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1 Gestão da Inovação Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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Apresentação em tema: "1 Gestão da Inovação Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie."— Transcrição da apresentação:

1 1 Gestão da Inovação Prof. Nelson Roberto Furquim Universidade Presbiteriana Mackenzie

2 2 Formação Acadêmica Graduação: Engenharia – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Graduação: Engenharia – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Especialização: - CEAG – FGV,SP - BSP- Universidade de Toronto (Canadá) Especialização: - CEAG – FGV,SP - BSP- Universidade de Toronto (Canadá) Mestrado em Administração: Universidade Presbiteriana Mackenzie Mestrado em Administração: Universidade Presbiteriana Mackenzie Doutorando: FEA, Universidade de São Paulo Doutorando: FEA, Universidade de São Paulo

3 3 Formação Profissional Firmenich & Cia. Ltda. - Divisão Aromas Firmenich & Cia. Ltda. - Divisão Aromas Tetra Pak Ltda. - Gerente de Marketing - Gerente de Pesquisa de Mercado - Gerente de Business Intelligence Tetra Pak Ltda. - Gerente de Marketing - Gerente de Pesquisa de Mercado - Gerente de Business Intelligence Votorantim Metais - Gerente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios Votorantim Metais - Gerente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios

4 4 Conteúdo Programático Fatores fundamentais na gestão da inovação Fatores fundamentais na gestão da inovação A teoria da inovação de ruptura de Christensen A teoria da inovação de ruptura de Christensen Modelo de estratégia de inovação Modelo de estratégia de inovação A inovação como um processo de gestão A inovação como um processo de gestão Sistemas nacionais de inovação Sistemas nacionais de inovação

5 5 Conteúdo Programático Mecanismos de implantação da inovação Mecanismos de implantação da inovação Construção da organização inovadora Construção da organização inovadora Alianças para inovação Alianças para inovação Avaliação e desempenho da inovação - Livro: TIDD, J.; BESANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. São Paulo: Artmed, Avaliação e desempenho da inovação - Livro: TIDD, J.; BESANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. São Paulo: Artmed, 2008.

6 6 Critério de Avaliação Atividades em grupo, em sala de aula: 10% Atividades em grupo, em sala de aula: 10% Prova individual, escrita: 30% Prova individual, escrita: 30% Prova final, escrita: 60% Prova final, escrita: 60%

7 7 Fatores fundamentais na gestão da inovação

8 8 Inovação O que é inovação? - Envolve mudanças O que é inovação? - Envolve mudanças Impacto: bens,serviços, processos; Impacto: bens,serviços, processos; Inovação: movida pela habilidade de estabelecer relações, detectar oportunidades e tirar proveito delas; Inovação: movida pela habilidade de estabelecer relações, detectar oportunidades e tirar proveito delas; Abertura de novos mercados, novas formas de servir mercados maduros e estabelecidos; Abertura de novos mercados, novas formas de servir mercados maduros e estabelecidos; Tecnologia: papel importante. Tecnologia: papel importante.

9 9 Inovação e vantagem competitiva Mercado: constante mudança; Mercado: constante mudança; Geração de vantagem competitiva ou estratégica; Geração de vantagem competitiva ou estratégica; Introdução de novos bens e serviços: posição de liderança; Introdução de novos bens e serviços: posição de liderança; Globalização: impacto e acesso; Globalização: impacto e acesso; Schumpeter: lucros de monopólio; Schumpeter: lucros de monopólio;

10 10 Mecanismos para obtenção de inovação Novidade na oferta de produto ou serviço; Novidade na oferta de produto ou serviço; Novidade no processo; Novidade no processo; Complexidade; Complexidade; Proteção legal de propriedade intelectual; Proteção legal de propriedade intelectual; Acréscimo/ampliação de alcance de fatores competitivos; Acréscimo/ampliação de alcance de fatores competitivos;

11 11 Mecanismos para obtenção de inovação Tempo/oportunidade: - vantagem de ser o primeiro a entrar, ou ser um seguidor rápido; Tempo/oportunidade: - vantagem de ser o primeiro a entrar, ou ser um seguidor rápido; Desenvolvimento robusto/de plataforma; Desenvolvimento robusto/de plataforma; Reescritura de regras; Reescritura de regras; Reconfiguração de partes do processo; Reconfiguração de partes do processo; Transferência através de diferentes contextos de aplicação. Transferência através de diferentes contextos de aplicação.

12 12 Tipos de inovação Inovação de produto; Inovação de produto; Inovação de processo; Inovação de processo; Inovação de posição (introdução de produtos/serviços); Inovação de posição (introdução de produtos/serviços); Inovação de paradigma (mudanças nos modelos mentais). Inovação de paradigma (mudanças nos modelos mentais).

13 13 Dimensões da inovação Novas versões de motores automotivos, aviões, aparelhos de tv Novas gerações, como MP3 e download versus CD e fita-cassete Energia a vapor, TI, comunicações, biotecnologia Melhorias em componentes Novos componentes para sistemas existentes Materiais avançados para melhorias de desempenho de componentes IncrementalRadical Nível de componente Nível de sistema fazendo aquilo que fazemos melhor novo para o mundonovo para a empresa

14 14 Inovação: processo baseado no conhecimento Importância da inovação incremental: redução da incerteza; Importância da inovação incremental: redução da incerteza; Inovação: fundamentada em conhecimento; Inovação: fundamentada em conhecimento; Criação de novas possibilidades por meio da combinação de diferentes conjuntos de conhecimentos (arquitetura de uma inovação). Criação de novas possibilidades por meio da combinação de diferentes conjuntos de conhecimentos (arquitetura de uma inovação).

15 15 Fatores-chave para a gestão da inovação Zona 2: Inovação Modular Zona 3: Inovação Descontínua Zona 1: Inovação Incremental Zona 4: Inovação de Arquitetura Relações entre elementos de conhecimento (arquitetura) Conceitos centrais sobre inovação Alterados Não Alterados Reforçados Destruídos

16 16 Zona 1 (inovação incremental) - incremento estável de produtos ou processos - uso do conhecimento acumulado acerca de componentes centrais; Zona 1 (inovação incremental) - incremento estável de produtos ou processos - uso do conhecimento acumulado acerca de componentes centrais; Zona 2 (inovação modular) - mudança considerável em um elemento, mantendo a arquitetura geral - há necessidade de aprendizagem de um novo conhecimento; Zona 2 (inovação modular) - mudança considerável em um elemento, mantendo a arquitetura geral - há necessidade de aprendizagem de um novo conhecimento; Fatores-chave para a gestão da inovação

17 17 Zona 3 (inovação descontínua) - todo o conjunto de regras é alterado - abre-se espaço para novos entrantes; Zona 3 (inovação descontínua) - todo o conjunto de regras é alterado - abre-se espaço para novos entrantes; Zona 4 (inovação de arquitetura) - surgimento de novas arquiteturas - remodelar fontes de conhecimento e as configurações - resposta a necessidades de diferentes usuários. Zona 4 (inovação de arquitetura) - surgimento de novas arquiteturas - remodelar fontes de conhecimento e as configurações - resposta a necessidades de diferentes usuários. Fatores-chave para a gestão da inovação

18 18 Desafio da inovação descontínua Pressuposto de Schumpeter: destruição criativa; Pressuposto de Schumpeter: destruição criativa; Condições estáveis de inovação são pontuadas por descontinuidades ocasionais; - coexistência entre tecnologias velhas e novas - rápida melhoria de ambas Condições estáveis de inovação são pontuadas por descontinuidades ocasionais; - coexistência entre tecnologias velhas e novas - rápida melhoria de ambas Grandes incertezas: - como será a nova configuração? - como manipular a nova tecnologia? Grandes incertezas: - como será a nova configuração? - como manipular a nova tecnologia?

19 19 Gestão da inovação Desafio: desenvolver formas de gestão da inovação: - não apenas em fases estáveis - mas em condições de alta incerteza - velocidade de mudanças importantes (necessidade de adequações) Desafio: desenvolver formas de gestão da inovação: - não apenas em fases estáveis - mas em condições de alta incerteza - velocidade de mudanças importantes (necessidade de adequações) Observação: fonte de tecnologia que desestabiliza um setor é externa a ele. Observação: fonte de tecnologia que desestabiliza um setor é externa a ele.


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