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E-Commerce x E-Business

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Apresentação em tema: "E-Commerce x E-Business"— Transcrição da apresentação:

1 E-Commerce x E-Business
CONCEITOS - Comércio ≠ Negócios; - Aumento do uso da internet (1990); - Internet mudou a forma de comercialização (acompanhamento, pagamento, visualização); - Alteração nos perfis dos usuários e cada vez mais exigentes; UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga

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- Origem do Inglês, das palavras: eletronic (eletrônico) e commerce (comércio) E + Commerce = E-commerce - O comércio eletrônico (e-commerce) é a compra e venda de produtos e serviços por meio eletrônico, atualmente o mais conhecido é a Internet. UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga

3 E-Commerce x E-Business
Objetivos - Promover a apresentação eletrônica de bens e serviços; - Aumentar a proporção de vendas dos produtos através de uma maior divulgação e marketing; - Fornecer um ambiente de comércio que seja atrativo ao cliente e de fácil navegação; UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 3

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Objetivos - Oferecer formas de pagamento e transporte acessíveis ao público alvo, melhorando o tempo e a qualidade dos serviços prestados; - Automatizar transações, minimizar custos e agilizar processos. UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 4

5 E-Commerce x E-Business
Comercializar pela Internet tem 5 requisitos específicos: • Loja on-line: Ter um site habilitado para comércio, onde suas ofertas podem ser apresentadas e descritas, selecionadas e adquiridas; • Processamento de pagamentos: Aceitar o pagamento por cartão de crédito on-line é essencial. UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 5

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• Atendimento ao cliente: Satisfazer os clientes e atende-los bem para que voltem regularmente; • Preenchimento e expedição de pedidos: O envio dos produtos é importante, especialmente quando seus pedidos são entregues no mundo; • Publicidade: Mesmo o mais fascinante site da Web é inútil se ninguém for incentivado a acessá-lo! Sem uma boa publicidade, seu negócio on-line fracassará. UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 6

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9 UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga
E-COMMERCE O e-commerce brasileiro cresceu 40% no 1º semestre se comparado ao mesmo período de 2009, atingindo faturamento de R$ 6,7 bilhões e tíquete médio de R$ 379. Para o fechamento de 2010, a expectativa é que o faturamento deva chegar a R$ 14,3 bilhões.  Até o primeiro semestre de 2010, foram 20 milhões de pessoas que compraram pela internet ao menos uma vez. Até o final do ano, esse número deverá alcançar 23 milhões.  As categorias de produtos mais vendidas no 1º semestre do e-commerce em 2010 foram: „Livros e Assinaturas de Revistas e Jornais‟, „Eletrodomésticos‟, „Saúde, Beleza e Medicamentos‟, „Informática‟ e „Eletrônicos‟ .  A Copa do Mundo alavancou o faturamento no 1º semestre de 2010 com a venda de TV‟s de tela plana e „Artigos Esportivos‟ .  Cerca de 55% dos e-consumidores que fizeram uma compra pela internet proveniente de uma rede social são mulheres.  Quando se diz respeito à idade, os compradores provenientes de redes sociais são, em média, 7 anos mais jovens que os compradores do mercado: 34 contra 41 anos. FONTE: ebit UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 9

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“A Gol Linhas Aéreas Inteligentes terminou 2006 entre as maiores empresas de e-commerce do Brasil. A Companhia comercializou, aproximadamente, 3,7 bilhões de reais em vendas brutas de passagens ao longo do ano por meio de seu website Esse montante corresponde a 82% de suas vendas brutas (passagens vendidas) em totalizadas em 4,6 bilhões de reais.” UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 10

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UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 11

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UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 12

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- Origem do Inglês, das palavras: eletronic (eletrônico) e business (negócios) E + Business = E-business - O E-business é o comércio eletrônico estabelecido com fornecedores e parceiros para automatizar, acelerar e simplificar os processos de negócios, como controle de estoque e pagamentos. UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 13

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Qualquer forma de transação de negócios na qual as partes interagem eletronicamente, em vez de por meio de compras físicas ou contato físico direto. É o maior exemplo de integração dos negócios da organização com a tecnologia. UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 15

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A Internet está redefinindo o modelo do comércio eletrônico de modo a abranger a relação completa vendedor-comprador. Este modelo implica em: - Promover informações sobre a empresa e o produto para uma clientela mundial de usuários; - Aceitar pedidos e pagamentos para bens e serviços online; - Entregar bens e prestar os serviços aos clientes; - Fornecer suporte constante ao cliente/usuário; - Praticar a colaboração online para o desenvolvimento de novos produtos. UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 16

17 E-Commerce x E-Business Modalidades de E-Business
1 - B2B – Business To Business Entre empresas 2 - B2C – Business To Consumer Empresa e consumidor 3 - C2C – Consumer To Consumer Consumidor e consumidor 4 - B2E – Business To Employee Empresa e funcionários 5 - B2M – Business To Management (E-Gov) Pessoa jurídica e governo 6 - C2M – Consumer To Management (E-Gov) Pessoa física e governo UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 17

18 E-Commerce x E-Business Modalidades de E-Business
1 - B2B – Business To Business Esta categoria de comércio eletrônico envolve mercados comerciais eletrônicos e ligações diretas entre as empresas. Utilizado para troca de informações apenas entre empresas (fornecedores); Processos empresariais básicos e centenário, como a compra e a venda, serão drásticamente alterados. Tanto compradores como vendedores estarão demandando mais e melhores informações e as exigirão mais depressa do que nunca. UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 18

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E-BUSINESS (B2B) UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 19

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E-BUSINESS (B2B) UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 20

21 E-Commerce x E-Business Modalidades de E-Business
2 - B2C – Business To Consumer As empresas desenvolvem praças de comércio eletrônico atraentes para seduzir e vender produtos e serviços aos consumidores, oferecendo: - Sites em multimídia com fachadas de lojas virtuais - Processamento interativo de pedidos - Sistemas seguros de pagamento eletrônico Fator chave do sucesso, para muitas empresas, é a maximização do Valor do Cliente. UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 21

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E-BUSINESS (B2C) No ponto de vista administrativo: Ele permite que as organizações sejam mais eficientes e flexíveis em suas operações internas, trabalhando mais próximo de seus fornecedores e, ao mesmo tempo, permite que ela seja mais ágil às necessidades e expectativas de seus clientes. No ponto de vista do consumidor: Define uma imagem de empresa atualizada, demonstrando uma organização de caráter evolutivo, moderna e apta a oferecer um produto ou serviço de qualidade. UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 22

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E-BUSINESS (B2C) UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 23

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E-BUSINESS (B2C) UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 24

25 E-Commerce x E-Business Modalidades de E-Business
3 - C2C – Consumer To Consumer Modalidade de E-Business de negociação e interações apenas entre pessoas físicas. Exemplos: Leilão; Mercado Livre; E-Bay Envolve empresas que intermediam as negociações; Responsabilidade é apenas dos participantes; UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 25

26 E-Commerce x E-Business Modalidades de E-Business
3 - C2C – Consumer To Consumer Facilita a negociação e preço dos produtos; As empresas que facilitam essa transação geralmente ganham uma comissão em cima de cada leilão ou uma taxa única de transação. Lembrando que esses sites são apenas intermediários e não se envolvem na qualidade do produto ou não influenciam nos valores dos produtos. UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 26

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E-BUSINESS (C2C) UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 27

28 E-Commerce x E-Business Modalidades de E-Business
4 – B2E – Business To Employee Modalidade de e-business para desenvolver interações entre a empresa e seus funcionários. As empresas são movidas pelos clientes e mercado. Elas monitoram e avaliam constantemente as informações online sobre seus clientes, fornecedores e concorrentes a partir de seus sites, mensagens, correio eletrônico e grupos de discussão na Internet. UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 28

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E-BUSINESS (B2E) Essas informações são disponibilizadas internamente na empresa via internet, para todos os níveis organizacionais e utilizadas para moldar o desenvolvimento de novos produtos, programas de marketing, atendimento ao cliente e estratégias competitivas da empresa. Exemplos: - Comunicação interna; - Treinamento corporativo; - Intranet, e ramal; Uso de páginas web ou VPN; UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 29

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E-BUSINESS (B2E) UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 30

31 E-Commerce x E-Business Modalidades de E-Business
5 – B2M – Business To Management (E-Gov) Modalidade de E-Business que acontece entre governo e as empresas para o desenvolvimento de serviços variados. Novamente o Brasil possui posição de destaque nesta modalidade. Exemplos: - DARF; - IRPJ e outros. UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 31

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E-BUSINESS (B2M) UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 32

33 E-Commerce x E-Business
E-BUSINESS (B2M) Objetivos Garantir integridade das informações, gerando confiabilidade e segurança; Diminuir fraudes e/ou sonegação; Minimizar tempo e automatizar processo; Facilitar fiscalização e apuração de resultados; Propor modelo simples e rápido às empresas; UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 33

34 E-Commerce x E-Business Modalidades de E-Business
6 – C2M –Consumer To Management (E-Gov) Modalidade de e-business que acontece entre o governo e seus cidadãos, no desenvolvimento de serviços que antes eram considerados de grande burocracia. O Brasil possui uma posição de destaque nesta modalidade. Exemplos: Receita Federal; Eleições eletrônicas. UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 34

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E-BUSINESS (C2M) UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 35

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E-BUSINESS (C2M) UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 36

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E-BUSINESS (C2M) Objetivos Massificar a utilização dos serviços on-line; Diminuir fraudes e/ou sonegação e despesas; Minimizar tempo e automatizar processo; Aumentar a comodidade dos usuários; Garantir integridade das informações, gerando confiabilidade e segurança; Facilitar fiscalização e apuração de resultados; UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 37

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E-BUSINESS (C2M) Urna Eletrônica Urna Eletrônica Biométrica UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 38

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E-BUSINESS (C2M) UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 39

40 E-Commerce x E-Business Vantagens do E-Business
Integração: Sistemas conectados facilitam a troca de informações; Agilidade: Informações em tempo real sobre o seu negócio, facilitam a tomada de decisão; - Transparência: Todas as etapas envolvidas estão disponíveis para o nível gerencial; Confiabilidade: Etapas do processo mostra a realidade; Lucratividade: Ganho de tempo nos processos; UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 40

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RESUMO Cliente C2C Cliente Parceiro A B2B B2C B2B EMPRESA C2M Parceiro N B2M B2E Colaborador Governo UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 41

42 E-Commerce x E-Business
REFERÊNCIAS UNAMA – Administração de Sistemas de Informação - Profª Lena Veiga 42


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