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Understanding the Game Industry Leitura do texto.

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1 Understanding the Game Industry Leitura do texto

2 Understanding the Game Industry Conceitos para entendimento do texto

3 Empresas e mercados-alvo Papéis das empresas em seus respectivos mercados-alvo Líder de mercado Desafiante de mercado Seguidora de mercado Ocupante de nicho de mercado

4 Empresas e mercados-alvo Liderança de mercado Maior participação de mercado em um (ou mais) produto(s) Mudança de preços Abrangência da distribuição Lançamento de produtos Promoções Característica básica Principais aspectos da liderança Lideres de Mercado

5 Empresas e mercados-alvo Uma empresa desafiante deve ser objetiva em sua ação, definindo claramente quem será o alvo: a) a líder de mercado; b) empresa de mesmo porte com alguma vulnerabilidade; c) empresas de menor porte (locais ou regionais). Deve também definir sua estratégia geral de ataque – f ff frontal, flanco, cerco (circular), guerrilha – de onde decorrerá uma estratégia específica de ação – desconto, melhores serviços agregados, promoções e ações comunicativas mais intensas Desafiantes Mercado

6 Empresas e mercados-alvo Produtos homogêneos e exigência de muito capital Poucas oportunidades de diferenciação (produto e imagem) Equivalência na qualidade do serviço Consumidores com alta sensibilidade a preço Ofertas similares entre concorrentes Manutenção e conquista de novos clientes através de ações que não atraiam retaliações (serviços, localização, pagto, etc) Alerta constante em função das empresas desafiantes Seguidoras Mercado

7 Nichos Mercado Empresas e mercados-alvo Características Qualidade diferenciada Preços premium e custos de fabricação mais baixos Maior conhecimento e melhor atendimento dos clientes-alvo Margens mais elevadas Cultura e visão corporativa fortes Necessidade de criação contínua de novos nichos (esgotamento) Ataques decorrentes, principalmente, de empresas seguidoras Aspecto-chave: Especialização

8 “ Uma empresa pode produzir um produto ou uma linha de produtos e promovê-lo para todos os clientes com um único mix de marketing... O marketing indiferenciado é eficiente do ponto de vista da produção... Uma empresa que tenta satisfazer a todo mundo o mercado com um produto padrão pode sofrer se os concorrentes oferecerem unidades especializadas para segmentos menores do mercado total e melhor satisfazerem segmentos individuais”, Marketing de Massa

9 Segmentação “ O princípio básico da segmentação de mercado é que os mercados não são homogêneos e que comercialmente faz sentido diferenciar ofertas de marketing para diferentes grupos de clientes”. (Baker et al, 2005) Princípio básico

10 “... é o processo de dividir mercados em grupos de consumidores potenciais com necessidades ou características similares, que, provavelmente, exibirão comportamento de compra similar”. (Weinstein apud Pinheiro et al, 2008) Portanto, segmentação... Segmentação

11 -KOTLER, P. KELLER, K. L. Administração de Marketing, 12a. Edição. São Paulo: Ed. Pearson, 2006 - PINHEIRO, R.M., CASTRO, G.C.; SILVA, H.H; NUNES, J.M.G. Comportamento do Consumidor e pesquisa de mercado, 3a ed. Rio de Janeiro. FGV Editora, 2008. - HOOLEY, G.J.; SAUNDERS, J.A.; PIERCY, N.F. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo, 3a. Ed. Pearson Prentice Hall, 2005. Bibliografia


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