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(por Cláudio Manoel Duarte)

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Apresentação em tema: "(por Cláudio Manoel Duarte)"— Transcrição da apresentação:

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2 (por Cláudio Manoel Duarte)

3 CULTURA... CULTURA? Toda produção material e simbólica (imaterial) do ser humano. INDÚSTRIA CULTURAL? O surgimento dos meios de comunicação de massa; os MCM e a cultura, como produto de consumo; a cultura regida pelo mercado

4 CULTURA DIGITAL... A Cultura Digital, então, está inserida na Cultura, na medida em que é a própria Cultura Contemporânea ao utilizar de suportes digitais na tríade produção/circulação/consumo de produtos materiais e simbólicos.

5 A Cultura Digital não é somente a digitalização de arquivos analógicos - é também -, mas é principalmente a produção da Cibercultura - uma cultura contemporânea gerada a partir da apropriação das tecnologias pelos cidadãos e grupos organizados. A Cultura Digital não é somente a instalação de redes telemáticas - é também -, mas é principalmente a circulação das idéias nestas redes. A Cultura Digital não é somente o curso de informática nem o acesso à internet - é também -, mas é principalmente a formação do cidadão no uso de tecnologias para elaboração de seus produtos/conteúdos

6 FOCOS DA CULTURA DIGITAL
interconectividade compartilhamento tecnológico generosidade intelectual trabalho colaborativo circulação livre do conhecimento produções artísticas e científicas em/através de suportes digitais, tecnologias para a educação, interatividade e a liberação do pólo de emissão.

7 CULTURA LIVRE (Open Source)
resultado da cultura digital tecnologias libertadoras: pc, a internet, liberação da emissão, p2p... serviços livres: podcast (áudio), blog (texto e imagem), youtube (vídeo),...

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10 UM POUCO DE ARGILA, CERA...BITS E BYTES TAMBÉM
A COMUNICAÇÃO UM POUCO DE ARGILA, CERA...BITS E BYTES TAMBÉM janelas para uma discussão sobre novas cultura digital, cibercultura, mídias, soft livres e cultura open source

11 Na origem da comunicação pública, foram os governos que buscaram alguma mídia para circulação da informação necessidade de divulgar ações e realizações; existência de um conjunto de meios de comunicação massiva

12 O MEIO>mídia As cidades/países mais avançados tinham as mídias mais avançadas: eis os primeiros suportes Os Sumérios/Mesopotâmia (2800 e 3000 AC) - a escrita cuneiforme impressa em argila; no Egito, papiro e tinta

13 Mídia para comunicar Cartas Circulares - comunicação das decisõs da Dinastia Han (China, 202 AC) Acta Diurna - veículo do Forum Romano (69 AC).

14 Tábua de barro resolve? as idéias/escrita dos sumérios precisava de uma plataforma para circular: a primeira tecnologia impressa de gravacão e circulação pública. placas de cera eram usadas como suporte (Grécia AC)

15 Comunicação para muitos
A prensa de Gutenberg (Alemanha/ ) democratiza a leitura/cria público leitor, com a tipografia (tipos móveis) (1569/73) Impressão da bíblia em 8 volumes e 5 línguas.

16 Comunicação para muitos
A rotativa reforça o conceito de massa – vários públicos. (Invençao de Friedrich Koenig e Andreas Bouer/1810 )

17 A mídia eletrônica O rádio (Era do Rádio: 1919) é também para analfabetos – a massa se amplia Na tecnologia da tv (anos 50, no Brasil) convergem linguagens (áudio, imagem, texto) e vai além da informação: transforma comunicação em indústria (publicidade) Guglielmo Marconi em 1896

18 A informática novo suporte otimizador para as administrações e produção de conteúdos a micro-informática e os cientistas californianos o pc

19 A internet Arpanet Internet acadêmica Internet comercial
Internet interação Internet semântica (3.0) - conteúdos

20 Estamos em rede Desde as caravelas, mas hoje a navegação mudou para o mar de bytes

21 A Rede Mundial Pensar a Internet e as novas mídias eletrônicas com instrumentos de: - difusão de conteúdos (áudios, vídeos e textos) - divulgação de eventos de interesse público - articulação de redes sociais

22 COMUNICAÇÃO um novo contexto
As novas mídias estão em outra rede - apontando um caminho em experimentação, diferente do das mídias tradicionais Que caminho é esse?

23 Cibercultura é o cenário
Conjunto de práticas que fazem a simbiose entre a cultura, sociedade informacional e tecnologias contemporâneas... ...Onde as leis são: Reconfiguração (de formatos midiáticos e de práticas sociais); de Liberação do pólo de emissão (o receptor, antes reprimido pelos MCM, é agora livre emissor) e de Conectividade generalizada (conexão de idéias, em rede) (André Lemos)

24 A rede propõe difusão de culturas emergentes (antes fora dos MCM)
trabalho coletivo à distância formação de comunidades temáticas, identitárias liberdade de emissão (a fonte emite para o público sem MCMs intermediando) técnica transformada sistematicamente a partir de novas correntes culturais (o fim do napster não finaliza o conceito de distribuição p2p)

25 Reconfiguração As tecnologias reconfiguram a comunicação;
Reconfiguram a forma de fazer, difundir e consumir informação

26 (primeiras) Novas mídias
A internet dos anos 90: sites institucionais, s corporativos, intranet, mala direta, cadastros, bancos de dados, sala de imprensa virtual

27 WEB 2.0 e as mídias Desafio para as corporações: que novas mídias são essas? De que forma usá-las?

28 Alguns suportes Blogs Microblogs (Twitter) Podcast
Sites de Relacionamento Streaming (UStream) Canais de Vídeo (Youtube) Chats Foruns Wikis Ciberalbuns (Slidesound) Redes wireless (bluetooth) Midias locativas Webtv Webdocumentários Ciberdocumentários

29 Desafios (os mesmos?) Consolidar/difundir a imagem institucional positiva Gerar mídia espontânea (ou paga, se em PP) Informar ao público suas decisões Formar audiências Montar e manter redes sociais

30 O Software Livre O termo Software Livre se refere à liberdade que o usuário tem de executar, distribuir, modificar e repassar as alterações sem, para isso, ter que pedir permissão ao autor do programa.

31 O Software Livre 4 liberdades da Free Software Foundation
A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade; A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa beneficiar o próximo; A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

32 As redes sociais ? Existe conexão entre redes sociais e comunicação organizacional, no trabalho das ACS? Qual? Que produtos podem ser usados nesta conexão?

33 As redes sociais - dados
Redes sociais mais populares que No mundo: 67% acessam redes sociais; no Brasil: 80% acessam redes sociais Há um declínio nos acesso a portais: 24% em 2006; 6% em 2008 Redes sociais consomem 10% do tempo gasto pelas pessoas na internet; no Brasil, o tempo gasto sobe para 23%

34 As redes sociais - dados
Quem mais assina redes no mundo? Brasil: o 1o. do ranking com 80% das pessoas que tem acesso à internet estão em alguma rede de relacionamento; Estados Unidos: 67%; Alemanha: 51%.

35 As redes sociais - dados
Novidade: a internet era dos jovens, mas as redes sociais ampliaram a participação dos maduros: o Facebook cresceu com a adesão de pessoas na faixa de 35 a 49 anos (formadores de opinião) Houve acréscimo de 2 vezes mais da faixa de 50 a 64 anos do que dos menores de 18.

36 E-Governo Plataformas abertas para o cidadão
Incremento na participação pública nas políticas públicas Transparência das ações de governo

37 OBRIGADO!


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