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MUDANÇAS NO PERFIL DO ENEM. Exame traz mais transparência e a possibilidade de mais correções da redação deste ano, mas ainda luta para solucionar problemas.

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1 MUDANÇAS NO PERFIL DO ENEM

2 Exame traz mais transparência e a possibilidade de mais correções da redação deste ano, mas ainda luta para solucionar problemas causados pelas suas proporções gigantescas.

3 MUDANÇA – ENEM – ANTES E DEPOIS 2011 Candidatos podiam pedir revisão da prova; Acima de 300 pontos de diferença entre o primeiro e o segundo corretor, o texto ia para a terceira correção; Terceiro corretor tinha conhecimento das notas dos primeiros professores; A correção terminava no terceiro corretor. 2012 Não é mais possível pedir revisão; A diferença máxima de pontos entre os primeiros corretores caiu para 200 pontos; Terceiro corretor não sabe das primeiras notas; Há a possibilidade de recorrer a uma quarta correção, feita por uma banca com três professores.

4 DISSERTAÇÃO Dissertar é fazer comentários críticos sobre um assunto; é expor, por escrito ou oralmente, ideias e opiniões a respeito de um tema; é discutir ideias, analisá-las, questionar a realidade e nossas posições diante dela e apresentar provas que justifiquem e convençam o leitor da validade do ponto de vista de que as defende.

5 Existem dois tipos de textos dissertativos:ARGUMENTATIVO Quando pretendemos convencer alguém de que um determinado ponto de vista é praticamente inquestionável.EXPOSITIVO Quando a intenção é fazer conhecer ou explicar qualquer assunto, com caráter informativo.

6 ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO A dissertação se apresenta em parte, nas quais acontece cada uma das etapas: INTRODUÇÃO Apresenta-se ao leitor o assunto que será desenvolvido ao longo do texto e, caso queira, o ponto de vista que será defendido. ARGUMENTAÇÃO Explora-se a temática apresentada no primeiro parágrafo. É quando os exemplos são apresentados e as análises, para confirmar a ideia presente na introdução, são feitas. CONCLUSÃO Há a síntese do assunto e o fechamento da discussão.

7 O FAZER E NÃO FAZER

8 ADEQUAÇÃO AO TEMA: é essencial escrever o tipo de texto pedido e adequar a argumentação ao tema proposto. Sem isso, a redação nem é lida. REPERTÓRIO LINGUISTICO: palavras bem usadas valorizam a ideia proposta na redação. Quem tem vocabulário rico tem mais chances de expressar-se melhor. ESTRUTURA DE LIGAÇÃO: boa organização das ideias, coesão e coerência no texto são fundamentais. RESPEITO À LINGUA: a atenção à gramática da norma culta é importante, mas os argumentos pesam mais. Se o conteúdo for muito bom, vai prevalecer sobre a forma, mas tem um peso, sim.

9 REPERTÓRIO CULTURAL: é importante que o candidato saia da previsibilidade, e para isso precisa de um repertório cultural que reflita sua experiência como leitor. A redação é o momento de apresentar sua bagagem interdisciplinar, além de se demonstrar bem informado. O candidato pode pensar no tema proposto sob diversos prismas: “Esse assunto já foi abordado no cinema? A História pode me ajudar? O que sei sobre esse assunto?” Para aumentar seu repertório, deve-se ler artigos de opinião e editoriais de meios de comunicação. Quem não está antenado à realidade não tem como discorrer sobre um tema se não tiver informações sobre ele. INTERTEXTUALIDADE E BOA ARGUMENTAÇÃO: a intertextualidade aliada a bons argumentos, enriquece a redação.

10 LEITURA DA PROPOSTA: há candidatos com dificuldade para ler a proposta. Leem apressadamente as instruções ou deixam para ler no final, em cima da hora. Isso pode leva-los a incorrer em erros básicos que podem tomar a uma nota ruim ou mesmo à anulação da redação. CITAR FONTES: Você deve citar algo apenas quando tiver certeza da fonte, e também não usar ideias dos outros como próprias. Se usar citações corretamente, ganha pontos, pois demonstra conhecimento de mundo.

11 FUGIR DO TEMA: se há proibição no ENEM é fugir à proposta, até porque cobra-se a interpretação da proposta nas instruções na redação. TENTAR ESCREVER DIFÍCIL: escrever bem não é escrever bonito. Às vezes o vocabulário rebuscado e o excesso de palavras difíceis podem prejudicar o texto, porque demonstram impropriedade vocabular. SENSO COMUM: reproduzir o senso comum, com frases feitas, de efeito ou expressões surradas, comunica à banca que também é comum: “Se cada um fizer sua parte, o mundo será melhor”; “É preciso que as pessoas se conscientizem”. Depõe contra a redação e irrita o corretor.

12 DESVIOS DA NORMA CULTA: ainda que não sejam o único critério de avaliação, depõem contra a redação se forem muito grosseiros. Usar linguagem chula é descabido. POSIÇÕES INDIVIDUAIS: fazer referências demasiadas à própria experiência e opinião não é visto com bons olhos, afinal trata-se de uma dissertação, e não uma narrativa. Usar como argumentos experiências pessoais, tentar participar do texto e se dirigir ao leitor mostra seu despreparo. Os “achismos” são proibidos. Não se deve lançar mão de certas expressões como “eu acho” ou dar exemplo de você mesmo, sua casa ou sua comunidade, estão envolvidos. Os argumentos e exemplos devem fazer referência a todos, para denotar que está preocupado com questões gerais, globais e que afetam o coletivo, e não só com que o atinge diretamente.

13 OPINIÕES POLÊMICAS: não se deve opinar contra os direitos humanos. Defender a pena de morte ou ser racista, por exemplo, é considerado erro grave. Candidatos se questionam se é preciso estar de acordo com o governo. Não é a questão. Corretores querem antes que o candidato seja coerente com realidade solidária, com princípios humanos de convivência. Se é preciso evitar a proposição de medidas e comportamentos radicais, é vital que se posicionem com fundamentos. USAR CITAÇÕES E REFERÊNCIAS DE FORMA ERRADA: muitos candidatos acreditam que o simples fato de fazer uma referência ou citação a um pensador contará pontos a seu favor, quando é o contrário (caso a citação seja feita só para impressionar, sem conexão direta com o argumento). ERROS E ACERTOS DEPENDEM DO HISTÓRICO DE LEITURA E EXERCÍCIO DO CANDIDATO.

14

15 REFAZER AS REDAÇÕES DOS ANOS ANTERIORES E, SE POSSÍVEL, SUBMETÊ- LAS À AVALIAÇÃO DE UM PROFESSOR. LER OS CLÁSSICOS DA LITERATURA, CONSUMIR CULTURA, PARA CONSTRUIR REPERTÓRIO CULTURAL; MANTER-SE ATUALIZADO EM RELAÇÃO AO QUE ACONTECE NO BRASIL E NO MUNDO; LER E ESTUDAR AS MELHORES REDAÇÕES DO ENEM PUBLICADAS PELO MEC (www.mec.gov.br).www.mec.gov.br

16 TREINAR A COMPARAÇÃO DE PONTOS DE VISTA SOBRE O MESMO ASSUNTO E DESENVOLVER OPINIÃO E ARGUMENTOS EM RELAÇÃO A TEMAS ATUAIS; ESTUDAR MECANISMOS DE COESÃO, ESTRUTURA TEXTUAL E DE DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO; HABITUAR-SE A REVISAR O TEXTO DEPOIS DE ESCREVÊ-LO.

17 “O mestre disse a um dos seus alunos: tu, queres saber em que consiste o conhecimento? Consiste em ter consciência tanto de conhecer uma coisa quanto de não a conhecer. Este é o conhecimento.” Confúcio


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