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Linguagens, códigos e suas tecnologias

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Apresentação em tema: "Linguagens, códigos e suas tecnologias"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, códigos e suas tecnologias
Ailton Cerqueira

2 Competência 6 Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação. H18 – Coesão textual H19 – Funções da linguagem H20 – Patrimônio Linguístico

3 Funções da linguagem

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5 Competência de área 8 Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

6 Competência de área 8 H25 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. H26 - Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social. H27 – Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

7 Variações linguísticas
O modo de falar uma língua varia: De época para época De região para região De grupo social para grupo social De situação para situação De acordo com a forma de expressão

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10 Competência de área 9 Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.

11 Competência 9 H28 – Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação. H29 – Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação. H30 – Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

12 Tecnologias Tradicionais Eletrônicas Digitais
Relacionadas a produtos impressos como livros, revistas e cartazes Relacionadas a produtos com recursos audiovisuais como rádio, telefone e televisão Relacionadas à informática e à internet, com destaque para a world wide web

13 Alguns temas: Internet e web
Comunicação mediada por computador e outros dispositivos Redes sociais (espaços conversacionais) e cibercultura Ativismo virtual, ativismo on-line ou ciberativismo

14 Características da web
Hipertextualidade Multimidialidade Interatividade Instantaneidade Customização de conteúdo Memória

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16 Alguns temas: Redes sociais (espaços conversacionais) e cibercultura
Internet e web Comunicação mediada por computador e outros dispositivos Redes sociais (espaços conversacionais) e cibercultura Ativismo virtual, ativismo on-line ou ciberativismo

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18 Cibercultura Termo que se refere à parte da cultura contemporânea marcada pelo uso das novas tecnologias da informação e da comunicação.

19 Alguns temas: Ativismo virtual, ativismo on-line ou ciberativismo
Internet e web Comunicação mediada por computador e outros dispositivos Redes sociais (espaços conversacionais) e cibercultura Ativismo virtual, ativismo on-line ou ciberativismo

20 Redes sociais e ativismo virtual
Internet como recurso de comunicação pessoal; Internet como recurso de comunicação de massa; Baixo custo e eficácia na obtenção de interação; Web como espaço de manifestações sociais e políticas;

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24 Eu reclamo, tu reclamas... Um levantamento realizado pelo instituto Datapopular  com 2 mil pessoas, em 100 cidades de todos os Estados do Brasil revela como o consumidor demonstra que está insatisfeito com as empresas. Os dados preliminares apontam que: - 94,2 milhões de pessoas com mais de 18 anos já tiveram algum problema com empresas. - Só em julho, 20,3 milhões de consumidores reclamaram com (ou de) alguma empresa

25 Eu reclamo, tu reclamas... - 52% fizeram boca-a-boca negativo com amigos, parentes e conhecidos via web, pessoalmente ou por telefone - 34% recorreram ao SAC da empresa - 29% dos entrevistados falaram mal da marca na rede,  tanto nos canais virtuais oficiais da empresa quanto em outros sites, blogs e perfis nas redes sociais - Somente 0, 80% dos insatisfeitos reclamaram nos órgãos de defesa do consumidor

26 Comportamento do internauta
Uma pesquisa inédita encomendada à Ipsos pelo Google Brasil revela que hoje mais de 30 milhões de usuários consomem mídia em três diferentes telas no País - quase o dobro quando comparado à França (19M) ou Reino Unido (16M)

27 Uma nova vida...


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