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Ciências Contábeis 5° Fase Professora: Débora Raquel Neuenfeld

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Apresentação em tema: "Ciências Contábeis 5° Fase Professora: Débora Raquel Neuenfeld"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Contábeis 5° Fase Professora: Débora Raquel Neuenfeld
Formulação das Estratégias Aula 7 Ciências Contábeis 5° Fase Professora: Débora Raquel Neuenfeld

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3 Formulação de estratégias
Fontes de informação Análise de questões críticas Análise do ambiente interno e externo Formulação das estratégias organizacionais Estratégias Gerais (concentração, estabilidade e crescimento); Estratégias de Redução de despesas (rotatividade, desinvestimento e liquidação); Estratégias combinadas.

4 Formulação de estratégias
Matriz BCG Análise das forças competitivas - Porter Estratégias Genéricas – Porter Liderança em custos Diferenciação Enfoque Matriz de Ansoff Formulação das estratégias funcionais Restrições para adoção de estratégias Critérios para escolha de estratégias

5 Análise das forças competitivas - Porter
O modelo objetiva conhecer as forças competitivas que determinam as diferenças de desempenho das organizações Ele auxilia o gestor a elaborar estratégias eficazes para concorrer em ambientes de negócio com maior ou menor grau de competição.

6 CINCO FORÇAS COMPETITIVAS
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7 Análise das forças competitivas - Porter
Riscos de novos concorrentes: novos concorrentes tendem a entrar no mercado de forma agressiva (com baixa margem de lucro) prejudicando assim a lucratividade das demais empresas. Entretanto para entrar no mercado é necessário superar algumas barreiras: Identidade da marca; Acesso a distribuição; Domínio da tecnologia, etc.

8 Análise das forças competitivas - Porter
Poder de barganha dos fornecedores: Podem aumentar o preço das matérias-primas ou reduzir sua qualidade. Fornecedores poderosos podem reduzir a lucratividade de um setor de forma significativa. Poder de barganha dos compradores: Forçam uma baixa dos preços , barganham por melhor qualidade ou mais serviços e jogam concorrentes uns contra os outros

9 Análise das forças competitivas - Porter
Risco de produtos substitutos: Quanto mais atraente para o consumir a alternativa de preço-desempenho oferecida por produtos substitutos menos lucro a empresa terá.

10 Análise das forças competitivas - Porter
Rivalidade entre concorrentes: Competição de preços, batalhas de propagandas, introdução de novos produtos e melhores serviços aos consumidores costumam ser estratégias adotadas pelas empresas para enfrentarem os concorrentes.

11 Estratégias Genéricas
Com base na análise das forças competitivas é possível a organização estabelecer as seguintes estratégias: 1) Liderança de custos: permite a uma empresa retornos acima da média de seu setor. Essa estratégia exige grande participação no mercado ou outras vantagens como acesso favorecido a matérias-primas ou rápida disponibilidade de caixa para financiar a empresa.

12 Estratégias Genéricas
Com base na análise das forças competitivas é possível a organização estabelecer as seguintes estratégias: 2) Diferenciação: criação e comercialização de produtos exclusivos para o mercado em massa. Desenvolvimento da imagem da marca, tecnologia única, canais de distribuição, serviços aos clientes, etc.

13 Estratégias Genéricas
Com base na análise das forças competitivas é possível a organização estabelecer as seguintes estratégias: 3) Enfoque: estratégia em que se segmentam os mercados e se apela somente para um ou alguns grupos de consumidores ou compradores industriais. Ex. carros de luxo.

14 Requisitos x riscos das estratégias genéricas
Liderança de custos Requisitos - Rígido controle de custos - Organização e responsabilidades estruturadas - Cumprimento de metas quantitativas - Intensa supervisão do processo - Baixo custo de distribuição Riscos - Imitação pelos concorrentes - Mudança da tecnologia - Perda de diferenciação

15 Requisitos x riscos das estratégias genéricas
Diferenciação Requisitos - Forte capacidade de marketing - Capacidade de inovação Programa de pesquisa e desenvolvimento bem estruturado Riscos - Imitação pelos concorrentes - Altos preços aos clientes

16 Requisitos x riscos das estratégias genéricas
Enfoque Requisitos - Reputação da corporação quanto à qualidade ou á liderança tecnológica - Benefícios para retenção e atração de novos talentos Experiência e boa administração Riscos - Demanda pode desaparecer - Concorrentes podem se interessar pelo mercado e diminuir a margem de lucro da empresa

17 Matriz de Ansoff A Matriz de Ansoff, também conhecida como Matriz Produto/Mercado, é um modelo utilizado para determinar oportunidades de crescimento de unidades de negócio de uma organização. O autor analisava dois fatores: a organização, com seus pontes fortes e fracos, e o ambiente, ou seja, o potencial do setor industrial da empresa.

18 Matriz de Ansoff

19 Matriz de Ansoff Penetração de mercado:
Comercializa produtos existentes para mercados existentes; Busca aumentar a fatia do mercado promovendo melhor ou reposicionando o produto. O produto não é alterado e não se busca novos segmentos.

20 Matriz de Ansoff Desenvolvimento de mercado:
Comercializa um produto existente para um mercado novo O produto não muda, mas novos mercados são explorados, geralmente em outras localidades

21 Matriz de Ansoff Desenvolvimento de produtos:
Um novo produto a ser vendido para o mercado atual Desenvolvemos e inovamos produtos para substituir produtos antigos Ex: Novos modelos de carros ou computadores

22 Matriz de Ansoff Diversificação:
Comercializar novos produtos para novos mercados Diversificação relacionada A diversificação ocorre no ramo de atividade da empresa Ex: Empresa que fabrica calças passa a fabricas camisas Diversificação não-relacionada A diversificação ocorre em um ramo diferente do que a empresa conhece/atua Ex: Empresa que fabrica calças entre no mercado de bebidas

23 Desdobramento das Estratégias Organizacionais em estratégias funcionais
Como medir o sucesso rumo à Visão? VISÃO DE FUTURO

24 Exemplo VISÃO DE FUTURO
OBJETIVO I DESENVOLVIMENTO Assegurar o crescimento a longo prazo e EXPANDIR a participação no mercado global OBJETIVO II QUALIDADE Garantir a satisfação do cliente, pela melhoria contínua e inovação de produtos/processos OBJETIVO III RECURSOS HUMANOS Aumentar a produtividade e fortalecer o trabalho em equipes, com treinamento constante e plena comunicação OBJETIVO IV RENTABILIDADE Remunerar com taxa de alta atratividade o capital investido na expansão do negócio VISÃO DE FUTURO “Seremos os líderes de desempenho em nossa área de atuação, oferecendo produtos e serviços de alto valor agregado aos nossos clientes, propiciando um retorno superior aos nossos acionistas e colaboradores.”

25 Formulação de estratégias funcionais
Elaboradas por especialistas de cada área da empresa; Descrevem as tarefas específicas que devem ser executadas para a implementação da estratégia. Devem ser consistentes;

26 Formulação de estratégias funcionais
Estratégias de pesquisa e desenvolvimento: Papel da área: criar novos produtos para o negócio; Estabelecimento de estratégias que visem a colocação de produtos por um custo aceitável e em tempo hábil para que a inovação possa gerar a lucratividade esperada.

27 Estratégias de pesquisa e desenvolvimento
Organização Visão de futuro Estratégias P&D Indústria de alimentos "Ser reconhecida como empresa de classe mundial na indústria de alimentos processados para consumo final, especialmente os que necessitem de refrigeração na produção e conservação" Desenvolver parcerias com pesquisadores da universidade que seja referência em pesquisa e desenvolvimento

28 Estratégias de pesquisa e desenvolvimento
Organização Visão de futuro Estratégias P&D Indústria metalúrgica “Ser líder nacional em fabricação de mangueiras para o setor automotivo, mangueiras para ar-condicionado e direção hidráulica“ Criar uma área específica na empresa para pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias

29 Formulação de estratégias funcionais
Estratégias de operações: Papel da área: produzir os produtos da organização. Estabelecimento de estratégias que levem em consideração a capacidade instalada, os processos de fabricação, os estoque necessários, os custos envolvidos e a qualidade do que está sendo produzido.

30 Estratégias de operações
Organização Visão de futuro Estratégias de operações Empresas de serviços de armazenagem "Tornar-se operador logístico em todo o território nacional, buscando excelência nos serviços e satisfação dos clientes, através de investimentos maciços em equipamentos, tecnologia da informação e satisfação pessoal dos funcionários“ Adquirir uma empresa de transportes.

31 Estratégias de operações
Organização Visão de futuro Estratégias de operações Indústria de alimentos "Ser reconhecida como empresa de classe mundial na indústria de alimentos processados para consumo final, especialmente os que necessitem de refrigeração na produção e conservação" Implantar um centro de distribuição.

32 Formulação de estratégias funcionais
Estratégias financeiras: Papel da área: garantir a sustentabilidade financeira da empresa. Estabelecimento de estratégias que busquem a previsão e o planejamento financeiros, avaliação de propostas de investimentos; a garantia de financiamentos para os diversos investimentos e o controle dos recursos financeiros. Essa área também contribui para a formulação das estratégias avaliando o impacto potencial dos lucros das diversas alternativas estratégicas apresentadas pelas outras áreas.

33 Estratégias financeiras
Organização Visão de futuro Estratégias financeiras Empresas de serviços de armazenagem "Tornar-se operador logístico em todo o território nacional, buscando excelência nos serviços e satisfação dos clientes, através de investimentos maciços em equipamentos, tecnologia da informação e satisfação pessoal dos funcionários“ Transformar-se em sociedade anônima (SA)

34 Estratégias financeiras
Organização Visão de futuro Estratégias financeiras Indústria metalúrgica “Ser líder nacional em fabricação de mangueiras para o setor automotivo, mangueiras para ar-condicionado e direção hidráulica“ Contratar banco para reestruturação da dívida

35 Formulação de estratégias funcionais
Estratégias marketing: Papel da área: garantir as vendas dos produtos. Estabelecimento de estratégias que se concentram na determinação dos mercados apropriados para as ofertas da empresa e no desenvolvimento do mix de marketing efetivo – que inclui o preço, o produto, a promoção e os pontos de venda.

36 Estratégias de marketing
Organização Visão de futuro Estratégias de marketing Indústria de alimentos "Ser reconhecida como empresa de classe mundial na indústria de alimentos processados para consumo final, especialmente os que necessitem de refrigeração na produção e conservação" Fixar o conceito dos produtos Implantar serviços de atendimento pós-venda

37 Estratégias de marketing
Organização Visão de futuro Estratégias de marketing Empresas de serviços de armazenagem "Tornar-se operador logístico em todo o território nacional, buscando excelência nos serviços e satisfação dos clientes, através de investimentos maciços em equipamentos, tecnologia da informação e satisfação pessoal dos funcionários“ Realizar pesquisas de demandas de novos produtos Desenvolver parcerias para entrar em segmentos mais especializados na cadeia logística no mercado interno

38 Formulação de estratégias funcionais
Estratégias recursos humanos: Papel da área: atrair, avaliar, motivar e manter os colaboradores da empresa. Estabelecimento de estratégias que visem o planejamento de ações positivas (para atração, avaliação, motivação e manutenção dos colaboradores) e pela avaliação da segurança do ambiente de trabalho. Essa área pode contribuir com a análise e proposição de mudanças na estrutura e no ambiente organizacional.

39 Recursos humanos Características das organizações eficazes
- Preocupação genuína com as pessoas; - Boas oportunidades de treinamento, desenvolvimento e carreira; - Paguem bem, bons programas de remuneração; - Capazes de manter os funcionários (baixa rotatividade); - Boa comunicação interna; - Alta administração comprometida com o RH; - Encoraja a participação dos colaboradores

40 Recursos humanos Características das organizações de baixa eficácia
- Não vêem os funcionários como recursos importantes; - Administração rígida e inflexível; - Pequeno ou nenhum desenvolvimento dos funcionários; - Comunicação interna ruim; - Políticas obscuras e desatualizadas; - Alta rotatividade;

41 Estratégias de recursos humanos
Organização Visão de futuro Estratégias de RH Empresas de consultoria em engenharia e informática “Estar entre as três primeiras empresas nacionais do setor - projeto e tecnologia – com participação no mercado externo e carteira de clientes diversificada de forma equilibrada, entre o setor público e o privado e comprometimento no desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo dos funcionários“ Capacitar as áreas jurídica e contábil da empresa para subsidiar a formação de parcerias e participações no mercado internacional.

42 Estratégias de recursos humanos
Organização Visão de futuro Estratégias de RH Indústria de cosméticos “Ser uma empresa com alta performance em operações e logística, produzindo produtos que proporcionem total equilíbrio e bem-estar. Ser a empresa pioneira em disseminação internacional do conceito de biodiversidade e sustentabilidade da flora brasileira.“ Recrutar especialista em meio ambiente e biodiversidade.

43 Restrições para adoção de estratégias
Disponibilidade de recursos financeiros: Avaliação da necessidade de altos investimentos para a concretização da estratégia; Se a empresa não possui o montante de dinheiro necessário será necessário buscar uma forma de financiamento.

44 Restrições para adoção de estratégias
Atitude frente a riscos: Algumas empresas não querem correr risco e por isso tendem a implantar estratégias que limitem ao mínimo o seu potencial de risco; Relação entre canais: Estratégias que exijam o desenvolvimento de novos canais de distribuição ou que envolvam novos fornecedores podem cuidadosa consideração da disponibilidade dessas outras organizações e do seu interesse em trabalhar com a empresa.

45 Restrições para adoção de estratégias
Competências organizacionais: Algumas estratégias podem exigir competências além das que a organização possui no momento; Para desenvolver essa experiência ela teria que contratar especialistas ou buscar conhecimento externo de outra maneira; Nesse sentido é importante fazer uma análise do tempo que seria necessário para desenvolver a competência e alcançar o mercado alvo.

46 Restrições para adoção de estratégias
Retaliação da concorrência: Algumas estratégias podem surtir efeito inesperado de aumentar radicalmente os esforços dos concorrentes no mercado. Ex. Redução de preço pode resultar no aumento das vendas e em uma guerra de preços.

47 Critérios para escolha de estratégias
Como não há precisão de como será o retorno das estratégias as alternativas estratégicas devem ser aceitas à medida que atendam os seguintes critérios: Correspondam com o ambiente externo; Sejam consistentes com outras estratégias da organização; Forneçam flexibilidade adequada para a organização; Estejam de acordo com a missão e os objetivos de longo prazo da organização; Sejam factíveis.


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