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Apresentação do Curso: Sustentabilidade e Responsabilidade Social Profa. Dra. Denise Pereira Curi.

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1 Apresentação do Curso: Sustentabilidade e Responsabilidade Social Profa. Dra. Denise Pereira Curi

2 2 Sustentabilidade Responsabilidade social das empresas (RSE) NÂO É SINÔNIMO DE Empresa responsável Responsabilidade empresarial ATRIBUI IGUAL IMPORTÂNCIA AOS BENEFÍCIOS DESFRUTADOS PELA EMPRESA ENTRE SI. Benefícios para os grupos sociais fora da organização. negócios referentes ao meio ambiente, direito dos trabalhadores, proteção aos consumidores, governança corporativa, impacto das atividades da empresa em relação a questões sociais mais abrangentes: fome, pobreza, educação, saúde e direitos humanos e seus efeitos sobre o lucro.

3 3 Sustentabilidade e Responsabilidade Social Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável O termo Desenvolvimento Sustentável passou a ser disseminado mundialmente com a publicação do relatório Nosso Futuro Comum por Harlem Brundtland, então presidente da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Já no meio empresarial o termo sustentabilidade aparece, normalmente, relacionado às questões de responsabilidade social e ambiental.

4 4 O conceito de desenvolvimento sustentado tem três vertentes principais: SUSTENTABILIDADE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Econômico Social Ambiental Socioeconômico Ecoeficiência Socioambiental TRÍPLICE RESULTADO TRIPLE BOTTOM LINE As empresas precisam considerar seu sucesso não apenas com base no desempenho financeiro, mas sob o ponto de vista de seu impacto sobre a economia mais ampla, sobre o meio ambiente e sobre a sociedade que atua. (John Elkington, Cannibals with forks: The Triple Bottom Line of 21 st Century Business, 1998)

5 5 O conceito de desenvolvimento sustentado tem três vertentes principais: Input ProcessoOutput Recursos Financeiros Recursos Sociais (tempo, talento das pessoas da comunidade e infra-estrutura) Recursos Financeiros

6 6 Mas, o que, então, significa Desenvolvimento Sustentável? é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

7 7 Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente e as questões sociais.

8 8 O conceito de desenvolvimento sustentado tem três vertentes principais: Senso de responsabilidade comum A exploração de recursos materiais, os investimentos financeiros e as rotas de desenvolvimento deverão adquirir sentido harmonioso O desenvolvimento tecnológico deverá ser orientado para metas de equilíbrio com a natureza e de incremento da capacidade de inovação dos países em desenvolvimento O progresso será entendido como fruto de maior riqueza, maior benefício social equitativo e equilíbrio ecológico.

9 9 Empresa sustentável é aquela que gera lucro para os acionistas, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e melhora a vida das pessoas com quem mantém interações. Suas atividades mantém interseção entre os interesses dos negócios e os interesses do meio ambiente e da sociedade. E o que é Empresa Sustentável?

10 10 Sustentabilidade Arte de fazer negócio num mundo interdependente. Interdependência dos seres vivos entre si e em relação ao meio ambiente: Operar a empresa sem causar prejuízo aos seres vivos e sem destruir o meio ambiente – ao contrário, restaurando-o e enriquecendo-o.. Interdependência de vários elementos da sociedade entre si em relação ao tecido social: É o reconhecimento das necessidades e interesses das outras partes (grupos comunitários, instituições educacionais e religiosas, força de trabalho e público). É a aceitação da interdependência de diferentes aspectos da existência humana (vida familiar, crescimento intelectual, expressão artística e desenvolvimento moral e espiritual).

11 Impactos e Incertezas A crise sócio ecológica e o desafio do eco desenvolvimento Profa. Dra. Denise Pereira Curi

12 12 Ambiente Natural: Impactos e Incertezas É preciso ver a TERRA como um grande sistema, onde cada elemento deste sistema interfere diretamente nos demais

13 13 Ambiente Natural: Impactos e Incertezas Quando o ser humano se sente integrado ao meio ambiente ele apresenta um comportamento mais prudente em relação a este, usando seus produtos com parcimônia, porém, quando o ser humano se vê separado dos outros elementos da natureza não se preocupa com os problemas ambientais que podem gerar!!!! Barbieri, 2008

14 14 Os problemas ambientais provocados pelos humanos decorrem do uso do meio ambiente para obter os recursos necessários para a produção de bens e serviços que estes necessitam e os despejos de materiais não aproveitados no meio ambiente. Ambiente Natural: Impactos e Incertezas Odum e Sarmiento, 1997

15 15 Problemas Ambientais A maneira como a produção e o consumo estão sendo realizados exige recursos e gera resíduos (ambos em quantidade vultuosas, que já ameaçam a capacidade de suporte do próprio planeta – isto é a quantidade de seres vivos que ele pode suportar sem se degradar). Principais problemas identificados: perda da biodiversidade; redução da camada de ozônio; contaminação das águas; mudanças climáticas decorrentes do efeito estufa. Comprometendo o próprio futuro da Terra e de todos os seres vivos (não só os humanos)!!!!!!

16 16 Principais questões ambientais As questões sócio-ambientais podem ser analisadas, de forma resumida, de acordo com cinco fatores principais: 1. crescimento populacional; 2. esgotamento dos recursos naturais; 3. esgotamento da capacidade da biosfera em absorver resíduos e poluentes; 4. desigualdades Norte-Sul; 5. globalização

17 17 A solução da poluição não está em brecar o desenvolvimento, e sim orientar o desenvolvimento para preservar o meio ambiente e os recursos não renováveis

18 18 Principais questões ambientais O novo contexto econômico caracteriza-se por uma rígida postura dos clientes, voltada à expectativa de interagir com organizações que sejam éticas, com boa imagem institucional no mercado e que atuem de forma ecologicamente responsável.

19 19 Problemas Sociais A pobreza é a maior das poluições Indira Gandhi

20 20 Gestão Sócio-Ambiental: Empresas Ambiente Econômico Ambiente Político-legal Ambiente Demográfico Ambiente Natural Ambiente Tecnológico Ambiente Sócio cultural Ambiente Natural Escassez de matérias-primas Custo mais elevado de energia Níveis mais altos de poluição Mudança no papel dos governos Ambiente Demográfico Crescimento da população mundial Composição da população Mercados étnicos Níveis de instrução Padrões de moradia Movimentações geográficas da população Ambiente Político- legal A legislação regularizando os negócios O crescimento dos grupos de interesse Ambiente Tecnológico Aceleração nos ritmos das mudanças tecnológicas Oportunidades limitadas para a inovação Variações dos orçamentos de P&D Regulamentação mais rigorosa Ambiente Econômico Distribuição de renda Poupança, endividamento e disponibilidade de crédito Ambiente Sociocultural Persistência dos valores culturais centrais Existência de subculturas Mudanças dos valores culturais secundários ao longo do tempo

21 21 Gestão Sócio-Ambiental A sociedade exige um posicionamento mais consistente e responsável das organizações: redução das diferenças entre os resultados econômicos e sociais; aumento da preocupação ecológica; aumento da preocupação com a qualidade de vida. A sociedade exige um novo posicionamento em relação ao meio ambiente e aos problemas socioambientais.

22 22 Gestão Sócio-Ambiental A consciência socioambiental é uma vantagem competitiva A gestão sócio-ambiental traz ganhos financeiros às empresas Crescimento econômico: Crescimento contínuo do um produto nacional em termos globais ao longo do tempo. Desenvolvimento econômico É o crescimento harmônico da produção nacional percebido pela distribuição social e setorial.

23 23 Gestão Sócio-Ambiental Proteção ambiental é função da administração É interesse dos presidentes e diretores Propicia à empresa integração articulada e comunicação social. estrutura organizacional; corpo técnico específico; sistema gerencial especializado. estrutura organizacional; corpo técnico específico; sistema gerencial especializado. exige Novo paradigma Por isso está sendo ensinado nas escolas de administração Visão holística Teoria de sistemas Do mecanicismo para sistêmico Teoria de sistemas Do mecanicismo para sistêmico

24 24 Estrutura do Curso Contextualizar o que é Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social e os principais movimentos sociais e econômicos que provocaram a evolução dos conceitos e atitudes relacionados ao tema. Apontar os principais problemas ambientais do mundo contemporâneo, e os mecanismos que estão sendo adotados pelas empresas e pelos governos para mitigar seus impactos. O perfil do novo gestor As pessoas o planeta e o lucro Panorama histórico Aspectos Econômicos e Jurídicos Resposta das organizações às questões sociais e ambientais Formulação de estratégias de sustentabilidade Pesquisas de Impacto Ambiental Gestão Ambiental Novas Tecnologias e novos modelos de gestão Propor alternativas para solucionar problemas sociais e ambientais. Organizações do Terceiro Setor Mostrar o alinhamento das estratégias empresariais às questões de sustentabilidade e responsabilidade social. Transformações empresariais necessárias Envolvimento dos stakeholders Elaboração de plano de negócios Questões éticas Balanço social Indicadores de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social


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