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Sistemas de Manufatura

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Apresentação em tema: "Sistemas de Manufatura"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Manufatura
- Conceitos -

2 SISTEMAS DE MANUFATURA
Sistema de Manufatura Processos de Negócio Processos de 1º e 2º Nível Sistema de Manufatura – Modelo Simplificado Principais Conjuntos de Atividades

3 Sistema de Manufatura Fluxo Geral de Informações

4 Fluxo Geral de Informações
Sistema de Manufatura Fluxo Geral de Informações Mercado Atratividade Comparação Voz do Cliente Solicitações do Mercado Conceito Básico Atendimento à solicitação do Mercado Especificação Competitividade QFD Produto Cálculo de Dimensionamento Especificação do Produto Testes Confiabilidade Desenho do Produto D C Dimensões Tolerâncias - Dimensionais/Geométricas/ Rugosidade superficial Especificações - Tratamentos Térmicos/ Tratamentos Superficiais Materiais B Desenhos de Detalhes (peças) A

5 Peça A OP1 - TP1 OP2 - TP2 OP3 - TP3 OP4 - TP4
Processos de Fabricação OP1 Peça B OP1 Peça C OP1 Peça D OP1 Roteiro Ordenação de Operadores Ferramental Condições de Fabricação Processos de Fabricação D C B Peça A OP1 - TP1 OP2 - TP2 OP3 - TP3 OP4 - TP4 Medida de Trabalho Estabilização da Necessidade de Mão-de-Obra Parâmetro para Gerenciamento Tempos Padrões

6 PLANO DE INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA PROCESSOS DE MANUFATURA
TEMPOS quantificação de recursos com quanto fazer PROCESSOS DE MANUFATURA Conhecimento da tecnologia demanufatura Como fazer PROJETO PRODUTO Conhecimento da tecnologia de produto O que fazer

7 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
D C Medida de Trabalho Estabilização da Necessidade de Mão-de-Obra Parâmetro para Gerenciamento Peça A OP1 - TP1 OP2 - TP2 OP3 - TP3 OP4 - TP4 B Tempos Padrões Programas de Produção Quantidades Datas Processos Instalações Áreas Previsão de Vendas Quantidades Novos Modelos Planejamento e Controle da Produção Custos Padrões Necessidade de Máquinas Materiais: Faturamento Lucro Fluxo de Caixas Necessidade de Investimentos POLÍTICA ECONÔMICA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

8 ARCABOUÇO ORGANIZACIONAL
Plano de Planejamento Estratégico e Política Econômica INFORMAÇÕES Plano Financeiro Novos Investimentos Novos Mercados Apuração de Despesas Plano de Gestão Quantidades Plano de Infra Estrutura Tecnológica Projeto do Produto Processos de Manufatura Tempos

9 SISTEMA DE MANUFATURA- SIMPLIFICAÇÃO
Engenharia Sugestões para alterações de desenhos; estudos econômicos, soluções alternativas Alterações, simplificações, melhoria de desempenho Sugestões problemas Engenharia do Produto Engenharia de Fabricação Marketing Produção Desenhos, especificações Processos de fabricação, tempos, métodos, ferram. Arranjo físico Calibradores, especificações Normas, especificações Controle de Qualidade Produto Final Alterações de especificações alterações de desenhos Mercado Consumidor Pesquisa de Aceitação /Condições de competição

10 MANUFATURA A MANUFATURA DE BENS PODE SER DEFINIDA
COMO UM SISTEMA QUE INTEGRA OS SEUS ESTÁGIOS, NECESSITANDO PARA ISSO DE DADOS DE ENTRADA DEFINIDOS, PARA SE OBTER OS RESULTADOS ESPERADOS.

11 SISTEMA DE MANUFATURA Recursos Físicos
•• Parte visível do sistema de manufatura •• Veículo ou meio, para se transformar entradas (inputs) em saídas (outputs) Recursos de Informação •• parte não visível do sistema de manufatura •• capacidade de transmitir informações reflete o nível de organização •• trânsito sinérgico das informações Recursos Humanos •• Veículo pelo qual os recursos físicos transformam matéria prima em produtos

12 QUALIDADE DIMENSIONAL
SISTEMA DE MANUFATURA ENTRADA FEED-BACK M E R C A D O X T N SAÍDA / RESULTADOS M E R C A D O X T N ENTRADA MATERIAL EM BRUTO ENTRADA ENTRADA QUALIDADE DIMENSIONAL E GEOMÉTRICA FERRAMENTAS ESTÁGIOS INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS QUANTIDADES QUANTIDADES FEED-BACK FEED-BACK PRAZOS PRAZOS FEED-BACK ENTRADA

13 SISTEMA DE MANUFATURA DEFINIÇÕES
1- Fase - Conjunto de dados de entrada, processos de negócio e dados de saída, que se une lógica- mente ao conjunto anterior e posterior, com os retornos de informação e dados (feed back) 2- Processos de - Conjunto de atividades, ordenadas Negócio lógicamente segundo regras de precedência Processo de 1º nível : conjunto de atividades integrando os dados de entrada (input e dados de saída (output) do Sistema de Manufatura. Processos de Nível : Cada atividade do nível sendo analisado Inferior transforma-se no processo de negócio do nível imediatamente abaixo, com as respectivas atividades.

14 SEQUÊNCIA ORDENADA DE FASES
FASE i FASE i + 1 Processo de Negócio Processo de Negócio Entrada Dados de Entrada Dados de Saída Dados de Entrada Dados de Saída .... .... Feed Back

15 Organização Formal

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20 Organização Formal e Processos de Negócios
Processo de Negócio

21 Processo de Negócio / Seqüência de Atividades
Unidade de Negócio A Unidade de Negócio C Unidade de Negócio B Atividade 1 Atividade 2 Atividade 3 Atividade n Atividade 3’ Unidade de Negócio B’

22 Processo de Negócio / Produzir e Entregar
Atividades : Segundo nível 1 Logística 2 Compras 3 Produção 4 Montagem 5 Expedição Programar Produção Suprir Material Fazer Componentes Montar Produtos Entregar Produtos Atividades de Terceiro Nivel Logística Logística 1.1 1.2 1.3 1.4 Consolidar Previsões e Requisitos da Manufatura Rever Plano Mestre de Produção Rever Comprometimentos Propor Novo Plano Mestre de Produção 1.7 1.6 1.5 Liberar Programa de Produção Calcular Necessidade de Materiais Reprogramar Produção

23 Mantem produzir

24 1º Nível N í v e l

25 PROCESSOS DE NEGÓCIO - 2º NÍVEL
1 - Entender o Mercado e o Cliente 1.1) Monitorar e avaliar os fatores macro-econômicos chaves do mercado 1.2) Monitorar e analisar aspectos do mercado relativos a volumes, tendências e reações a inovações 1.3) Monitorar e analisar os competidores com relação a movimentos e estratégias 1.4) Monitorar e analisar os clientes atuais e potenciais com relação a suas necessidades e expectativas

26 PROCESSOS DE NEGÓCIO - 2º NÍVEL
2 - Desenvolver Visão e Estratégia 2.1) Preparar informações e dados 2.2) Formular objetivos e definir estratégias 2.3) Estabelecer planos de ação e indicadores 2.4) Verificar compatibilidade e viabilidade dos planos 2.5) Emitir plano estratégico para aprovação 2.6) Desenvolver estratégias para diferentes níveis hierárquicos 2.7) Acompanhar os planos

27 PROCESSOS DE NEGÓCIO - 2º NÍVEL
3 - Vender e Comercializar o Produto 3.1) Identificar e perseguir oportunidades de negócio 3.2) Desenvolver plano de venda 3.3) Construir relacionamento com o cliente 3.4) Obter requisitos dos clientes 3.5) Coordenar a cotação interna 3.6) Apresentar e negociar a proposta 3.7) Formalização final da proposta 3.8) Suportar o desenvolvimento do projeto 3.9) Programar a venda 3.10) Monitorar continuamente a lucratividade do negócio

28 PROCESSOS DE NEGÓCIO - 2º NÍVEL
4 - Desenvolver Novos Produtos 4.1) Definir conceitos do produto e planos preliminares 4.2) Planejar e gerenciar o projeto 4.3) Projetar o produto 4.4) Validar o produto 4.5) Revisar o projeto 4.6) Liberar/alterar o produto 4.7) Projetar o processo de manufatura 4.8) Validar o processo 4.9) Revisar o processo 4.10) Liberar o processo para produção 4.11) Monitorar o lançamento

29 PROCESSOS DE NEGÓCIO - 2º NÍVEL
5 - Produzir e Entregar 5.1) Programar a produção 5.2) Obter insumos 5.3) Produzir 5.4) Entregar

30 PROCESSOS DE NEGÓCIO - 2º NÍVEL
6-Gerenciar Compras e Parcerias 6.1) Selecionar o fornecedor 6.2) Cotar 6.3) Desenvolver o fornecimento do item 6.4) Fornecer 6.5) Melhorar continuamente

31 PROCESSOS DE NEGÓCIO DE 2º NÍVEL
7-Atender e Avaliar Satisfação do Cliente 7.1) Entrevistar cliente para avaliar qualidade 7.2) Prover serviço de campo 7.3) Atender a linha do cliente 7.4) Analisar garantia 7.5) Auditar Produtos/Processos 7.6) Prover suporte técnico

32 PROCESSOS DE APOIO 8) Gerenciar Melhorias do Sistema de Gestão
9) Gerenciar Recursos Humanos 10) Definir Estratégias e Arquitetura de TI 11) Gerenciar Recursos Financeiros 12) Gerenciar Relações Externas 13) Gerenciar Programas Ambientais

33 PROCESSOS DE APOIO 8- Gerenciar Melhorias do Sistema de Gestão
8.1) Planejar 8.2) Implementar 8.3) Monitorar o desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade 8.4) Conduzir auditorias do Sistema de Gestão da Qualidade 8.5) Melhorar SGQ

34 PROCESSOS DE APOIO 9- Gerenciar Recursos Humanos
9.1) Desenvolver Plano Estratégico de RH 9.2) Desenvolver e implementar programas de desenvolvimento, treinamento e educação 9.3) Promover bem-estar, satisfação e envolvimento dos funcionários 9.4) Gerenciar práticas de remuneração, recompensa e reconhecimento 9.5) Gerenciar comunicação interna 9.6) Recrutar funcionário 9.7) Gerenciar desempenho e carreira 9.8) Gerenciar registros de funcionários 9.9) Gerenciar relações trabalhistas

35 PROCESSOS DE APOIO 10- Definir Estratégia e Arquitetura de TI
10.1) Definir estratégia e arquitetura das informações 10.2) Implantar e desenvolver soluções de informática 10.3) Administrar soluções e infra-estrutura de informação

36 PROCESSOS DE APOIO 11- Gerenciar Recursos Financeiros
11.1) Fazer planejamento financeiro de curto prazo 11.2) Controlar caixa 11.3) Controlar crédito e Contas a Receber 11.4) Controlar Cta. Pagar 11.5) Fazer Escrituração e Classificação Contábil 11.6) Fazer Escrituração fiscal/controle de impostos 11.7) controlar o patrimônio da empresa 11.8) Consolidar e controlar o faturamento 11.9) Apurar custos de Importação 11.10) Planejar e analisar o orçamento 11.11) Apurar, analisar e contabilizar custos 11.12) Apoiar a alta direção na tomada de decisão de novos negócios e oportunidades 11.13) Controlar o consumo de verba de ativo fixo 11.14) Administrar o seguro patrimonial e de responsabilidade

37 PROCESSOS DE APOIO 12- Gerenciar Relações Externas
12.1) Suportar a empresa na análise da legislação Tributária 12.2) Fazer levantamento da legislação ambiental aplicável 12.3) Representar e defender a empresa perante Órgãos Federais, estaduais, municipais, ambientais e terceiros 12.4) Elaborar e analisar todos os contratos da empresa 12.5) Intermediar registro de marcas e patentes 12.6) Propor e/ou defender a empresa em processos judiciais 12.7) Suportar internamente a empresa e aspectos legais 12.8) Gerenciar relações com o Governo 12.9) Gerenciar Responsabilidade Social e Cidadania

38 PROCESSOS DE APOIO 13- Gerenciar Programas Ambientais
Gestão da Qualidade 13.1) Planejar 13.2) Implementar 13.3) Monitorar o Desempenho Sistema de Gestão 13.4) Conduzir auditorias do Sistema de Gestão 13.5) Melhorar Sistema Gestão

39 PROCESSOS DE APOIO 13- Gerenciar Programas Ambientais Gestão Ambiental
13.6) Fazer análise ambiental 13.7) Identificar aspectos ambientais da organização e verificar significância no meio ambiente 13.8) Implementar o Sistema de Gestão Ambiental, com base na análise ambiental e nos impactos ambientais da Organização 13.9) Monitorar o Desempenho Ambiental do Sistema de Gestão Ambiental 13.10) Conduzir Auditorias do Sistema de Gestão Ambiental, reduzindo os impactos Ambientais da Organização 13.11) Melhorar Continuamente o envolvimento de toda Organização na prevenção da poluição, reduzindo o uso de recursos naturais

40 Sistema de Manufatura Modelo Simplificado Chão de Engenharia Fábrica
Transformação de Forma e Característica Sistema de Manufatura Modelo Simplificado Fluxo de Materiais Gerenciamento e Controle da Informação Chão de Fábrica Engenharia Negócios Marketing Geração do Produto Geração dos Meios de Manufatura Suprimentos Comunicação com o Chão-de-Fábrica Suporte Planejamento Suporte à Qualidade Interrelações Externas Suporte à Operação Interrelações Internas Suporte à Facilidades

41 Interrelação Interna Relação Vínculo

42 Inter-relação Externa
Relação Vínculo

43 INTER-RELAÇÕES ENTRE ATIVIDADES
Classificação das atividades - Ligação com o chão de fábrica - inter-relação interna - Ligação com os outros inter-relação externa blocos de atividades

44 CHÃO-DE-FÁBRICA (Shop floor) :
Responsável por: - Manufatura de Produtos - Prazos - Quantidades

45 TRANFORMAÇÃO DE FORMA E CARACTERISTICAS
SUB-ATIVIDADES TRANFORMAÇÃO DE FORMA E CARACTERISTICAS Tecnologia de : Máquinas Ferramenta Processamento de Fabricação Ferramentas Dispositivos Sensores Controle Carga e Descarga Principais Processos de Fabricação - Usinagem - Conformação a quente - Conformação a Frio - Tratamento Térmico - Montagem - Manual Carga e Descarga - Automática - Dispositivos Mecânicos Rígidos Dispositivos Programáveis

46 Transformação de forma e características
Máquinas Ferramenta Processamento de Fabricação Ferramentas Dispositivos Sensores Controle Carga e Descarga

47 Transformação de forma e características
Principais Processos de Fabricação - Usinagem - Conformação a quente - Conformação a Frio - Tratamento Térmico - Montagem

48 Transformação de forma e características
Carga e Descarga Manual Automática – mecanismos rígidos – braços alavancas - mecanismos programáveis –robôs carros programáveis

49 Tecnologias: Transporte Armazenagem • • Transporte - Manual
FLUXO DE MATERIAIS Tecnologias: Transporte Armazenagem • • Transporte - Manual - automático : Dispositivos de transferência mecânicos Dispositivos programáveis • • Estocagem - Armazéns controladores de estoque - Alimentação: Mecanismos rígidos e programáveis

50 GERENCIAMENTO E CONTROLE DA INFORMAÇÃO
ATIVIDADES: • Planejamento • Programação • Supervisão • Monitoramento • Coordenação • Análise • Reportagem

51 ENGENHARIA Responsável por: - Criação e Desenvolvimento de Produtos
- Desenvolvimento dos meios de Produção

52 SUB -ATIVIDADES : GERAÇÃO DO PRODUTO - projeto conceitual
- projeto básico - projeto preliminar - projeto detalhado - teste funcional e comprovação de confiabilidade GERAÇÃO DOS MEIOS DE MANUFATURA - roteiro de manufatura - condições de manufatura - condições operacionais e tempos de manufatura COMUNICAÇÃO COM CHÃO FÁBRICA

53 INTERFACE DO SISTEMA DE MANUFATURA
NEGÓCIOS INTERFACE DO SISTEMA DE MANUFATURA COM O MEIO EXTERIOR Mercado Consumidor Mercado Supridor

54 Conexão entre o sistema de manufatura e o mercado consumidor
SUB-ATIVIDADES: MARKETING Conexão entre o sistema de manufatura e o mercado consumidor Responsável por: - pesquisa de mercado - definição das necessidades de mercado Provê informações sobre: - estabilidade dos produtos produzidos - tendência a diversidade - vida útil de produtos - alterações de quantidades no curto, médio e longo prazos

55 SUPRIMENTOS Conexão entre o sistema de manufatura o mercado supridor Provê informações sobre: - Variação de especificações, materiais e peças relacionadas a queda de vida dos produtos e sua diversificação Desenvolvimento de confiabilidade de suprimento (qualidade, quantidades e prazo) PLANEJAMENTO Conexão entre atividades externas (marketing e suprimentos) com o chão-de-fábrica

56 SUPORTE SUB-ATIVIDADES : SUPORTE A QUALIDADE
•• Manutenção do controle e qualidade dos produtos •• Tecnologias - controle estatístico de processo - sensoreamento - medição “on-line” SUPORTE A OPERAÇÃO Manutenção de equipamentos: - preventiva - programada - preditiva SUPORTE A FACILIDADES -idem para instalações

57 AS QUATRO ATIVIDADES DEVEM RELACIONAR-SE SINERGICAMENTE ENTRE SI PARA VIABILIZAR A OPERAÇÃO DO SISTEMA DE MANUFATURA COMO UM TODO, AS INTER-RELAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS E SEUS RESPECTIVOS VÍNCULOS OPERACIONAIS


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