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Publicidade e Propaganda Carlos Freire – 2014.2. Funções e Divisão do Trabalho Primeiro ponto a considerar é que: Propaganda é prestação de serviço e.

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1 Publicidade e Propaganda Carlos Freire – 2014.2

2 Funções e Divisão do Trabalho Primeiro ponto a considerar é que: Propaganda é prestação de serviço e prestação de serviço depende, fundamentalmente, de pessoas. A qualidade da equipe é a qualidade da agência. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

3 Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2 Parceiros/ Clientes Criação Planejamento Atendimento Mídia RTVC Produção Gráfica Administrativo Tráfego Presidência/Diretori a

4 Atendimento Empatia: palavra que define o pessoal de atendimento. Antigamente: tirador de pedidos, leva e traz. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

5 Atendimento Atualidade com mercado extremamente concorrido o Atendimento passou a ser fundamental para a manutenção e crescimento da agência. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

6 Missão do Atendimento Contato direto com o cliente. É responável pelos resultados desse relacionamento. Em alguns casos os próprios sócios exercem essa função. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

7 Missão do Atendimento Construção do Briefing. Juntamente com o cliente o atendimento vai elaborar o briefing que será enviado aos demais departamentos da agência. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

8 Missão do Atendimento Construção do Briefing. O Briefing deve traduzir para os demais setores, exatamente as expectativas do cliente. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

9 Missão do Atendimento Estrategista, verificando todas as opções de ações para resolução do problema do cliente. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

10 Principais Desafios O Grande desafio do atendimento é estabelecer a ponte entre cliente e demais setores da agência, equilibrando as expectativas de ambos os lados. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

11 Principais Problemas Maior problema está no relacionamento com a Criação. O cliente sempre pede prazos curtos e a criação o oposto. O papel do Atendimento é manter o equilíbrio entre os dois lados. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

12 Planejamento Cabe ao planejamento: Busca e Organização de Dados; Planejamento das Ações; Solução parcial dos problemas do cliente; Propor à Criação as estratégias ideais para o atendimento às necessidades do cliente. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

13 Missão do Planejamento Coleta de dados e estudo de mercado para que, juntamente com a análise do briefing, possa propor as melhores estratégias de ação. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

14 Missão do Planejamento Essas estratégias podem ser de organização interna do próprio cliente, dos processsos de comunicação ou ainda de alteração em produtos e serviços. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

15 Missão do Planejamento Segundo Júlio Ribeiro são três etapas a cumprir: 1.Internamente à empresa cliente, compreender como ela funciona; 2.Como revendedor, visitanto lojas, avaliando como o produto é vendido ou posicionado no ponto de venda; 3.Pesquisar o consumidor, avaliar por que e como ele consome. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

16 Missão do Planejamento Rafael Sampaio propõe um modelo básico para planejamento, baseado em: 1. Análise da situação: a exposição de maneira sintética dos motivos que levaram a empresa a procurar a agência, cenário mercadológico que envolve produto/cliente; Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

17 Missão do Planejamento 2. Os objetivos: onde se quer chegar ou o quê se pretende conquistar; 3. A estratégia: sugestão de caminhos a serem seguidos; 4. A tática: Recomendações para Criação e Mídia. Aqui é interessante prever o orçamento; Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

18 Missão do Planejamento 5. Criação, produção e ação: relação do que precisa ser desenvolvido. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

19 Principais desafios do Planejamento 1.Prazos pequenos para realização de levantamento de dados; 2.Sensibilidade para visualizar os principais caminhos (inteligência); Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

20 Principais problemas do Planejamento 1.Necessidade de convencer ambos os lados, criação e cliente, da efetividade de suas propostas. 2.A dificuldade tende a ser maior, quanto mais ousadas são as propostas. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

21 Criação 1.O setor de criação é visto como a estrela da agência de propaganda; 2.A criação é a vitrine do trabalho, mas os resultados são frutos de um trabalho da equipe. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

22 Criação Na atualidade a criação é realizada por uma dupla:. Redator;. Designer (Diretor de Arte) Pode haver um terceiro personagem que é o arte finalista, responsável pela conferência e acabamento das peças. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

23 Missão da Criação Cabe à criação captar a essência criativa do planejamento estratégico da campanha. É o “molho da macarronada”, é o que dá sabor. Outra missão é casar o argumento/mote/conceito com uma arte coerente que se encaixe no contexto. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

24 Desafios da Criação Traduzir o racional em emocional de forma plástica. Adequar mensagens aos meios a serem utilizadas. Rentabilizar o investimento do cliente. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

25 Problemas da Criação Prazos apertados; Cobrança de ideias brilhantes; Harmonia com o setor de Atendimento; Biefings mal feitos ou incompletos. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

26 Mídia O setor de mídia deve ser profundo estudioso e conhecedor dos veiculos de comunicação e das alternativas oferecidas pelo mercado e os resultados que proporcionam. * É um dos setores mais carentes do mercado de trabalho em Manaus. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

27 Missão da Mídia Trabalho do mídia começa quando o planejamento define a estratégia a ser utilizada e sugere algumas opções de mídias. Cabe ao mídia avaliar as melhores opções, sugerir outras que considere pertinentes, sempre pensando no público alvo, na maior rentabilização da verba do cliente e no retorno a ser obtido. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

28 Missão da Mídia É ainda responsabilidade do mídia realizar as negociações com os veículos de comunicação buscando obter descontos financeiros ou reaplicações para o cliente. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

29 Desafios da Mídia O maior desafio é conseguir para os clientes os melhores e mais rentáveis espaços nas mídias, baseado no tripé público/objetivo/produto. Representa também um desafio obter a maior rentabilidade para a verba definida pelo cliente. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

30 Desafios da Mídia Ainda cabe ao setor de mídia o envio das peças aos veículos de comunicação, para o que deve atentar para prazos, condições e especificidades. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

31 Desafios da Mídia Mídia ainda é responsável pela elaboração dos relatórios de mídia a serem fornecidos aos clientes. A agência pode ter internamente o serviço de “checking” (verificação da veiculação) ou contratar esse serviço de terceiros. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

32 Administrativo e Apoio Para que tudo funcione adequadamente é importante uma boa estrutura administrativa e de apoio. Para isso é necessária a existência de profissionais para: contas a pagar e a receber, contabilidade, RH, compras, administração de contratos, ASG, jurídico. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

33 Tráfego Em algumas agências grandes e na maioria das pequenas não existe mais a função de Tráfego, apesar de sua importância. O Profissional responsável pelo tráfego é aquele que coordena toda a operação do serviço, desde a chegada do briefing até a veiculação. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

34 Tráfego Faz a interface entre todos os setores da agência, define prioridades, estabelece e cobra prazos, administra mudanças e novas solicitações. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

35 Produção Gráfica Trabalha em parceria com as duplas de criação e são responsáveis pela revisão, finalização e fechamento de arquivos. Contatos com banco de imagens, fotógrafos, gráficas também são responsabilidade desse setor. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

36 Pesquisa Algumas agências mantém um setor de pesquisa, mas vem se tornando cada vez mais rara essa prática. Dadas as complexidades da atividade a opção tem sido de terceirizar a atividade para institutos de pesquisa mais bem aparelhados. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

37 RTVC É a sigla de Rádio, TV e Cinema. É o setor responsável pelo acompanhamento da produção das peças de mídia eletrônica. Deve-se ter conhecimento nas áreas de vídeo, áudio, animação. Torna-se de grande importância devido aos altos custos envolvidos nesse tipo de produção. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

38 Marketing Digital Com o surgimento da Internet o mercado publicitário vem passando por uma revolução. Novas mídias, novos conceitos de criação, novas formas de negociação, nova equação com relação às receitas das agências e, principalmente, novas estratégias. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

39 Marketing Digital Seminário 1o Bimestre 4 Grupos Novos setores e novos perfis dos publicitários. Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2

40 Apresentação 4 grupos: 01/09 Publicidade e Propaganda Carlos Freire - 2014-2 Grupo 1 Samuel Julyanne Joseney Grupo 2 Carlos Dhiego Talyssa Willian Julia Irimartha Jaqueline Grupo 3 Fernanda Nayara Giselene Paulo Valéria Joseney ??? Raíssa Naira faz sozinha. Nathália Luana Grupo 4 Jessica Rainisson Anessany Rodrigo Atend/PlanejDesig/ RedatTráf/ MídRTVC e Midias Dig


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