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Conceitos Profª Maria de Lourdes M Camargo

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Apresentação em tema: "Conceitos Profª Maria de Lourdes M Camargo"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos Profª Maria de Lourdes M Camargo
Educação Nutricional Conceitos Profª Maria de Lourdes M Camargo

2 Educação Alimentar e Nutricional
“Procedimento realizado pelo nutricionista junto a indivíduos ou grupos populacionais, considerando as interações e significados que compõem o fenômeno do comportamento alimentar, para aconselhar mudanças necessárias a uma readequação dos hábitos alimentares”. CFN, Resolução Nº 380/ 2005

3 Hábitos Alimentares “Conjunto de hábitos envolvendo alimentos e preparações, de uso cotidiano por pessoas ou grupos populacionais, em que há forte influência da cultura,tabus alimentares e tradições de comunidades ou de povos.” CFN, Resolução Nº 380/ 2005

4 Cultura Alimentar “ Conjunto de representações, crenças, conhecimentos e práticas herdadas ou aprendidas que estão associadas a alimentação e são compartilhadas por um determinado grupo social” (Jesus Contreras, 2006)

5 “A comida é uma construção ideológica devido a seu componente simbólico de escolha alimentar porque articula o natural o biológico e o cultural e constitui-se como “habitus” (Woortman, 2004).

6 Comensalidade “O comportamento relativo à comida liga-se diretamente à nossa identidade social e revela repetidamente a cultura em que está inserido(MINTZ, 2001). “Há uma clara distinção entre comida e alimento, onde comida não é apenas uma substância alimentar, mas também um modo, um estilo e um jeito de alimentar-se.”

7 Educar “A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados, estamos todos nos educando...” Nesta concepção, o conhecimento não pode advir de um ato de "doação" que o educador faz ao educando, mas sim, um processo que se realiza no contato do homem com o mundo vivenciado, o qual não é estático, mas dinâmico e em transformação contínua.

8 Educar “Baseada em outra concepção de homem e de mundo, supera-se a relação vertical, estabelecendo-se a relação dialógica. O diálogo supõe troca..,”

9 Educar “Desse processo, advém um conhecimento que é crítico, porque foi obtido de uma forma autenticamente reflexiva, e implica em ato constante de desvelar a realidade, posicionando-se nela. O saber construído dessa forma percebe a necessidade de transformar o mundo, porque assim os homens se descobrem como seres históricos.” Paulo Freire

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11 Efetividade – Eficácia - Eficiência
A eficácia mede a relação entre os resultados obtidos e os objetivos pretendidos, ou seja, ser eficaz é conseguir atingir um dado objetivo. A efetividade é a capacidade de produzir um efeito. A eficiência refere-se a relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados.

12 A ação Agir metodológico Planejamento de ações
Monitoramento do processo Avaliação de resultados

13 Desafios atuais da E N Estratégia prioritária dos programas de saúde
Atividade privativa do nutricionista ↔ Responsabilidade compartilhada com outros profissionais Não é uma missão nem um dom  requer estudo, metodologia, processos, instrumentos

14 “Educar no âmbito da segurança alimentar e nutricional propicia conhecimentos e habilidades que permitem às pessoas produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, saudável e segura, assim como as conscientiza quanto a práticas alimentares mais saudáveis, fortalece culturas alimentares das diversas regiões do país e diminui o desperdício, por meio do aproveitamento integral dos alimentos, por exemplo.” Coordenação Geral de Educação Alimentar e Nutricional - CGEAN

15 “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Paulo Freire


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