A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª. Ms. Natália Ribeiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª. Ms. Natália Ribeiro"— Transcrição da apresentação:

1 Profª. Ms. Natália Ribeiro
ACNE VULGAR Profª. Ms. Natália Ribeiro

2 Acne Vulgar Universal na adolescência.
Afeta grande número de homens e mullheres (20 – 40 anos). Não ameaça a vida. Causa importantes consequências psicosociais negativas (baixa auto-estima). Multifatorial. Fator hereditário pode estar envolvido.

3 Etiologia complexa Envolve: Local: função hormonal.
queratinização anormal. crescimento bacteriano. hipersensibilidade imunológica. alta produção de sebo. Local: folículos pilosebáceos da Cabeça, face e tórax (glândulas muito ativas).

4 Patogênese Lesão primária – comedogênese:
Queratinócitos descamados do ducto folicular se tornam aderentes e impregnados por lipídios. Não ocorre a remoção normal destas células pelo ducto folicular – formação de tampa microscópica hiperqueratinizada. Androgênios aumentam a produção de sebo – aumento da severidade.

5 Produção excessiva de sebo Sebo ressecado + pele descamada (hiperqueratinização) + bactérias Comedões Obstrução dos folículos pilosebáceos Os comedões favorecem a proliferação de microorganismos provocando inflamação característica, pápulo-pustulares, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

6 Microcomedão Leve dilatação do canal folicular.
Discreta hiperplasia do epitélio folicular. Aumento na quantidade da queratina na camada córnea.

7 Podem evoluir para comedões fechados (pontos brancos) ou abertos (pontos pretos).

8 Acne inflamatória Ocorre devido à resposta do sistema imunitário ao Propionibacterium acnes. Constituinte normal da flora cutânea. Folículos sebáceos contendo microcomedões – ambiente anaeróbico e rico em lipídio (ács. graxos). Proliferação bacteriana – inflamação.

9 Como ocorre a inflamação?
A bactéria produz lipase extracelular que hidroliza triglicerídeos. Liberação de ácidos graxos pró- inflamatórios. Inflamação do folículo. Conclusão: ruptura folicular e ampliação do processo inflamatório para a derme.

10 GRAUS DA ACNE - Não inflamatórios: A) comedão aberto B) comedão fechado GRAU I OU COMEDIANA - Inflamatórios: A)GRAU II OU PÁPULO-PUSTULOSA B)GRAU III OU NÓDULO-CÍSTICA C)GRAU IV OU CONGLOBATA D)GRAU V FULMINANTE

11 Manifestações clínicas
A pele pode apresentar textura e aparência oleosa – devido à produção aumentada de sebo.

12 Formas clínicas Comedões - aberto - fechado

13 Pápulas – é a inflamação do comedão que se torna avermelhado e aumenta de tamanho, é dolorosa e se desenvolve principalmente do comedão fechado.

14 Pústulas- é a evolução da pápula, com elevação da pele em uma bolsa de pus, acompanhada de dor.

15 Nódulos- reação inflamatória considerável atingindo a profundidade da parede folicular.

16 Classificação da acne Grau I: Apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).

17 Acne Grau II Grau II: predomínio de lesões pápulo- pustulosas, além de comedões.

18 Acne Grau III Grau III: comedões, pápulas, pústulas e alguns nódulos = ACNE NODULAR

19 Acne Grau IV Grau IV: comedões, pápulas, pústulas, vários nódulos endurecidos e doloridos, cistos e abcessos - componente bacteriano = ACNE CONGLOBATA

20 Acne Grau V Grau V: uma forma rara e grave, de instalação abrupta acompanhadas de manifestações clínicas (febre e artralgia)- acne fuminante.

21 Células queratinizads anormais Impedem o escoamento do sebo
Pápulas Pústulas Nódulos Cistos Coleção de pus Processo inflamatório prolongado. Acne Conglobata e Fulminate

22

23

24

25 Acne Conglobata

26 Acne Fulminante

27

28 Sequelas Cicatrizes hipotróficas.

29 Cicatriz hipertrófica em acne conglobata
Cicatrizes hipertróficas. Cicatriz hipertrófica em acne conglobata

30 Manchas Hipercrômicas

31 Tratamentos de sequelas
LED ( light emission diode): usa um modo de luz contínua para inibir a produção do sebo. O LED funciona com dois tipos de luz: a azul que atua mais superficialmente para peles com pústulas e a vermelha para inflamações mais graves. Laser fracionado: mais eficaz para cicatrizes e manchas. Existem dois tipos de aparelhos: Fraxel e Pixel. Produzem microincisões na pele incrementando a formação de colágeno. Tem efeito de um peeling leve. Deve ser feito por médicos. Peelings químicos: ácido retinóico a 5%, glicólico em concentração de 50 a 70% e salicílico a 15%. Todos de prescrição médica.

32 Microdermoabrasão – peeling de cristais ou peeling diamantado
Microdermoabrasão – peeling de cristais ou peeling diamantado. Ambos melhoram a hiperqueratinização e reduzem obstrução folicular. Atenuam cicatrizes e manchas superficiais e fecham os poros. Pode ser feito pela esteticista. Peeling combinado: microdermoabrasão seguida de aplicação de ácido. Subcision: indicado para cicatrizes profundas. É o descolamento da pele com auxílio de agulha, feito sob anestesia local, pelo médico. Preenchimento de cicatrizes: feito com ácido hialurônico, PMMA, etc. De aplicação médica.

33 Aspectos a serem considerados
Fatores patogênicos: Hiperqueratinização (rolhas) dos folículos pilossebáceos; Níveis aumentados de testosterona (produzindo hiperseborréia); Colonização bacteriana com P. acnes; Inflamação.

34 CAUSAS DA ACNE Stress Higiene da pele Temperatura da pele
FATORES NÃO HORMONAIS: Stress Higiene da pele Temperatura da pele Cabelo oleoso Alimentação Cosméticos

35 CAUSAS DA ACNE Medicamentos Idade Patologias: ovário
FATORES HORMONAIS: Medicamentos Idade Patologias: ovário Alteração no tipo de queratinização no folículo, produzindo-se a lesão não inflamatória da acne: o comedão

36 TRATAMENTO DE ACNE

37 OBJETIVOS DO TRATAMENTO
Controlar a oleosidade – hiperprodução sebácea; Reduzir o processo de hiperqueratinização; Reduzir o pH da pele; Controlar a infecção e inflamação; Melhorar o processo de renovação celular – cicatrizes e manchas.

38 LIMPEZA DE PELE Normal Sabonete esfoliante Tônico neutro Emoliente
Máscara térmica ou vapor de ozônio (20 min) Extração dos comedões Sabonete neutro ou calmante. Acnéica Desincrust Sabonete antissépticos Tônico adstringente Emoliente Máscara térmica ou vapor de ozônio(20 min) Extração dos comedões

39 Normal Tônico calmante Alta frequência Máscara calmante (20min) Fotoproteção Acnéica Sabonete neutro ou calmante Tônico adstringente ou calmante Alta frequência Decapagem biológica Máscara secativa Fotoproteção

40 DESINCRUST

41 INTRODUÇÃO Recurso que associa os efeitos galvânicos da corrente contínua com os cosméticos desincrustantes.

42 O desincruste é um procedimento que tem como objetivo retirar o excesso de sebo das peles exageradamente seborréicas. Utilizam os efeitos polares da corrente galvânica para se obter uma limpeza de substâncias gordurosas da pele em profundidade.

43 TÉCNICA DE APLICAÇÃO Utiliza eletrodo em forma de gancho como eletrodo ativo. O eletrodo passivo, em forma de placa siliconada de carbono ou de metal.

44 Sensação: formigamento leve
Tempo de aplicação: 10 a 15 minutos. Eletrodo ativo: envolvido em algodão embebido em alguma substância desincrustante, sem que as partes metálicas entrem em contato com a pele, para que não haja queimaduras.

45 A substância desincrustante apresenta sódio em sua composição(ex: sulfato de sódio, salicilato de sódio, cloreto de sódio, carbonato de sódio, lauril sulfato de sódio).

46 O algodão deve estar suficientemente umedecido com o desincruste , porém sem estar encharcado.
Caso durante a terapia o algodão secar, deve se umedecer novamente. Intervalo entre as sessões: 15 a 20 dias.

47 INDICAÇÕES Peles seborréicas: limpar o folículo pilo sebáceo do excesso de secreção sebácea. Acne e comedões: desobstrução do canais com grande quantidade de sebo. Preparação para introdução de substâncias por iontoforese.

48 CONTRA INDICAÇÕES Alergia aos agentes desincrustantes
Hipersensibilidade à corrente elétrica Gestantes Marcapasso cardíaco Feridas abertas Alterações de sensibilidade.

49 DECAPAGEM BIOLÓGICA PEELING BIOLÓGICO

50 INTRODUÇÃO A decapagem biológica Du Walker é uma associação de produtos biológicos acidificados, fornecidos em ampolas de 1 ml, esterilizadas a baixa temperatura, a fim de garantir a preservação das substâncias ativas até o momento de sua utilização, além de evitar desperdícios ou uma possível contaminação. A decapagem biológica manipulada é fornececida em ampolas de 3 ml.

51 Normalizar a função fisiológica da pele
Controlar a acne em todos os seus estágios, melhorar sequelas de acnes e evitar as novas, tratar manchas residuais e traumáticas, melhorar os melasmas inespecíficos. Também utilizada nas peles que necessitam de regeneração como estrias, rugas, etc...

52 AMPOLAS Decapagem anti-acne (rótulo branco) Em qualquer caso de acne
Contém: ácido láctico + antibióticos + antiinflamatórios. Decapagem clareadora (rótulo preto) Associada à decapagem anti-acne, trata das seqüelas logo após o controle do acne. Contém: ácido láctico + despigmentantes

53 OBSERVAÇÃO As aplicações devem ser feitas com aparelho de alta frequência – eletrodo indireto - saturador, pois o produto tem que penetrar todo não deixando nenhum vestígio no rosto Deve ser aplicada após a limpeza de pele profunda, logo em seguida da alta frequência, ou após a retirada da máscara. O uso do aparelho se faz obrigatório nos tratamentos de acnes, principalmente as infecciosos.

54 O produto tem que permanecer por um período mínimo de 6 a 8 horas na área onde foi aplicado.
Obs: apenas a ampola clareadora pura não necessita da alta frequência.

55 A sensação de calor provocada pela vasodilatação é normal
A sensação de calor provocada pela vasodilatação é normal. Caso essa sensação passe a incomodar, basta lavar a área onde foi aplicado o produto com água gelada ou compressas de água gelada ou em último caso aplicar Acetato de Hidrocortisona(BERLISON).

56 DESCAMAÇÃO O normal é uma descamação suave que começa no segundo ou terceiro dia, prosseguindo até o sexto ou sétimo dia, podendo então retornar a aplicação com total segurança Peles secas descamam mais e peles oleosas descamam menos.

57 ORIENTAÇÕES 1 – Não usar produtos que não sejam recomendados pelo profissional. 2 – Lavar a área de tratamento após 6 a 8 horas com sabonete neutro (sabonetes infantis) e com muita água se possível gelada. 3 – Usar filtro solar indicado pelo profissional quando fizer a decapagem. 4 –Não forçar a descamação (retirar a pele em descamação com a mão). Não lavar com água quente . Não coçar. 5 – Evitar transpirar (como caminhadas, exercícios). Evitar também a chuva, quando estiver com o produto na face

58 MEDIDAS GERAIS PARA O DIA-A-DIA
LAVAR O ROSTO 3 VEZES AO DIA EVITAR LAVAR O ROSTO VÁRIAS VEZES – EFEITO REBOTE EVITAR USO DE MAQUIAGENS – SE NECESSÁRIO USAR – À BASE DE ÁGUA USAR DEMAQUILANTE ANTES DE DORMIR NUNCA DORMIR COM A PELE SUJA NÃO USAR COSMÉTICOS QUE NÃO SEJAM ADEQUADOS PARA O SEU TIPO DE PELE

59 TRATAMENTO PARA PELE SEBORRÉICA
Lavar o rosto com sabonete próprio de 2 a 3 vezes ao dia Tonificar com tônico próprio Usar Filtro solar em forma de gel Usar ácidos esfoliantes à noite: glicólico, mandélico, salicílico ou uma mistura deles

60 TRATAMENTO DOMICILIAR
MANHÃ: SABONETE PELE SEBORRÉICA E ACNÉICA LOÇÃO TÔNICA (CICATRIZANTE, PARA PELE ACNEICA, ESFOLIANTE, QUERATOLÍTICA) ANTIINFLAMATÓRIO (ERITROMICINA ou CLINDAMICINA) FILTRO SOLAR CONTROLADOR DA OLEOSIDADE

61 ALMOÇO – À TARDE REPETE O PROCEDIMENTO DA MANHÃ NOITE: SABONETE LOÇÃO TÔNICA ÁCIDOS ESFOLIANTES +ANTIINFLAMATÓRIO

62 ÁCIDOS ESFOLIANTES: PERÓXIDO BENZOÍLA: 2,5 A 10%
GLUCONOLACTONA: 5 A 15% ÁCIDO GLICÓLICO: 6 A 10% ÁCIDO MANDÉLICO: 6 A 10% ÁCIDO SALICÍLICO: 5 A 10% ADAPALENO: 0,1%

63 TRATAMENTO Quando devo realizar uma abordagem? Em qualquer caso, em qualquer grau? O que fazer no caso de Cicatrizes da acne? Quais recursos devo utilizar? Posso utilizar recursos abrasivos em todo tipo de pele?

64 CASO CLÍNICO Paciente do sexo masculino, 19 anos, grau de acne III (nódulo-cística), em tratamento há dois meses com uso de antibiótico via oral (tetraciclina) e via tópica (clindamicina + isotretinoína), fitzpatrick IV e apresenta pele bastante sensibilizada.

65 CASO CLÍNICO Paciente do sexo feminino, 22 anos, oriental e apresenta cicatrizes e manchas de acne em face. Apresentou acne grau IV na adolescência e ainda apresenta grau I de acne principalmente em região de nariz e testa.

66 CASO CLÍNICO Mulher de 32 anos, fitzpatrick III, com quadro típico de acne da mulher adulta. Apresenta portanto lesões em região próxima aos lábios e nariz. Pele inflamada, eritematosa com presnça de pápulas, pústulas e nódulos.

67 MEDIDAS GERAIS PARA O DIA-A-DIA
Lavar o rosto 3 vezes ao dia; Evitar lavar o rosto várias vezes – efeito rebote; Evitar uso de maquiagens – se necessário usar – à base de água; Usar demaquilante antes de dormir; Nunca dormir com a pele suja; Não usar cosméticos que não sejam adequados para o seu tipo de pele.

68 TRATAMENTO PARA PELE SEBORREICA
Lavar o rosto com sabonete próprio de 2 a 3 vezes ao dia; Tonificar com tônico próprio; Usar Filtro solar em forma de gel; Usar ácidos esfoliantes à noite: glicólico, mandélico, salicílico, retinóicos ou uma mistura deles.

69 TRATAMENTO Limpeza de pele. Controle da oleosidade da pele. Peelings.
Produtos específicos para o tipo de pele- uso domiciliar.

70 Princípios ativos Princípio ativo Função Asebiol
Controla a produção do sebo Azeloglicina Prevenção de mancha, seborregulador prevenção acne Azuleno Possui ação antiflogística, antiinflamatória, de regeneração tissular e anti-alérgica, e um excelente descongestionante, normalizador e calmante tópico. Ácido azelaico Antiacneico e despigmentante. Ácido mandélico Renovador celular e clareador. Ácido glicólico Queratolítico, e despigmentante. Ácido retinóico Queratolítico e esfoliante. Ácido salicílico Queratolítico e antifúngico. D Pantenol Hidratação suave, ação antiinflamatória, estimula epitalização e cicatrização. DMAE Lactato Regulador do pH da pele, agente bacteriostático, hidratante, umectante, clareador

71 Princípios ativos Princípio ativo Função Gluconolactona
Esfoliante, antioxidante Hidroquinona Despigmentante Lauril Éter Sulfato de Amônea Tensoativo aniônico para formulação de shampoos, banhos de espuma e sabonetes líquidos com pH ácido Óleo de Melaleuca Antimicrobiano, anti-séptico, analgésico, antiacne Peróxido de Benzoíla Queratolítico, antimicrobiano Sílica Shells Absorvem líquidos, sendo ideais para o controle de oleosidade da pele, difundem a luz, diminuindo o brilho da pele oleosa Clindamicina Bacteriostático para P. acnes. Eritromicina Adapaleno Atividade antiinflamatória e comedolítica. Peróxido de benzoíla Antibacteriano – mais efetivo em quadros de acne inflamatória.


Carregar ppt "Profª. Ms. Natália Ribeiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google