A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO V – O PAPEL DO CFC NA SOCIEDADE – Postura do diretor na condução do CFC. Responsabilidade social do CFC na construção de um trânsito mais seguro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO V – O PAPEL DO CFC NA SOCIEDADE – Postura do diretor na condução do CFC. Responsabilidade social do CFC na construção de um trânsito mais seguro."— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO V – O PAPEL DO CFC NA SOCIEDADE – Postura do diretor na condução do CFC. Responsabilidade social do CFC na construção de um trânsito mais seguro e cidadão. Relações dos CFC com a comunidade e os órgãos do SNT.

2 POSTURA DO DIRETOR NA CONDUÇÃO DO CFC
POSTURA DO DIRETOR NA CONDUÇÃO DO CFC. RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CFC NA CONSTRUÇÃO DE UM TRÂNSITO MAIS SEGURO E CIDADÃO DETRAN E CFCS DEVEM TRABALHAR EM PARCERIA Os atuais CFCs – Centro de Formação de Condutores são uma evolução das antigas autoescolas. Desde 1998 o CFC, que funciona sob autorização do DETRAN, cumpre um importantíssimo papel para o órgão público que controla veículo e condutores: preparar os novos motoristas. A missão é relativamente complexa, e de grande responsabilidade, e exige, além de uma considerável infra-estrutura, uma equipe de profissionais especializados, planos de aula e metodologia de ensino, além de materiais didáticos de boa qualidade.

3 O compromisso do CFC com o DETRAN é regulado por rigoroso mecanismo legal que exige, dentre outros, um cadastro de cada aluno devidamente amarrado com o número RENACH, que é a “certidão de nascimento” do novo condutor. A base deste cadastro é gerada pelo DETRAN. Mas o CFC, tal qual ocorre com qualquer empresa, precisa cuidar bem do seu cliente: o aluno. Para tanto, manter um cadastro operacional de cada aluno, uma tarefa outrora realizada por apontamentos em fichas cadastrais e listas de chamadas, é necessário e indispensável.

4

5 O VERDADEIRO PAPEL DO DIRETOR GERAL E DIRETOR DE ENSINO DE CFC
Muito tem se discutido o verdadeiro papel do Diretor Geral e Diretor de Ensino de dos Centros de formações de condutores, como devem  chefiar e o que fazer para gerar lucros   para o  seu negocio.  Porém, esta expectativa não pode ser suprida por um simples Diretor. Antes, é necessário saber as verdadeiras atribuições do Diretor de CFC, é preciso ser um administrador um Educador.

6 Ainda hoje muito proprietário de auto escola trata seu negocio como se fosse uma extensão de suas casas, em sua grande maioria não se tem um plano de gestão não se discute sobre novas metodologias de ensino, a situação é bastante grave, pois muitas auto escolas mantém uma estrutura pequena seguindo somente as exigências do DETRAN, com a metragem quadrada exata e uma  infra estrutura básica. Sabemos que este micro empresas determina como será o trânsito de hoje e amanhã e quando se fala em Transito falamos de vidas, sendo o assunto muito mais complexo do que simplesmente seguir exatamente as normas estabelecidas pelo DETRAN. A auto escola precisa se transformar em grandes centros de ensino  a auto escola precisa ser formadora não só de motoristas mais de cidadãos concientes de seus direitos e deveres ao se tornar motorista

7 Existe um problema cultura, todos chegam às auto escolas questionando sobre os números de aulas que terão tanto teórico como prática ou convencidos que já sabem dirigir, pois o pai ou algum membro de sua família já ensinou tudo que deveria saber para ser um motorista  ou ate mesmo dizem que não se aprende a dirigir em auto escola e sim no trânsito praticando. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito e do Ministério da Saúde, os mais de 300 mil acidentes de trânsito por ano no Brasil matam pelo menos 35 mil pessoas. Isso equivale a um acidente como o do Airbus da TAM a cada dois dias. Vivemos uma guerra invisível. A grande maioria das vitimas no trânsito, perderam a vida, praticando tentando aprender a dirigir no trânsito. Cabem as Auto escolas e aos órgãos competentes mudarem este quadro

8 O empresário precisa investir em seu empreendimento precisa acreditar no que faz buscar novas alternativas para a mudança pensar coletivamente e não só em ter alunos para manter o negocio. O Diretor Geral precisa  planejar - visualizar um estado futuro e traçar um plano de ação, detectar falhas e erros e, então, torna-se necessário traçar novos planos, criar novas metas a fim de corrigir as falhas cometidas. Retorna-se ao planejamento. Neste ponto, o Diretor Geral volta à primeira fase administrativa, que desta vez se chama replanejar.

9 o Diretor Geral, tem que desenvolver uma formação humanística e visão global que o habilite a compreender o meio onde está inserido, a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente e a atuar em equipes interdisciplinares. Para isso mais do que treinar é preciso fazer a gestão do conhecimento de sua equipe. Sobretudo é necessário que o Diretor Geral seja um líder capaz de promover parcerias e sabendo delegar tarefas e funções.

10 o Diretor Geral, procurará levar a sua Auto Escola  a realização da responsabilidade social para com as organizações sociais e comunitárias da qual ela faz parte e interfere, contextualizando as relações entre as organizações e o meio em que se inserem, quanto a aspectos econômicos, políticos, sociais, tecnológicos, governamentais, legais, éticos e ambientais. Com essa visão o Diretor Geral também deve se preocupar com aspecto de higiene e limpeza dos funcionários, tentando mostrar a eles que existem formas de mudar comportamentos que os beneficie e beneficie suas empresas.

11 O Diretor Geral é um profissional que sabe da sua importância na Auto Escola e está sempre se atualizando para atuar como protagonista ou conjuvante neste teatro, que envolve negócio e vidas, nunca se esquecendo de que o mais importante é a ética e o respeito ao ser humano. Os veículos e as vias são construídos pelos homens para facilitar a circulação de pessoas e riquezas, e a engenharia cria constantemente novas condições de segurança dos mesmos. Entretanto, para haver harmonia entre os três elementos é necessário também que o homem esteja preparado para transitar com segurança

12 Ser Diretor de Ensino é exercer a mais refinada profissão
Ser Diretor de Ensino é exercer a mais refinada profissão. Um profissional na arte de melhorar o ser humano, um missionário no desenvolvimento da consciência. Ser Diretor de Ensino é verdadeiramente estar comprometido com as pessoas, não somente com o conhecimento, mas acima de tudo com o bom uso desses conhecimentos. Existe uma diferença entre ser Diretor de Ensino e Diretor Geral. O Diretor Geral é um profissional comprometido apenas com estratégias e desenvolvimentos.

13 O Diretor de Ensino deve ser um agente modificador de seu tempo, nos tempos que correm tantos acidentes de trânsito devemos  refletir sobre papel educativo e a importância da Auto Escola  na atualidade, tendo em vista a construção de uma sociedade mais humanizada focado na mudança de  comportamentos no trânsito, de motoristas e de pedestres esclarecer que todos somos responsáveis pelos acidentes e suas conseqüências.

14 As Auto escolas  vencedoras são aquelas que formam  motorista do futuro fazendo com que compreenda a complexidade ao se tornar motorista  possibilitando este novo motorista a atingir uma visão ampla e consistente da realidade brasileira e sua inserção no mundo, e estimular a participação social, Líderes em tudo. Por sua vez,  as Auto escolas  vencedores são aquelas que usam seus conhecimentos para ensinar novas gerações, Para o futuro, devemos deixar o melhor .

15 , o trânsito deve rumar para maior segurança, respeito à pessoa humanapara isso é preciso mudar. Mudar comportamentos para uma vida coletiva  respeitando a vida. É a escolha dos princípios e dos valores que irá levar  um trânsito mais humano, harmonioso, mais seguro e mais justo

16 Web:danieleamorim2013.webnod.com


Carregar ppt "MÓDULO V – O PAPEL DO CFC NA SOCIEDADE – Postura do diretor na condução do CFC. Responsabilidade social do CFC na construção de um trânsito mais seguro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google