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O Processo Gerencial PESSOAS X SISTEMAS. O eterno problema do método 1.Gerencia como processo/ sistema: Visão sistemica do processo de planejamento e.

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1 O Processo Gerencial PESSOAS X SISTEMAS

2 O eterno problema do método 1.Gerencia como processo/ sistema: Visão sistemica do processo de planejamento e controle: 2. Gerencia como pratica: Tomar decisões e transmitir valores e crenças

3 Gerencia: uma abordagem sistêmica 1.Gerencia é processo (planejamento e controle) Gerencia acontece dentro do Sistema Empresa

4 A EMPRESA COMO SISTEMA ENTRADAPROCESSOSAIDA

5 Gerencia como processo/sistema PROCESSO DE EXECUÇÃO ATIVIDADES RESULTADOS COMPARAÇÃO CONTROLE PADRÕES OBJETIVOS

6 Gerencia como processo/sistema Complexidade – Teoria de Sistemas: Analogia organismo social X organismo vivo Caracteristica: entrada, processament e saida Sobrevivencia, adapatabilidade. COMO? RETROALIMENTAÇÃO/ FEED BACK

7 RETROAÇAO/RETROALIMENTAÇAO ou FEED BACK Energia de saida do sistema volta a entrada na forma de nova energia Objetivo: EQUILIBRIO HOMEOSTÁTICO ENTROPIA NEGATIVA MECANISMOS SENSORES

8 Planejamento e Controle Indicadores de resultado: Sao variáveis representativas de um processo que permitem identificá-lo Medem a eficácia e a eficiência que o processo produz seus produtos ou serviços Sao poucos mas representativas Servem como base para tomar decisão

9 BUSINESS INTELLIGENCE OU BI Processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios Indicadores de resultado serão criados e depois montados e estruturados em DashBoards, com todo o processo de atualização e processamento automatizado

10 NIVEIS GERENCIAS ESTRATÉGICO INTERMEDIARIO OPERACIONAL

11 Gerencia como prática

12 Cultura utilitária e quantificadora Voce não é pago para pensar mas para fazer Ideologia que confunde utilitarismo com competência Basta seguir o manual das melhores praticas Segurança X evitar a incerteza Eficiência do metódo garante resultados?

13 Dá para pensar diferente? Interessa refexões sobre a incerteza e complexidade? Inovaçao é bem vinda? Não depende de voce mas da organização

14 Por que processos/sistemas de gestão Inúmeras justificativas técnicas: eficiência, produtividade, etc. Mas a razão é uma só: CONTROLE Previsibilidade do comportamento Gera nos funcionários a sensação de obediência Assegura que as pessoas não façam nada errado

15 O Trabalho Cotidiano dos Gerentes Planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar Infunde seus valores pessoais e profissionais em toda a organização Tomador de decisões não programadas

16 “O que fazem os gerentes no cotidiano de seu trabalho?”

17 Sune Carlson Jornadas de trabalho fragmentadas Preferem as comunicações verbais

18 Rosemary Stewart Conclui que gerentes passam aproximadamente 50% do seu tempo discutindo idéias Raramente ficam mais de 30 minutos sozinhos

19 Mintzberg Gerentes trabalham num ritmo implacável e sua rotina baseia-se em ações breves, variadas e fragmentadas. Gerentes preferem ação direta Tempo dividido em função de seus deveres

20 Papéis e Funções do Gerente Papéis Interpessoais Símbolo Líder Agente de ligação

21 Papéis e Funções do Gerente Papéis informacionais Observador Difusor Porta-voz

22 Papéis e Funções do Gerente Papéis decisórios Empreendedor Regulador Distribuidor de recursos Negociador

23 Formando e treinando gerentes Mintzberg propoê quatro competências: 1.Pessoais 2.Interpessoais 3.Ligadas à informação 4.Ligadas à concepção, planejamento e execução


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