A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IV ENCONTRO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE IPATINGA Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IV ENCONTRO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE IPATINGA Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa."— Transcrição da apresentação:

1 IV ENCONTRO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE IPATINGA Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isto aprendemos sempre. Paulo Freire Sejam bem-vindos!

2 PAUTA: 1.Boas vindas. 2.Socialização das Sequências Didáticas. 3.Avaliação Integrada 4.Intervalo 5.Planejamento e avaliação. 6.Levantamento de metas (conteúdos e habilidades) para Avaliação Integrada.

3 Apresentação das Escolas ( Troca de experiências) E. M. Altina Olívia Gonçalves E. M. Levindo Mariano E. M. Everson Magalhães Professora: Márcia Adriene

4 AVALIAÇÃO INTEGRADA 2012 Objetivo principal: Mediante o resultado apontado, redimensionar as intervenções pedagógicas em busca da melhoria da qualidade do ensino. Datas de realização: 13 de novembro: Língua Portuguesa,Ciências, Inglês e Discursiva. 14 de novembro: Matemática, Geografia e História. Objetivos a serem avaliados: Metas do 1º, 2º, 3º e 4º bimestres (Obs.: Metas do 4º bimestre trabalhadas até o dia 10 de novembro).

5 AVALIAÇÃO INTEGRADA 2012 Formato: 30 questões objetivas com 4 alternativas cada, tendo apenas uma alternativa correta por questão. 5 questões por disciplina e uma questão discursiva, cobrando habilidades de produção textual. Correção: Questões objetivas: responsabilidade do aplicador, exceto professor de Língua Portuguesa. A correção será feita a partir do gabarito e registrada no formulário da turma. Questão discursiva: professor de Língua Portuguesa e equipe organizada pela escola.

6 AVALIAÇÃO INTEGRADA 2012 Pontuação Questões objetivas: 3 pontos cada uma das 30 questões (90 pontos). Por disciplina: 15 pontos. Questão discursiva: 10 pontos O professor que optar por utilizar o resultado da avaliação para o 4º bimestre poderá fazê-lo, somando o resultado obtido em sua disciplina com os pontos obtidos na questão discursiva, podendo atribuir a cada uma o valor que achar conveniente.

7 Elaboração das questões Ser de múltipla escolha, tendo 4 alternativas cada questão. Especificar o conteúdo a ser explorado na questão. Indicar o objetivo para a avaliação da aprendizagem. Elaborar a questão estabelecendo parâmetros. QUESTÃO ___ Conteúdo: _________________ Objetivo: __________________

8 Elaboração das questões Elaborar questões que exijam diferentes operações do pensamento. Elaborar questões que envolvam habilidades de leitura e interpretação. Prazo máximo de máximo de envio das questões para o até 05 de outubro de As questões da avaliação serão selecionadas por uma equipe formada por coordenadores de escolas da área e pela assessoria do CENFOP.

9 Dicas para elaboração de itens de múltipla escolha Os itens – ou seja, as questões de uma avaliação – medem os conhecimentos, as competências e as habilidades que o aluno tem desenvolvido em relação a um determinado conteúdo. Existem dois tipos básicos de itens: os itens de resposta livre, e os itens objetivos ou itens de múltipla escolha. O primeiro tipo de item é o mais comum nas atividades do dia a dia escolar e o segundo tipo de item é o que caracteriza as avaliações internas ou a Avaliação Institucional.

10 Texto-base É texto que motiva ou compõe a situação-problema apresentada no item. Textos verbais e não verbais podem ser utilizados como textos-base. Enunciado É a instrução da tarefa a ser executada pelo aluno. Deve ser expressa de maneira clara e objetiva. Alternativas São as possibilidades de respostas para a situação-problema apresentada. As alternativas dividem-se em gabarito (a única alternativa correta) e distratores (as alternativas incorretas à resolução da situação problema). Elementos constitutivos de um item (questão) de múltipla escolha

11 As etapas para a elaboração de itens: I. Selecionar a habilidade que será avaliada. ENSINO PARA COMPETÊNCIAS Competência é a capacidade do sujeito mobilizar recursos (cognitivos) visando abordar uma situação complexa. Habilidade está associada ao saber fazeralgo específico.Isto significa que o termo está associado a uma ação, física ou mental, indicadora de uma capacidade adquirida. Assim, identificar, relacionar, correlacionar, aplicar, são verbos que podem indicar a habilidade do sujeito em campos específicos. (Vasco Moreto)

12 2. Definir a situação-problema a ser trabalhada no item e elaborar o texto-base. Ao elaborar itens, deve-se ter o cuidado de torná-los significativos, interessantes e atrativos aos alunos. 3. Elaborar o enunciado é importante redigir o enunciado de maneira clara e objetiva, procurando evitar que o aluno erre o item porque não compreendeu o que estava sendo perguntado.

13 Não se aconselha empregar termos negativos, como EXCETO, INCORRETO, NÃO, ERRADO, FALSO. Deve-se preferir a formulação de itens positivos. O item deve testar a habilidade desenvolvida pelo aluno e não a sua capacidade de memorização. 4. Elaborar as alternativas. 5. Revisar o item. As etapas para a elaboração de itens

14 QUESTÃO 01 A MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS DE UM LUGAR PARA OUTRO OCORRE COM FREQUÊNCIA ENTRE CIDADES, ESTADOS E ATÉ MESMO PAÍSES. A MOTIVAÇÃO DESSA MOVIMENTAÇÃO PODE SER VARIADA, MAS SEMPRE TEM COMO OBJETIVO A MELHORIA DE VIDA. SABENDO DESSA INFORMAÇÃO, RESPONDA QUE CONCEITO GEOGRÁFICO FOI DEFINIDO NESSA EXPLICAÇÃO? A( )Fecundidade B( )Crescimento Vegetativo C( )Migração D( )Crescimento Demográfico Fonte: Educopédia Conteúdo: Região Sudeste: Aspectos socioeconômicos Habilidade:Entender as razões que atraíram um elevando contingente populacional para essa região e as razões da atual queda dessa atração EXEMPLOS DE QUESTÕES PARA ANÁLISE

15 Conteúdo:Região Centro-Oeste: Aspectos socioeconômicos Habilidade:Reconhecer os indicadores sociais do Centro-Oeste; Observe o gráfico ao lado sobre a expectativa de vida do Brasil. Ao comparar a região centro-oeste com as demais, podemos afirmar que: A( )A região centro-oeste está abaixo da média brasileira; B( )A região com maior expectativa de vida é o nordeste. C( )Todos os três estados do centro-oeste estão na média do Brasil; D( )A região centro-oeste estaria na última colocação entre as cinco regiões. Fonte: Educopédia

16 Conteúdo: Região Centro-Oeste: Aspectos socioeconômicos Habilidade: Identificar as principais atividades econômicas e os problemas ambientais da região. A região centro-oeste ficou conhecida pela sua capacidade na produção agropecuária, especialmente pela expansão da soja e do gado. Sobre este assunto, observe a charge ao lado. Assinale a alternativa que explique corretamente o problema ambiental que a charge revela: A( )A charge demonstra que a região centro-oeste foi muito devastada para dar lugar a agropecuária. B( )A charge mostra a crise econômica da região centro-oeste pois só existe um boi. C( )A charge não revela nenhum problema ambiental, mas sim a falta de infra-estrutura. D( )A charge demosntra um grande fazendeiro apresentando seu gado para um comprado estrangeiro. FonteÇ Educopédia

17 Conteúdo: A inclusão do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em escolas públicas e particulares e sua implicação sócio-educacional. Habilidade: Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social. Questão 32 (ENEM 2011) A lei , de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do Dia da Consciência Negra. (Disponível em: Acesso em: 27 jul 2010 (adaptado). A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque a) legitima o ensino das ciências humanas nas escolas. b) divulga conhecimentos para a população afro-brasileira. c) reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura. d) garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso à educação. e) impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.

18

19 Os alunos deveriam compreender relações de causa e consequência para deduzir que a resposta (D) está incorreta. A dificuldade diagnosticada está no nível de elaboração da questão.

20 Trabalho em Grupo: Planejamento Grupo 1: Ensino Regular História e Geografia Reavaliar o 3º bimestre e organizar o planejamento 4º bimestre ( História e Geografia). Avaliação da proposta anual. Grupo 2:PAT – Reavaliar o 3º bimestre e organizar o planejamento 4º bimestre Planejamento 4º bimestre e Avaliação Global 3º bimestre(História e Geografia). Grupo 3: PAT, Ensino Regular Levantamento de metas (conteúdos e habilidades) para Avaliação Integrada.

21 Obrigada! Maria da Consolação Paiva Lainha Mirian Arruda


Carregar ppt "IV ENCONTRO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE IPATINGA Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google