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Camila Alves dos Santos; Cinthia Moreira Fonseca; Diná Aguiar da Silva; Rodrigo V. L. Martins. AGÊNCIA:

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2 Camila Alves dos Santos; Cinthia Moreira Fonseca; Diná Aguiar da Silva; Rodrigo V. L. Martins. AGÊNCIA:

3 JORNAL Mídia Impressa

4 JORNAL Veículo de comunicação que possui maior credibilidade e um dos mais antigos meios de comunicação. Possui uma linguagem fácil e valiosa. Por isso, essa mídia impressa pode ser considerada um forte formador de opinião.

5 NO BRASIL Predomina os diários e os jornais brasileiros apresentam caráter informativo e periodicidade variada. É o meio que apresenta maior tradição como mídia. Nos anos 2000, segundo o grupo de mídia, existiam 2.045 jornais, sendo 500 diários. Sua circulação local é superior à das revistas Sua audiência é constituída basicamente por pessoas das classes A e B, compradores habituais dos jornais.

6 FORMATOS Padrão clássico(Standard) Tablóides Cadernos únicos ou múltiplos Paginados segundo o seu conteúdo editorial Classificados

7 VANTAGENS Flexibilidade / Oportunidade - Permite aproveitar momentos oportunos e veicular anúncios de um dia para o outro. Público qualificado - Um leitor de jornal tem mais probabilidade de ser mais instruído e uma renda mais elevada do que as pessoas que não lêem jornal. Alta credibilidade - É um meio considerado referência de informação. Bom para uso regional ou local - A maioria dos jornais são regionais, o que permite uma comunicação mais próxima com mercados-alvos. Mais informações - Oportunidade de fornecer informações mais detalhadas ao consumidor sobre o produto.

8 DESVANTAGENS Vida útil curta - Dura um dia, ao contrário de uma revista. Desafio em despertar a atenção do leitor - O anúncio concorre com um sem número de informações. Maior parte do jornal é preto e branco - Hoje em dia os grandes jornais possuem maior quantidade de páginas coloridas, o que gera novos desafios. Baixo nível na qualidade de reprodução - Se comparado com uma revista, por exemplo. Pequeno público circulante - Se comparado com o alcance da Televisão, por exemplo.

9 Elementos Cor Página Inteira Ilustrações Disponibilidade Oferta que despertam a atenção dos leitores de jornal:

10 CURIOSIDADES Os jornais cobram valores diferenciados para cada um dos diversos segmentos de anunciantes.  Publicidade eleitoral;  Informe Publicitário;  Varejo;  Indústria;  Etc. Segmentos dos anunciantes:

11 PREÇOS DIFERENCIADOS Domingos x Dias Úteis; Página determinada; Acréscimo de cor; Duplicidade de marca; Fotolito não é mais cobrado; Encartes ; Selos de alto de página

12 UNIDADE DE COMPRA Cm / col Os centímetros referem-se à altura Col = colunas Fórmula para o cálculo do cm/col: Exemplo: Um anúncio que tem a largura de 6 colunas e a altura de 10 cm, mede 60 cm/col.

13 REFERÊNCIAS http://jcmidiatica.blogspot.com/2008/05/caractersticas-do-meio-jornal.html http://blogs.abril.com.br/blogdojj/2009/05/vantagens-desvantagens-dos-veiculos- comunicacao.html http://www.scribd.com/doc/32932254/Midia-Jornal-Vantagens-desvantagens-calculos- IVC http://www.webartigos.com/articles/729/1/Comunicacao-De-Massa-E-Comunicacao- Dirigida/pagina1.html#ixzz14Fj0dQ7h


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