A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sugestões literárias: incentivo à leitura SISTEMA DE BIBLIOTECAS Bibliotecária Michele Marques Baptista.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sugestões literárias: incentivo à leitura SISTEMA DE BIBLIOTECAS Bibliotecária Michele Marques Baptista."— Transcrição da apresentação:

1 Sugestões literárias: incentivo à leitura SISTEMA DE BIBLIOTECAS Bibliotecária Michele Marques Baptista

2 A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede. Carlos Drummond de Andrade Carlos Drummond de Andrade A importância de incentivar a leitura Sabemos que o individuo que lê desenvolve o senso crítico e melhora a escrita. Para tanto, cabe ao papel do bibliotecário e das bibliotecas (públicas, escolares, universitárias) incutir em seus usuários que a literatura é algo bom, natural, fácil e prazeroso. Faz- se imprescindível que o convívio com os livros extrapole o desenvolvimento sistemático do hábito de leitura e que a literatura passe a ser difundida com mais intensidade nas bibliotecas.

3 A presença da literatura nas bibliotecas propicia a exploração de inúmeras possibilidades de educação no desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos usuários. Ela é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive. no texto literário há um trabalho estético com a linguagem, que suscita o imaginário, desperta emoções, possibilita a fruição de sentidos múltiplos. ( MAIA, 2007, p. 52 ) A literatura difundida em bibliotecas

4 A biblioteca tem seu papel como mediadora em hábitos de leitura. Mediar a leitura na biblioteca, significa fazer fluir material de leitura até o leitor, eficiente e eficazmente, formando e preservando leitores. Significa uma postura ativa, de acordo com uma biblioteca moderna, atual e aberta.

5 Através deste pensamento sobre mediação de leitura que foi adotado na Biblioteca Central e em algumas setoriais, expositores contendo sugestões literárias como um dos serviços oferecidos para o incentivo à leitura junto à comunidade. As sugestões literárias como processo de incentivo à leitura

6

7 Em qualquer tipo de biblioteca, os produtos e serviços oferecidos e as atividades desenvolvidas diferem de acordo com alguns aspectos como: o público a que se destina, o tipo de suportes físicos nela armazenados, os interesses e as habilidades dos usuários que são atendidos por ela e até mesmo os recursos financeiros, ou seja, verbas destinadas a compra de materiais. Foi também pensando nestes aspectos que este serviço de divulgação das sugestões literárias foi adotado pelo Sistema de Bibliotecas da UCS, estabelecendo uma atividade sociocultural entre a biblioteca e seus usuários.

8 Como funciona este serviço? Muitos destes livros colocados em exposição foram adquiridos através do pagamento de multas. O usuário que está em débito com a biblioteca possui duas opções de quitação: - mediante pagamento com cheque-presente, com isso ele ganha 20% de desconto no valor da sua multa. O usuário então traz um cheque-presente de qualquer livraria, e este cheque-presente é trocado por livros de literatura; - outra opção é a doação de livros de uma lista específica para pagamento da multa. O bibliotecário, conforme o valor da multa, estipula quantos livros serão necessários. Esta lista encontra-se disponível no próprio site da biblioteca e no balcão de empréstimo.

9 Lista com os livros para pagamento de multa

10 O processo de aquisição de livros para o Sistema de Bibliotecas da UCS, funciona da seguinte forma: Por que somente obras literárias? a) obras que façam parte das listas bibliográficas básicas e complementares das disciplinas dos cursos de graduação; b) obras necessárias para cursos em fase de implantação e/ou em fase de reconhecimento, disciplinas novas e/ou alterações de currículos; c) atualização das obras de referência; d) material destinado a atender as linhas de pesquisa e de extensão; e) reposição de obras desaparecidas e/ou danificadas devida a sua grande utilização; f) obras indicadas pelo corpo docente dos cursos de pós-graduação. Sendo assim, para compra de livros literários foi adotado este sistema de doação de livros da lista específica ou cheque-presente, já que conforme a aquisição, este tipo de material não consta como pedido de compra.

11 Como é realizada a escolha de livros com cheque-presente São escolhidos livros chamados literatura da moda, lançamentos literários ou através de sugestões dos usuários. Alguns livros de literatura possuem seus assuntos destacados durante determinado período, como: livros sobre vampiro (Coleção Crepúsculo = Stephenie Meyer, Diários do vampiro = L. J. Smith), suspense com religião (O código Da Vinci, Anjos e demônios = Dan Brown), romance (Nicholas Sparks), anjos (Cidade dos anjos caídos = Cassandra Clare), literatura erótica (Cinquenta tons de cinza = E. L. James, Crossfire = Sylvia Day), literatura espírita e auto-ajuda. Como é realizada a escolha de livros para a lista Atendendo aos critérios citados acima, é feita uma pesquisa nos sites das principais livrarias com relação a lançamentos e pré- vendas. Também é feita uma pesquisa no site Sobre livros, Skoob, notícias na Internet, volumes que faltam para completar a coleção.

12

13 Livros de literatura mais emprestados - período de 2007 a jul BROWN, Dan. O código Da Vinci KING, Stephen. A torre negra YOUNG, William Paul. A cabana TOLKIEN, John Ronald Reuel. O senhor dos anéis GILBERT, Elizabeth. Comer, rezar, amar HOSSEINI, Khaled. O caçador de pipas SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira BROWN, Dan. Anjos e demônios PULLMAN, Philip. Fronteiras do universo ZUSAK, Markus. A menina que roubava livros LARSSON, Stieg. Millennium HOSSEINI, Khaled. A cidade do sol BROWN, Dan. Ponto de impacto BROWN, Dan. O símbolo perdido

14

15 Livros de literatura mais emprestados - jan. a jul JAMES, E. L. Cinquenta tons de cinza COLLINS, Suzanne. Jogos vorazes YOUNG, William Paul. A cabana POZENATO, José Clemente. A cocanha ZUSAK, Markus. A menina que roubava livros SPARKS, Nicholas. O melhor de mim SPARKS, Nicholas. Querido John FUNKE, Cornelia Caroline. Mundo de tinta DAY, Sylvia. Crossfire 3.v SPARKS, Nicholas. A escolha CURY, Augusto. O vendedor de sonhos: o chamado - 89 SPARKS, Nicholas. Um porto seguro - 79 CABOT, Meg. Insaciável - 75 MEDEIROS, Martha. Doidas e santas - 74

16

17 Benefícios adquiridos com este serviço aumento no número de empréstimo e reserva; aumento no número do acervo literário; maior incentivo à leitura.

18 Referências COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro; MARCHI, Diana Maria. A formação do leitor jovem: temas e gêneros da literatura. Erechim, RS: Edelbra, 2009 MAIA, Joseane. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Paulinas, RAMALHO, Cristina. O livro e a leitura na lei federal de incentivo. São Paulo: Metalivros, c2002. VIEIRA, Adriana Silene [et.al]. Alfabetização e linguagem: organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura. Campinas: Unicamp, 2007.


Carregar ppt "Sugestões literárias: incentivo à leitura SISTEMA DE BIBLIOTECAS Bibliotecária Michele Marques Baptista."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google