A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educomunicação: leitura crítica da comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educomunicação: leitura crítica da comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 Educomunicação: leitura crítica da comunicação
Dra. Lígia Beatriz Carvalho de Almeida Profa. Assistente do curso de Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação Universidade Federal de Campina Grande

2 Mensagens midiáticas Conteúdos para análise: Culturais Mercadológicos
Ideológicos Ismar de Oliveira Soares. Para uma Leitura Crítica da Publicidade. São Paulo: Edições Paulinas, 1984

3 Perfil Cultural Executiva Mulher objeto TEMA: MULHER Politizada Mãe
Dona de Casa

4 Perfil Mercadológico Revista Veja, especial Mulher 2010:
As mulheres, indutoras de consumo, têm papel fundamental nesta sociedade que se expande. Segundo o instituto Data Popular, elas são 36 milhões, que, até o fim deste ano, terão movimentado 158 bilhões de reais, o equivalente a 30% da renda de todas as brasileiras. Os filhos são importantes, mas a razão da existência vai além da prole: 36% das jovens ouvidas pela pesquisa citam como maior sonho a realização profissional.

5 Perfil ideológico Ideologia?
Formas como se elabora o sentido para estabelecer e sustentar relações de dominação: “o sentido pode criar ativamente e instituir relações de dominação; sustentar, querendo significar que o sentido pode servir para manter e reproduzir relações de dominação através de um contínuo processo de produção e recepção de formas simbólicas” (THOMPSON,1995, p. 79) THOMPSON, J.B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

6 Representação da mulher na propaganda CONTEMPORÂNEA Desenvolvendo o olhar crítico

7 MULHER OBJETO  "É pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra. Devassa negra. Encorpada, estilo dark ale de alta fermentação. Cremosa com aroma de malte torrado." Ideologia que associa a mulher, principalmente a afro descendente, às mercadorias de consumo.

8 Que tal usar outra representações?

9

10

11

12 O que a publicidade aconselha a fazer?
Dia das mães O que a publicidade aconselha a fazer?

13 Dar presente da PanVel! Farmácia

14 Surpreender com um presente ÚNICO!

15 Dar o presente QUE ELA MERECE!

16 Dar o presente QUE ELA MERECE!

17 Declarar seu estilo Torra Torra!

18 Nova Flor, flores e presentes São Caetano do Sul
Tirá-la do sério! Nova Flor, flores e presentes São Caetano do Sul

19 Dar TUDO para ela!

20 Comemorar com uma prancha NKS!

21 Ou sobre uma prancha!

22 Mãe, às vezes, determina tudo, até qual deve ser seu próprio presente.

23

24

25 Representação Mas, afinal, como é a mãe brasileira na mídia?
Vejamos diversas campanhas de anunciantes em 2014

26

27

28

29

30 Manaíra Shopping

31

32

33

34

35

36

37

38 Quantas com biotipo nordestino? Quantas com biotipo europeu?
ANÁLISE QUANTITATIVA Quantas orientais? Quantas afrodescente? Quantas com biotipo nordestino? Quantas com biotipo europeu? Quais as faixas etárias?


Carregar ppt "Educomunicação: leitura crítica da comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google