Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMirela Carias Alterado mais de 10 anos atrás
1
10 coisas que as universidades precisam fazer para melhorar o ensino do jornalismo António Granado, Dez. 2009
2
Tendências actuais Perda de influência dos media tradicionais Digitalização crescente Efeito de rede Participação alargada Múltiplos canais de distribuição Excesso de informação
3
Sinais O DAILY TELEGRAPH anunciou que vai criar uma divisão de empreendedorismo, cujo objectivo é procurar novas formas de financiamento. A equipa terá 50 pessoas. O JORNAL The Washington Post decidiu fechar as suas delegações em Chicago, Los Angeles e Nova Iorque. EX-EDITOR do Chicago Tribune lançou site de notícias locais para competir com o seu ex-empregador. YOUTUBE lançou YouTube Connect, uma ferramenta para ligar cidadãos-jornalistas e empresas jornalísticas. BBC nomeou o seu primeiro editor de comunidades.
4
Sinais TORONTO Star contratou outsourcing. DETROIT Free Press publicou estórias encomendadas pelos anunciantes. NEW YORK U. lançou novo programa de jornalismo – Studio 20, Project-based learning GOVERNO francês lançou programa de oferta de assinatura de jornal a jovens 18-24. SOITU.ES fechou em Espanha.
5
Sinais O NEW York Times vai despedir 100 jornalistas. NIIU, o primeiro jornal personalizado, nasceu na Alemanha. THE GUARDIAN contratou bloggers para escrever notícias locais – Cardiff, Leeds e Edimburgo. NOS ÚLTIMOS três anos os cortes de despesa nos jornais americanos atingiram 1600 milhões de dólares – 1060 milhões de euros PUBLICIDADE online ultrapassou TV no Reino Unido.
6
Os media estão todos iguais
8
http://popacular.com/gigatweet/ http://www.personalizemedia.com/garys- social-media-count/
9
Consequências O ecossistema mediático está a transformar-se a grande velocidade O trabalho jornalístico não será aquele a que estamos todos habituados O papel do jornalista continuará a ser essencial mas diferente A universidade precisa de mudar a forma de ensinar jornalismo
10
Novo perfil do jornalista Empreendedor Contador de estórias Especialista numa área Multi-plataformas Facilitador Curador de conteúdo
11
Propostas de Steve Buttry Social media Interactive databases and computer-assisted reporting Programming Mobile journalism The business of journalism Community engagement Digital content in specialized courses http://stevebuttry.wordpress.com/2009/11/24/curriculum-advice-for-journalism-schools/
12
Propostas de Steve Buttry Visual journalism Live coverage Managing digital content Design Blogging Link journalism Law and Ethics
13
10 coisas que as universidades precisam fazer para melhorar o ensino do jornalismo
14
1 Rever rapidamente os seus curricula
15
2 Apostar na especialização e não nos meios
16
3 Incentivar os alunos a criar identidade profissional desde o primeiro ano
17
4 Não descurar as novas profissões dos média
18
5 Pôr a tónica no empreendedorismo
19
6 Organizar bootcamps intensivos (1 semana/8 h por dia)
20
7 Produzir para fora e não para dentro
21
8 Abrir-se à colaboração com outras universidades para produção de conteúdos
22
9 Criar parcerias com empresas
23
10 Criar os seus próprios meios de comunicação
24
10 Universities, both public and private, should become on-going sources of local, state, specialized subject, and accountability news reporting as part of their educational missions. They should operate their own news organizations, host platforms for other nonprofit news and investigative reporting organizations, provide faculty positions for active individual journalists, and be laboratories for digital innovation in the gathering and sharing of news and information. Downie, Leonard e Schudson, Michael (2009). The Reconstruction of American Journalism
26
Obrigado agranado@publico.pt
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.