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Redação para Meios Eletrônicos

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Apresentação em tema: "Redação para Meios Eletrônicos"— Transcrição da apresentação:

1 Redação para Meios Eletrônicos
Prof.: Raquel Susin

2 Contrato Pedagógico Ementa
Conhecimentos para o cotejo (comparação) da produção textual (verbal e não- verbal) em peças multi/hipermídiaticas. Técnicas de roteirização para peças multi/hipermidiáticas. Conhecimento de produção de sentido (análise de discurso) de textos. Correntes e pesquisadores correlatos à redação e vivência cotidiana de profissionais do segmento midiático.

3 Contrato Pedagógico Ementa Nº Descrição Nível 01
Refletir sobre funções e figuras de linguagem F 02 Compreender o percurso de leitura de textos verbais/ não-verbais e produção de sentido 03 Desenvolver especificidades dos roteiros hipermidiáticos 04 Relacionar os diferentes estilos de textos N 05 Relacionar elementos de Semiótica e fenomenologia com textos verbais e imagéticos

4 Contrato Pedagógico Ementa Nº Descrição Nível 06
Relacionar as características constituintes da multimídia e da hipermídia correlacionadas aos textos N 07 Elaborar e adaptar a produção textual em projetos de caráter multi e hipermidiáticos 08 Identificar as diferenças e semelhanças entre texto informativo e comunicativo I 09 Identificar conceitos de Semiologia e linguística 10 Identificar modelos de roteirização em novas mídias

5 Contrato Pedagógico Processos avaliativos AVALIAÇÃO 1º. BIMESTRE
Prova escrita 5,0 Metodologia Ativa -- 3,0 Atividades de redação 2,5 2,0 Campanha

6 Contrato Pedagógico Metodologia Ativa
Inserção do aluno como agente comprometido com seu aprendizado. Processo de ensinar e aprender buscando a participação ativa de todos os envolvidos, centrados na realidade em que estão inseridos. Cliente Real

7 Contrato Pedagógico Bibliografia básica
DONDIS, A. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: M. Fontes,  1997. CARRASCOZA, João Anzanello. Redação publicitária: estudos sobre a retórica do consumo. 4. ed. São Paulo: Editora Futura, 2003. SANT' ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 8. ed. São Paulo: Editora Pioneira,  1998.

8 Contrato Pedagógico Bibliografia complementar
MOURA, Leonardo. Como escrever na Rede: Manual de Conteúdo e Redação para Internet. São Paulo, Editora Record, 2005. MARTINS, Zeca. Redação publicitária : a prática na prática. São Paulo : Atlas, 2013. SQUARISI, Dad. Manual de Redação e Estilo para Mídias Convergentes. São Paulo. Geração, 2011.

9 Contrato Pedagógico Aulas terças-feiras
Entrada: 19:00h / Tolerância: 19:15h Encerramento: 20:40h - Chamada: 2 vezes - Faltas no semestre: até 20

10 Contrato Pedagógico Aulas terças-feiras
Entrada: 20:55h / Tolerância: 21:10h Encerramento: 22:35h - Chamada: 2 vezes

11 O Briefing

12 Organograma – Agência de Comunicação
Diretor Atendimento Mídia Planejamento Dupla de criação – Redator e Diretor de Arte Criação

13 Conceito - definição Brief, adjetivo: breve, curto; Brief, substantivo: sumário; To brief: resumir; Be brief: ser breve.

14 Conceito Geral “Briefing é a coleta de todas as informações disponíveis relativas ao projeto, visando a fornecer aos profissionais envolvidos uma visão ampla e profunda de todos os seus aspectos.” (Tadeu Dix )

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19 Briefing O Briefing é o ponto de partida para qualquer job. Deve ser tão curto quanto possível, mas tão longo quanto necessário. (Rafael Sampaio)

20 JOB Job: trabalho; Uma campanha online é forma por diversos Jobs, que são definidos através das necessidades apontadas pelo briefing.

21 Mas então, como fazer um bom Briefing?

22 Regras para um bom Briefing
Não seja formal demais; Não seja apenas um receptor de informações; Não perca o foco; Não fique preso ao roteiro;

23 Regras para um bom Briefing
Seja objetivo; Busque sempre a pessoa certa para responder o briefing; Agende o menor número possível de reuniões; Associe o briefing ao planejamento desde o início da campanha.

24 Como deve ser Deve identificar claramente a promessa básica do
produto ou serviço divulgado; Deve ser claro evitando dúvidas e interpretações; Deve ser simples, destacando apenas as informações essenciais; Não deve amarrar a criação.

25 Vantagens do Briefing Ordena o raciocínio;
Facilita o trabalho criativo; Minimiza reprovações; Rentabiliza a operação;

26 Vantagens do Briefing O cliente passa a ser seu “parceiro”;
Minimiza a subjetividade na fase de aprovação do job; Proporciona mais segurança para o atendimento; Evita desgastes entre o cliente e a agência.

27 Construindo um Briefing

28 Nome e descrição da marca, produto ou serviço
Se possível, descrever também o tipo de produto, pois ele influencia bastante na estratégia criada.

29 Origem e histórico do job
É a descrição do problema que o cliente está enfrentando no momento e os fatos que levaram a esse problema. Ex: a marca tem um preço maior que a dos concorrentes e é preciso justificar para os consumidores esse preço maior.

30 Ação que a comunicação deve gerar
É o problema que o anunciante espera ver resolvido após a execução do planejamento. - público conheça um produto lançamento; - vá até uma concessionária; - se cadastrem em um hotsite.

31 Informações de mercado
Para que as outras áreas possam entender melhor o problema, aqui são apresentadas informações relevantes, tais como: - público–alvo - divisão geográfica - faixa etária - dados de vendas.

32 Informações de mercado - Considerar:
- se o público–alvo tem acesso à internet, se acessa de casa, do trabalho ou da escola; - que tipo de conexão possui, se tem e–mail e que tipo de site costuma acessar; - um hotsite para um público jovem, por exemplo, pode ter conteúdo, navegação e layout muito diferentes de um hotsite corporativo.

33 Peças a serem criadas Aqui devem ser descritas as peças a serem criadas, que podem variar da troca de uma palavra do site até uma campanha completa. - Se as peças forem bem definidas, deve ser colocada a lista de peças, de veículos e especificações técnicas.

34 Peças a serem criadas - considerar
Uma peça com mesmo nome pode ser completamente diferente de um veículo para outro.

35 Prazo Apesar da agilidade do online, existem trabalhos que não podem ser feitos de um dia para o outro.

36 Limitações de verba Pode ser descrita a verba que o cliente tem disponível, ou então ser apresentada uma verba limite definida pela agência.

37 Duração da ação Tempo que a ação deve funcionar. Ex: uma campanha deve ter a duração de três meses.

38 Policies e observações de criação
Devem ser colocadas informações referentes à criação. - caminho criativo sugerido pelo cliente; - a cor que o cliente gosta ou não aprova de maneira alguma; - se existe um guia de identidade visual, etc.

39 Policies e observações de criação - Considerar
Devem ser citados também os pontos obrigatórios. - Ex: uma característica que deve ser colocada em todos os materiais da campanha.

40 Tecnologia Caso o job seja de modificação de um site ou intranet, é preciso saber que tipo de tecnologia o site usa atualmente. Caso seja de reformulação, é preciso saber se existe possibilidade de mudança.

41 Hospedagem Na criação de um site, hotsite, extranet ou intranet é preciso saber onde eles estarão hospedados ou se será necessário encontrar um local para isso. Em caso de modificação, é preciso ter os dados para fazer upload no servidor.

42 Hospedagem - Considerar
Em caso de criação de um novo site ou hotsite, é preciso verificar se os domínios necessários já estão registrados ou se é preciso fazer esse registro.

43 Bases de dados Aqui deve ser informado se existe uma base de dados pronta, as informações que ela tem, o grau de atualização dessa base e se é possível usá–la como está ou é preciso fazer a limpeza. Ex: não existe como fazer uma ação de envio de e–mail se a base está com 80% dos e–mails incompletos. Nesse caso seria necessário fazer um recadastramento.

44 Métricas - Quais são os dados que devem ser medidos para avaliação dos resultados? - Que dados o cliente gostaria de receber? - Deve ser encontrado um parceiro para essa avaliação ou as ferramentas serão feitas internamente?

45 Construindo um Briefing Criativo

46 Briefing criativo - Nome da empresa - Nome do projeto ou campanha - Data de realização

47 O que deve ser realizado nesta atividade.
Tarefa O que deve ser realizado nesta atividade.

48 O que a campanha quer alcançar
Objetivo do projeto O que a campanha quer alcançar

49 Objetivo desta comunicação
O que a peça quer alcançar

50 Detalhes relevantes do contexto
Contexto do projeto Detalhes relevantes do contexto

51 Estratégia do projeto Como vamos motivar nosso público-alvo a agir da maneira como desejamos?

52 Mensagem chave Qual é a promessa ou benefício único mais importante para o cliente? Considerar: 25 palavras ou menos

53 Quais as provas que suportam a mensagem chave?
Suporte Quais as provas que suportam a mensagem chave?

54 Obrigações Que elementos devem ser incluídos no trabalho criativo? - Gráficos - Logos - Imagens - Selos

55 Briefing criativo Orçamento - Datas chave - Data do briefing:

56 Participaram da elaboração deste documento
Nome dos envolvidos no projeto - Atendimento agência - Atendimento cliente - Gerente de contas - Criadores - Gerenciador de conteúdo

57 Redação para Meios Eletrônicos
Prof.: Raquel Susin


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