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Software Process Improvement and Capability dEtermination

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Apresentação em tema: "Software Process Improvement and Capability dEtermination"— Transcrição da apresentação:

1 Software Process Improvement and Capability dEtermination
Esta apresentação irá envolver algum debate com a platéia, o que irá criar itens de ação. Use o PowerPoint para registrar estes itens de ação durante sua apresentação No modo de apresentação de slides, clique no botão direito do mouse Selecione 'Registro de reunião' Selecione a guia 'Itens de ação' Digite os itens de ação à medida que eles forem surgindo Clique em OK para desconsiderar esta caixa Isso criará automaticamente um slide do item de ação no fim da apresentação contendo os pontos que você forneceu. SPICE Software Process Improvement and Capability dEtermination ISO/IEC 15504 Keilla Costa

2 O Que é ? Padrão Internacional para Avaliação de Processos de Software
Norma ISO/IEC (desenvolvida pela ISO e pelo IEC, com o apoio do projeto SPICE) Objetivos: determinar a capacitação dos processos de uma empresa orientar a empresa para uma melhoria contínua de seus processos Keilla Costa

3 Histórico Jan/92: estudo da ISO sobre as necessidades e os requisitos de um padrão internacional para avaliação de processos de Software; : criação do projeto SPICE e elaboração da versão inicial; Realização de trials - Fase 1 (35 avaliações); 1996: Versão PDTR (Previous Draft Technical Report); 1997: Versão DTR, Trials - Fase 2 (70 avaliações); 1998: Versão TR2, Início dos Trials - Fase 3; : Transformação em Norma ISO/IEC (somente a parte 2) Keilla Costa

4 No Brasil ... ABNT participa do processo de desenvolvimento como membro colaborador Grupo de estudos CB-21/SC-10: Subcomitê de Software CE-21:1001.4: Avaliação de Processos de Software; Além de trabalhar na tradução das versões preliminares da norma para o português. Keilla Costa

5 Organização do SPICE Para ajudar distribuir e controlar o projeto em torno do mundo, cinco centros técnicos foram criados Keilla Costa

6 O Modelo Inclui um modelo de referência que serve de base para o processo de avaliação. O modelo é dividido em cinco categorias de processo: Cliente-Fornecedor; Engenharia; Suporte; Gerência; Organização. Keilla Costa

7 Categorias e Processos
Uma das contribuições do SPICE é definir em seu modelo de referência todos os processos envolvidos no desenvolvimento de software, agrupados em categorias. Cada categoria é detalhada em processos mais específicos e descrita detalhadamente pela norma. Keilla Costa

8 CUS - Cliente-Fornecedor
adquirir software; gerenciar necessidades do cliente; fornecer software; operar software; prover serviço ao cliente. Keilla Costa

9 ENG - Engenharia desenvolver requisitos e o projeto do sistema;
desenvolver requisitos de software; desenvolver o projeto do software; implementar o projeto do software integrar e testar o software; integrar e testar o sistema manter o sistema e o software Keilla Costa

10 SUP - Suporte desenvolver a documentação;
desempenhar a gerência de configuração; executar a garantia de qualidade; executar a verificação dos produtos de trabalho; executar a validação dos produtos de trabalho; executar revisões conjuntas; executar auditorias; executar resolução de problemas. Keilla Costa

11 MAN - Gerência gerenciar o projeto; gerenciar a qualidade;
gerenciar os riscos; gerenciar subcontratantes. Keilla Costa

12 ORG - Organização construir o negócio; definir o processo;
melhorar o processo; prover recursos de treinamento; prover infra-estrutura organizacional; Keilla Costa

13 Avaliação x Capacitação x Melhoria x Processo
Keilla Costa

14 Níveis de Capacitação O modelo SPICE não se limita a listar categorias e processos. Seu objetivo principal é avaliar a capacitação da empresa em cada processo e permitir melhoria. O modelo de referência do SPICE inclui seis níveis de capacitação. Cada um dos processos deve ser classificado nestes níveis. Keilla Costa

15 Nível 0 - Incompleto Há uma falha geral em realizar o objetivo do processo. Não existem produtos de trabalho nem saídas do processo facilmente identificáveis Keilla Costa

16 Nível 1 - Realizado O objetivo em geral é atingido, embora não necessariamente de forma planejada e controlada; Há um consenso na organização de que as ações devem ser realizadas e quando necessárias; Produtos de trabalho para o processo são utilizados para atestar o atendimento dos objetivos. Keilla Costa

17 Nível 2 - Gerenciado O processo produz os produtos de trabalho com qualidade aceitável e no prazo, de forma planejada e controlada; Os produtos de trabalho estão de acordo com padrões e requisitos. Keilla Costa

18 Nível 3 - Estabelecido O processo é realizado e gerenciado usando um processo definido, baseado em princípios de Engenharia de Software; São utilizadas versões adaptadas do processo padrão pelas pessoas que implementam o processo. Keilla Costa

19 Nível 4 - Previsível O processo é realizado de forma consistente, dentro dos limites de controle, para atingir os objetivos; Medidas da realização do processo são coletadas e analisadas, o que leva a um entendimento quantitativo da capacitação do processo capaz de predizer sua realização. Keilla Costa

20 Nível 5 - Otimizado A realização do processo é otimizada para atender às necessidades do negócio; O processo atinge seus objetivos de negócio ; São estabelecidos objetivos quantitativos de eficácia e eficiência; Há monitoração constante do processo. Análise de resultados; Uso piloto de idéias e tecnologia inovadora; Mudança de processos ineficientes. Keilla Costa

21 Manuais guia de introdução e conceitos;
modelo de referência para processos; realizando uma avaliação; um modelo de avaliação e guia de indicadores; guia para qualificação de avaliadores; guia para uso no melhoramento de processos; guia para uso na determinação do processo de fornecedor; vocabulário Keilla Costa

22 Comparação com outros modelos
Keilla Costa

23 Bibliografia Engenharia de Software e Sistemas de Informação
Rezende, Denis Alcides Software Process Improvement and Capability dEtermination Apostila sobre Qualidade de Software Qualiti Keilla Costa


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