A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOVIMENTO AMBIENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOVIMENTO AMBIENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 MOVIMENTO AMBIENTAL

2 MUNDO Década de 1960 Com base na Sociedade Civil
Concomitantemente a outros movimentos sociais:movimentos feminino, estudantil, sindical, racial, Gay, etc. Articulado por grandes empresários Relacionado a dependência do petróleo

3 BRASIL Década de 1970 Articulado, principalmente, pelo Estado, que objetivava a fomentação das multinacionais Envolvendo empresários Incorporado por alguns movimentos sociais: seringueiros Encorpado pelos Exilados políticos

4 ESTRUTURAÇÃO DO MOVIMENTO AMBIENTAL

5 ACONTECIMENTOS 1962 Primavera Silenciosa 1968 Criação do Clube de Roma
1972 Os Limites do Crescimento CNUMAH- Estocolmo/criação PNUMA 1987 Formação do Conceito de Desenvolvimento Sustentável 1992 CNUMAH- Rio de Janeiro. Base para Agenda 21, Protocolo de Kyoto, Diversidade Biológica, Florestas, etc

6 CONCEITOS SUSTENTABILIDADE MEIO AMBIENTE IMPACTO AMBIENTAL

7 SUSTENTABILIDADE Processo de transformação, no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação da evolução tecnológica e a mudança institucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender às necessidades humanas. (CMMAD, 1991)

8 Considerar a sustentabilidade somente do ponto de vista ecológico é um erro tão grave quanto restringi-la ao econômico, ao social ou ao cultural. O conceito de desenvolvimento sustentável tem três vertentes principais: crescimento econômico, equidade social e equilibrio ecológico.

9 MEIO AMBIENTE Constituição Federal de 1988: “bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida” Resolução CONAMA 306:2002:“Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis, influencia e interações de ordem física, química, biológica, social, cultural e urbanística, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas” “... um conjunto de fatores naturais, sociais e culturais que envolvem um indivíduo e com os quais ele interage, influenciando e sendo influenciado por eles” (LIMA-E-SILVA in TRIGUEIRO, 2005, 77).

10 IMPACTO AMBIENTAL IMPACTO AMBIENTAL DEVE SER ENTENDIDO COMO UM DESEQUIBRIO OCORRIDO NATURALMENTE, OU POR AÇÃO DO HOMEM, SOBRE O MEIO AMBIENTE.

11 PODEM SER CLASSIFICADOS EM:
IMPACTOS AMBIENTAIS EM ECOSSISTEMAS NATURAIS IMPACTOS AMBIENTAIS EM ECOSSISTEMAS AGRÍCOLAS IMPACTOS AMBIENTAIS EM SISTEMAS URBANOS

12 ECOSSISTEMA NATURAL - Extração da madeira para fins comerciais;
- instalação de projetos agropecuários; - implantação de projetos de mineração; - construção de usinas hidrelétricas; - incêndio.

13 ECOSSISTEMAS AGRÍCOLAS
a poluição com agrotóxicos; - a erosão.

14 SISTEMAS URBANOS Poluição do ar: Inversão térmica Ilha de calor
Efeito estufa Destruição da camada de ozônio Chuvas ácidas Poluição do solo: lixo Poluição das águas: efluentes

15 As causas da Poluição Atmosférica
Os escapamentos dos veículos automotores emitem gases como o monóxido (CO) e o dióxido de carbono (CO2 ), o óxido de nitrogênio (NO), o dióxido de enxofre (SO2) e os hidrocarbonetos. As fábricas de papel e cimento, indústrias químicas, refinarias e as siderúrgicas emitem óxidos sulfúricos, óxidos de nitrogênio, enxofre, partículas metálicas (chumbo, níquel e zinco) e substâncias usadas na fabricação de inseticidas.

16

17 EFEITO ESTUFA Todo o processe que cria o efeito estufa é natural. Caso não existisse, a temperatura da superfície seria cerca de 34 graus mais baixa, praticamente impedindo a vida na Terra. Alguns gases, como o CO2 (dióxido de Carbono) criam uma espécie barreira, exatamente igual a uma estufa, daí o nome do efeito. Essa barreira deixa passar livremente os raios solares mas impede que o calor saia. Pelo exposto, é fácil concluir que um aumento no nível de CO2 na atmosfera aumentará a quantidade de calor aprisionado. Esse aumento de temperatura pelo efeito estufa é a causa primária do fenômeno do aquecimento global. Como se vê, o Efeito Estufa gerado naturalmente pela natureza é fundamental para a vida na Terra. No entanto, se a composição dos gases for alterada, para mais ou para menos, o equilíbrio térmico da Terra também sofrerá mudanças. O CO2 é responsável por cerca de 64% do efeito estufa e é formado pela queima incompleta dos combustíveis fósseis, entre eles o petróleo, gás natural, carvão e a queima de florestas

18

19 CHUVA ACIDA Inicialmente, é preciso lembrar que a água da chuva já é naturalmente ácida. Devido à uma pequena quantidade de dióxido de carbono (CO2) dissolvido na atmosfera, a chuva torna-se ligeiramente ácida, atingindo um pH próximo a 5,6. Ela adquire assim um efeito corrosivo para a maioria dos metais, para o calcário e outras substâncias. Quando não é natural, a chuva ácida é provocada principalmente por fábricas e carros que queimam combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.

20

21 DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO
A camada de ozônio protege a terra dos raios ultravioleta do sol, que são extremamente prejudiciais à vida. Ela está situada na faixa de 15 e 50 km de altitude.  Os CFCs (clorofluorcarbonos) são compostos altamente nocivos a este escudo natural da terra. O CFC é uma mistura de átomos de cloro e carbono. Presentes no ar poluído, o CFC é transportado até elevadas altitudes quando é bombardeado pelos raios solares ocasionando a separação do cloro e do carbono. O cloro, por sua vez, tem a capacidade de destruir as moléculas de ozônio. Basta um átomo de cloro para destruir milhares de moléculas de ozônio (O3 ) formando um buraco, pelo qual, os raios UV passam chegando a atingir a superfície terrestre.

22 Resíduo não é lixo é preciso diferenciar lixo de resíduos sólidos - restos de alimentos, embalagens descartadas, objetos inservíveis quando misturados de fato tornam-se lixo e seu destino passa a ser, na melhor das hipóteses, o aterro sanitário. Porém, quando separados em materiais secos e úmidos, passamos a ter resíduos reaproveitáveis ou recicláveis.

23 Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (IBGE 2002), os resíduos sólidos domiciliares e comerciais coletados diariamente atingiu a marca de 228,4 mil toneladas.

24 A deposição de resíduos a céu aberto é considerada ilegal pela Lei de Crimes Ambientais, mesmo assim 59,5% eram destinados desta forma, ou seja, 146,8 mil toneladas por dia, no período da pesquisa. Para aterros controlados seguiam 19,9% dos resíduos coletados e apenas 14,9% iam para os aterros sanitários.

25 RESÍDUOS Domiciliares, Comerciais, Industriais, Hospitalares, etc
Resíduos com alto grau de contaminação Legislação específica para descarte de alguns resíduos Obrigatoriedade de Logística reversa

26 RESÍDUOS E CONTAMINAÇÃO

27 OS 3 Rs REDUZIR REUTILIZAR RECLICLAR

28 COLETA SELETIVA DE LIXO
Cerca de 5 mil municípios brasileiros jogam seus resíduos de maneira inadequada, a céu aberto ou em aterros controlados, provocando situações de impacto social e de degradação ambiental. Os poucos municípios, 10% do total, que destinam corretamente seus resíduos para aterros sanitários, investem recursos consideráveis para enterrar matéria-prima

29 Política Nacional de Resíduos Sólidos
Projeto de Lei 1991/07 que estabelece diretrizes, instrumentos, responsabilidades e proibições para o gerenciamento dos resíduos sólidos no país.

30 LOGISTICA REVERSA Principais razões que levam as empresas a atuarem em Logística Reversa: Legislação Ambiental que força as empresas a retornarem seus produtos e cuidar do tratamento necessário; Benefícios econômicos do uso de produtos que retornam ao processo de produção, ao invés dos altos custos do correto descarte do lixo; Crescente conscientização ambiental dos consumidores; etc

31 PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS:
PNAP Decreto – 13/04/2006 PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS: Orientar ações para um sistema abrangente de áreas protegidas ecologicamente representativo, efetivamente manejado, integrado a áreas terrestres e marinhas mais amplas, até 2015.

32 ÁREAS PROTEGIDAS ÁREAS INDIGENAS REMANESCENTES DE QUILOMBOS
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – SNUC: Proteção Integral/Uso Sustentável


Carregar ppt "MOVIMENTO AMBIENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google