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O brinquedo e o brinquedo terapêutico na prática assistencial à criança e família*
Rosa Lúcia Rocha Ribeiro - UFMT *Material elaborado com base no curso sobre “Brinquedo Terapêutico” ministrado pela Dra. Circéa Amália Ribeiro – UNIFESP/GEBrinq
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DEFINIÇÃO DE BRINQUEDO/ BRINCAR
Brincar deriva da palavra BRINCO, que vem do latim VÍNCULO, cujo significado é fazer laços, ligar-se. SABOYA
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-Conceito de brincar: Criar vinculo, fazer laços, ligar-se
-Conceito de brincar: Criar vinculo, fazer laços, ligar-se. -Brincar e Brincadeira: Ato ou situação de brincar. -Brinquedo: Ato ou situação de brincar. Objeto utilizado para brincar -Jogo e Brinquedo: sinônimos
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Em inglês: Therapeutic play = brinquedo terapêutico
Toy = refere-se ao objeto, não se usa therapeutic toy!
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Características do comportamento de brincar
É uma atividade espontânea Elemento de prazer Livre de conflitos e tensões Tem um fim em si mesma Intensa motivação Intrinsecamente reforçada e auto motivadora Não tem resultado biológico imediato quanto a continuidade do individuo ou de espécie. Formas exteriores relativamente específica à espécie Quantidade, duração e diversidade relacionadas à posição filogenética
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Visão Contemporânea do Brincar
O brincar é uma necessidade natural da criança básica em toda a infância, sendo um fenômeno natural de aprendizagem. Possui uma linguagem universal da criança Direitos: -Declaração dos direitos da criança -UNICEF -ECA, cap. II, artigo 16, item IV
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Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade
Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. Art. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: I - ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; II - opinião e expressão; III - crença e culto religioso; IV - brincar, praticar esportes e divertir-se; V - participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação; VI - participar da vida política, na forma da lei; VII - buscar refúgio, auxílio e orientação. Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais. Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.
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Importância do brincar
“ A criança é um ser que brinca, e nada mais.” “ É a única atmosfera na qual seu ser psicológico pode respirar e, consequentemente, agir.” CLAPAREDE, 1909
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“Gente grande pergunta sempre o que a gente está fazendo, porque não sabe que uma menina de 6 anos só pode estar brincando.”
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“Brincar é a única atividade normal da mente que a criança apresenta
“Brincar é a única atividade normal da mente que a criança apresenta.” FREUD
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“A inibição constante para brincar pode ser o único sintoma de neurose grave que a criança apresenta.” ABERASTURY
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“A característica essencial do BT , não está no material usado ou no resultado obtido, mas na atitude subjetiva da criança durante essa atividade, a qual é vivenciada de um prazer específico tão intenso que por si justifica a grande necessidade de atividade lúdica da criança” BUHLER; BUHLER.
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“ Brincar é um espaço potencial entre a realidade interna e externa, pois a criança traz, para dentro da brincadeira, objetos ou fenômenos da realidade externa, usando-os a serviço da realidade interna ou pessoal. “ WINNICOTT
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Objeto transicional -> transição entre a realidade e a vida interna da criança “Mãe suficientemente boa” – Winnicott
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“No brincar a criança aprende a agir numa esfera cognitiva ao invés de visual externa; desenvolve o pensamento abstrato em função da criança de uma situação imaginária.” VYGOTSKY
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“ O Brinquedo tem precedência sobre a satisfação das outras necessidades consideradas básicas, a não ser que o organismo esteja em elevado de tensão, medo ou privação.” MORAIS
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Participação da criança
-Observada -Solitária Paralela Associativa -Cooperativa ou jogo social
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Quanto ao tipo de atividade:
Motora Simbólica ..
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Variáveis que influenciam o brincar
Relativas ao sujeito: -Idade -Sexo Relativas ao ambiente: -Cultura -Classe social - Tipo de brinquedo -Companhia durante o brinquedo -Novidade e complexidade
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A enfermagem e o Brinquedo no cuidado a saúde da cça
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Brinquedo -estratégia de comunicação -instrumento diagnóstico -produção científica crescente -emprego modesto na prática -filosofia institucional -formação profissional
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Criança hospitalizada: doença x brincar
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Funções do brinquedo - Recreativa -Estimuladora -Socializadora -Dramatização de papéis, terapêutico ou catártica. -Ludoterapia BT
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A Enfermagem e o BT
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Florence Erickson/Pauline Barton: pioneira na utilização da entrevista com brincadeira.
Esther Moraes Barreto( 1979), Ribeiro e Abrantes ( 1986)- mestrado Entendendo a necessidade da criança –meio do BT. Carol Green Opção saudável para criança doente GEBrinq - UNIFESP
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O Brincar no serviço de saúde
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Há dois tipos de brincadeiras:
*Recreacional Participação espontânea Obter prazer *Terapêutica – Atividade especializadas, direcionadas para profissionais - Promovendo o bem estar físico e emocional ao experimentar situações de vida.
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Ludoterapia Técnica psiquiátrica para tratamento de criança com distúrbio. Somente é realizado com profissional especializado, ambiente controlado min. Permite a criança compreender os próprios sentimentos e comportamentos.
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Brinquedo Terapêutico (BT)
Técnica não diretiva indicada para criança em situação de crise, sessões de min.
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Tipos: Dramáticos- Alivia a tensão, reviver os fatos, dominando a situação, expressa sentimentos, necessidades e medos. Instrucional- Esclarecer conceitos errôneos e expressar sentimentos. Aprender sobre um evento, como agir e como se sentirá no momento real. Capacitador de funções fisiológicas, transformando em brincadeiras, atividades com fins terapêuticos.
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Materiais: Variado ao suficiente para permitir a criança dramatizar situações, exteriorizar sentimentos. Figuras da equipe, família, animais domésticos , comidas, objeto hospitalar...
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Técnica : Deve possibilitar a criança brincar com inteira liberdade;
A criança é convidada a brincar; Local deve ser o mais conveniente para a criança podendo ser o próprio leito, a mesa da enfermaria, a sala da recreação ou outras;
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Técnica (cont.) A criança é notificada que os brinquedos deverão ser devolvidos no final da sessão ; A criança é notificada do limite de duração da brincadeira e de que será avisada quando o tempo se esgotar; Pais podem ou não ficar junto;
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Técnica (cont.) Material é apresentando, mas não identificado de imediato; Atuar de maneira não diretiva, não sugere que brinquedo a criança deve usar ou que atividade deve desenvolver; As perguntas são devolvidas, para que ela mesma tome decisão na brincadeira
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BT INSTRUCIONAL Conta a história de uma criança que submeterá ao mesmo procedimento, linguagem simples e clara; Fazer antes e depois do procedimento; Duração : 1 min, horas, dias... Quando preparar (de acordo com a idade): Toddler: Antes do procedimento. Pré-escolares: min. Antes Cirurgia: 2 a 7 dias antes.
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Segurança do Brinquedo
Princípios básicos: Seleção Supervisão Manutenção Armazenamento Higienização Tamanho – se o brinquedo couber numa embalagem de filme fotográfico, NÃO É SEGURO, pode ser deglutido ou asfixiar a criança.
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Limpeza Mesa/bancos - álcool 70%
Brinquedos de plástico e borracha - Lavagem semana com água e sabão neutro Demais brinquedos: retirada pó com pano umedecido. *Saliva, secreção, doença contagiosa: hipoclorito a 10%. 1 colher de chá em 1 l de água, imersão por 2 min. *Boneco de pano: lavar com água e sabão, secar ao sol com freqüência. *Material perfuro cortante: trocar a cada sessão.
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O Alcance do BT Relacionamento c/ a criança Diminui a tensão
Obter informação relativa a conceitos e sentimentos da criança, a fim de estabelecer metas para a assistência de enfermagem. Comunicar a criança: informação, valores, aceitação.; Promove modificações no comportamento da criança; Prepara a criança p/ procedimentos e p/ experiências novas ou traumatizantes.
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BT na punção venosa
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