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INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO

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Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO IMPORTÂNCIA Quando do início de um empreendimento, de um negócio ou qualquer atividade; As expectativas e desejos de início são grandes: a) Que o investimento cresça; b) Tenha bons lucros ou resultados; c) Ser um grupo forte, podendo aplicar suas idéias e experiências;

2 d) Prestar um serviço ao público que supere suas expectativas;
ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO d) Prestar um serviço ao público que supere suas expectativas; e) Ter uma boa aceitação; f) Ter reconhecimento; Para que esses objetivos sejam alcançados o grupo tem a necessidade de trabalhar em conjunto.

3 Esses problemas de maneira geral podem ser:
Os membros do grupo devem colocar seus desejos individuais, de alguma forma em favor do grupo. Independente do tamanho da empresa os problemas ocorrem, pode ser até mesmo um negócio que envolve uma única pessoa. Portanto até o mais simples tipo de negócio enfrenta os problemas das maiores empresas. Esses problemas de maneira geral podem ser: ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

4 a) Marketing do produto ou do serviço;
ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO a) Marketing do produto ou do serviço; b) Preparação no processo do produto ou serviço; c) Obtenção de recurso para iniciar e manter o negócio ou projeto; d) Falta de planejamento mais adequado de se constituir algo; e) Estratégia de atuação; f) Forma de tornar seu trabalho conhecido; g) Adequação do ambiente de trabalho;

5 ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
De acordo com o exposto anteriormente podemos ver o quanto a administração tem a sua importância: Nas empresas; Na prestação de serviços; Nas atividades de processo de trabalho; A administração é responsável pelo sucesso da empresa.

6 ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
A necessidade da administração surge em qualquer lugar, desde uma fila de banco ou de um simples atendimento. A ADMINISTRAÇÃO SURGE: a) Solucionar problemas; b) Prever os problemas que poderão surgir; c) Minimizar ou até evitar problemas futuros; d) Melhor Organização; e) Melhorar o fluxo e o processo de trabalho; f) Administração de conflitos no trabalho; g) Alcançar propostas das políticas da empresa;

7 ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Com a evolução e com o surgimento de novas atividades a administração ganha importância: a) Produção; (desenvolvimento do produto, processo ou serviço) b) Finanças; (controle de fluxo de caixa, controle das contas e vendas) c) Marketing; (estratégia de atração e retenção de clientes) d) Pessoas; (administração dos conflitos) e) Novos meios de trabalho; (internet, informática, logística, telemarketing)

8 NO PERÍODO DA ANTIGUIDADE:
ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO Propriamente não temos como definir quando iniciou a administração. Podemos iniciar pela Antiguidade, Idade Média, Renascimento e outros pela Revolução Industrial. NO PERÍODO DA ANTIGUIDADE: Caracterizava por ter sido uma época em que o conhecimento cientifico particularmente não era aceito;

9 ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Não temos documentos que comprovem que a administração tenha se desenvolvido na Antiguidade. No entanto podemos encontrar construções do tipo: as pirâmides, a estrutura de uma cidade como Atenas e a administração de um Império Romano, que certamente revelavam o conhecimento de administração;

10 ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
As questões levantadas do fato da administração não ter o devido tratamento na Antiguidade, deve-se: Possivelmente pelo forte preconceito com relação ao trabalho, a tal ponto que chegava ser considerada uma atividade desprezível; Uma das principais razões para esse preconceito foi a escravidão, que na época era legalizada, sendo solução fácil aos problemas práticos, criando uma relação entre trabalho e escravo;

11 ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Outra razão seria possível a divergência entre dois fatores: intelectual que era cabível aos cidadãos e o material que era cabível aos escravos; A aplicação da ciência em determinado problema prático era condenada; Outra razão também foi o fato dos povos primitivos serem mandados para guerra, sendo que a importância social era do soldado; Os povos primitivos somente lutavam e ficavam sobre o comando dos soldados.

12 NA IDADE MÉDIA E O RENASCIMENTO
ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO NA IDADE MÉDIA E O RENASCIMENTO Possivelmente fatos que levam ao não desenvolvimento de uma administração sustentável nestes períodos, foram: O fato de ainda não ter uma abordagem racional do trabalho; A crença religiosa e o misticismo assumiram grande importância social, por levar o pensamento generalizado que todas as coisas são dirigidas e controladas por Deus;

13 ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Acreditava que tanto a posição social do individuo e a própria natureza seria imutável pelo homem; O processo técnico da antiguidade não evoluiu devido a escravidão, sendo substituída na Idade Média pelo tradicionalismo e pelo misticismo; O preconceito com relação ao trabalho permanece na sociedade, onde os nobres se orgulhavam por não trabalhar;

14 ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
O preconceito das classes mais favorecidas (nobres) com relação ao trabalho, a tradição e o misticismo impede as inovações no período medieval; As mudanças ocorrem no Renascimento (era a consciência de que se vivia um novo tempo, bastante distinto do medieval) No Renascimento, o Humanismo (doutrina filosófica) recupera o patrimônio filosófico, literário e artístico da antiguidade, liberando o homem do misticismo medieval através da racionalidade;

15 ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Os Humanistas buscam reformar o currículo das universidades, extremamente preocupados com as disciplinas teológicas. Procuravam incluir estudos de matemática, história, línguas e filosofia; O preconceito com relação ao trabalho são esquecidos e o trabalho passa por uma transformação séculos depois com Taylor e Fayol;

16 ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
As empresas foram se adaptado a novas situações na medida do possível. Nessa ocasião é que surgiram as primeiras obras que buscavam a aplicação de métodos científicos no estudo do trabalho; Necessidade da especialização e divisão do trabalho.

17 A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Constitui numa profunda transformação na cultura social por volta de 1700; A grande transformação ocorre no processo de trabalho com a introdução da máquina a vapor; Nesta época não temos empresas da forma como as conhecemos hoje; Eram empresas domiciliares, não havia divisão do trabalho e a produção estava a cargo do artesão; A relação predominante era de empregador-empregado;

18 ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Crescimento agrícola através dos transportes marítimos; Teve rápida e intensa urbanização; Aperfeiçoamento dos meios de transporte; Incrementa-se o comércio nacional e internacional; A redistribuição das riquezas e do poder entre os países;

19 ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
A estrutura administrativa do estado revela ser inadequada para a nova realidade; Havia um descompasso e o estado tratou de aplicar a racionalidade aos problemas; As novas industrias apresentam uma melhor administração; As empresas crescem, utilizando máquinas e emprega-se grande número de pessoas, a produção em larga escala, atendem a mercados maiores e mais distantes, e há ocorrência de disputa pelo mercado;

20 ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
As empresas foram se adaptando a novas situações na medida do possível, por tentativa erro/acerto. Nesta ocasião surge as primeiras obras que buscam a aplicação do método cientifico no trabalho; Temos Taylor considerado pioneiro no desenvolvimento da administração científica.

21 TAYLORISMO FORDISMO TOYOTISMO
ADMINISTRAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO TAYLORISMO FORDISMO TOYOTISMO

22 FREDERICK TAYLOR E O TAYLORISMO
Taylor nasceu na Filadélfia, EUA, no ano de 1856. No ano de 1893, publicou “Um Sistema de Gratificação por Peça”. Em 1895 publicou “Anotações acerca de correias”. Em 1903 publicou “Direção de Fábricas”. Em 1911 publicou “Princípios de Administração Científica”.

23 A INDÚSTRIA ANTES DE TAYLOR
Não tinha sistema de iniciativa e incentivo produtivo. Não havia uma organização no trabalho. Não tinha remuneração por produtividade ou peça. A produção era baixa. Os salários pagos eram baixos. Com a expansão das empresas tem a necessidade de uma administração mais efetiva.

24 Em 1903 Taylor publica um estudo realizado dentro da seguinte relação:
IMPORTÂNCIA DE TAYLOR Em 1903 Taylor publica um estudo realizado dentro da seguinte relação: TRABALHO = PRODUTIVIDADE = VENDA O estudo de Taylor não considera o elemento humano, tornando o processo monótono e cansativo para o operário, sem dar a possibilidade de tornar sua tarefa mais amena e suportável

25 IMPORTÂNCIA DE TAYLOR Pioneiro com a análise sistêmica de organização; Usa a ciência ao em vês do misticismo; Inova a relação de interesses entre patrão e empregado; Seu estudo trouxe alta produtividade e altos salários;

26 Organização e controle de tempos e movimentos;
OBJETIVO DE TAYLOR Primeira fase Organização e controle de tempos e movimentos; Racionalização do trabalho: Eliminar movimentos inúteis. Explorar melhor a aptidão do individuo. Treinamento para os funcionários; Distribuição uniforme do trabalho; Remuneração de acordo com nível de produção.

27 OBJETIVO DE TAYLOR Segunda fase A segunda fase de Taylor é marcada pela introdução da administração cientifica. Taylor, considerando o comportamento do trabalhador desenvolveu, “Os princípios da Administração Cientifica”; Acreditava que se fossem aplicados a um indivíduo comum, ou a um trabalhador de uma grande empresa, os resultados seriam surpreendentes;

28 OBJETIVO DE TAYLOR Os princípios fundamentais que desenvolveu: Primeiro Princípio: o administrador deve reunir todo o conhecimento sobre o processo produtivo e realizar através das regras, leis e formulários, planejando o trabalho do operário. Temos a separação do processo de trabalho e das especialidades dos trabalhos. Nem todos fazem tudo

29 OBJETIVO DE TAYLOR b) Segundo Princípio: selecionar cientificamente, treinando os operários, formando a mão de obra qualificada. O trabalho mental para ser destinado a um departamento de projetos e planejamento. Surge os departamentos. c) Terceiro Princípio: garantir que as tarefas fossem executadas de acordo com os métodos científicos, para controlar cada etapa do processo de trabalho, seu modo de execução e o tempo exato permitido para isso.

30 OBJETIVO DE TAYLOR d) Quarto Princípio: divisão igual das tarefas e responsabilidades entre administradores e operários. Administradores devem executar o planejamento das tarefas a serem realizadas pelos operários. Controlar a sua execução de acordo com o procedimento estabelecido para o trabalho.

31 RESULTADOS NA EMPRESA Departamentalização; Surgem novas categorias de trabalho: diretor gerente, supervisor, encarregado; Especialização da mão de obra; Maior gerenciamento;

32 HENRY LAURENCE GANTT (1861-1919)
Discípulo de Taylor, que continuou aperfeiçoar a obra de Taylor; Sua preocupação era a de eliminar o problema humano criado por Taylor no processo de racionalização do trabalho; Enquanto Taylor se preocupava com o aspecto tecnológico e metodológico, Gantt se preocupa com o aspecto psicológico e humano.

33 HENRY LAURENCE GANTT (1861-1919)
Importância do elemento humano na produtividade; Teve grande importância na administração cientifica em duas contribuições: Desenvolvimento de um plano salarial e de incentivos ao trabalhador operário. Auxílio do planejamento no trabalho do operário com o desenvolvimento de um gráfico de distribuição de carga de trabalho.

34 FRANK BUNCKER GILBRETH (1868-1924)
Segue a linha de Gantt na humanização do trabalho operário; Desenvolveu novos aspectos científicos e analíticos levando em consideração o Ser Humano e o trabalho; Desenvolve estudo mais elaborado com relação ao tempo e movimentos ;

35 HENRY FAYOL ( ) Após a morte de Taylor surge uma nova corrente na teoria administrativa, formada por executivos de empresas. Procuram explorar a forma orgânica da empresa, sua estrutura e componentes; Apesar de estarem partindo de pontos diferentes, as contribuições de Taylor e Fayol são complementares;

36 HENRY FAYOL ( ) Taylor partiu do trabalho operário para definir as responsabilidades; Fayol direciona suas observações como administrador de cúpula; Procurou definir as responsabilidades partindo do topo para a base;

37 HENRY FAYOL ( ) Procurou explorar de forma mais clara os elementos primários: Planejamento; Organização; Direção; Controle.

38 HENRY FAYOL ( ) Decorrência desta teoria surgiram os conceitos de organização linear, organização funcional conhecida por Linha Staff. Fayol desenvolve os quatorze princípios: Divisão de Trabalho: os princípios de especialização do trabalho, de forma a concentrar atividades para maior eficiência.

39 HENRY FAYOL ( ) 2. Autoridade e Responsabilidade: é o direito de dar ordens e o poder para comandar. 3. Disciplina: é absolutamente essencial para o processo da empresa. 4. Unidade de Comando: o empregado deve receber ordem de um único supervisor. 5. Unidade de Direção: Uma cabeça e um plano para um grupo de atividades, tendo os mesmos objetivos.

40 HENRY FAYOL ( ) 6) Subordinação: o interesse de um empregado não deve prevalecer sobre o da organização. 7) Remuneração: deveria ser justa e na medida do possível, satisfatória ao individuo e a empresa. 8) Centralização: é essencial e uma conseqüência natural do processo produtivo. 9) Rede Escolar: é a cadeia de superiores indo da mais alta autoridade até o mais baixo degrau.

41 HENRY FAYOL ( ) 10) Ordem: a organização deve ter um lugar para cada indivíduo. 11) Equidade: é o senso de justiça que deve prevalecer na organização. 12) Estabilidade: é necessário tempo para o empregado se adaptar ao seu trabalho e executar com eficiência.

42 HENRY FAYOL ( ) 13) Iniciativa: em todos os níveis da organização, entusiasmo e energia são partes da iniciativa. 14) Espírito Corporativo: enfatiza a necessidade de trabalho em grupo e a manutenção de relacionamento interpessoal.

43 FORDISMO – Década de 20 Henry Ford (1863-1947)
Introdução da linha de montagem; Necessidade de alto investimento financeiro e grandes instalações; O sistema Ford permitiu a produção de 2 milhões de carros ao ano durante a década de 20; No Brasil, auge na década de 50 e 60;

44 MODELO FORDISTA Organização do trabalho (processo de trabalho);
Racionalização do trabalho (não perder tempo); Mecanização industrial(tecnologia); Produção em massa (produção em série); Distribuição de renda (melhores salários); Compromisso fordista (cumprir as metas);

45 MODELO FORDISTA Característica do fordismo é a produção semi automática, nos anos 20 nos EUA; Retoma os princípios de Taylor; Controla a reprodução global de acordo com o modelo de mercado; Aumento no processo produtivo; Salários passam a ser determinados em âmbito nacional;

46 MODELO FORDISTA Início de uma crise Não tem preocupação com qualidade;
Elevados custos com estoque; Crise fordista em 1960 onde chega o fim da ascensão comercial;

47 TOYOTISMO DÉCADA 1980 Modelo Japonês muda rapidamente o padrão de organização da produção; Dirigido pela demanda do mercado; Flexibilidade em processo; Trabalho multi tarefas, multi habilidades; Política de qualidade, defeito zero; Mais responsabilidade para o operário de linha de produção; Envolvimento do trabalhador nas melhorias técnicas;

48 Tirar experiência do modelo americano de produção em série e adaptada no Japão;
Investimentos em pesquisa e criatividade; Produção elevada pela demanda do mercado; Vários modelos em pequena quantidade; Valorização da mão de obra multifuncional; TOYOTISMO DÉCADA 1980

49 PÓS FORDISMO NOVO PRINCÍPIO Otimizar a produtividade; Integração entre setores; Produzir o que se vende; Produção diferenciada;

50 PÓS FORDISMO RELAÇÃO DE TRABALHO Organização do trabalho;
Descentralização da decisão; Alianças, parcerias e sub contratação (terceirização); Estimulação do trabalho em equipe; Necessidade de alta qualidade; Partilha de resultado;

51 PROCESSO DE TRABALHO FORDISMO Processo rígido e hierárquicos;
Baixa inovação; Ênfase em baixo custo; PÓS FORDISMO Processo flexível; Inovação no processo; Ênfase na diferenciação;

52 PROCESSO DE TRABALHO FORDISMO Linha de produção Operário especializado
Supervisão rígida PÓS FORDISMO Célula de produção Operário multifuncional Supervisão consciente


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