A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPÚBLICA VELHA de1889 - 1930 A política das “salvações”: substituição das oligarquias tradicionais por outras dissidentes. Nas eleições de 1º de março.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPÚBLICA VELHA de1889 - 1930 A política das “salvações”: substituição das oligarquias tradicionais por outras dissidentes. Nas eleições de 1º de março."— Transcrição da apresentação:

1 REPÚBLICA VELHA de A política das “salvações”: substituição das oligarquias tradicionais por outras dissidentes. Nas eleições de 1º de março de 1910, Rui Barbosa obteve boa votação, mas a máquina eleitoral assegurou a vitória do militar Hermes da Fonseca. Seu governo foi conturbado, vivendo em crônico estado de sítio.

2 REPÚBLICA VELHA de1889 - 1930 Revolta de Juazeiro (CE):
Líder: Padre Cícero. Causa: Intervenção do governo central no Ceará, retirando do poder a tradicional família Acioli (Política das Salvações).

3 Floro Bartolomeu e Padre Cícero
REPÚBLICA VELHA de Revolta de Juazeiro (CE): Padre Cícero Romão Batista ganhou fama de milagreiro e sua popularidade o levou a se eleger prefeito de Juazeiro. Tornou-se um verdadeiro coronel e aliado da família Acioli, que comandava o Ceará. O estado sofreu a intervenção dos hermistas, indicando Franco Rabelo para o governo; e a oligarquia estadual lançou a candidatura de Floro Bartolomeu, com a ajuda de seu aliado Padre Cícero, a armar os sertanejos no Cairi para resistir aos hermistas. O conflito encerrou-se após a intervenção federal, com a renúncia de Franco Rabelo e a volta dos Acioli ao poder. Essa revolta, ao contrário das demais revoltas populares, foi a favor do poder estabelecido pelo coronéis. Floro Bartolomeu e Padre Cícero

4 A Revolta da Chibata Em 23 de novembro de 1910, estourou a Revolta da Chibata. Sob o comando do marinheiro negro João Cândido, as tripulações de “Minas Gerais” e “São Paulo” revelaram-se contra a má alimentação, o serviço militar obrigatório, os baixos soldos, o excesso de trabalho e contra os castigos corporais – a chibata, processo que ainda era usado para punir infratores. Sob a ameaça dos marinheiros, que prometiam atirar ao longo da cidade, o presidente consultou os almirantes e deles recebeu garantias de que nada aconteceria. A revolta encerrou-se vitoriosa, mas o alto-comando não aceitou o resultado. Mais tarde, sob o pretexto de uma nova revolta, João Cândido e os outros marinheiros foram envolvidos e presos. Alguns acabaram deportados para a Amazônia e eliminados; outros foram presos na Ilha das Cobras e tiveram o mesmo destino; João Cândido foi internado em um hospital de loucos, onde os médicos constataram, mais tarde que ele era normal.

5 REPÚBLICA VELHA de1889 - 1930 O boom da borracha
Com o grande desenvolvimento econômico mundial, o látex passou a ser intensamente procurado como matéria-prima para a indústria. Entre os anos de 1910 e 1912, o país vivenciava o boom da borracha, momento em que a exportação desse produto quase alcançou a do café. A exploração da borracha provocou uma série de transformações no Norte brasileiro. Surgiram os coronéis da borracha, uma elite enriquecida com a atividade extrativista e que ostentava sua fortuna, por exemplo, com a construção do Teatro de Manaus. A decadência da borracha está ligada à forma primitiva de organização da produção e da extração que levou o Brasil a perder em competitividade para as plantações da Malásia, Ceilão e Indonésia; e também ao advento da borracha sintética, extraída como derivado de petróleo.

6 REPÚBLICA VELHA de1889 - 1930 Indústria:
O Brasil na I Guerra Mundial: breve participação a favor dos aliados com quem tinha maior identificação. Enviou matéria-prima, alimentos e médicos Consequência: surto industrial; substituição das importações pela produção local. A guerra ocasionou o surgimento de uma variedade de condições, necessárias para o início de uma industrialização substanciosas.

7 REPÚBLICA VELHA de1889 - 1930 Indústria:
A guerra levou o Brasil a exportar um volume imenso de matérias-primas. Os aliados compravam de tudo que o Brasil pudesse fornecer, a guerra ocasionou a vinda de um grande número de imigrantes europeus, que seriam utilizados como mão de obra especializada e que dariam corpo ao operariado, definindo novas características do movimento operário. Por estar distante do palco de conflito, o Brasil atraiu investimentos estrangeiros (ingleses e norte-americanos). A maior parte dos investimentos veio do setor cafeeiro, ao qual não interessava uma indústria que ameaçasse a sua hegemonia econômica e que não exigisse a aplicação de um grande número de volume de capital. Dessa forma, a industrialização deu-se no setor de produção de bens de consumo não duráveis – têxteis, alimentos, couro e com baixo nível tecnológico, necessitando de maquinário importado.

8 REPÚBLICA VELHA de1889 - 1930 Movimento operário:
Causas: ampla exploração dos trabalhadores urbanos das fábricas e ausência de legislação trabalhista que amparasse os trabalhadores. Até a década de 20 predomínio de imigrantes italianos de ideologia anarquista. Principais formas de luta: formação de sindicatos e organização de greves. O movimento operário foi influenciado pelas ideias anarquistas, anarcossindicalistas e socialistas, trazidas ao Brasil pelos imigrantes de origem italiana e espanhola.

9 REPÚBLICA VELHA de As fábricas eram locais insalubres, com pouca iluminação e ventilação. Nelas os trabalhadores permaneciam submetidos a longas jornadas de trabalho. Desde o início da República, várias greves foram realizadas, mas, em junho de 1917, deu-se início à Grande Greve. Fabricas e oficinas ficaram paralisadas, milhares de operários foram às ruas, praticavam saques e enfrentaram a polícia, atingindo os bairros operários e quase toda a cidade de São Paulo. A repressão foi duríssima e levou à prisão de vários líderes, a muitas mortes, a deportações e ao fechamento e destruição dos jornais operários. Não havia diálogo com os trabalhadores e a questão social, como era chamada a questão operária, segundo a visão das elites, era “caso de polícia”.

10 Contestado Numa região rica em erva-mate e madeira, na fronteira disputada pelos estados do Paraná e Santa Catarina (daí o nome Contestado), ocorreu, entre 1912 e 1916, uma guerra civil. Nesse lugar, era comum a atuação de monges (equivalentes a beatos). A guerra caracterizou-se pela guerrilha, envolvendo o Exército, a polícia, as milícias particulares dos fazendeiros e a aviação de guerra. O monge José Maria foi morto pelas autoridades, mas a lenda de sua ressurreição sobreviveu e incentivou a luta e a organização de uma cidade santa (Santa Maria), que, apesar de resistir bravamente às forças legalistas, acabou derrotada.

11 Política externa O Brasil foi a única nação sul-americana a entrar na Primeira Guerra Mundial. Após o afundamento do terceiro navio mercante brasileiro, em outubro de 1917, o Brasil declarou guerra à Alemanha. Devemos vincular este fato à entrada dos EUA na Guerra, nessa mesma época, e à crescente dependência brasileira das exportações para aquele país. Embora tenha participado da formação da Liga das Nações, o não reconhecimento da importância do Brasil no Hemisfério Ocidental implicou nossa retirada do Órgão, em 1926.

12 REPÚBLICA VELHA de Rodrigues Alves e Delfim Moreira: novas eleições Rodrigues Alves foi eleito sucessor de Venceslau Brás. Mas, por causa de moléstia (Gripe Espanhola), acabou morrendo e não pôde tomar posse. Respondeu, interinamente, pela Presidência o vice-presidente Delfim Moreira. Seu governo durou até julho de 1919 até a realização de novas eleições.


Carregar ppt "REPÚBLICA VELHA de1889 - 1930 A política das “salvações”: substituição das oligarquias tradicionais por outras dissidentes. Nas eleições de 1º de março."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google