2,5 milhões de usuários milhões de usuários

33 Classes C, D, E 52% dos usuários
Desde 2007 se vendem mais computadores que televisores no Brasil.

34 Base de computadores no Brasil (FGV) 100 milhões (2012)
50 milhões acessam a rede atualmente 38 milhões de casa 35% acessam por intermédio de lan houses 16% acessam da escola

35 Brasileiro passa em média 48 h / mês na Internet
Buscas (search) 85,5% Redes sociais Entretenimento Mensagens Instantâneas Compras 62,1% Blogs Informações e notícias Fotos

36 Pequenas e Médias Empresas (PMEs)
Fonte: ACSP – 2010 60% possui site próprio 36% realizam negócios pela Internet

37 Cetic.br Pesquisa Proporção de domicílos que possuem computador na Região Norte; Tipo de Computador; Empresas na Região Norte que tem área ou departamento de TI; Empresas na região Norte que têm mais de 10 computadores.


Carregar ppt "E-commerce Carlos Freire."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google