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LICITAÇÃO Transporte Coletivo Natal. Aspectos Gerais do Serviço Atual.

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Apresentação em tema: "LICITAÇÃO Transporte Coletivo Natal. Aspectos Gerais do Serviço Atual."— Transcrição da apresentação:

1 LICITAÇÃO Transporte Coletivo Natal

2 Aspectos Gerais do Serviço Atual

3 Transporte Coletivo Convencional: 06 Empresas 80 linhas 622 veículos operacionais 4.461 viagens DU 4.029.918 Km operacional

4 Transporte Coletivo Opcional: Últimos levantamentos: 85 Operadores Frota de micro-ônibus 21 linhas 2.000 viagens dia útil transportando cerca de 30.000 passageiros por dia rodando aproximadamente 69.740 Km diários.

5 TotalOperacional Reserva Técnica % Reserva 6956227310,5% Frota Cadastrada Serviço Convencional: Idade Média do Chassi Idade Média da Carroceria 6,31 anos6,26 anos IDADE MÉDIA ELEVADA FROTA

6 Micro-ônibusMicrãoConvencionalArticulado 12626192 Convencional: Opcional: 84 Micro-ônibus

7 Dispersão entre Frota e Linha do Serviço Convencional 30% das linhas utilizam 50% da frota. 50 % das linhas alocam cerca de 70 % da frota. 28,5% das linhas operam com 1 ou 2 ônibus

8 Frota Operacional DUSABDOM 622459324 100%74%52% Viagens DUSABDOM 446133842499 100%76%56%

9 80 linhas do Serviço Convencional LINHAS 13 linhas do Serviço Opcional

10 Extensão das linhas do Sistema Regular Convencional Mais de 60% das linhas apresentam extensões maiores que 30 km.

11 Extensão das linhas do Sistema Regular Opcional Quase 80% das linhas apresentam extensões maiores que 30 km.

12 Abrangência da Rede do Serviço Convencional

13 Abrangência da Rede do Sistema Opcional

14 QUILOMETRAGEM Mês Km Operacional abr/13 4.304.530 mai/13 4.299.916 jun/13 3.999.335 jul/13 4.152.860 ago/13 4.123.022 set/13 3.964.794 out/13 4.106.592 nov/13 4.007.761 dez/13 4.210.195 jan/14 4.026.472 fev/14 3.553.011 mar/14 3.610.528 Operacional 48.359.014 Média Mensal 4.029.918 Km Ociosa 322.393 Km MêsTotal 4.352.311 Serviço Convencional

15 Serviço Opcional O conjunto de linhas do serviço opcional possui uma programação de 2.003 viagens dias úteis que resultam numa quilometragem de 1.543.278 que correspondendo a um PMM de 8.387 km/veículo Viagens DU2.003 Quilometragem Mensal1.543.278 PMM8.387

16 DEMANDA MêsDinheiroTarifa SocialEstudanteVale TraspC DebGratuidade abr/13 2.670.28528.8502.808.7873.307.004348.927314.749 mai/13 2.829.90771.6772.585.7033.353.712368.052302.705 jun/13 2.525.582-2.287.0433.075.962348.081258.564 jul/13 2.694.836-2.155.1013.361.415381.497262.186 ago/13 2.800.039-2.683.2983.449.064392.677271.187 set/13 2.735.74726.8292.763.4373.295.856378.608259.526 out/13 2.936.34182.4852.725.5793.387.491391.510266.464 nov/13 2.711.161120.5382.827.6123.122.784365.207282.967 dez/13 3.033.20237.3142.121.9443.247.388320.937321.723 jan/14 2.906.65880.9701.749.5552.981.438358.147217.835 fev/14 2.724.930-2.299.8082.939.611364.087220.474 mar/14 2.800.37931.5512.199.9242.992.973359.142215.690 TOTAL 33.369.067480.21429.207.79138.514.6984.376.8723.194.070 Média 2.780.75640.0182.433.9833.209.558364.739266.173 Serviço Convencional

17 27% de estudantes é um percentual pouco acima da média nacional que é de 15% a 20%. 35% de VT está abaixo do encontrado nacionalmente: 40% a 45% Migração de VT para estudante (trabalhadores que estudam) e Poder Público fornecendo VT em dinheiro. 70% dos usuários (catracados) utilizam o SABE e 30% pagam em dinheiro.

18 PassageirosTransportadosGratuitosMeia PassagemEquivalentes Anual123.354.3743.194.07029.688.00591.104.640 Mensal 10.279.531 266.172 2.474.000 7.592.053 Total Passageiros que Integram Anual 14.211.662 Mensal 1.184.306 - As gratuidades e descontos geram um impacto tarifário de 26,14%. - 12% dos passageiros realizam a integração.

19 Inexistência de uma rede única integrada físico e tarifariamente Superposição de itinerários Dispersão da frota Frota envelhecida e sem componentes de conforto Instrumentos de controle fragilizados Inexistência de uma rede noturna Atendimento do PRAE reduzido Nível de serviço (lotação) ruim Ausência de uma bilhetagem única PROBLEMAS PRINCIPAIS

20 Aspectos Gerais da Licitação Qual o Caminho Para Resolver os Problemas?

21 Legalização dos contratos dos operadores Organização do marco regulatório Melhoria da qualidade do serviço Fortalecimento da gestão pública Estruturação da Rede de Linhas METAS GERAIS:

22 Renovação da frota sendo a idade média máxima de 4 a 5 anos ao longo de todo o prazo do contrato Reorganização da Rede de Linhas com integração temporal – BILHETE ÚNICO com o 2 Serviços (Convencional e Opcional) 20% da frota ZERO KM Ampliação do número de veículos e introdução de itens de conforto ao usuário (ar condicionado, entrada baixa/piso baixo, etc. PMV) METAS ESPECÍFICAS: Comercialização e Bilhetagem Públicas – Únicas para os 2 Serviços (na forma da lei municipal)

23 Implantação do sistema de controle de qualidade do serviço com controle da frota e das viagens em tempo real; Manutenção nos abrigos existentes Ampliação do número de viagens com revisão das OSOs Implantação do Serviço de informação ao usuário: Site, Telefone, Postos de Atendimento, PMV embarcados Reforma e implantação de terminais de bairro Reorganização e ampliação do PRAE e estabelecimento de regras operacionais nos contratos

24 a) Licitação para a Delegação da Operação do Serviço Convencional - Concessão para empresas ou consórcio de empresas; b) Licitação para a Delegação da Operação do Serviço Opcional - Permissão para pessoas físicas; c) Licitação para a contratação de pessoa jurídica para implantar e operar o Sistema de Comercialização - Contrato de prestação de serviços com empresa ou consórcio de empresas. (Outra Licitação) ORGANIZAÇÃO :

25 Rede de Transporte

26 Organização de uma rede única de transporte: Convencional e Opcional Integração físico e tarifária entre os serviços garantindo a complementação dos papéis na operação Prestação do serviço de forma organizada garantindo a qualidade para o usuário Linhas de menor capacidade para o Serviço Opcional (micro-ônibus) e linhas de maior capacidade para o Serviço Convencional (ônibus básico e alongado) Garantia do equilíbrio econômico dos dois serviços Ampliação e qualificação do PRAE como componente da rede de transporte DIRETRIZES:

27 O SERVIÇO CONVENCIONAL PROPOSTO 02 lotes (Lote 1 e Lote 2) 78 linhas 629 veículos: 591 operacionais e 38 reservas Ônibus Convencionais Básicos a Alongados Demanda de projeto: 7.877.324 passageiros equivalentes 4.748.133 Km operacional

28 O SERVIÇO OPCIONAL PROPOSTO 01 lote (Lote 3) 13 linhas 88 veículos Micro-ônibus 830.037 passageiros equivalentes/ mês 340 passageiros/veiculo/dia 617.801 Km operacional 40% da demanda da região Norte é interna

29 MAPA DE COBERTURA DA REDE (ATUAL E FUTURA) Rede atual: Área de cobertura = 125 Km 2 Índice de Cobertura 73% Rede futura: Área de cobertura = 134 Km 2 Índice de Cobertura 79%

30 VANTAGENS DA NOVA REDE Otimização da frota, realizando maior número de viagens com menor número de veículos. Adequação da tecnologia veicular à demanda otimizando a tarifa Melhor cobertura da rede com atendimento a locais atualmente sem cobertura. Implantação do Bilhete Único sem acréscimo tarifário nas viagens integradas entre os dois serviços Restaurar o conceito de serviço público eliminando a lógica de mercado na rede de transporte

31 Cenários Econômicos

32 Objetivo: avaliar a melhor opção econômica para o sistema considerando os planos operacionais possíveis para a Rede Proposta. Foram avaliados 03 cenários operacionais considerando todas as melhorias elencadas: renovação da frota, ampliação do número de viagens, implantação de uma nova bilhetagem, estruturação e ampliação do PRAE, abrigos, terminais de bairro, etc. Em cada um dos cenários foi simulada a operação do serviço convencional com 50% das linhas com cobrador e 100% das linhas com cobradores.

33 Cenário Proposto: Cenário 2: Rede conforme projeto Serviço Opcional: 88 veículos e 176 Permissionários. Operação por turno. Licitação permitindo que 2 permissionários se associem com único veiculo para operar em turno integral. Serviço Convencional com 629 veículos.

34 Os estudos demonstram que o Cenário 2 é o que apresenta melhores resultados técnicos com uma TIR adequada para o Serviço Convencional e uma arrecadação mensal para os Permissionários dentro do praticado em outras cidades. Este cenário permite o dobro de Permissionários que o Cenário 1 e apresenta tarifas mais baixas que o Cenário 3. Os estudos também demonstram que a ampliação do número de linhas com cobrador de 50% para 100% acarreta um impacto tarifário de 0,15 centavos.

35 CENÁRIO 2 50% da frota com cobrador100% da frota com cobrador CONVENCIONALOPCIONALCONVENCIONALOPCIONAL Taxa Interna de Retorno - TIR 11,84-10,68- Arrecadação mensal (R$/veículo) 21.711,20 TARIFA NECESSÁRIA (R$) 2,452,402,602,40

36 Parâmetros da Licitação

37 Poderão participar da licitação empresas ou consórcio de empresas com experiência em operação de serviço de transporte público de passageiros Experiência comprovada através de atestados técnicos - 50% dos quantitativos de cada lote SERVIÇO CONVENCIONAL - CONCESSÃO O critério de julgamento técnica e preço – 60% técnica e 40% preço Valor a ser ofertado pela outorga da concessão a ser pago em 12 parcelas

38 Número de Lotes: 2 (dois), a licitante só poderá vencer 1 (um) Critérios de habilitação especificados na Lei 8.666/93 Prazo de Contrato: 10 anos renováveis por mais 10 anos condicionado a obtenção dos índices de qualidade do serviço especificados no contrato e Edital Remuneração pela receita tarifária a ser distribuída pela STTU considerando o uso pelos usuários.

39 Parâmetros da Pontuação Técnica: Melhorias tecnológicas da frota além do especificado: ar condicionado, piso baixo, cambio automático. % de contratação de mão de obra do sistema (90%, 80%, 70%) Idade média da frota proposta: 0 a 2 anos, 2 a 3 anos e 3 a 4 anos. Numero de abrigos para manutenção acima dos 150 especificados por lote Ampliação do PRAE além dos 10 veículos especificados por Lote

40 SERVIÇO OPCIONAL - PERMISSÃO Poderá participar da licitação toda pessoa física que atenda os seguintes requisitos: Ser portador de Carteira Nacional de Habilitação, na categoria “D” Ser maior de 21 (vinte e um) anos de idade Experiência operacional comprovada O critério de julgamento técnica e preço – 60% técnica e 40% preço Valor a ser ofertado pela outorga da concessão a ser pago em 12 parcelas

41 2 licitantes poderão (é opcional) se associar indicando um único veiculo que operará período integral. Neste caso serão geradas 2 Permissões vinculadas a 1 veiculo. (cenário 2) A STTU poderá realizar rodízio nas linhas para garantir a arrecadação média dos Permissionários ou estabelecer mecanismo de compensação tarifária. Escolha das linhas por ordem de classificação

42 Critérios de habilitação especificados na Lei 8.666/93 Prazo de Contrato: 10 anos Remuneração pela receita tarifária a ser distribuída pela STTU considerando o uso pelos usuários.

43 Parâmetros da Pontuação Técnica: Tempo de Habilitação “D” : 1, 2, 3... anos Experiência Operacional Anterior: 1,2,3.... anos Cursos Realizados: direção defensiva, primeiros socorros, urbanidade. Idade do veículo: 0Km, 1, 2, 3....anos Associação de 2 licitantes no veiculo Ser proprietário de veículo compatível com o exigido

44 Objetivo principal desta Audiência é OUVIR OBRIGADO


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