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Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP

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Apresentação em tema: "Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP

2 M2 - Competências gerenciais M1 - Gestão por competências
M10 - Gestão de Equipes aplicada M9 - Harmonia organizacional M8 - Tomada de decisão gerencial 2 Módulos extra 8 Módulos especiais 4 Módulos temáticos M7 - Inteligência emocional corporativa M5 - Negociação de conflitos M6 - Sustentabilidade M3 - Formação de multiplicadores M4 - Aplicação de dinâmicas de grupo 2 Módulos didáticos M2 - Competências gerenciais 2 Módulos iniciais M1 - Gestão por competências

3 GEq M9 M10 M8 M6 M7 M5 M3 M4 M2 M1 Módulos especiais Módulos iniciais
extra M8 Módulos temáticos Módulos especiais M6 M7 M5 M3 M4 Módulos didáticos M2 Módulos iniciais M1 GEq

4 GEq – MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

5 GEq MÓDULO 1 CONTEÚDO Integração Planejamento Liderança
Gestão de Equipes I GEq M1

6 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
GEq M1

7 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS
Conjunto de políticas, práticas, atitudes, ações e instrumentos empregados por uma organização para agir no comportamento humano e direcioná-lo no ambiente de trabalho. Valorização das características mais humanas do homem no trabalho: o saber, a intuição, a criatividade. As atitudes e comportamentos são os objetivos prioritários, e só há uma forma de encarar os indivíduos capazes de produzi-los: como pessoas e não como recursos. GEq M1

8 GESTÃO DE PESSOAS COM BASE EM COMPETÊNCIAS
Alteração do perfil das pessoas, exigido pelas organizações: do OBEDIENTE e DISCIPLINADO para o AUTÔNOMO e EMPREENDEDOR Deslocamento do foco da gestão de pessoas por meio do CONTROLE para o foco por meio do DESENVOLVIMENTO INDIVÍDUOS CONTROLÁVEIS: POSTURA PASSIVA PESSOA: GESTORA DE SUA RELAÇÃO COM A EMPRESA (DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL) GEq M1

9 GESTÃO DE PESSOAS COM BASE EM COMPETÊNCIAS
A organização, ao se desenvolver, desenvolve as PESSOAS. As PESSOAS, ao se desenvolverem, fazem o mesmo com a organização. GEq M1

10 MISSÃO, VISÃO, VALORES E OBJETIVOS
GEq M1

11 GEq M1

12 MISSÃO RAZÃO / PROPÓSITO DA EXISTÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO
CONSISTE EM: RAZÃO / PROPÓSITO DA EXISTÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO OBJETIVO DE SUA ATUAÇÃO DELIMITAÇÃO DE SUAS ATIVIDADES DENTRO DO ESPAÇO QUE DESEJA OCUPAR NO CENÁRIO DE SUA ATUAÇÃO GEq M1

13 MISSÃO Deve responder o que a organização se propõe a fazer e para quem. O enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da organização perante seus usuários: POR QUÊ a organização existe? O QUE ela faz? PARA QUEM faz? A missão retrata a VERDADE de que o RESULTADO da organização é MAIOR do que a SOMA DAS PARTES daquilo que é feito. GEq M1

14 REFERENCIAIS PARA SUA DEFINIÇÃO:
VISÃO REFERENCIAIS PARA SUA DEFINIÇÃO: QUE TIPO DE ORGANIZAÇÃO DESEJAMOS NOS TORNAR? O QUE QUEREMOS QUE AS PESSOAS FALEM DE NÓS COMO RESULTADO DAS NOSSAS POLÍTICAS/TRABALHO? DE QUE MODO A VISÃO REPRESENTA AS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS E OS VALORES QUE DEVEMOS PRESERVAR? GEq M1

15 VISÃO Descrição do FUTURO desejado para a organização.
Reflete o alvo a ser procurado: Pelos esforços individuais; Pelos esforços das equipes e Pela alocação de recursos (financeiros, materiais etc). Deve conter tanto a ASPIRAÇÃO quanto a INSPIRAÇÃO; precisa ser prática, realista e visível. GEq M1

16 VISÃO A visão não tem nada a ver com projetos ou sistemas e não deve apontar quaisquer "comos", declarações de intenções ou de boa vontade. GEq M1

17 VALORES São princípios que servem de critério para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades e na busca dos seus objetivos, estejam executando a MISSÃO, na direção da VISÃO. GEq M1

18 VALORES CONVICÇÕES CLARAS E FUNDAMENTAIS DEFENDIDAS E ADOTADAS PELA ORGANIZAÇÃO GUIA PARA SUA GESTÃO (CRENÇAS E POSTURAS ÉTICAS): CERTO E ERRADO, BOM E RUIM, IMPORTANTE E NÃO IMPORTANTE REPRESENTAM OS PRINCÍPIOS, CRENÇAS, DIRETRIZES E PARADIGMAS QUE ORIENTAM O COMPORTAMENTO E AS ATITUDES DAS PESSOAS NO AMBIENTE PROFISSIONAL GEq M1

19 OBJETIVOS Constituem um conjunto - MISSÃO, VISÃO e VALORES servem para facilitar e promover a convergência dos esforços humanos, materiais e financeiros A isso se chama dar foco, manter o foco, perseguir o foco, compartilhar sonhos, buscar e obter resultados GEq M1

20 MISSÃO, VISÃO, VALORES e OBJETIVOS
O QUE SOMOS? O QUE QUEREMOS SER? NO QUE ACREDITAMOS ? COMO CHEGAR LÁ? GEq M1

21 MISSÃO DO GEq Identificar e possibilitar o desenvolvimento das competências gerenciais dos Gestores na Administração Pública Municipal GEq M1

22 VISÃO DO GEq Ser referência no desenvolvimento de competências gerenciais com equipes tornar-se excelência na disseminação do conhecimento GEq M1

23 VALORES DO GEq Orgulho de ser servidor Legalidade Impessoalidade
Moralidade Publicidade Eficácia Eficiência Efetividade GEq M1

24 OBJETIVOS DO GEq Atender às necessidades de desenvolvimento gerencial da PMSP Oportunizar a troca de experiências entre as diversas áreas envolvidas Promover visão macro e micro do papel gerencial na organização PMSP Promover provocações que levem à constante reflexão do papel de gestor, consequentemente gerando mudanças de comportamento e atitudes GEq M1

25 GESTÃO DE PESSOAS COM BASE EM COMPETÊNCIAS
GEq M1

26 COMPETÊNCIA É O CONJUNTO DE : USADAS E DESENVOLVIDAS PARA O
CONHECIMENTOS HABILIDADES ATITUDES USADAS E DESENVOLVIDAS PARA O ALCANCE DE RESULTADOS C H A GEq M1

27 GRUPOS DE COMPETÊNCIAS
Tempo empenhado Competências CONCEITUAIS (diretrizes) Chefia ALTO ESCALÃO Chefia MÉDIA Competências COMPORTAMENTAIS (atitude/relacionamento) Chefia OPERACIONAL Competências TÉCNICAS (operação) Nível hierárquico GEq M1

28 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS
PESSOA DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS CRÍTICAS / DIFERENCIADORAS CARGO COMPETÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE ATUAÇÃO GEq M1

29 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS
PERFIL DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS CRÍTICAS / DIFERENCIADORAS CARGO COMPETÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE ATUAÇÃO GEq M1

30 O QUE É PERFIL ? PROCESSO OU DESCRIÇÃO DE CARGO:
É A SOMA DE COMPETÊNCIAS RELATIVAS AO DESEMPENHO DE UM DETERMINADO CARGO PROCESSO OU DESCRIÇÃO DE CARGO: BASE PARA A DEFINIÇÃO DO PERFIL GEq M1

31 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS
PRINCÍPIOS BÁSICOS ESCOLHA X RESPONSABILIDADE MUDANÇA GEq M1

32 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO
PRINCÍPIOS BÁSICOS ESCOLHA RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO GEq M1

33 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS
PRINCÍPIOS BÁSICOS RESPONSABILIDADE É QUANDO A GENTE SABE QUE TUDO O QUE ACONTECEU FOI PORQUÊ A GENTE QUIS ASSIM GEq M1

34 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS
PRINCÍPIOS BÁSICOS MUDANÇA É QUANDO A GENTE ASSUME A RESPONSABILIDADE POR UMA ESCOLHA QUE NÃO É MAIS A MELHOR E TROCA GEq M1

35 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS INSTRUMENTOS DE SELEÇÃO
TESTES / PROVAS / QUESTIONÁRIOS DINÂMICAS DE GRUPO: JOGOS, SIMULAÇÕES ESTUDOS DE CASOS PSICODRAMA, TEATRALIZAÇÃO, DRAMATIZAÇÃO AVALIAÇÕES PSICOLÓGICAS, TESTES PSICOTÉCNICOS ENTREVISTAS GEq M1

36 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS
PERFIL X CANDIDATO PERFIL CANDIDATO SELEÇÃO GEq M1

37 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS
CANDIDATO X AVALIAÇÃO PERFIL ATUAL COMPETÊNCIAS DEMONSTRADAS AVALIAÇÃO GEq M1

38 SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS
PESSOA X PERFIL DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS CRÍTICAS / DIFERENCIADORAS CARGO COMPETÊNCIAS DA ORGANIZAÇÃO COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE ATUAÇÃO GEq M1

39 PESSOA ESCOLHIDA COM BASE EM COMPETÊNCIAS
PERFIL DESEJADO RESULTADO AVALIAÇÃO CANDIDATO COMPETÊNCIAS GEq M1

40 Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP

41 M2 - Competências gerenciais M1 - Gestão por competências
M10 - Gestão de Equipes aplicada M9 - Harmonia organizacional M8 - Tomada de decisão gerencial 2 Módulos extra 8 Módulos especiais 4 Módulos temáticos M7 - Inteligência emocional corporativa M5 - Negociação de conflitos M6 - Sustentabilidade M3 - Formação de multiplicadores M4 - Aplicação de dinâmicas de grupo 2 Módulos didáticos M2 - Competências gerenciais 2 Módulos iniciais M1 - Gestão por competências

42 GEq M9 M10 M8 M6 M7 M5 M3 M4 M2 M1 Módulos especiais Módulos iniciais
extra M8 Módulos temáticos Módulos especiais M6 M7 M5 M3 M4 Módulos didáticos M2 Módulos iniciais M1 GEq

43 GEq - MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

44 GEq MÓDULO 2 CONTEÚDO Comunicação Relações Grupais Criatividade
Gestão de Equipes II GEq M2

45 COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
GEq M2

46 COMPETÊNCIA É O CONJUNTO DE : USADAS E DESENVOLVIDAS PARA O
CONHECIMENTOS HABILIDADES ATITUDES USADAS E DESENVOLVIDAS PARA O ALCANCE DE RESULTADOS C H A GEq M2

47 COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
TODA COMPETÊNCIA IMPLICA EM UMA AÇÃO COM UMA FINALIDADE, DENTRO DE UM CONTEXTO ORGANIZACIONAL OU EM UM CENÁRIO DE ATUAÇÃO GERENCIAL GEq M2

48 COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
O QUE SE ESPERA DO GESTOR? UM COMPORTAMENTO OBJETIVADO QUE TENHA SIGNIFICADO DENTRO DE UM DADO CENÁRIO DE ATUAÇÃO GERENCIAL GEq M2

49 PAPÉIS FUNDAMENTAIS DO GESTOR
BUSCAR RESULTADOS E FAZER ACONTECER MOSTRAR PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES DAR EFETIVIDADE À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS IDENTIFICAR OPORTUNIDADES DESENVOLVER A EQUIPE SEMEAR O FUTURO (PREPARAR O LEGADO) GEq M2

50 PAPÉIS FUNDAMENTAIS DO GESTOR
SER UM FORMADOR DE OPINIÃO: SABER COMUNICAR EFETIVAMENTE SER ABERTO À NEGOCIAÇÃO INFLUENCIAR DE FORMA POSITIVA OBTER COMPROMISSO DA EQUIPE GEq M2

51 PAPÉIS FUNDAMENTAIS DO GESTOR
SER UM MOBILIZADOR: GERENCIAR E ESTIMULAR DESEMPENHOS ALINHAR E ENGAJAR A EQUIPE DESENVOLVER PESSOAS DISSEMINAR O CONHECIMENTO GEq M2

52 GRUPOS DE COMPETÊNCIAS
Tempo empenhado Competências CONCEITUAIS (diretrizes) Chefia ALTO ESCALÃO Chefia MÉDIA Competências COMPORTAMENTAIS (atitude/relacionamento) Chefia OPERACIONAL Competências TÉCNICAS (operação) Nível hierárquico GEq M2

53 CENÁRIOS DA ATUAÇÃO GERENCIAL
GEq M2

54 CENÁRIO JURÍDICO - LEGAL
ANÁLISE DE TENDÊNCIAS NA FORMULAÇÃO DE LEIS E CÓDIGOS QUE POSSAM AFETAR A ESTRUTURA FISIOLÓGICA – CORPORATIVA DA ORGANIZAÇÃO EXEMPLOS ESTATUTO DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL CÓDIGO DE CONDUTA DO SERVIDOR DECRETOS E LEIS GEq M2

55 CENÁRIO ECONÔMICO ANÁLISE DE TENDÊNCIAS DAS VARIÁVEIS ECONÔMICAS QUE AFETEM A DEMANDA E A OFERTA DE SERVIÇOS ONDE A ORGANIZAÇÃO ATUA EXEMPLOS IMPOSTOS TARIFAS E TAXAS GEq M2

56 CENÁRIO TECNOLÓGICO ANÁLISE DE TENDÊNCIAS RELATIVAS AO CONHECIMENTO HUMANO QUE POSSAM INFLUENCIAR O USO DE DETERMINADAS TECNOLOGIAS OU PROCESSOS DE TRABALHO EXEMPLOS SIMPROC, SEI!, SIGPEC, GERFUNC DIÁRIO OFICIAL ON LINE PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, PORTAL DO SERVIDOR GEq M2

57 CENÁRIO DEMOGRÁFICO ANÁLISE DE TENDÊNCIAS RELATIVAS ÀS CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO QUE POSSAM TER IMPLICAÇÕES NO DIRECIONAMENTO DAS ATIVIDADES DA ORGANIZAÇÃO EXEMPLOS JUVENTUDE VIVA, CICLOFAIXAS TAXA DE NATALIDADE E FAIXAS ETÁRIAS NÚMERO DE RESIDÊNCIAS, MIGRAÇÕES / CONCENTRAÇÕES (CAPITAL, INTERIOR) ETNIAS, ESCOLARIDADE GEq M2

58 CENÁRIO CULTURAL ANÁLISE DE TENDÊNCIAS RELATIVAS ÀS CRENÇAS, VALORES, NORMAS E COSTUMES DA SOCIEDADE ONDE A ORGANIZAÇÃO INTERAGE, DE FORMA A PERCEBER SITUAÇÕES QUE POSSAM AFETÁ-LA EXEMPLOS MUDANÇAS NAS CRENÇAS, VALORES E NORMAS SOCIAIS PRESSÃO SOBRE FORMAS DE GESTÃO TRADICIONAIS DEMANDA PARA PARTICIPAÇÃO E CO-GESTÃO PREFEITURA NO SEU BAIRRO, CÂMARA NO SEU BAIRRO SÃO PAULO ABERTA GEq M2

59 CENÁRIO NATURAL ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS DA ATUAÇÃO DO HOMEM SOBRE O MEIO AMBIENTE E AS CONSEQUÊNCIAS DESSA ATUAÇÃO EXEMPLOS VARIAÇÕES CLIMÁTICAS (CALOR, FRIO, SECAS, ENCHENTES), POLUIÇÃO MAIOR PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE, A NATUREZA E A ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS GASTOS DOMÉSTICOS, SUSTENTABILIDADE RODÍZIO MUNICIPAL, DEFESA CIVIL, COMBATE À DENGUE GEq M2

60 CENÁRIO SOCIAL ANÁLISE DE TENDÊNCIAS RELATIVAS À MARGINALIZAÇÃO DE PARCELA DA POPULAÇÃO EM TERMOS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E OPORTUNIDADES DE TRABALHO EXEMPLOS ORGANIZAÇÃO DE MOVIMENTOS SINDICAIS MUDANÇA DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA MOVIMENTOS SOCIAIS (PASSE LIVRE, SEM TETO, RESGATE DA CIDADANIA) GEq M2

61 CENÁRIO POLÍTICO ANÁLISE DE TENDÊNCIAS IDEOLÓGICAS E PROPOSTAS GOVERNAMENTAIS QUE INTERFIRAM SOBRE A ÁREA DE ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EXEMPLOS PLANO DE GOVERNO PLANO DE METAS PLANO PLURIANUAL ELEIÇÕES MUNICIPAIS GEq M2

62 GESTÃO DO CONHECIMENTO
DADOS TRATAMENTO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO GEq M2

63 DADOS x INFORMAÇÕES DADOS: São fatos, registros, descrições, atividades, eventos que são capturados e armazenados para serem processados. TRATAMENTO: Contextualização dos dados. INFORMAÇÃO: Conjunto de dados contextualizados, relacionados segundo alguma regra, de forma a orientar o usuário para uma decisão. GEq M2

64 INFORMAÇÕES x CONHECIMENTO
CONHECIMENTO: Informações organizadas e processadas que permitem ao usuário obter experiências de processos passados, melhorando suas tomadas de decisões. GEq M2

65 GESTÃO DO CONHECIMENTO
A GESTÃO DO CONHECIMENTO é uma ferramenta de colaboração nas organizações, criada por grupo de trabalho que organiza, gerencia e permite o compartilhamento das informações que podem ser utilizadas por colaboradores e equipes das organizações. GEq M2

66 GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento adquirido no GEq Tópicos fundamentais do Programa: Integração Planejamento Liderança Comunicação Relações Grupais Criatividade Módulo 1 Módulo 2 GEq M2

67 GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão do Conhecimento produzido no GEq Meios de divulgação permanente: Portal do servidor ( Referências bibliográficas Artigos sugeridos Blog do GEq Informações gerenciais e estatísticas Projetos e atividades desenvolvidas após o GEq GEq M2

68 Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP

69 M2 - Competências gerenciais M1 - Gestão por competências
M10 - Gestão de Equipes aplicada M9 - Harmonia organizacional M8 - Tomada de decisão gerencial 2 Módulos extra 8 Módulos especiais 4 Módulos temáticos M7 - Inteligência emocional corporativa M5 - Negociação de conflitos M6 - Sustentabilidade M3 - Formação de multiplicadores M4 - Aplicação de dinâmicas de grupo 2 Módulos didáticos M2 - Competências gerenciais 2 Módulos iniciais M1 - Gestão por competências

70 GEq M9 M10 M8 M6 M7 M5 M3 M4 M2 M1 Módulos especiais Módulos iniciais
extra M8 Módulos temáticos Módulos especiais M6 M7 M5 M3 M4 Módulos didáticos M2 Módulos iniciais M1 GEq

71 GEq - MÓDULO 3: FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

72 Instrutor x Multiplicador Dados e Informações Gestão do Conhecimento
GEq MÓDULO 3 CONTEÚDO Instrutor x Multiplicador Dados e Informações Gestão do Conhecimento Making of do Geq: revisão de conteúdo dos Módulos 1 e 2 frente à didática de problematização e uso de dinâmicas de grupo Elaboração de plano de aula GEq M3

73 INSTRUTOR X MULTIPLICADOR
GEq M3

74 DADOS x INFORMAÇÕES DADOS: São fatos, registros, descrições, atividades, eventos que são capturados e armazenados para serem processados. TRATAMENTO: Contextualização dos dados. INFORMAÇÃO: Conjunto de dados contextualizados, relacionados segundo alguma regra, de forma a orientar o usuário para uma decisão. GEq M3

75 INFORMAÇÕES x CONHECIMENTO
CONHECIMENTO: Informações organizadas e processadas que permitem ao usuário obter experiências de processos passados, melhorando suas tomadas de decisões. GEq M3

76 GESTÃO DO CONHECIMENTO
DADOS TRATAMENTO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO GEq M3

77 REVISÃO M1 MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Apresentação do programa do curso INTEGRAÇÃO Apresentação dos participantes Dinâmica: Formação dos grupos Análise de caso: Construtora Borzeguim Dinâmica: Rodas Invertidas Filme: Coca-Cola Aula 1 Gestão por Competências – MODELOS DE GESTÃO Visão, Missão, Valores e Objetivos GEq M3

78 REVISÃO M1 MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS PLANEJAMENTO
Grade do “planejumento” Planejamento Estratégico e Participativo Modelo PDCA Band of Brothers Filmes: Trocando pneus, Eu na fila do banco, Menininho Futebol Aula 2 Gestão por Competências - TIPOS DE COMPETÊNCIA GEq M3

79 REVISÃO M1 MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS LIDERANÇA
Aquecimento: Hyde Park Dinâmica: Instrumentos Musicais Orquestra Sinfônica e filme: Bolero de Ravel Questionário: Estilo de Liderança Questionário: Delegação Filmes: Martin Luther King, Hitler, Severino Cavalcanti, Ayrton Senna Aula 3 Gestão por Competências - PERFIL GEq M3

80 REVISÃO M1 MÓDULO 1: GESTÃO POR COMPETÊNCIAS GESTÃO DE EQUIPES I
Dinâmica conclusiva: Jogo das Bolinhas Discussão final dos conceitos e do Módulo 1 Avaliação pautada nos objetivos do GEq GEq M3

81 REVISÃO M1 MATRIZ DE DADOS E INFORMAÇÕES PARA
GESTÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NO MÓDULO 1 TEMAS BASE DADOS TRATAMENTO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO INTEGRAÇÃO PLANEJAMENTO LIDERANÇA GEq M3

82 REVISÃO M2 MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS COMUNICAÇÃO
Dinâmica: Contaminação Filme: Cometa Halley Filme: Bush e Rice Filme: Processo de Comunicação Dinâmica: Uma Nova Linguagem Filme: Telefone Aula 1 Competências Gerenciais – TIPOS DE COMPETÊNCIA Formulário Rol de Competências Gerenciais GEq M3

83 REVISÃO M2 MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS RELAÇÕES GRUPAIS
Filme: Estacionamento Dinâmica: Julgamento Filme: Sobrevivência Questionário: Preferências em situações de trabalho Aula 2 Competências Gerenciais - CENÁRIOS GEq M3

84 REVISÃO M2 MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS CRIATIVIDADE
Filmes: Espermatozóide + Cachorro + Basquete Questionário: Quadrantes Cerebrais Devolutiva: Questionário Preferências em situações de trabalho Harmonia Aula 3 Competências Gerenciais – GESTÃO DO CONHECIMENTO GEq M3

85 REVISÃO M2 MÓDULO 2: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS GESTÃO DE EQUIPES II
Dinâmica conclusiva: Autópolis Discussão final dos conceitos e do Módulo 2 Avaliação pautada nos objetivos do GEq GEq M3

86 REVISÃO M2 MATRIZ DE DADOS E INFORMAÇÕES PARA
GESTÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NO MÓDULO 2 TEMAS BASE DADOS TRATAMENTO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO COMUNICAÇÃO RELAÇÕES GRUPAIS CRIATIVIDADE GEq M3

87 PLANO DE AULA GEQ - PLANO DE AULA - MÓDULO 3 - FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES – DATA: ___/___/___ 09h15: DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO E FORMAÇÃO DOS GRUPOS (bexiguinha verde) 09h30: INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA (slide 64) + DEBATE: INSTRUTOR X MULTIPLICADOR (slide 65) 10h00: DADOS E INFORMAÇÕES, INFORMAÇÕES X CONHECIMENTO, GESTÃO DO CONHECIMENTO (slides 66 a 68) 10h45: INTERVALO 11h00: REVISÃO DE CONTEÚDO DO MÓDULO 1 (slides 69 a 72) + MATRIZ DO MÓDULO 1 (slide 73) 12h00: REVISÃO DE CONTEÚDO DO MÓDULO 2 (slides 74 a 77) + MATRIZ DO MÓDULO 2 (slide 78) 13h00: ALMOÇO 14h00: AQUECIMENTO 14h20: FINALIZAÇÃO DAS MATRIZES DOS MÓDULOS 1 E 2 14h40: APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS 15h45: INTERVALO 16h00: CONFECÇÃO DOS PLANOS DE AULA 16h30: APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA 17h10: DICAS BACANAS (slides 80 a 83) 17h20: CONCLUSÃO, COMENTÁRIOS FINAIS, AVALIAÇÃO, ENTREGA DE CERTIFICADOS GEq M3

88 16 DICAS BACANAS 1. CONCEITOS DOS 3 E’s: EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E EFETIVIDADE (PENSAR O QUE SERÁ FEITO) 2. PAPÉIS DA EQUIPE: CONDUÇÃO, DIVISÃO DO TRABALHO E ACEITAÇÃO (HIERARQUIA) 3. PREPARAÇÃO DA SALA (E DEVOLUÇÃO DA SALA) 4. SINTONIA DA TURMA X POSTURA DOS INSTRUTORES GEq M3

89 16 DICAS BACANAS 5. DISCUSSÃO ENTRE INSTRUTORES DURANTE A EXPOSIÇÃO
6. JARGÕES UTILIZADOS (NOVOS OU CONHECIDOS) 7. CLAREZA NO INÍCIO DAS COMANDAS DAS ATIVIDADES 8. ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES GEq M3

90 16 DICAS BACANAS 9. CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS PARA USO DA EXPERIÊNCIA DA TURMA 10. MODELO DE PARTICIPAÇÃO FORÇADA DOS GRUPOS 11. LIMITAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DA TURMA 12. “BRECHA DO JORGE” GEq M3

91 16 DICAS BACANAS 13. CONTROLE DO TEMPO
14. PERGUNTAS ENVIESADAS: COMO SE VIRAR 15. AVALIAÇÃO E USO FUTURO DE INDICADORES DA AVALIAÇÃO 16. CONCEITOS DOS 3 E’s: EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E EFETIVIDADE (REVER O QUE FOI PENSADO) GEq M3

92 Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP

93 M2 - Competências gerenciais M1 - Gestão por competências
M10 - Gestão de Equipes aplicada M9 - Harmonia organizacional M8 - Tomada de decisão gerencial 2 Módulos extra 8 Módulos especiais 4 Módulos temáticos M7 - Inteligência emocional corporativa M5 - Negociação de conflitos M6 - Sustentabilidade M3 - Formação de multiplicadores M4 - Aplicação de dinâmicas de grupo 2 Módulos didáticos M2 - Competências gerenciais 2 Módulos iniciais M1 - Gestão por competências

94 GEq M9 M10 M8 M6 M7 M5 M3 M4 M2 M1 Módulos especiais Módulos iniciais
extra M8 Módulos temáticos Módulos especiais M6 M7 M5 M3 M4 Módulos didáticos M2 Módulos iniciais M1 GEq

95 GEq - MÓDULO 4: APLICAÇÃO DE DINÂMICAS DE GRUPO

96 Dinâmica de grupo X atividade dinâmica
GEq MÓDULO 4 CONTEÚDO Dinâmica de grupo X atividade dinâmica Dramatização x problematização: mecânica da criação de atividades dinâmicas Escolha da atividade dinâmica mais adequada ao cenário e público alvo: revisão das dinâmicas finais dos Módulos 1 e 2 Improvisação X sequência pré-definida de roteiro e plano de aula GEq M4

97 DINÂMICA DE GRUPO X ATIVIDADE DINÂMICA
GEq M4

98 UMA ATIVIDADE DINÂMICA
MECÂNICA DA CRIAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DINÂMICA INÍCIO EFICÁCIA (método) EFICIÊNCIA (processo) EFETIVIDADE (resultado) INÍCIO MEIO FIM Improviso Olhar crítico Sintonia com o grupo Dramatização Espaço Equipamento Material Prá quê? Prá quem? Com quem? Como? Onde? Por quê? MEIO APLICABILIDADE X FINALIDADE FIM GEq M4

99 OBRA (Título e Subtítulo)
LEITURAS SUGERIDAS OBRA (Título e Subtítulo) AUTORES EDITORA ED ANO PGs 100 Jogos para Grupos (uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas) Ronaldo Yudi, K. Yozo Ágora 1996 191 Dinâmica de grupo (treinamento em Dinâmica de Grupo no lar, na empresa e na escola) Lauro de Oliveira Lima Vozes 1969 432 Jogos de Empresas Maria Rita Miranda Gramigna Pearson 1994 138 Jogos e Técnicas Vivenciais nas Empresas - Guia Prático de Dinâmica de Grupo Marise Jalowitizki MADRAS 2001 205 Manual de Técnicas de Dinâmicas de Grupo de Sensibilização de Ludopedagogia Celso Antunes 13ª 1998 190 GEq M4

100 DINÂMICAS CONCLUSIVAS
MÓDULO 1: Jogo das bolinhas Discussão dos tópicos do M1 Escolha de líder Exclusão/troca de membros entre grupos Discussão de meta x acompanhamento do desempenho Avaliação de resultado x troca de líder Meta compartilhada GEq M4

101 DINÂMICAS CONCLUSIVAS
MÓDULO 2: Autópolis Discussão dos tópicos do M2 Integração de turmas/escolha de representantes Elaboração do projeto da caminhonete e apresentação Realinhamento e nova apresentação Disputa pela escolha do projeto Conclusão GEq M4

102 9 DICAS BACANAS 1. PREPARAÇÃO DO AMBIENTE DE TREINAMENTO
2. NÃO DAR NOVAS COMANDAS APÓS A PRIMEIRA, NÃO SOBREPONDO ORIENTAÇÕES 3. DEFINIÇÕES DE PAPÉIS: SEGUIR A DIVISÃO DOS TRABALHOS NO GRUPO 4. NÃO PERMITIR “LACUNAS” NA SALA DURANTE A APLICAÇÃO GEq M4

103 9 DICAS BACANAS 5. RETOMADA DA ATIVIDADE
6. CRIAÇÃO DE “CLIMA” PROPÍCIO À APLICAÇÃO DA DINÂMICA 7. ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES 8. EVITAR “MISTÉRIOS” E ATROPELOS NA COMANDA 9. NÃO SOLTAR A COMANDA ATÉ TER A ATENÇÃO DE TODO O GRUPO GEq M4

104 Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP

105 M2 - Competências gerenciais M1 - Gestão por competências
M10 - Gestão de Equipes aplicada M9 - Harmonia organizacional M8 - Tomada de decisão gerencial 2 Módulos extra 8 Módulos especiais 4 Módulos temáticos M7 - Inteligência emocional corporativa M5 - Negociação de conflitos M6 - Sustentabilidade M3 - Formação de multiplicadores M4 - Aplicação de dinâmicas de grupo 2 Módulos didáticos M2 - Competências gerenciais 2 Módulos iniciais M1 - Gestão por competências

106 GEq M9 M10 M8 M6 M7 M5 M3 M4 M2 M1 Módulos especiais Módulos iniciais
extra M8 Módulos temáticos Módulos especiais M6 M7 M5 M3 M4 Módulos didáticos M2 Módulos iniciais M1 GEq

107 GEq - MÓDULO 5: NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS

108 conflito e quando você tem que resolver um conflito
GEq MÓDULO 5 CONTEÚDO Percepção do caos Identificação de conflitos no ambiente organizacional: quando você faz parte do conflito e quando você tem que resolver um conflito Negociação de interesses e administração de conflitos Equação da negociação Incivilidade organizacional GEq M5

109 Foto: Eduardo Nunes Cardoso, em 02-12-2013
“O caos é véspera de solução” (Humberto Alves Mendes)

110 P O D E Lembre-se: você otencializar portunizar esenvolver quilibrar
GEq M5

111 NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS
Dentre as causas mais comuns do conflito entre pessoas, destacamos os seguintes itens: Falhas de comunicação Opiniões (e interesses) divergentes Conflito de interesses Pressão temporal Expectativas diferentes Conflitos de personalidades Problemas pessoais GEq M5

112 NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS
Portanto, o conflito entre grupos requer um tratamento diferenciado, fundamentado na abrangência desses dois principais pontos: 1) Negociação de interesses 2) Administração do conflito GEq M5

113 NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS
Negociação de interesses: com destaque para os pontos convergentes e para a minimização dos aspectos divergentes. Administração do conflito: em termos interpessoais, pois muitas situações entre grupos podem ser solucionadas pelo entendimento entre os respectivos representantes/líderes. GEq M5

114 CONFLITOS x NEGOCIAÇÃO
Perfis – características pessoais Papéis a desempenhar Diretrizes Reivindicações Interesses Conflitos Cenário mutante/interpretativo Contexto/momento atual NEGOCIAÇÃO Pré conceitos Ambiente/clima * Tendências * Ideologias GEq M5

115 POSTURAS DIANTE DO CONFLITO
CAUSA DO CONFLITO POSTURAS DIANTE DO CONFLITO QUANDO VOCÊ FAZ PARTE QUANDO VOCÊ É MEDIADOR Falha de comunicação Procurar ouvir e interpretar; descobrir o significado de termos ambíguos para a outra parte; reforçar com outras formas de comunicação, etc. Enfatizar os pontos convergentes; examinar as premissas dos pontos divergentes; ajudar a identificar a falha de comunicação e torná-la transparente. Opiniões divergentes Reconhecer que as opiniões divergentes não precisam se transformar em conflito; aproveitar a divergência para enriquecer a própria visão do assunto. Mostrar que, mesmo com opiniões divergentes, existem alguns objetivos comuns; ouvir as duas partes, procurando ajudar na negociação. Conflito de interesses Analisar bem os limites dos interesses; estabelecer ambiente de negociação; levantar alternativas; procurar um “meio termo” justo. Ajudar as partes no processo de negociação; propor quantificação para facilitar o processo; apoiar pela mediação. Pressão temporal Procurar alternativa para lidar com a situação, mediante delegação, reforços adicionais, assessoramento; reconhecer a causa; fazer esforço para eliminar a causa da pressão. Procurar ajudar as outras partes a buscar soluções que amenizem o conflito; oferecer apoio; servir de catalisador para a geração de novas idéias, de modo a aliviar a pressão. Expectativas diferentes Descobrir o que a outra parte espera, mediante perguntas e o exercício de ouvir; colocar suas expectativas; identificar os interesses. Em conversa a parte, ajudar a extrair as expectativas reais e facilitar o processo de comunicação. Conflito de personalidades Se for o caso de você “não ir com a cara do outro”, procure separar a pessoa do problema; concentre-se no problema; levante alternativas. Tornar a negociação mais objetiva; verificar a possibilidade de substituir uma das partes no conflito em questão. Problemas pessoais Se os problemas são seus, tratar de resolvê-los ou procurar apoio; se forem do outro, levá-los em conta e tentar trazer a discussão para o campo mais racional; em alguns casos “dar um tempo” para depois voltar ao assunto; pedir mediação. Funcionar como “ouvidor”; dar orientação, conselhos; se for necessário, canalizar soluções com auxílio de outras pessoas. GEq M5

116 Evitar o “ele” e o “eu” Levantar os prós e os contras GEq M5

117 NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS
GANHA PERDE GEq M5

118 INCIVILIDADE NEGOCIAÇÃO EQUAÇÃO DA NEGOCIAÇÃO caos + pessoas
interesses perfis papéis expectativas pré-conceitos + cenário contexto clima ambiente cultura organização + conflito relações histórico reivindicações = INCIVILIDADE tendências ideologias NEGOCIAÇÃO GEq M5

119 20 DICAS BACANAS Prepare-se, prepare-se, prepare-se: sozinho e com o grupo Levante os pontos fortes e fracos de sua argumentação e os da outra parte Procure informar-se sobre seu interlocutor Tenha claros os objetivos a tratar, não os confundindo com a estratégia a adotar Elabore uma agenda com os principais pontos a serem discutidos GEq M5

120 20 DICAS BACANAS Se preciso, leve planilhas ou qualquer outro recurso que possa deixá-lo mais seguro Comece pelos pontos convergentes Inspire e manifeste confiança Equilibre razão e emoção para manter o comportamento sob controle Use de persuasão em vez de coerção GEq M5

121 20 DICAS BACANAS Seja explícito
Tenha cuidado com acusações ou intimidações: procure reconhecê-las para poder enfrentá-las Separe as pessoas do problema Volte-se para os interesses, não para as posições Seja um bom ouvinte GEq M5

122 20 DICAS BACANAS Aceite a possibilidade de estar equivocado vendo as coisas por outro ângulo Seja pontual (factual) Faça o fechamento da negociação registrando seu resultado de forma objetiva e clara para ambas as partes Faça uma última revisão geral Somente então sele o acordo GEq M5

123 ESCOLA NACIONAL DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO
GEq M5

124 Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP

125 M2 - Competências gerenciais M1 - Gestão por competências
M10 - Gestão de Equipes aplicada M9 - Harmonia organizacional M8 - Tomada de decisão gerencial 2 Módulos extra 8 Módulos especiais 4 Módulos temáticos M7 - Inteligência emocional corporativa M5 - Negociação de conflitos M6 - Sustentabilidade M3 - Formação de multiplicadores M4 - Aplicação de dinâmicas de grupo 2 Módulos didáticos M2 - Competências gerenciais 2 Módulos iniciais M1 - Gestão por competências

126 GEq M9 M10 M8 M6 M7 M5 M3 M4 M2 M1 Módulos especiais Módulos iniciais
extra M8 Módulos temáticos Módulos especiais M6 M7 M5 M3 M4 Módulos didáticos M2 Módulos iniciais M1 GEq

127 GEq - MÓDULO 6: SUSTENTABILIDADE

128 Conceito de sustentabilidade Responsabilidade socioambiental
GEq MÓDULO 6 CONTEÚDO Conceito de sustentabilidade Responsabilidade socioambiental Marcos legais A3P e Matriz de intervenção para a colocar em prática Cálculo da Pegada Ecológica Discussão dirigida: dinâmica "O Boneco" GEq M6

129 GEq M6

130 Concebido individualmente Consecução pelas massas Particular
EGOSSISTEMA ECOSSISTEMA Centralizado Distribuído Fechado Aberto Concebido individualmente Consecução pelas massas Particular Compartilhado Hipercompetitivo Hipercolaborativo Pirâmides Conexões Gastar e lixo Usar e renovar Mão única / Um para muitos Ida-e-volta / Muitos para muitos Monolítico Em rede Proprietário Interoperável GEq M6

131 GEq M6

132 SUSTENTABILIDADE É a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Atualmente, este conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. GEq M6

133 SUSTENTABILIDADE Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais. GEq M6

134 SUSTENTABILIDADE Definições de sustentabilidade pela T77M6 - junho de 2015: Sustentabilidade é o conjunto de ações planejadas que visam transformar recursos disponíveis até um limite satisfatório, permitindo que o indivíduo possa se adaptar ao meio ambiente de forma equilibrada. Sustentabilidade é uma mudança cultural, incentivando a renovação dos recursos naturais, minimizando a destruição do meio ambiente promovendo a preservação do ecossistema. Sustentabilidade é a prática da responsabilidade reversa aplicada com o intuito de construir uma consciência voltada ao uso dos recursos com parcimônia, com a finalidade de minimizar os agraves ao meio ambiente. Sustentabilidade é ter plasticidade de atitude, buscando inovação, evitando o acúmulo de produtos, não comprometendo a resiliência do meio ambiente. GEq M6

135 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.” (Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos) GEq M6

136 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que a empresa tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas. Se uma empresa apenas segue as normas e leis de seu setor no que tange ao meio ambiente e a sociedade, esta ação não pode ser considerada responsabilidade socioambiental. Neste caso ela estaria apenas exercendo seu papel de pessoa jurídica cumprindo as leis que lhe são impostas. GEq M6

137 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
As empresas que optam por investir em práticas de responsabilidade social elevam os níveis de desenvolvimento social, proteção ao meio ambiente e respeito aos direitos humanos e passam a adotar um modo de governança aberto e transparente que concilia interesses de diversos agentes em um enfoque global de qualidade e viabilidade. GEq M6

138 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
A responsabilidade socioambiental é um processo contínuo e progressivo de desenvolvimento de competências cidadãs, com a assunção de responsabilidades sobre questões sociais e ambientais relacionadas a todos os públicos com os quais a entidade interage: trabalhadores, consumidores, governo, empresas, investidores e acionistas, organizações da sociedade civil, mercado e concorrentes, comunidade e o próprio meio ambiente. GEq M6

139 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Sustentabilidade não pode ser um assunto somente para seminários ou produção de relatórios, mas sim um critério a ser inserido em todas as atividades governamentais, sejam elas atividades meio ou finalísticas. GEq M6

140 Principais internacionais
MARCOS LEGAIS Principais internacionais Conferência de Estocolmo (1972) Convenção de Ramsar sobre Zonas Úmidas de Importância Internacional especialmente como Habitat de Aves Aquáticas (1971 [1975]) Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação (1977 [1994]) Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (1987 [1989]) GEq M6

141 Principais internacionais
MARCOS LEGAIS Principais internacionais Convenção de Basileia sobre Controle de Movimentos Transfronteiriços de Resíduos Perigosos e seu Depósito (1989 [1993]) Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (1992 [1994]) Protocolo de Quioto (1997 [2005]) Convenção de Roterdã sobre o Procedimento de Consentimento Prévio Informado Aplicado a Certos Agrotóxicos e Substâncias Químicas Perigosas Objeto de Comércio Internacional – PIC (1998 [2004]) GEq M6

142 MARCOS LEGAIS Principais no Brasil
Política Nacional do Meio Ambiente – Lei nº (agosto de 1981) Constituiu o marco inicial das ações para conservação ambiental e incorporação do tema nas atividades de diversos setores da sociedade. Seu intuito de preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental propícia à vida, assegurando condições ao desenvolvimento sócio-econômico, à segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. GEq M6

143 MARCOS LEGAIS Principais no Brasil
Lei de Ação Civil Pública – Lei nº (julho de 1985) Tutela os valores ambientais, disciplinando a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. GEq M6

144 MARCOS LEGAIS Principais no Brasil
Constituição da República Federativa do Brasil (outubro de 1988) Na Constituição Federal foi reservado um artigo específico para tratar do meio ambiente, o que demonstra a importância do tema para a sociedade brasileira. Artigo 225 – “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida...” GEq M6

145 MARCOS LEGAIS Principais no Brasil
Política Nacional de Recursos Hídricos – Lei nº (janeiro de 1997) Tem por objetivo promover a utilização sustentável dos recursos hídricos e a prevenção contra os eventos hidrológicos nocivos. GEq M6

146 MARCOS LEGAIS Principais no Brasil
Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº (abril de 1999) Define a Educação Ambiental como um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal, sendo um direito de todos. GEq M6

147 MARCOS LEGAIS Principais no Brasil
Sistema Nacional de Unidades de Conservação – Lei nº (julho de 2000) Tem por objetivo garantir a biodiversidade, a diversidade dos recursos genéticos e a integridade dos processos ambientais, tanto por meio da preservação quanto da conservação dos ecossistemas. GEq M6

148 MARCOS LEGAIS Principais no Brasil
Lei de Crimes Ambientais – Lei nº (fevereiro de 1998) Definiu sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. GEq M6

149 MARCOS LEGAIS Principais no Brasil
Política Nacional Urbana – Estatuto Das Cidades Lei nº (julho de 2001) De acordo com o texto do estatuto, a política urbana deve buscar o ordenamento para pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, tendo como uma de suas diretrizes evitar a poluição e a degradação ambiental. O estatuto também definiu o zoneamento ambiental como um dos instrumentos da política urbana para ordenação do território e desenvolvimento econômico e social. GEq M6

150 MARCOS LEGAIS Principais no Brasil
Lei de Saneamento Básico – Lei nº (janeiro de 2007) Estabeleceu as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico (Plano Nacional de Saneamento Básico – PNSB), abrangendo o abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e a drenagem, o manejo de águas pluviais urbanas, além de outras ações de saneamento básico de interesse para a melhoria da salubridade ambiental. GEq M6

151 MARCOS LEGAIS Principais no Brasil
Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº (agosto de 2010) Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado). GEq M6

152 AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | A3P
A A3P é um programa que busca incorporar os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da Administração Pública, através do estímulo a determinadas ações que vão, desde uma mudança nos investimentos, compras e contratações de serviços pelo governo, passando pela sensibilização e capacitação dos servidores, pela gestão adequada dos recursos naturais utilizados e resíduos gerados, até a promoção da melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho. GEq M6

153 AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | A3P
Está organizada em 5 eixos: Uso racional dos recursos naturais e bens públicos Gestão adequada dos resíduos gerados Qualidade de vida no ambiente de trabalho Sensibilização e capacitação dos servidores Licitações sustentáveis GEq M6

154 USO RACIONAL DO RECURSOS NATURAIS E BENS PÚBLICOS
A3P USO RACIONAL DO RECURSOS NATURAIS E BENS PÚBLICOS Usar racionalmente os recursos naturais e bens públicos implica em usá-los de forma econômica e racional evitando o seu desperdício. Este eixo engloba o uso racional de energia, água e madeira além do consumo de papel, copos plásticos e outros materiais de expediente. GEq M6

155 GESTÃO ADEQUADA DOS RESÍDUOS GERADOS
A3P GESTÃO ADEQUADA DOS RESÍDUOS GERADOS A gestão adequada dos resíduos passa pela adoção da política dos 5R´s: Repensar | Reduzir | Reutilizar | Reciclar | Recusar Dessa forma deve-se primeiramente pensar em reduzir o consumo e combater o desperdício para só então destinar o resíduo gerado corretamente. GEq M6

156 QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO
A3P QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO A qualidade de vida no ambiente de trabalho visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização através de ações para o desenvolvimento pessoal e profissional. Exemplos: Uso e desenvolvimento de capacidades Integração social e interna Respeito à legislação Condições de segurança e saúde no trabalho GEq M6

157 SENSIBILIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES
A sensibilização busca criar e consolidar a consciência cidadã da responsabilidade socioambiental nos servidores. O processo de capacitação contribui para o desenvolvimento de competências institucionais e individuais fornecendo oportunidade para os servidores desenvolverem atitudes para um melhor desempenho de suas atividades. GEq M6

158 LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS
A3P LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS A administração pública deve promover a responsabilidade socioambiental das suas compras. Licitações que levem à aquisição de produtos e serviços sustentáveis são importantes não só para a conservação do meio ambiente mas também apresentam uma melhor relação custo/benefício a médio ou longo prazo quando comparadas às que se valem do critério de menor preço. GEq M6

159 A3P MATRIZ DE INTERVENÇÃO O quê? Quem? Como? Quando? Onde? Indicador
Meta GEq M6

160 Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP

161 M2 - Competências gerenciais M1 - Gestão por competências
M10 - Gestão de Equipes aplicada M9 - Harmonia organizacional M8 - Tomada de decisão gerencial 2 Módulos extra 8 Módulos especiais 4 Módulos temáticos M7 - Inteligência emocional corporativa M5 - Negociação de conflitos M6 - Sustentabilidade M3 - Formação de multiplicadores M4 - Aplicação de dinâmicas de grupo 2 Módulos didáticos M2 - Competências gerenciais 2 Módulos iniciais M1 - Gestão por competências

162 GEq M9 M10 M8 M6 M7 M5 M3 M4 M2 M1 Módulos especiais Módulos iniciais
extra M8 Módulos temáticos Módulos especiais M6 M7 M5 M3 M4 Módulos didáticos M2 Módulos iniciais M1 GEq

163 GEq - MÓDULO 7: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL CORPORATIVA

164 Contaminação gerencial Qualidade de vida no ambiente de trabalho
GEq MÓDULO 7 CONTEÚDO Contaminação gerencial Qualidade de vida no ambiente de trabalho Inteligência emocional corporativa Zonas de conforto (e de conhecimento) Práticas integrativas e complementares: diagnóstico situacional de equilíbrio emocional GEq M7

165 UMA NOVA VISÃO CORPORATIVA
CONTAMINAÇÃO GERENCIAL: UMA NOVA VISÃO CORPORATIVA GEq M7

166 Significado de Contaminação
Transmissão de algo, uma doença contagiosa ou um vício Sinônimos de Contaminação Contágio, infecção GEq M7

167 GESTOR: facilitador e mediador
Orientado nos preceitos da eficiência, eficácia e efetividade, deve estimular e proporcionar: A comunicação interna e externa A liderança, capacidade de negociação e convencimento GEq M7

168 Também cabe ao gestor, fundamentalmente:
Promover a adaptação permanente, de forma criativa, flexível e positiva Cuidar constantemente da capacitação da equipe, apontando novas técnicas e formas de fazer Fomentar a qualidade de vida da sua equipe no ambiente de trabalho GEq M7

169 Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida GEq M7

170 Uso e desenvolvimento de capacidades Integração social e interna
A qualidade de vida no ambiente de trabalho visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização através de ações para o desenvolvimento pessoal e profissional. Exemplos: Uso e desenvolvimento de capacidades Integração social e interna Respeito à legislação Condições de segurança e saúde no trabalho GEq M7

171 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL CORPORATIVA
GEq M7

172 Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles GEq M7

173 Como utilizar as emoções de maneira inteligente para atingir os melhores resultados?
Pessoas acreditam ou acreditaram que o sucesso profissional era determinado pelo QI do indivíduo, ou seja, pela sua capacidade mental. A partir de 1990 começou-se a pensar na importância do “equilíbrio emocional” na construção de uma carreira bem sucedida e próspera GEq M7

174 O Psicólogo americano Daniel Goleman em seu livro “Inteligência Emocional - IE” traz novos conceitos e visões sobre como lidar com as nossas emoções. Propõe que IE é a capacidade de lidarmos com as emoções de forma que sejam utilizadas ao nosso favor, onde numa emoção de tensão do dia-a-dia possa ser trabalhada de uma forma diferente do que fazemos usualmente, ou seja, SEM CONTROLE. GEq M7

175 Quando somos colocados em uma situação onde nos sentimos desafiados, somos impulsionados a reagir, e temos a reação de fugir ou atacar. O problema do NÃO termos o controle/IE é quando agimos de maneira desproporcional à situação apresentada... GEq M7

176 Você já teve uma atitude desproporcional a um problema apresentado no ambiente de trabalho?
GEq M7

177 PENSE: Poderia ser evitado. Poderia ser trabalhado de outra forma
PENSE: Poderia ser evitado? Poderia ser trabalhado de outra forma? Poderia ter outro resultado? NÃO SEJA sequestrado por suas emoções! GEq M7

178 COMO NÃO SER SEQUESTRADO POR MINHAS EMOÇÕES?
GEq M7

179 Pensar Refletir Agir de forma intencional e não emocional Buscar os melhores resultados Temperamento não é destino, é escolha! GEq M7

180 O impacto da IE no ambiente corporativo é um forte indicador do sucesso profissional. Você já teve um acesso de fúria no trabalho ? Somos seres sociáveis e nos importamos sobre como somos percebidos no ambiente corporativo, com a nossa imagem. Qual o clima que queremos em nossas relações? GEq M7

181 Você é um gestor que gera um clima de tensão ou de harmonia
Você é um gestor que gera um clima de tensão ou de harmonia? As pessoas já esperam “a próxima vez” que você vai estourar? A vida emocional é um campo com o qual se pode lidar e aprender, transformando o ambiente em um local de clima acolhedor. GEq M7

182 Como administrar emoções desfavoráveis - respirar fundo - medir as palavras - reagir de forma proporcional e adequada - conhecer a equipe utilizar técnicas de harmonização do ambiente (por exemplo, Reiki e Ho`oponoopono) GEq M7

183 Chefes ou colegas intransigentes ou demasiadamente exigentes, falta de colaboração na equipe ou “colegas folgados”, trazem-nos um sentimento ruim, que é a RAIVA! Como não sentir raiva diante dos desafios, pressões e exigências diárias? GEq M7

184 O segredo NÃO É não sentir a raiva; e sim, senti-la de forma inteligente!
GEq M7

185 Qual é a sua reação diante da raiva
Qual é a sua reação diante da raiva? - mãos trêmulas - sudorese - xingamento - gestos (inadequados ou obscenos) Pronto: você foi engolido pela sua DESINTELIGÊNCIA EMOCIONAL. GEq M7

186 Como evitar ou gerenciar
Como evitar ou gerenciar? Pense no “porquê” do seu chefe ou colega agir dessa forma: é usual e comum, ou é um fato isolado? Ao fazer-se esta pergunta você já terá a sua raiva minimizada. Faça a RESSIGNIFICAÇÃO, que é olhar para o problema com outros olhos: - pondere os motivos (seus e do outro) - coloque-se no lugar do outro GEq M7

187 Faça o exercício do ESFORÇO CONSCIENTE!
Assim, a mudança advinda com a RESSIGNIFICAÇÃO nova postura vai operar em sua vida como uma OPORTUNIDADE, e não como uma AMEAÇA! GEq M7

188 “Ruminar” a raiva só nos dá bons motivos para justificá-la e alimentá-la cada vez mais. A raiva faz mal para quem a sente, pois o outro não sabe que você a está sentindo. A raiva causa o mal físico, emocional e psicológico para quem sente. Você infecciona o seu ser e o seu centro de força. GEq M7

189 ZONAS DE CONFORTO (e de conhecimento) GEq M7

190 Situações conhecidas e inalteráveis. Já sabemos onde vai dar
Situações conhecidas e inalteráveis. Já sabemos onde vai dar. Sempre foi assim. Mas e quando esta zona de conforto é alterada? Como reagimos diante de situações novas e desafiadoras? GEq M7

191 REAÇÕES POSSÍVEIS – ALTERAÇÃO DA ZC
NEGAÇÃO Nada está acontecendo ao meu redor e nada mudou. Fecho os olhos para a mudança e não incorporo estes novos valores ou conhecimentos. GEq M7

192 Escolho alguém para transferir minha responsabilidade.
REAÇÕES POSSÍVEIS – ALTERAÇÃO DA ZC IRA Coloco a culpa em alguém: no chefe, que quer aparecer, em fulano, que quer puxar meu tapete... Escolho alguém para transferir minha responsabilidade. GEq M7

193 REAÇÕES POSSÍVEIS – ALTERAÇÃO DA ZC
BARGANHA Tento negociar para voltar as coisas à forma como estavam antes, na estabilidade do conforto anterior. Eu argumento: para quê mexer no que está dando certo e sempre foi assim? GEq M7

194 REAÇÕES POSSÍVEIS – ALTERAÇÃO DA ZC
DEPRESSÃO Aqui também fica-se irado e zangado; contudo, antes eu colocava a culpa em alguém. Agora coloco a culpa em mim; fico me perguntando e me cobrando por não ter aderido à ideia logo no início. GEq M7

195 É possível e eu consigo realizar.
REAÇÕES POSSÍVEIS – ALTERAÇÃO DA ZC TESTE Percebo que esta mudança não é tão traumática quanto eu imaginava. É possível e eu consigo realizar. GEq M7

196 Agora imagine todas estas fases num gráfico
Agora imagine todas estas fases num gráfico. Veja quanto tempo você perdeu em cada uma delas. Pense nisso: diminua a sua curva de aceitação, aceite os desafios e mude a sua história. GEq M7

197 Como afastar o desânimo quando o cenário não é empolgante
Como afastar o desânimo quando o cenário não é empolgante? - usando a IE - tendo consciência de que ele não é bem vindo na vida - encontrando a “sua” MOTIVAÇÃO, independentemente do cenário - não comprometendo o seu desempenho profissional diante do cenário GEq M7

198 ENTUSIASMO Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo CONFIANÇA aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode portanto ser considerado como um estado de espírito otimista, que combina com bom desempenho. GEq M7

199 Entusiasmo significa “sopro divino” (do grego)
Entusiasmo significa “sopro divino” (do grego). Estar entusiasmado significa “ter Deus ou a vida dentro de você”: a energia que te coloca em movimento. Ter um motivo para agir, a MOTIVAÇÃO: sentir-se capaz e “escolher” fazer diferente, mesmo diante da adversidade. Com isso, CONTAGIAR POSITIVAMENTE o ambiente. GEq M7

200 11 DICAS BACANAS 1. Planejar a carreira e escolher o sucesso sempre. 2. Agir diferente para ter respostas positivas e diferentes. 3. Ser observador e tomar boas atitudes e decisões. GEq M7

201 11 DICAS BACANAS 4. Agir positivamente e dar respostas diferenciadas faz você se destacar no ambiente corporativo: passará a ser lembrado, querido, disputado, pois perceberão que você é alguém comprometido consigo, com sua carreira e com seu desenvolvimento profissional, pessoal e da sua equipe. GEq M7

202 11 DICAS BACANAS 5. Não crie rótulos na sua equipe Perceba as pessoas na sua equipe: nem sempre estamos num bom momento pessoal e isso certamente afetará nossa vida profissional. 7. Resgate o entusiasmo e orgulho na equipe; use lembretes positivos; converse com as pessoas. 8. Estimule a vida profissional apaixonada na sua equipe! Resgate o senso de pertencimento! GEq M7

203 11 DICAS BACANAS 9. Se o ambiente é ameaçador, dando sinais negativos de presente e futuro, é preciso se perguntar: é nesse ambiente que eu quero estar? 10. Faça escolhas e não deixe a vida te levar! Seja senhor do seu destino! GEq M7

204 11 DICAS BACANAS 11. Valorize a diversidade de opiniões. Considere as pessoas de diversos lugares, culturas, valores, hábitos, costumes, escolhas, opções etc. Pense que podemos ver na diferença algo enriquecedor e não prejudicial. O fato de alguém não ser igual não quer dizer que ele não é bom, só é diferente. O INTELIGENTE EMOCIONAL utiliza diferenças no ambiente corporativo a seu favor, mas principalmente a favor da sua equipe! GEq M7

205 Panelinhas Corporativas:. - como são compostas
Panelinhas Corporativas: - como são compostas? - são pessoas com as mesmas afinidades, características ou interesses momentâneos? - “grupo fechado”? - você critica, mas faz parte de alguma? Trata-se na verdade de um ótimo exemplo de BURRICE ORGANIZACIONAL E EMOCIONAL, pois fomenta a perda de um raro e prazeroso momento de troca de experiências, novos valores e conhecimentos. GEq M7

206 Arrependimento Corporativo Um gestor sobrecarregado de atividades pode agir de um jeito ruim com sua equipe, e depois ficar arrependido. Como exercitar o autocontrole? GEq M7

207 Exercite o PERCEBER-SE:. - como ajo nas situações em que estou no
Exercite o PERCEBER-SE: - como ajo nas situações em que estou no domínio? - como fico nas situações em que perco o controle? - quais são os sinais no meu corpo? - mãos tremem, transpiram; boca treme, pernas bambeiam, não organizo as minhas ideias; taquicardia, olhos piscam... GEq M7

208 VOCÊ FOI SEQUESTRADO PELA SUA DESINTELIGÊNCIA EMOCIONAL
GEq M7

209 Autocontrole não é sinal de aceitar tudo apaticamente, e sim uma forma inteligente de fazer a melhor escolha. Toda escolha feita na corporação é uma tomada de decisão. Inseguranças, medos e receios surgem neste momento. Daí a necessidade do planejamento e do uso contínuo do PDCA. Não escolher ou não decidir já é uma decisão: isso impacta em você, na sua carreira e na sua equipe. GEq M7

210 Escolhas significativas e que podem gerar bons resultados requerem PREPARO e CAPACITAÇÃO. Portanto, PREPARE-SE! CAPACITE-SE! Faça isso com você e com sua equipe. Quando você aceita uma tarefa sem ter a competência e/ou capacitação, você está colocando em risco toda a sua equipe e o projeto! Já pensou nisso? GEq M7

211 O que o mercado, cargo, equipe querem de você, GESTOR? Qual o SEU papel? Que tipo de capacitação você e sua equipe precisam ter? Você tem competência técnica para utilizar as ferramentas corporativas existentes a seu dispor para fazer melhor o seu trabalho? GEq M7

212 Trace suas metas (e da sua equipe) de forma. - clara. - objetiva
Trace suas metas (e da sua equipe) de forma - clara - objetiva - efetiva - eficaz - eficiente - possíveis de serem alcançadas METAS FACTÍVEIS NOS TORNAM MAIS SEGUROS! GEq M7

213 Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP

214 M2 - Competências gerenciais M1 - Gestão por competências
M10 - Gestão de Equipes aplicada M9 - Harmonia organizacional M8 - Tomada de decisão gerencial 2 Módulos extra 8 Módulos especiais 4 Módulos temáticos M7 - Inteligência emocional corporativa M5 - Negociação de conflitos M6 - Sustentabilidade M3 - Formação de multiplicadores M4 - Aplicação de dinâmicas de grupo 2 Módulos didáticos M2 - Competências gerenciais 2 Módulos iniciais M1 - Gestão por competências

215 GEq M9 M10 M8 M6 M7 M5 M3 M4 M2 M1 Módulos especiais Módulos iniciais
extra M8 Módulos temáticos Módulos especiais M6 M7 M5 M3 M4 Módulos didáticos M2 Módulos iniciais M1 GEq

216 GEq - MÓDULO 8: TOMADA DE DECISÃO GERENCIAL

217 Decisão: definição e classificações
GEq MÓDULO 8 CONTEÚDO Decisão: definição e classificações Tomada de decisão, análise de cenários e atores da decisão Problematização e problema: definição, identificação e oportunidades Processo decisório: ferramentas da qualidade aplicadas à gestão pública GEq M8

218 “Se eu tivesse uma hora pra resolver um problema e minha vida dependesse dessa solução, eu passaria 55 minutos definindo a pergunta certa a se fazer.” ? GEq M8

219 DECISÃO: DEFINIÇÃO de (latim – parar/interromper) + caedere (latim – cindir/cortar) = “parar de cortar” ou “deixar fluir” Uma decisão precisa ser tomada sempre que há um problema que possui mais que uma alternativa para sua solução Um processo de tomada de decisão pode conceber-se como a eleição da melhor alternativa dentre as possíveis GEq M8

220 DECISÃO: CLASSIFICAÇÕES
Quanto às formas: Simples ou complexas Específicas ou estratégicas Quanto às consequências das decisões: Imediata Curto prazo Longo prazo Combinação das formas anteriores (impacto multidimensional) GEq M8

221 DECISÃO SEGUNDO O PRISMA GERENCIAL
Processo de colher informações, atribuir importância a elas, posteriormente buscar possíveis alternativas de solução e, depois, fazer a escolha entre alternativas Daí a importância da escolha de parâmetros quantitativos/qualitativos para a tomada de decisão e a mensuração dos mesmos GEq M8

222 DECISÃO: ETAPAS Feedback GEq M8

223 TOMADA DE DECISÃO OBJETIVOS
GEq M8

224 TOMADA DE DECISÃO CENÁRIOS
Estudar os vários aspectos do problema de decisão que se pretende resolver Realizar a construção de diferentes contextos (cenários) alternativos passíveis de materialização Traçar diferentes cursos de ação (estratégias) que podem ser seguidas para cada um desses cenários GEq M8

225 TOMADA DE DECISÃO CENÁRIOS
Dessa maneira, haverá cenários aparentemente mais prováveis e menos prováveis de materializar Estruturar um possível inter-relacionamento entre estratégias de implementação de alternativas, de tal modo que, à medida que a realidade for sendo desvendada, tanto os cenários elaborados previamente como as estratégias sejam reavaliadas GEq M8

226 TOMADA DE DECISÃO ATORES
Decisor: influencia no processo de decisão de acordo com o juízo de valor que representa e relações que se estabeleceram Facilitador: é um líder experiente que deve focalizar a sua atenção na resolução dos problemas, coordenando os pontos de vista dos decisores, mantendo a motivação e destacando o aprendizado no processo Analista: é o que faz a análise, auxiliando o facilitador e o decisor na estruturação dos problemas e identificação dos fatores que influenciam na evolução, solução e configuração do problema GEq M8

227 PROBLEMATIZAÇÃO Objetivos Cenários Atores TOMADA DE DECISÃO X PROBLEMA
Aspectos Contextos Cursos de ação Cenários Decisor Facilitador Analista Atores

228 PROBLEMA GEq M8

229 PROBLEMA É todo resultado considerado indesejado
É algo que está errado e deve ser corrigido A falta de integração das soluções parciais (solução de cada causa do problema) gera a solução do problema em foco Para a correta formulação do problema, é necessário constatar os fatores que influenciam o problema, bem como estudar o meio ambiente e identificar as restrições GEq M8

230 PROCESSO DECISÓRIO GEq M8

231 Frustração, ansiedade, dúvida, curiosidade
PROCESSO DECISÓRIO Alternativas Análises Diagnóstico Decisão Problema Avaliação Frustração, ansiedade, dúvida, curiosidade GEq M8

232 DIAGRAMA DE ISHIKAWA MOTORISTA VEÍCULOS FISCALIZAÇÃO VIAS Por que
Falta de educação Velhos e mal-conservados Por que ocorrem acidentes de trânsito? Desconhece a fiscalização Falta equipamento de segurança Insuficiente Sem conservação Sem equipamento Falta de sinalização FISCALIZAÇÃO VIAS GEq M8

233 BRAINSTORMING Supressão de julgamento (expressão livre sem receio de críticas) Reação em cadeia (geração e associação de ideias) Consiste na interação livre, com foco somente na resolução do problema Quando houver um número suficiente de ideias há o agrupamento das mesmas em categorias GEq M8

234 BRAINWRITING Tal qual o brainstorming, porém as pessoas interagem por escrito, sem comunicação verbal Então os envolvidos anotam suas ideias numa folha de papel que depois é trocada aleatoriamente entre os participantes e estes acrescentam mais ideias correlatas às anteriores Esta atividade segue até o completo esgotamento das ideias GEq M8

235 BPM REGRAS DO NEGÓCIO Business Process Management HORA DA DECISÃO
PADRONIZAÇÃO IDENTIFICAÇÃO REGRAS DO NEGÓCIO BPM Business Process Management (Gerenciamento de Processos e Negócios) HORA DA DECISÃO CONHECIMENTO FLUXOS DE TRABALHO GEq M8

236 PRIORIDADE E TEMPO PRIORIDADE E TEMPO URGENTE NÃO IMPORTANTE CRISES
METAS E PLANEJAMENTO INTERRUPÇÕES DISTRAÇÕES GEq M8

237 GEq M8

238 “Se eu tivesse uma hora pra resolver um problema e minha vida dependesse dessa solução, eu passaria 55 minutos definindo a pergunta certa a se fazer.” Albert Einstein GEq M8

239 Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP

240 M2 - Competências gerenciais M1 - Gestão por competências
M10 - Gestão de Equipes aplicada M9 - Harmonia organizacional M8 - Tomada de decisão gerencial 2 Módulos extra 8 Módulos especiais 4 Módulos temáticos M7 - Inteligência emocional corporativa M5 - Negociação de conflitos M6 - Sustentabilidade M3 - Formação de multiplicadores M4 - Aplicação de dinâmicas de grupo 2 Módulos didáticos M2 - Competências gerenciais 2 Módulos iniciais M1 - Gestão por competências

241 GEq M9 M10 M8 M6 M7 M5 M3 M4 M2 M1 Módulos especiais Módulos iniciais
extra M8 Módulos temáticos Módulos especiais M6 M7 M5 M3 M4 Módulos didáticos M2 Módulos iniciais M1 GEq

242 GEq - MÓDULO 9: HARMONIA ORGANIZACIONAL

243 GEq MÓDULO 9 CONTEÚDO Satisfação no Trabalho: trabalho e sentido, tempo e trabalho, trabalho e gestão Harmonia no Trabalho: condições de trabalho, disfunções ocupacionais Trabalho e Qualidade de Vida: produtividade; eficácia, eficiência e efetividade Práticas em Gestão de Pessoas para a Qualidade de Vida no Trabalho: papel da liderança, prevenção na organização, ciclo de vida e melhor qualidade de vida GEq M9

244 Satisfação no Trabalho
Trabalho e sentido: Variedade das tarefas (uso de competências) Identidade do trabalho (resultado tangível, identificável) Significado (impacto pessoal) Trabalho e tempo: institucionalização do tempo e capitalismo x conhecimento e criatividade GEq M9

245 Satisfação no Trabalho
Trabalho e gestão: A organização do trabalho deve oferecer aos trabalhadores a possibilidade de realizar algo que tenha sentido, de praticar e de desenvolver suas competências, de exercer seus julgamentos e seu livre-arbítrio, de conhecer a evolução de seus desempenhos e de se ajustar. GEq M9

246 Harmonia Harmonia é um conceito clássico que se relaciona às ideias de beleza, proporção e ordem. É também um conceito musical relacionado com a emissão simultânea de diferentes frequências. Ela trabalha com as sonoridades resultantes da sobreposição de diferentes notas. GEq M9

247 Harmonização no Trabalho
É importante que a organização das tarefas e das atividades torne-se favorável à eficiência e que os objetivos visados e os resultados esperados sejam claros e significativos para as pessoas que o realizam. GEq M9

248 Harmonização no Trabalho
O fato de fazer um trabalho que não comporta nenhum interesse humano, em um meio ambiente onde as relações são superficiais, contribui para torná-lo absurdo. Um trabalho que tem sentido permite encontrar pessoas com quem os contatos podem ser francos, honestos, com quem se pode ter prazer em trabalhar, mesmo em projetos difíceis. GEq M9

249 Estresse É uma resposta natural do corpo, normalmente a um evento ameaçador – como uma situação, uma lembrança emocional ou mesmo uma agressão física. Nesta resposta, geralmente temos vontade de fugir ou revidar. GEq M9

250 Estresse Situações que mais causam estresse no trabalho: Falta de diálogo e de comunicação, achar que o fator estressante não é notado pelos outros ou que não será corrigido, sensação de não ser ouvido ou de que suas demandas não são atendidas. GEq M9

251 Estresse Sinais: Aumento de pulsação, suor excessivo, ansiedade sem razão aparente, incapacidade de lidar com o momento, ou seja, sentir que situações muito simples começam a ficar muito difíceis de lidar. GEq M9

252 Estresse Riscos: O estresse nem sempre é ruim. Às vezes ele é necessário para mudar uma situação. Ele passa a não ser bom quando o profissional deixa de ser efetivo e sente uma incapacidade de efetuar o que foi demandado. GEq M9

253 Estresse Como diminuir? Melhorar a qualidade da iluminação, diminuir ruídos e a presença de cheiros, criar um canal de comunicação entre chefe e subordinado para a troca de demandas, criar recursos para prevenção, como técnicas de relaxamento e práticas de atividades corporais. GEq M9

254 Estresse Como melhorar a relação com a chefia? Conexão com o momento da área, não seja reativo para criar a possibilidade de expressar as suas demandas, bem como entender as demandas do chefe. Estabeleça um diálogo criativo, que leve à produção de trabalho, e não a uma conversa baseada apenas na demanda improdutiva e estressante. GEq M9

255 Estresse Como melhorar a relação com a equipe? Perceba as demandas dos colaboradores e atenção aos sinais de estresse no ambiente: fala reativa, tom alto, ausência repetitivas por gripes e enxaquecas, observe as reações da equipe e aborde ativamente o funcionário, com tranquilidade. GEq M9

256 Estresse Como me estressar menos no trabalho? Note se o que está acontecendo está mesmo gerando estresse, faça pausas depois de realizar determinada atividade: como tomar um café, conversar com um amigo, dar uma pequena caminhada, se perceber a presença de fatores crônicos de estresse, expresse à chefia. GEq M9

257 Estresse Como me preparar para uma reunião com a diretoria? Conecte-se com o momento presente, mantenha uma respiração tranquila, eventualmente, saia do ambiente por poucos minutos, tenha uma boa noite de sono e faça um pequeno alongamento antes da reunião. GEq M9

258 Estresse Como melhorar as dores e tensões causadas pelo meu trabalho? Fatores ambientais posturais (cadeira, postura, altura do computador) precisam ser ajustados, ao perceber que precisa de uma pausa, saia da frente do computador por alguns minutos, beber água e se alongar diminui a tensão, comer a cada três horas aumenta o açúcar e deixa o corpo menos cansado. GEq M9

259 Estresse Estou estressado. Devo procurar ajuda? O estresse agudo, gerado por fator específico, geralmente desaparece e dispensa ajuda externa, a fase mais crítica é a de falência (muitas vezes relacionada à ausência de produção de hormônios e facilmente confundida com depressão), quando você não consegue mais reagir e precisa de apoio profissional. GEq M9

260 Referências Bibliográficas
Antunes R. Os Sentidos do Trabalho: Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 5ªed. São Paulo: Editora Boitempo; 2000. Ferreira D. Metodologia de Harmonização no Trabalho: Ações e Técnicas Prevencionistas. São Paulo: LTr Editora; 2010. Hospital Israelita Albert Einstein [Internet]. Não aguenta mais o estresse no trabalho? [acesso em 17 set 2015]. Disponível em: Mileo G [Internet]. Teste de Felicidade no Trabalho [acesso em 17 set 2015]. Disponível em: Morin EM. Os Sentidos do Trabalho. RAE – Revista de Administração de Empresas 2001 Jul/Set; 41(4): 8–19. Oliveira CB [Internet]. Sobre Lazer, Tempo e Trabalho na Sociedade de Consumo [acesso em 17 set 2015]. Disponível em: Reis Júnior DR. Qualidade de Vida no Trabalho: Construção e validação do questionário QWLQ-78. Ponta Grossa. Dissertação [Dissertação de Mestrado]. Universidade Tecnológica Federal do Paraná; 2008. GEq M9

261 Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP

262 M2 - Competências gerenciais M1 - Gestão por competências
M10 - Gestão de Equipes aplicada M9 - Harmonia organizacional M8 - Tomada de decisão gerencial 2 Módulos extra 8 Módulos especiais 4 Módulos temáticos M7 - Inteligência emocional corporativa M5 - Negociação de conflitos M6 - Sustentabilidade M3 - Formação de multiplicadores M4 - Aplicação de dinâmicas de grupo 2 Módulos didáticos M2 - Competências gerenciais 2 Módulos iniciais M1 - Gestão por competências

263 GEq M9 M10 M8 M6 M7 M5 M3 M4 M2 M1 GEq M10 Módulos especiais
extra M8 Módulos temáticos Módulos especiais M6 M7 M5 M3 M4 Módulos didáticos M2 Módulos iniciais M1 GEq GEq M10

264 GEq - MÓDULO 10: GESTÃO DE EQUIPES APLICADA

265 Matriz de inter-relacionamento do GEq
GEq MÓDULO 10 CONTEÚDO Matriz de inter-relacionamento do GEq Matriz dos 3 E’s e Ciclo PDCA aplicado Desenvolvendo Equipes de Alta Performance Empowerment! Formulação do trabalho de conclusão: desenho da equipe e do gestor idealizados Apresentação dos trabalhos GEq M10

266 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA inter-relacionamento
Matriz de inter-relacionamento do GEq GEq M10

267 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA
Matriz dos 3 E’s e Ciclo PDCA aplicado GEq M10

268 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA
EFICÁCIA METAS MÉTODO EFICIÊNCIA MONITORAMENTO PROCESSO EFETIVIDADE AVALIAÇÃO RESULTADO

269 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA
RESULTADO EFICÁCIA P AVALIAÇÃO METAS Promoção de ações: Corretivas Preventivas Melhoria contínua Escolha de indicadores Definição de metas Definição de métodos EFETIVIDADE MÉTODO Verificação das metas Realinhamento das metas Acompanhamento do desempenho Projeção de resultados Treinamento Execução do projeto Coleta de dados Observação de indicadores EFICIÊNCIA MONITORAMENTO C D PROCESSO GEq M10

270 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA Desenvolvendo Equipes de
Alta Performance GEq M10

271 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA
HOLÍSTICA Desde 1999 Gestão de Pessoas (e não mais de RH) Evolução histórica da Gestão de Pessoas ESTRATÉGICA Desde 1985 Gestão do Capital Humano ADMINISTRATIVA Gestão de Recursos Humanos TECNICISTA Expansão da indústria (enfoque nas relações capital e trabalho) LEGALISTA Leis trabalhistas: surge o “chefe de pessoal” CONTÁBIL Antes de 1930 Trabalhador sob o enfoque contábil GEq M10

272 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA DESENVOLVENDO EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
GEq M10

273 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA
GEq M10

274 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA
MINHA EQUIPE DE TRABALHO: OS MAIORES PROFISSIONAIS DO MUNDO! GEq M10

275 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA
A EQUIPE ONDE EU TRABALHO: OS MAIORES PROFISSIONAIS DO MUNDO! Seu Zé Joca Dona Maria Carlão Toninho Joãozinho Chicão GEq M10

276 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA
Liderança focada na chefia Uso de autoridade e coerção pelo gestor Estímulo da equipe Estímulo da EQUIPE Funcionários com autonomia Liderança focada nos funcionários Chefe toma decisão. Informa. Chefe “vende” a ideia sobre a decisão. Chefe apresenta a ideia, levanta opiniões. Gestor apresenta decisão, sujeita a mudança por sugestões da equipe. Gestor apresenta problema, recebe sugestões e decide. Gestor define limites, grupo apresenta decisão. Gestor delega decisão ao grupo, opinando de forma consultiva. GEq M10

277 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA
Chefe toma decisão. Informa. Gestor delega decisão ao grupo, opinando de forma consultiva. Chefe “vende” a ideia sobre a decisão. Gestor define limites, grupo apresenta decisão. EMPOWERMENT! Chefe apresenta a ideia, levanta opiniões. Gestor apresenta problema, recebe sugestões e decide. Gestor apresenta decisão, sujeita a mudança por sugestões da equipe. GEq M10

278 EMPOWERMENT! GESTÃO DE EQUIPES APLICADA FASE 1 FASE 2 FASE 3 FASE 4
Interpretar necessidades FASE 1 FASE 2 FASE 3 FASE 4 Chefia ou Gestor Interpretar necessidades Interpretar necessidades Interpretar necessidades Interpretar necessidades Informar a meta a atingir Informar a meta a atingir Informar a meta a atingir Propor a meta a atingir Determinar o que fazer Determinar o que fazer Determinar o que fazer EMPOWERMENT! Determinar o que fazer Explicar como fazer Explicar como fazer Explicar como fazer Explicar como fazer Funcionário Fazer Fazer Fazer Fazer Níveis de iniciativa Divisão de tarefas Sugerir e fazer Fazer e informar Fazer e informar periodicamente GEq M10

279 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA
Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Liderança Atividade Liderança Atividade EMPOWERMENT! Atividade Liderança Atividade Liderança Complexidade das atividades Nível de delegação Grau de comprometimento da equipe Pouco Baixo Médio Alto Estilo de liderança Centralizada Distendida Delegada Consultiva GEq M10

280 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA
EMPOWERMENT! de si e dos outros Auto confiança aumentada Aprendizado e crescimento Processo de refinamento do EMPOWERMENT! Novas experiências e perspectivas Reforço Redefinição de papéis e atividades Novos padrões de ação e atitude Resultados da mudança Processo de degradação do EMPOWERMENT! Eliminação do Empowerment Desencantamento Punição GEq M10

281 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA
DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS CRÍTICAS / DIFERENCIADORAS EQUIPE COMPETÊNCIAS DA UNIDADE COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE ATUAÇÃO EQUIPE X PERFIL EMPOWERMENT! GEq M10

282 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA
DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS BÁSICAS DEFINIÇÃO DE COMPETÊNCIAS CRÍTICAS / DIFERENCIADORAS GESTOR COMPETÊNCIAS DA UNIDADE COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE ATUAÇÃO PESSOA X PERFIL EMPOWERMENT! GEq M10

283 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA
Formulação do trabalho de conclusão: desenho da equipe e do gestor dealizados GEq M10

284 GESTÃO DE EQUIPES APLICADA
+ + + + + = GEq M10


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